O ÚLTIMO PROSECCO
24 a 30 de
setembro de 2021
online e gratuitamente
(links: texto
em laranja)
O ÚLTIMO PROSECCO
(Finché c'è Prosecco c'è Speranza)
por Joba Tridente
Já há um bom tempo venho assistindo a comédias que não me satisfazem no humor..., ou melhor, pela falta de humor. Algumas tidas como hilárias (em seus países de origem) não têm despertado nem sequer um sorriso amarelo. Não sei se com a idade fiquei (certamente!) mais exigente com o humor e ou se o humor atual é que está tão sofisticado (e regional) que não consigo entender as gags. Mas, como dizem que nem tudo está perdido quando resta uma esperança (ou Prosecco) para a felicidade do riso, arrisquei e acabei me encantando com a comédia italiana de mistério O Último Prosecco (Finché c'è Prosecco c'è Speranza / Enquanto houver Prosecco haverá Esperança, 2017), de Antonio Padovan..., um dos filmes mais despretensiosos e cativantes que vi recentemente.
“Bêbado no último dia de batalha!”
O Último Prosecco recebeu o Prêmio de Melhor Cinematografia, Mercado e Festival Internacional de Cinema da Cidade do Cabo (2017); Menção Especial: Mention spéciale du public no Festival de Cinema Italiano de Toulouse (Les rencontres du cinéma italien à Toulouse,2017); Nomeações ao Prêmio Mario Verdone (um dos três finalistas no 19º Festival de Cinema Europeu de Lecce (2018); Nastro d'Argento (Silver Ribbon, Sindicato Nacional Italiano de Jornalistas de Cinema, 2018): Melhor Ator (Giuseppe Battiston); Globo de Ouro Italiano (2018): Melhor Primeiro Longa-Metragem e Melhor Roteiro.
NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha.
Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.
O ÚLTIMO PROSECCO
bate-papo ao vivo
Na quarta-feira, 29 de setembro de 2021, às 18h30, no canal do YouTube do À LA CARTE, acompanhe o imperdível bate-papo, ao vivo, sobre o filme O Último Prosecco, com a jornalista Neusa Barbosa¹ e Léo Mendes², gerente de inteligência do Belas Artes Grupo.
¹. Neusa Barbosa é jornalista e escritora. Trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e na revista Veja S. Paulo. Criadora e editora do site Cineweb, um dos pioneiros em cinema na internet, em 2000. Foi colaboradora do jornal Valor Econômico, revista Bravo e da agência Thomson Reuters. Membro e fundadora da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do coletivo Elviras de Mulheres Críticas de Cinema. Integrante do comitê de seleção do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade desde 2006.
². Léo Mendes iniciou sua experiência cinematográfica como gerente e assistente de programação no extinto Cineclube Oscarito, em São Paulo, de 1989 a 1991, passando a trabalhar na distribuidora independente Pandora Filmes, ainda em 1991, onde permanece até hoje como consultor de aquisições internacionais. Paralelamente, atuou como programador da sala de cinema do Esporte Clube Banespa, de 2002 a 2003; em outubro de 2017, assinou a curadoria da Mostra Incuráveis, dedicada a filmes com temática LGBT no cinema Belas Artes; foi curador da exposição itinerante de cartazes cinematográficos intitulada Um Século de Cinema em Cartaz – De 1915 a 2015, que foi vista de 01 de agosto a 31 de outubro entre as estações Luz, Paulista e Fradique Coutinho do Metrô de São Paulo e atua como programador do Noitão Belas Artes desde 2004.
Cine
Clube Italiano
O Cine Clube italiano é uma programação realizada pelo streaming de filmes À La Carte e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. De maio a novembro de 2021 serão realizadas sete edições mensais que trarão filmes italianos recém-lançados e inéditos no circuito comercial brasileiro que serão seguidos de uma programação especial. Os filmes terão acesso gratuito por uma semana no À LA CARTE e as programações acontecerão no canal do YouTube do streaming.
Para as próximas edições estão programados os filmes O Grande Espírito/Il Grande Spirito e Duas Famílias/I Predatori.
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (ou Istituto Italiano di Cultura di San Paolo) é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.
O À LA CARTE é um streaming (por assinatura) de filmes
pensado para quem ama cinema de verdade. Seu
catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos, e inclui filmes de todos
os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores,
super premiados e principalmente aqueles
que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo
menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a
possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço
para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras
modalidades. Outro diferencial são
as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe
especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, espanhola,
britânica e suíça. O À LA CARTE foi
criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a
Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos
cinemas de rua de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário