quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Crítica: A História de Uma Nomeação


 A HISTÓRIA DE UMA NOMEAÇÃO

2º Festival de Cinema Russo no Brasil

16/09/2021 a 10/10/2021

online e gratuito

link: textos em laranja 

Qual é a consequência de um tapa seco no rosto de alguém? A outra face, como reza a mitologia judaico-cristã? O mesmo de um tapa com luva de pelica, que antigamente (?) era o convite para um duelo e hoje, ressignificado, leva a uma doce vingança (dar a volta por cima e sem derramamento de sangue) e ou a embate político (capaz de provocar até impeachment)? Bem, no exército russo do tempo (?) dos czares, o atentado levaria o agressor à corte marcial e certamente à pena de morte. É o que desvela A História de Uma Nomeação (История одного назначения, 2018), da diretora Avdotia Smirnova, que será apresentado no 2º Festival de Cinema Russo no Brasil, de 16 de setembro a 10 de outubro de 2021, em sessões online e gratuitas via serviço de streaming Spcine. Confira, abaixo das considerações críticas, as sinopses dos oito filmes russos programados para o festival.

 


A História de Uma Nomeação

por Joba Tridente 

Baseado no capítulo Salvando o Soldado Shabunin, do livro Saint versus Leo. John of Kronstadt e Leo Tolstoy: The Story of One Enmity, do escritor e crítico literário russo Pavel Basinsky, o drama A História de Uma Nomeação foca, a princípio, nas intenções do presunçoso tenente Grisha Kolokoltsev (Aleksei Smirnov) conseguir uma nomeação importante para honrar a tradição militar da família..., mas sem depender da influência do pai general. Assim, em 1866, no alto da sua fina burguesia, o bem-nascido Kolokoltsev é enviado para uma base militar em Tula. Na viagem de trem, conhece o escritor Leo Tolstoy (Evgeni Kharitonov), de quem é um entusiasta. Na rotina da base militar, ainda que tratado com a deferência de sua classe social, motivado pelas ideias humanistas de Tolstoy, toma iniciativas para melhorar a vida dos soldados e acaba se envolvendo com os dilemas do desajustado soldado escrivão Vasily Shabunin (Filipp Gurevitch), vítima de bullying que, num momento de indignação, dá um tapa no rosto do comandante da companhia e, por tamanho ato de violência e insubordinação, enfrentará a corte marcial. Se valendo da amizade com Leo Tolstoy, que também é advogado, o tenente Kolokoltsev o convida para defender Vasily e ele aceita. 

Vamos mesmo matar um homem

 por um tapa na cara?

Escrito por Avdotia Smirnova, em colaboração com Pavel Basinsky e Anna Parmas, A História de Uma Nomeação é uma bela produção de época, mas irregular em sua narrativa que, entre a decidida busca por nomeação de Kolokoltsev e o inacreditável julgamento de Vasily, que é o que interessa, divaga com histórias paralelas envolvendo a família Tolstoy e o dia a dia na famosa Yasnaya Polyana, a fazenda/residência do autor de Guerra e Paz e Ana Karenina. Com tantos acontecimentos políticos naquele período, me parece que seria mais interessante ceder e/ou compartilhar o espaço de tela com a conturbada situação da Rússia, após o assassinato do reformista Alexandre II (em 1881) e a tentativa de assassinato do conservador Alexandre III, bem como as mudanças nas forças armadas..., para se entender melhor o contexto histórico do autoritarismo. Também porque a insossa vida em família de Tolstoy não serve de alívio a uma trama que ganha mais intensidade na segunda parte e não está interessada na produção literária do grande mestre. 


Apoiado no estilo épico-literário, A História de Uma Nomeação, assim como outros recentes filmes russos com temática contemporânea (presentes no Festival), parece buscar eco em fatos passados para reverberar em fatos presentes no país. Ao personificar seus protagonistas, a narrativa dá algumas voltas longe do assunto, mas acaba costurando satisfatoriamente todos os bordados russos (sofisticados ou rústicos) que encontra pelo caminho na tessitura dos personagens. Ainda que a presença do Leo Tolstoy seja destacada e o tenente Grisha Kolokoltsev tenha grande importância na trama, quem rouba as páginas do enredo multifacetado é o carismático personagem Vasily Shabunin, sujeito a todo tipo de humilhação. A emocionante cena em que fala sobre paternidade, com Kolokoltsev, é inesquecível..., vai num crescendo e desaba de uma forma inesperada. É impossível não sentir empatia por ele, o mais humano e crível entre todos os personagens. 

O ponto alto de A História de Uma Nomeação é, sem dúvida, o do julgamento do escrivão Vasily, personagem de uma carência afetiva absurda e a quem coube os diálogos mais desconcertantes (como se escritos pelo próprio Tolstoy, que faz uma defesa inflamada e pungente do réu: Vamos mesmo matar um homem por um tapa na cara?). É na sequência final que se desvela o caráter de cada personagem (engajado, leal, oportunista, hipócrita, malvado) e o pertinente diálogo entre pai e filho militares: Pai: Olha, ele (Vasily) é um soldado. Um soldado precisa estar pronto para morrer a qualquer minuto, como você e eu. O exército é sobre isso, sobre estar pronto para morrer. E essa é a nobreza do exército. Filho (Kolokoltsev): Ele não será morto na batalha, mas por causa de um tapa. Pai: Não confunda arte (defesa de Tolstoy) com lei. 


