sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Crítica: Dra. Liza

 

Dra. L I Z A

2º Festival de Cinema Russo no Brasil

16/09/2021 a 10/10/2021

online e gratuito

links: textos em laranja 

Em 2020, o 1º Festival de Cinema Russo, que exibiu filmes fascinantes como O Francês; O Homem Que Surpreendeu a Todos; O Coração do Mundo..., também chamou a atenção com Arritmia, de Boris Khlebnikov, produção que narra o dia a dia tenso do paramédico Oleg (Alexander Yatsenko) e da médica Katya (Irina Gorbacheva), em meio à implantação de reengenharia (irracional) de atendimento no sistema público de saúde. Oleg vai além das suas responsabilidades para salvar vidas e ou ao menos amenizar as dores de um paciente até a sua internação. Arritmia é um drama que busca o realismo e a diversificação de casos, no atendimento médico (padrão). Ainda que algumas passagens nos remetam a vergonhosos procedimentos vistos também no Brasil, sabemos que, muito além do clichê cinematográfico, a vida hospitalar é bem mais escandalosa (e corrupta)..., com ou sem a reengenharia do sistema público de saúde (na Rússia e em outras partes do mundo), que desrespeita o cidadão e desumaniza os atendimentos médicos (se morrer que morra em mãos alheias e não nas suas). Um retrato cru de paramédicos e médicos trabalhando em situações extremas (para cumprir metas) e cujas vidas amargas estão à beira de um colapso. Em 2021, o 2º Festival de Cinema Russo no Brasil, exibe o drama biográfico Dra. Liza (2020), dirigido por Oksana Karas..., que dialoga com Arritmia. 

Elizaveta Glinka - foto da internet
Dra. Liza é baseado na vida da ativista russa Elizaveta Glinka, que morreu aos 54 anos, em 25 de dezembro de 2016, na queda da aeronave Tupolev Tu-154, da Força Aérea Russa, que voava do Aeroporto Internacional de Sóchi, Rússia, para a base aérea de Khmeimim, Síria. A morte da Dra. Liza, que levava suprimentos médicos para um hospital universitário de Tishreen, em Latakia, na Síria, causou grande comoção na Rússia e em outras partes do mundo que conheciam o trabalho humanitário da médica que enfrentou tiroteio para levar crianças doentes e feridas, de Donbass, para serem tratada em hospitais de Moscou e São Petersburgo e ainda organizou abrigo para reabilitação de crianças com membros amputados. Incansável na sua labuta diária de salvar vidas sem olhar a quem, infringindo a lei, se preciso fosse, Elizaveta Glinka, fundadora do Fundo de Caridade “Ajuda Justa”, recebeu os prêmios Ordem da Amizade; Decoration "For Beneficence", Medal to Participant in Military Operations in Syria. Ao receber o Prêmio Estatal da Federação Russa (em 2016), pouco antes da viagem à Síria, disse: Nunca sabemos se voltamos vivos, porque a guerra - é o inferno na terra, e eu sei do que estou falando. Mas estamos confiantes de que a bondade, a compaixão e a misericórdia são mais fortes do que qualquer arma.” Há bom material sobre Elizaveta Glinka, na web, além de documentários como Dra. Liza (sem legendas), de Elena Pogrebizhskaya e Moy drug doktor Liza (2010, com legenda em inglês), de Tofik Shakhverdiev. 

 


Dra. L I Z A

por Joba Tridente 

Seguindo uma “recente” tendência para cinebiografias, a diretora Oksana Karas convida o espectador a passar (apenas) um dia na companhia da Dra. Liza (Chulpan Khamatova, excelente), a fim de conhecer e se comover com a rotina da médica, filantropa e fundadora do grupo de caridade “Ajuda Justa”, respeitada em todo o mundo e comparada à Madre Tereza de Calcutá. 

