quarta-feira, 6 de abril de 2022

Crítica: Belchior - Apenas um Coração Selvagem


BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM
links: textos em laranja

Quem dos mais antigos admiradores da obra do cantor e compositor BELCHIOR não se lembra da sua “morte” e da sua “ressurreição”, há alguns anos, com a inusitada campanha “FORA TEMER! VOLTA BELCHIOR!”?  

BELCHIOR (1946-2017), que já foi nome de ponta na MPB, simplesmente sumiu de cena num dia qualquer de 2008 (por livre e espontânea vontade, parece) e os fãs, bem como a imprensa, só se deram conta, alguns anos depois, por causa de carros, em seu nome, encontrados, em total abandono em estacionamentos. Foi o suficiente para pipocar muito disse-me-disse sobre o seu desaparecimento e quase que imediatamente, no rastro das primeiras notícias, começar, por todo o Brasil, o movimento “VOLTA BELCHIOR”. 

Bem, esse assunto (que foi manchete por muito e muito tempo) mais ou menos novo e de grande repercussão, ajudou a reavivar a carreira do cantor e compositor cearense que (redescoberto) recebeu merecidos tributos, de grandes nomes do cenário musical brasileiro, em discos e teatro..., e terá sua trajetória contada em cinco filmes e uma série de tv, conforme matéria da jornalista Maria do Rosário Caetano para a Revista de Cinema. O primeiro deles, BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias, já pode ser assistido gratuitamente, em exibições presenciais e online, no É TUDO VERDADE 2022. 

Sem necessariamente entrar no mérito do sumiço de Belchior, o ótimo documentário BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, traz uma compilação de entrevistas e apresentações de Belchior, bem como recortes de matérias críticas na mídia impressa, desde o começo da sua carreira..., além de poemas e canções interpretadas pelo excelente ator cearense Silvero Pereira. Assim, sem outras vozes críticas, além daquelas que aparecem nas matérias televisivas, tudo o que se ouve e o que se vê é a franqueza do cantor e compositor..., que encontrou a consagração na voz de Elis Regina, com a gravação antológica de “Como Nossos Pais”..., sobre a sua arte musical, o Brasil e a América Latina. 

Ainda que abrangente, é claro que, pelo formato autorretrato (que registra do nascer ao poente do astro), o documentário deixa um gostinho de “quero mais”..., que terá de esperar um pouco pela chegada das novas peças do grande mosaico, com conteúdos outros, sobre BELCHIOR, vindo por aí!

 

ONDE ASSISTIR

BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM

07/04/2022 – 20h: Espaço Itaú de Cinema Augusta (SP)

07/04/2022 – 20h: Espaço Itaú de Cinema Botafogo (RJ)

07/04/2022 – 21h: É Tudo Verdade Play - Limite de 1800 Visionamentos

08/04/2022 – 13h: É Tudo Verdade Play - Limite de 200 Visionamentos

08/04/2022 – 15h: Debate com equipe do filme 

no canal do É Tudo Verdade no Youtube


Assista ONLINE no É TUDO VERDADE PLAY

Programação Completa do É TUDO VERDADE 2022

Matéria de Maria do Rosário Caetano 

falando dos próximos filmes sobre Belchior: AQUI


NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha. 

Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...