(The Last
of England)
por Joba Tridente
O ativista, escritor, cenógrafo, roteirista, diretor Derek Jarman (Sebastiane; A Tempestade; Caravaggio; Wittgenstein; Blue) é um capítulo a parte na cinematografia britânica. Mestre do desconcerto visual, da erotização divinizada, da metaforização sociopolítica, suas obras (que incomodam espectadores de mente tacanha) são verdadeiros manifestos de cor e luz embalados por trilhas sonoras que, por vezes, tornam-se protagonistas. É, sem dúvida, um dos autores internacionais que mais sublimaram o fazer cinematográfico, buscando novas sensações e novas costuras na edição de imagens captadas pelos mais diversos meios. Nesse sentido, Crepúsculo do Caos (The Last of England, 1987 - o título vem de uma pintura, de 1855, do pré-rafaelista Ford Maddox Brown) radicaliza na mensagem, sem qualquer sinal de esnobismo, sobre a tolerância (sexual, social e racial). Na verdade, sobre a falta de tolerância. Crepúsculo do Caos estreia dia 30/09/2021 no serviço de streaming Petra Belas Artes À LA CARTE, com mais quatro novos títulos*.
“o amanhã foi cancelado por falta de interessados”
NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha.
Joba
Tridente: O
primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros
videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em
35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e
coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e
divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro
tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder,
2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.
*ESTREIAS
PETRA BELAS ARTES À LA CARTE
Para a próxima quinta (30/09/2021), o À La Carte anuncia um filme
brasileiro que pode, sim, ser chamado de obra-prima
do cinema mundial: Cabra Marcado para
Morrer (1984), de Eduardo Coutinho
(1933–2014), um filme histórico, necessário, mais do que uma joia
cinematográfica, um registro que continua a refletir a realidade
sócio-político-cultural do Brasil de hoje.
Brasil, 1984, cor e p/b, 119 min.
Documentário, 12 anos.
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Elizabeth Teixeira e Eduardo
Coutinho
Narração: Ferreira Gullar e Tite de Lemos.
O diretor Eduardo Coutinho começou a rodar este documentário na Paraíba, Nordeste do Brasil, em 1964, quando veio o golpe militar. Obrigado a interromper o projeto, Coutinho voltou a ele em 1981, procurando os mesmos lugares e pessoas, mostrando o que havia acontecido desde então, e tentando reunir uma família cujo patriarca, um líder político que lutava pelos direitos dos camponeses, havia sido assassinado dois anos antes das filmagens originais. Este homem era João Pedro Teixeira. Líder da Liga Camponesa de Sapé, município paraibano, ele se tornou um símbolo histórico de resistência, um lutador contra a criminalização dos movimentos populares no campo, no período pré-golpe de 64.
No dia 02 de abril de 1962, João Pedro foi assassinado a tiros de fuzil, disparados por dois policiais enquanto voltava de João Pessoa para a sua casa, vítima de um crime encomendado por um grupo de latifundiários liderados por Agnaldo Veloso Borges, que assumiu, às pressas, um cargo político, apenas para garantir sua imunidade, enquanto os demais envolvidos foram condenados e absolvidos de seus crimes três anos depois.
Narrado por Ferreira Gullar, imortal da Academia Brasileira de Letras e um dos mais importantes poetas do Brasil, Cabra Marcado para Morrer ganhou diversos prêmio nacionais e internacionais, e, em 2015, entrou para a lista da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Embora para muita gente ele seja o melhor filme brasileiro já feito. Genial como sempre, mais atual do que nunca, Cabra Marcado para Morrer sempre será um clássico que todo mundo precisa conhecer.
Diretor: Nascido
em 11 de maio de 1933, em São Paulo (capital), Eduardo Coutinho foi graduado em
Cinema na França pelo IDHEC (Institut Des Hautes Études Cinématographiques).
Ele iniciou no cinema na década de 1960, participando do movimento Cinema Novo,
passando a trabalhar na TV nos anos 70. Considerado um dos maiores diretores de
documentários do Brasil, Coutinho escreveu e dirigiu filmes antológicos, como
"Cabra Marcado para Morrer" (1984), "Edifício Master"
(2002), "Santo Forte" (1999) e "Jogo de Cena" (2007). Com
apenas dois longas-metragens ficcionais em sua filmografia, "O Homem Que
Comprou o Mundo" (1968) e "Faustão" (1971), o diretor deixou uma
filmografia de 23 títulos, incluindo quatro curtas, e uma longa lista de mais
de 40 premiações em prestigiados festivais nacionais e internacionais. Eduardo
Coutinho faleceu em 02 de fevereiro de 2014, aos 80 anos, no Rio de Janeiro.
(Eminent domain)
França | Israel | Canadá, 1990
Drama, 106 min, 14 anos
Direção: John Irvin
Elenco: Donald Sutherland, Anne
Archer, Paul Freeman
Sinopse: Um
membro do Politburo polonês de alto escalão foi banido do partido e deve
descobrir por quê. Ambientado em 1979 na Polônia, antes dos eventos do
Solidariedade.
(Brave Ragazze)
Itália, 2019, Comédia, 95 min, 14 anos
Direção: Michela Andreozzi
Elenco: Ambra Angiolini , Ilenia
Pastorelli,
Serena Rossi , Silvia D'Amico
Sinopse: A
história é baseada em uma gangue de ladras francesas disfarçadas de homens, que
operou na área de Avignon em meados da década de 1980.
(Forever and a day)
EUA, 1943, Drama, 104 min, 12 anos
Direção: René Clair, Edmund Goulding,
Cedric Hardwicke,
Frank Lloyd, Victor Saville, Robert
Stevenson e Herbert Wilcox.
Elenco: Kent Smith; Ruth Warrick;
George Kirby,
Doreen Munroe, May Beatty
Sinopse: Durante
a 2ª Guerra Mundial um americano viaja até a Inglaterra para vender uma velha
propriedade da sua família, que fica nos arredores de Londres. Entretanto, ele
encontra na casa uma mulher que lá vive e é contra a venda. Eles conversam e
ela lhe conta a história da mansão, desde a construção por um almirante inglês
em 1804 até o presente. Tanto o americano quanto a moradora da casa ficam
exultantes, pois após um bombardeio a pintura do fundador da casa continua
intacta, uma simbólica prova da resistência da Inglaterra nos momentos mais
difíceis.
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