Nesse recorte único, que se inicia ao amanhecer e se encerra tarde da noite, como em qualquer outro dia, a incansável Dra. Liza, com sua alegria inabalável e energia de uma heroína, cuida de desabrigados; afronta normas em busca de morfina (controlada pelo estado) para atender uma criança com câncer; socorre doentes diversos; resolve problemas do centro de acolhimento; acompanha enterro de paciente; distribui alimento e medica moradores de rua..., e ainda arranja tempo para justificar, com irretocáveis argumentos, seus atos (nem sempre ortodoxos) de filantropia ao major do FSKN Kolesov (Andrey Burkovskiy, ótimo), que, seguindo ordem do Alto Comando, está de olho em suas atividades sociais. De um lado, a lei, em busca de um bode expiatório. De outro, a moral, dando esperança aos necessitados. No meio, um oficial que não se sabe humano. No decorrer de um dia, tudo pode acontecer. 


Imagens aéreas do cinegrafista Sergei Machilskiy (que retornam sempre que convenientes) sobre uma Moscou “invisível” aos turistas, expondo cidadãos em situação de vulnerabilidade e a mesma indigência periférica que dilacera corpos e mentes em vários países do mundo, dão o tom do panorama incômodo e fétido que se avista além do conforto das salas palacianas e que repercutem melancólicas numa narrativa que não vacila em sua denúncia..., mesmo caminhando no fio da navalha. É em meio a esse caos urbano, longe, muito longe dos belos logradouros de cartões-postais (donde certamente essa gente seria enxotada), que Liza trafega em defesa dos direitos humanos, suprindo as necessidades básicas dos mais carentes, sem medir as consequências dos seus atos condenados pelo governo, que está nem aí para a medicina paliativa. 


Dra. Luiza tem roteiro didático (necessário para apresentar a personagem ao público leigo) de Aleksey Ilyushkin, Natalya Kudryashova, Oksana Karas e Alena Sanko, mas isso não impede que a direção segura de Karas dê à narrativa um dinamismo no ritmo célere da Dra. Liza..., saindo praticamente ilesa dos contornos melodramáticos. Um tour de force que, aliado à entrega espetacular do elenco, mesmo em pequenos papéis, dá uma veracidade impressionante à trama e leva o espectador a questionar se o que assiste é uma ficção ou um documentário (pela incrível reconstituição de algumas sequências registradas nos documentários sobre o trabalho da Dra. Liza). 


Enfim, com seu recorte biográfico de um dia, na vida da brilhante ativista de direitos humanos, rendendo muito além do esperado, num mundo que valoriza mais a bala que o pão, o tocante Dra. Liza é um urgente convite à reflexão sobre gestos solidários e o engajamento de profissionais diversos na integração social dos “esquecidos” pelo estado (extremista ou não) que falta com as suas prometidas obrigações. No fiel do povo, a Lei Moral vale muito mais que a Lei Penal. No fel do poder, o peso da Lei Penal esmaga a Lei Moral. Há vida que segue! Há vida que cessa! 


NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha. 

Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.

 

*********************

2º Festival de Cinema Russo no Brasil

16/09/2021 a 10/10/2021

online e gratuito

 

A segunda edição do Festival de Cinema Russo no Brasil promete novos encontros com os personagens do cinema russo. São oito histórias poderosas, de diferentes gêneros, incluindo estreias deste ano, em sessões transmitidas pela Supo Mungam Plus, em parceria com a Spcine Play.

 


DOUTORA LIZA (Doctor Liza)

Ano: 2020

Gênero: drama biográfico

Direção: Oksana Karas

Elenco: Andrey Burkovskiy, Chulpan Khamatova,

Konstantin Khabenskiy, etc.

