sexta-feira, 15 de abril de 2022

Mostra Helena Solberg

MOSTRA HELENA SOLBERG

estreia na Itaú Cultural Play

links: textos em laranja 

A plataforma de streaming Itaú Cultural Play recebe, a partir do dia 15 de abril de 2022, a Mostra Helena Solberg, com cinco obras da premiada cineasta brasileira. Para assistir, basta acessar o portal Itaú Cultural Play ou o aplicativo para mobile e fazer o cadastro gratuito. Aproveite! 

Uma das maiores cineastas brasileiras, Helena Solberg tem uma filmografia pautada em temas como as questões femininas no Brasil e na América Latina, a igreja progressista brasileira, a condição dos povos indígenas e suas lutas, as realidades políticas da América Latina e o olhar estrangeiro sobre o país. Sua obra é composta de documentário e ficção e sua trajetória é marcada por uma produção extensamente premiada. Num momento em que cânones são desfeitos, conhecer ou rever seus filmes é uma experiência luminosa, tal a sua atualidade e o poder de investigação do real. 

Mostra Helena Solberg

TERRA DOS BRAVOS (1985)

[classificação indicativa: 12 anos]

A luta dos povos originários pela preservação de sua cultura e de suas terras atravessa a América. Do sudoeste dos Estados Unidos, ela chega à Bolívia, e segue até os confins do hemisfério. Neste filme, a diretora reúne lideranças indígenas de diversas regiões e oferece um retrato sensível de uma agenda continental.

 

CARMEN MIRANDA: 
BANANA IS MY BUSINESS (1994)

[classificação indicativa: livre]

Nascida em Portugal e naturalizada brasileira, Carmen Miranda foi uma estrela cintilante que brilhou nos palcos brasileiros e nos musicais hollywoodianos. Seu nome se eternizou na calçada da fama em Los Angeles. Por trás do figurino exótico e da performance, há a história pessoal de uma mulher talentosa e desafiadora.

 

VIDA DE MENINA (2003)

[classificação indicativa: livre]

Diamantina, fim do século XIX. Helena é uma adolescente e vive com a família. Sua mãe é dona de casa e seu pai se aventura no garimpo. Desbocada, Helena vive entre a escola, os dramas familiares e os desejos da idade. É pelo seu olhar sagaz que a rotina e os personagens desse lugar vão se descortinando.

 

PALAVRA (EN)CANTADA (2008)

[classificação indicativa: 12 anos]

Num país de forte tradição oral como o Brasil, a música popular sempre foi uma ponte para a poesia. Entre outras formas, essa amizade se traduziu em parcerias entre escritores e compositores brasileiros de várias épocas. A partir desse diálogo enriquecedor, o filme mergulha num mundo de versos e canções.

 

MEU CORPO MINHA VIDA (2017)

[classificação indicativa: 12 anos]

Em 2014, o corpo de uma jovem foi encontrado num terreno baldio, no Rio de Janeiro. Jandira Magdalena dos Santos Cruz, a vítima, havia morrido durante uma cirurgia de aborto feita numa clínica clandestina, gerida por milicianos. A partir desse fato trágico, a diretora constrói uma sólida reflexão sobre a pauta do aborto no Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...