BIENAL INTERNACIONAL DO CINEMA SONORO
online e gratuito
2 a 5 de dezembro de 2021
links: textos em laranja
Com a proposta de exaltar e desenvolver os aspectos sonoros do cinema contemporâneo, vem aí 3ª BIS - Bienal Internacional do Cinema Sonoro, trazendo 28 filmes (15 curtas e 13 longas-metragens) brasileiros, concorrentes em nove categorias competitivas, que serão exibidos gratuitamente pelo serviço de streaming Petra Belas Artes À La Carte, entre 2 e 5 de dezembro de 2021.
A organização pensou uma mostra competitiva diferente desta vez: um conselho de jurados de diversas associações de profissionais da área (ABRA, A3pS, API, AMC, Edt.Rio e Musimagem) votaram nos filmes após a inscrição e a primeira triagem do festival. Da mesma forma, o júri jovem, formado por estudantes de audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), também votaram nos filmes dessa primeira triagem. Os mais votados de cada categoria são as produções que serão exibidas na mostra competitiva. Os ganhadores serão revelados no último dia de evento, tanto para o júri oficial, quanto para o júri jovem.
A exibição dos filmes começa no dia 2/12/2021 (quinta-feira), às 17h, com sessões das mostras competitivas de longas e curtas-metragens. Na sexta-feira, 3/12/2021, a transmissão das mostras segue das 17h à 0oh. No sábado, 4/12/2021, a programação começa mais cedo, às 15h. No domingo, 5/12/2021, o público pode assistir às produções a partir das 14h. A programação traz, ainda, quatro produções recentes do Equador, Índia, Bélgica e Reino Unido, que compõem a Mostra Panorama Internacional, além de oficinas e a série de lives Cinemando, que aborda cases, trajetória de carreira, mercado, produção e pós-produção de áudio.
A SELEÇÃO
A Primeira Morte de Joana |
Em A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira, Joana, uma menina de 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. A partir daí, percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos. O longa-metragem Ainda Temos a Imensidão da Noite, de Gustavo Galvão, reúne um time de talentos, com destaque para o produtor musical norte-americano Lee Ranaldo, fundador da icônica banda Sonic Youth, a produtora brasileira Sara Silveira e o production designer alemão Tamo Kunz (o mesmo dos filmes de Faith Akin).
Os curtas e longas-metragens selecionados para esta 3ª edição concorrem em nove categorias competitivas: Melhor Som; Melhor Direção de Som; Melhor Som Direto; Melhor Edição de Som; Melhor Mixagem de Som; Melhor Efeitos Sonoros; Melhor Música Original; Melhor Desenho de Som e Melhor Edição de Diálogos.
PANORAMA INTERNACIONAL
Ouvertures |
CONVERSAS E OFICINAS
Além dos filmes, a 3ª BIS - Bienal Internacional do Cinema Sonoro promove a série de lives Cinemando, com transmissão simultânea no perfil do Instagram da Bienal e no canal do YouTube da F64 Filmes. No dia 29/11/2021, às 17h, Rosana Stefanoni e Daniel Sasso comandou uma conversa sobre Pós-produção de Som e a A3pS (Associação dos Profissionais de Pós-Produção de Som). Na terça-feira, 30/11/2021, quem comanda a live Construindo Narrativas Sonoras é Ana Luísa Marquito, às 18 hora. No dia 1/12/2021, Mauricio Ruiz é o convidado para falar sobre Sound Design para Games & Mercado, a partir das 17h. A série Cinemando teve início no dia 23 de novembro.
A BIS volta a promover atividades formativas e profissionalizantes. Ainda é possível se inscrever para o Curso de Pro Tools, ministrado por Belém de Oliveira, que aborda desde os elementos mais básicos de interface e configuração até elementos como automação, plugins, ferramentas de mixagem e edição.
O FESTIVAL
Desde a sua estreia na
cidade de Goiânia, em 2017, a BIS - Bienal Internacional do Cinema Sonoro propõe uma visão original do cinema
contemporâneo, focada no desenvolvimento dos aspectos sonoros, valorização dos
profissionais de som e formação da escuta do público. O festival, concebido
pela F64 Filmes, é uma realização da F64 Filmes e Idéia Produções, com apoio de
SoundTalk, A3pS, Petra Belas Artes à la Carte, ABRA, API, ABC, Edt.Rio, Guardiã
do Ser, Musimagem Brasil. O projeto foi contemplado pelo Edital de fomento a
festivais de cinema do Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2018.
filmes selecionados para a 3ª BIS
LONGAS-METRAGENS
Luz nos Trópicos |
e Rodrigo T.
Marques
Melhor som, Direção de Som, Som Direto, Edição de Som,
Mixagem, Edição
de Diálogo.
VENTO SECO, de Daniel Nolasco
Edição de Som e Desenho de Som.
CURTAS-METRAGENS
A MAIOR MASSA DE GRANITO DO MUNDO, de Luis
Felipe Labaki
Melhor Som, Edição de som, Mixagem e Música Original.
ANAMNESE, de Tiago Lipka
Mixagem e Desenho de Som.
ATORDOADO, EU PERMANEÇO ATENTO, Henrique Amud
e Lucas H. Rossi
dos Santos
Edição de Som.
BANCA PARAÍSO, de Giovanna Giovanini e Rodrigo
Boecker
Som Direto e Mixagem.
COPACABANA MADUREIRA, de Leonardo Martinelli
Direção de Som, Som Direto, Edição de Som, Efeitos Sonoros
e Desenho de Som.
DINHEIRO NA MÃO É…, de Giancarlo Di Tommaso,
Edição de Diálogo.
INABITÁVEL, de Matheus Farias e Enock Carvalho,
Som Direto e Edição de Diálogo.
LORA, de Mari Moraga
Som Direto e Edição de Diálogo.
MARTELO, BIGORNA E ESTRIBO, de João Pedro
Moraes
Melhor Som, Direção de Som, Som Direto e Edição de Diálogo.
NERVO ERRANTE, de Bruno Badain
Direção de Som, Efeitos Sonoros, Desenho de Som, Edição de Som.
NOITE DE SERESTA, de Sávio Fernandes e Muniz
Filho
Som Direto e Edição de Diálogo.
PORTUGAL PEQUENO, de Victor Quintanilha
Melhor Som, Som Direto, Edição de Som, Mixagem, Efeitos Sonoros,
Música Original,
Desenho de Som, Edição de Diálogo.
POSSO FAZÊ NADA!, de
Welyton Crestani
Som Direto e Edição de Diálogo.
SER FELIZ NO VÃO, de Luc
Edição de Som e Mixagem.
VAGALUMES, de Léo Bittencourt
Direção de Som, Som Direto, Edição de Som, Mixagem,
Efeitos Sonoros e
Desenho de Som.
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