Enfim, A História de Uma Nomeação é uma ficção (baseada em fatos) que pincela situações curiosas, discute valores humanos e expõe a violência militar gratuita na Rússia Czarista (?), numa linguagem acessível (sem ser didática) ao grande público. A diretora e roteirista Avdotia Smirnova evita lucubrações..., o que não quer dizer que dispense clichês do gênero e frases de impacto sobre o modus vivendi russo (algumas falas dão o que pensar!). Coisa alguma é definitiva no cinema, tampouco este filme sobre os fatos narrados. Vale a reflexão proposta no resgate de uma história tocante e o olhar crítico e sensível sobre um país distante e próximo do imaginário da maioria do público, que só o conhece de ouvir falar..., pela mídia.

 

NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha. 

Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.

 

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2º Festival de Cinema Russo no Brasil

16/09/2021 a 10/10/2021

online e gratuito 

A segunda edição do Festival de Cinema Russo no Brasil promete novos encontros com os personagens do cinema russo. São oito histórias poderosas, de diferentes gêneros, incluindo estreias deste ano, em sessões transmitidas pela Supo Mungam Plus, em parceria com a Spcine Play.

 


DOUTORA LIZA (Doctor Liza)

Ano: 2020

Gênero: drama biográfico

Direção: Oksana Karas

Elenco: Andrey Burkovskiy, Chulpan Khamatova,

Konstantin Khabenskiy, etc.

Duração: 120 min

Sinopse: Um dia na vida de Elizaveta Glinka, filantropa e fundadora do grupo de caridade Ajuda Justa. Ela planejava comemorar seus 30 anos de casamento em família, mas mesmo em um dia desses, ela não consegue desligar o telefone. A Doutora Lisa precisa ir à ferroviária para alimentar os sem-teto e visitar o Dr. Shevkunov, um amigo, para pegar morfina e dar a uma criança doente terminal. Por todo esse tempo, ela é vigiada pela polícia, cuja atenção tem sido atraída por essa filantropa extremamente enérgica, há muito tempo.

trailer: aqui  

 


A HISTÓRIA DE UMA NOMEAÇÃO

(The Story of an Appointment)

Ano: 2018

Gênero: drama histórico

Direção: Avdotia Smirnova

Elenco: Evgeni Kharitonov, Aleksei Smirnov,

Filipp Gurevitch, Irina Gorbatchova

Duração: 112 min

Sinopse: Uma história pungente e trágica sobre eventos dos quais o próprio conde Liev Nikolaevitch Tolstói é um participante. O tenente da capital, Grigory Kolokoltsev, inspirado por ideias avançadas, é enviado para servir em um regimento de infantaria, no qual ocorre um crime de guerra. O soldado, sobre cujos ombros recai a culpa, enfrenta um tribunal militar. Kolokoltsev pede ajuda ao conde Tolstói, que decide proteger os inocentes. Uma história comovente sobre a complexidade das escolhas e a lealdade aos próprios ideais. Baseada em eventos reais.

trailer: aqui

  


KID-E-CATS (Kid-E-Cats)

Gênero: animação

Criada por: Dmitri Vysotsky

Duração: 82 min

Sinopse: Kid-E-Catsé uma história sobre o dia a dia, relações e aventuras de três pequenos gatinhos curiosos: o gatinho Cookie, seu irmãozinho Pudim e sua irmãzinha, Candy. Na sua grande família, a vida nunca para: juntos, eles aprendem a expressar suas emoções, a apoiar-se mutuamente e a encontrar saídas para quaisquer situações, mesmo difíceis à primeira vista, com a ajuda da imaginação e dos conselhos dos pais. A série de animação é exibida no Brasil pela TV Cultura e o Festival de Cinema Russo apresenta uma compilação com 5 episódios.

trailer: aqui 

 


LUTA (Voy)

Ano: 2019

Gênero: documentário

Direção: Maksim Arbugaev

Duração: 78 min

Sinopse: LUTA é um documentário sobre futebol, mas não sobre aquele que estamos acostumados a assistir na TV ou jogar no quintal. É sobre o futebol no qual os jogadores são totalmente cegos. O filme fala sobre a seleção russa paralímpica de futebol para cegos, que se prepara para o evento mais importante de suas vidas, o Campeonato Europeu. A equipe tem apenas um objetivo, ganhar ouro a qualquer custo! Na preparação para o campeonato, o treinador e os jogadores enfrentam obstáculos significativos, que podem colocar seus sonhos em risco.

trailer: aqui

 


MASHA (Masha)