Duração: 120 min

Sinopse: Um dia na vida de Elizaveta Glinka, filantropa e fundadora do grupo de caridade Ajuda Justa. Ela planejava comemorar seus 30 anos de casamento em família, mas mesmo em um dia desses, ela não consegue desligar o telefone. A Doutora Lisa precisa ir à ferroviária para alimentar os sem-teto e visitar o Dr. Shevkunov, um amigo, para pegar morfina e dar a uma criança doente terminal. Por todo esse tempo, ela é vigiada pela polícia, cuja atenção tem sido atraída por essa filantropa extremamente enérgica, há muito tempo.

trailer: aqui  

 


A HISTÓRIA DE UMA NOMEAÇÃO

(The Story of an Appointment)

Ano: 2018

Gênero: drama histórico

Direção: Avdotia Smirnova

Elenco: Evgeni Kharitonov, Aleksei Smirnov,

Filipp Gurevitch, Irina Gorbatchova

Duração: 112 min

Sinopse: Uma história pungente e trágica sobre eventos dos quais o próprio conde Liev Nikolaevitch Tolstói é um participante. O tenente da capital, Grigory Kolokoltsev, inspirado por ideias avançadas, é enviado para servir em um regimento de infantaria, no qual ocorre um crime de guerra. O soldado, sobre cujos ombros recai a culpa, enfrenta um tribunal militar. Kolokoltsev pede ajuda ao conde Tolstói, que decide proteger os inocentes. Uma história comovente sobre a complexidade das escolhas e a lealdade aos próprios ideais. Baseada em eventos reais.

trailer: aqui

  


KID-E-CATS (Kid-E-Cats)

Gênero: animação

Criada por: Dmitri Vysotsky

Duração: 82 min

Sinopse: Kid-E-Catsé uma história sobre o dia a dia, relações e aventuras de três pequenos gatinhos curiosos: o gatinho Cookie, seu irmãozinho Pudim e sua irmãzinha, Candy. Na sua grande família, a vida nunca para: juntos, eles aprendem a expressar suas emoções, a apoiar-se mutuamente e a encontrar saídas para quaisquer situações, mesmo difíceis à primeira vista, com a ajuda da imaginação e dos conselhos dos pais. A série de animação é exibida no Brasil pela TV Cultura e o Festival de Cinema Russo apresenta uma compilação com 5 episódios.

trailer: aqui 

 


LUTA (Voy)

Ano: 2019

Gênero: documentário

Direção: Maksim Arbugaev

Duração: 78 min

Sinopse: LUTA é um documentário sobre futebol, mas não sobre aquele que estamos acostumados a assistir na TV ou jogar no quintal. É sobre o futebol no qual os jogadores são totalmente cegos. O filme fala sobre a seleção russa paralímpica de futebol para cegos, que se prepara para o evento mais importante de suas vidas, o Campeonato Europeu. A equipe tem apenas um objetivo, ganhar ouro a qualquer custo! Na preparação para o campeonato, o treinador e os jogadores enfrentam obstáculos significativos, que podem colocar seus sonhos em risco.

trailer: aqui

 


MASHA (Masha)

Ano: 2020

Gênero: drama

Direção: Anastasiya Palchikova

Elenco: Maksim Sukhanov, Anna Chipovskaya,

Polina Gukhman, Aleksandr Mizev

Duração: 84 min

Sinopse: Masha, uma menina de 13 anos, cresceu entre um ringue de boxe e as ruas de uma cidade russa provinciana, nos turbulentos anos 90. Seus amigos mais próximos são jovens que matam, roubam, assaltam e são odiados por toda a cidade. Mas para a menina, são o sal da terra e uma família que a ama e protege. Masha revela interesse pelo jazz e sonha em se tornar cantora. Tempos depois, Masha deixa sua cidade natal e se muda para Moscou, para tentar começar uma nova vida. Mas quando o passado a alcança, Masha se vê obrigada a retornar ao lugar onde passou sua infância. 

trailer: aqui 

 


NA PONTA (On the Edge)

Ano: 2020

Gênero: ação/ drama

Direção: Eduard Bordukov

Elenco: Svetlana Khodchenkova, Stasya Miloslavskaya, Sergei Puskepalis, Alexey Barabash, etc.

Duração: 115 min

Sinopse: A melhor esgrimista de sabre do mundo, Alexandra Pokrovskaya, é famosa, rica e feliz. Para entrar na história, ela só precisa dar um último passo: conquistar o ouro olímpico. Porém, seu caminho cruza o de Kira Egorova, uma garota provinciana de dezenove anos, que conquista Moscou da noite para o dia. Kira vence todas as competições e não sai das capas de revistas, ocupando o lugar de Pokrovskaya. Um confronto feroz começa, não apenas em torneios, mas também na vida real. As duas garotas são obcecadas pela vitória, e parece que nada pode detê-las. O mundo inteiro, com a respiração suspensa, observa o brilho de suas lâminas afiadas. E cada vez fica mais óbvio: esta luta está indo longe demais.

trailer: aqui 

 


PARENTES (The Relatives)

Ano: 2021

Gênero: comédia, drama

Direção: Ilya Aksyonov

Elenco: Sergey Burunov, Irina Pegova, Sergey Shakurov,

Semyon Treskunov, Liza Monetochka,

Nikita Pavlenko, Katerina Bekker

Duração: 100 min

Sinopse: Certa manhã, um pai de família decide realizar seu sonho de toda a vida: ir com sua família ao Festival Grushinsky para apresentar sua música. A família é forçada a aceitar o desejo de um pai tirano e embarcar em uma viagem por toda a Rússia. No caminho, enfrentam aventuras e vários desafios, passando por uma prova de amor em seu relacionamento, além de um importante encontro, que o pai esperou por vinte anos.

trailer: aqui 

 


SHEENA 667 (Sheena 667)

Ano: 2019

Gênero: drama

Direção: Grigoriy Dobrygin

Duração: 97 min

Elenco: Yuliya Peresild, Vladimir Svirskiy, Jordan Frye,

Yury Kuznetsov, Nadezhda Markina, Pavel Vorozhtsov

Sinopse: A cidade de Vyshny Volochyok tem como características estradas quebradas, neve e neblina. Na periferia, há um centro automotivo onde moram e trabalham o casal Olga e Vadim. Os dois têm um pouco mais de trinta anos, são pessoas simples e sérias, compartilhando alegrias e tristezas um com o outro - até o momento em que na vida deles aparece um intruso: a internet.

trailer: aqui

 

 


Festival de Cinema Russo é um projeto organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa. O RFF tem como objetivo conhecer os espectadores estrangeiros e apresentar a eles uma variedade de conteúdo russo contemporâneo, de longas-metragens a documentários e animações. Em 2020, o festival foi realizado em quatro países (Austrália, México, Espanha e Brasil) em formato online, reunindo mais de 120 mil espectadores. Em 2021, o RFF aconteceu na Argentina, Chile, Uruguai, Cazaquistão e Coreia do Sul. Para a indústria cinematográfica russa, este é o primeiro projeto online voltado a um grande público internacional. 

ROSKINO é um órgão estatal que representa a indústria russa de conteúdo audiovisual nos mercados internacionais; uma operadora nacional para a promoção de filmes, séries e animações, bem como para o potencial criativo de talentos russos no exterior e oportunidades de coprodução dentro da Rússia. A ROSKINO também atua como especialista do mercado e conselheira para criadores de conteúdo russo em sua promoção internacional; organiza programas de educação e coaching sob medida para produtores, diretores e atores russos. A ROSKINO promove o conteúdo russo nos principais mercados e festivais internacionais de cinema e organiza o Festival de Cinema Russo no exterior.  

Criada em 2016, a Spcine Play é a primeira plataforma de streaming pública do Brasil. Com uma programação selecionada e gratuita desde o início da pandemia, em março de 2020, hoje são oferecidos ao público mais de 250 títulos, entre filmes e séries, que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil. Deste total, 200 títulos são brasileiros. A curadoria exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo, ação inédita entre serviços do gênero. O conteúdo fica acessível simultaneamente aos eventos - incluindo os virtuais - e segue disponível na plataforma. 

 A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.  

Russia Beyond é parceira de mídia para o Festival de Cinema Russo no Brasil é a principal porta de entrada para a Rússia seja em cultura, viagens, educação, idioma, negócios e muito mais.  Descubra mais em rbth.com.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...