Ano: 2020

Gênero: drama

Direção: Anastasiya Palchikova

Elenco: Maksim Sukhanov, Anna Chipovskaya,

Polina Gukhman, Aleksandr Mizev

Duração: 84 min

Sinopse: Masha, uma menina de 13 anos, cresceu entre um ringue de boxe e as ruas de uma cidade russa provinciana, nos turbulentos anos 90. Seus amigos mais próximos são jovens que matam, roubam, assaltam e são odiados por toda a cidade. Mas para a menina, são o sal da terra e uma família que a ama e protege. Masha revela interesse pelo jazz e sonha em se tornar cantora. Tempos depois, Masha deixa sua cidade natal e se muda para Moscou, para tentar começar uma nova vida. Mas quando o passado a alcança, Masha se vê obrigada a retornar ao lugar onde passou sua infância. 

trailer: aqui 

 


NA PONTA (On the Edge)

Ano: 2020

Gênero: ação/ drama

Direção: Eduard Bordukov

Elenco: Svetlana Khodchenkova, Stasya Miloslavskaya, Sergei Puskepalis, Alexey Barabash, etc.

Duração: 115 min

Sinopse: A melhor esgrimista de sabre do mundo, Alexandra Pokrovskaya, é famosa, rica e feliz. Para entrar na história, ela só precisa dar um último passo: conquistar o ouro olímpico. Porém, seu caminho cruza o de Kira Egorova, uma garota provinciana de dezenove anos, que conquista Moscou da noite para o dia. Kira vence todas as competições e não sai das capas de revistas, ocupando o lugar de Pokrovskaya. Um confronto feroz começa, não apenas em torneios, mas também na vida real. As duas garotas são obcecadas pela vitória, e parece que nada pode detê-las. O mundo inteiro, com a respiração suspensa, observa o brilho de suas lâminas afiadas. E cada vez fica mais óbvio: esta luta está indo longe demais.

trailer: aqui 

 


PARENTES (The Relatives)

Ano: 2021

Gênero: comédia, drama

Direção: Ilya Aksyonov

Elenco: Sergey Burunov, Irina Pegova, Sergey Shakurov,

Semyon Treskunov, Liza Monetochka,

Nikita Pavlenko, Katerina Bekker

Duração: 100 min

Sinopse: Certa manhã, um pai de família decide realizar seu sonho de toda a vida: ir com sua família ao Festival Grushinsky para apresentar sua música. A família é forçada a aceitar o desejo de um pai tirano e embarcar em uma viagem por toda a Rússia. No caminho, enfrentam aventuras e vários desafios, passando por uma prova de amor em seu relacionamento, além de um importante encontro, que o pai esperou por vinte anos.

trailer: aqui 

 


SHEENA 667 (Sheena 667)

Ano: 2019

Gênero: drama

Direção: Grigoriy Dobrygin

Duração: 97 min

Elenco: Yuliya Peresild, Vladimir Svirskiy, Jordan Frye,

Yury Kuznetsov, Nadezhda Markina, Pavel Vorozhtsov

Sinopse: A cidade de Vyshny Volochyok tem como características estradas quebradas, neve e neblina. Na periferia, há um centro automotivo onde moram e trabalham o casal Olga e Vadim. Os dois têm um pouco mais de trinta anos, são pessoas simples e sérias, compartilhando alegrias e tristezas um com o outro - até o momento em que na vida deles aparece um intruso: a internet.

trailer: aqui

 

 


Festival de Cinema Russo é um projeto organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa. O RFF tem como objetivo conhecer os espectadores estrangeiros e apresentar a eles uma variedade de conteúdo russo contemporâneo, de longas-metragens a documentários e animações. Em 2020, o festival foi realizado em quatro países (Austrália, México, Espanha e Brasil) em formato online, reunindo mais de 120 mil espectadores. Em 2021, o RFF aconteceu na Argentina, Chile, Uruguai, Cazaquistão e Coreia do Sul. Para a indústria cinematográfica russa, este é o primeiro projeto online voltado a um grande público internacional. 

ROSKINO é um órgão estatal que representa a indústria russa de conteúdo audiovisual nos mercados internacionais; uma operadora nacional para a promoção de filmes, séries e animações, bem como para o potencial criativo de talentos russos no exterior e oportunidades de coprodução dentro da Rússia. A ROSKINO também atua como especialista do mercado e conselheira para criadores de conteúdo russo em sua promoção internacional; organiza programas de educação e coaching sob medida para produtores, diretores e atores russos. A ROSKINO promove o conteúdo russo nos principais mercados e festivais internacionais de cinema e organiza o Festival de Cinema Russo no exterior.  

Criada em 2016, a Spcine Play é a primeira plataforma de streaming pública do Brasil. Com uma programação selecionada e gratuita desde o início da pandemia, em março de 2020, hoje são oferecidos ao público mais de 250 títulos, entre filmes e séries, que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil. Deste total, 200 títulos são brasileiros. A curadoria exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo, ação inédita entre serviços do gênero. O conteúdo fica acessível simultaneamente aos eventos - incluindo os virtuais - e segue disponível na plataforma. 

 A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.  

Russia Beyond é parceira de mídia para o Festival de Cinema Russo no Brasil é a principal porta de entrada para a Rússia seja em cultura, viagens, educação, idioma, negócios e muito mais.  Descubra mais em rbth.com.

 

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