segunda-feira, 11 de abril de 2022

27º É Tudo Verdade: Sessões Extras

É TUDO VERDADE

Festival Internacional de Documentários  

International Documentary Film Festival,

 SESSÕES EXTRAS

de Longas e Curtas-Metragens Vencedores

links: textos em laranja

Entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, após o término da 27a edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários / International Documentary Film Festival,  acontece a mostra Última Chance, que exibirá os longas e curtas ganhadores das mostras competitivas do Festival, além de outras dez produções internacionais que fizeram parte da seleção. As sessões são gratuitas e acontecem na plataforma É Tudo Verdade Play. 

O longa polonês O Filme da Sacada, de Pawel Lozinski, ganhador da Competição Internacional de Longas e Média-Metragens, terá sessão no dia 11/04/2022, às 21h, enquanto o vencedor da Competição Brasileira, Quando Falta O Ar, de Anna Petta e Helena Petta, em 12/04/2022, também às 21h. 

Os curtas ganhadores, o nacional Cantos de Um Livro Sagrado, de Cesar Gananian e Cassiana der Haroutiounian, e o americano Como Se Mede Um Ano?, de Jay Rosenblatt, ficam disponíveis na plataforma a partir das 12h, de 11/04/2022, até as 23h59, de 13/04/2022, respeitando o limite de visionamentos. Além deles, os curtas que ganharam menção honrosa também poderão ser vistos: Cadê Heleny?, de Esther Vital, e Ali E Sua Ovelha Milagrosa, de Maythem Ridha. 

Além dos premiados, outros dez longas fazem parte da Mostra Última Chance, e ficam disponíveis de 11/4/2022, às 12h00, até 13/4/2022 às 23h59 respeitando os limites de visionamentos. Os filmes são: A História da Guerra Civil, de Dziga Vertov e Nikolai Izvolov; A Apropriação, de Alexandre O. Philippe; A História do Olhar, de Mark Cousins; Diários de Mianmar, do Coletivo Cinematográfico de Mianmar; Montand É Nosso, de Yves Jeuland; JFK Revisitado: Através do Espelho, de Oliver Stone; Ultravioleta e as Gangues das Cuspidoras de Sangue, de Robin Hunzinger; Navalny, de Daniel Roher; Tantura, de Alon Schwarz; Belchior - Apenas um Coração Selvagem, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias; Sinfonia De Um Homem Comum, de José Joffily; e  O Processo - Praga 1952, de Ruth Zylberman.  

 

MOSTRA ÚLTIMA CHANCE

 REPRISE DOS VENCEDORES

e mais 10 Longas-Metragens na

na plataforma É Tudo Verdade Play

 

Longas-Metragens

11/04: 21h  - O Filme da Sacada

12/04: 21h - Quando Falta O Ar

 

O FILME DA SACADA

(Film Balkonowy/The Balcony Movie)

Direção: Pawel Lozinski

Polônia, 100', 2021

Sinopse: Construídas a partir de conversas do diretor com transeuntes que passam pela rua sob a sacada de seu apartamento em Varsóvia, as histórias do filme são singulares e tratam dos modos como lidamos com a vida na condição de indivíduos.

Trailer

 

QUANDO FALTA O AR

Direção: Ana Petta, Helena Petta

Brasil, 85', 2021

Sinopse: O documentário aborda a pandemia com foco no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19. Estreia Mundial.

Trailer

 Curtas-Metragens

11/04/2022, a partir das 12h, até 13/04, 23h59 

(respeitando o limite de visionamentos)

Cantos de Um Livro Sagrado e Como Se Mede Um Ano

 

CANTOS DE UM LIVRO SAGRADO

Direção: Cesar Gananian, Cassiana Der Haroutiounian

Brasil, Armênia, 25', 2021

Sinopse: Com a chamada Revolução de Veludo Armênia, de 2018, como cenário, o filme recria, em cinco cantos a sinergia que gera as revoluções.

Trailer

 

COMO SE MEDE UM ANO?

(How Do You Measure A Year?)

Direção: Jay Rosenblatt

EUA, 29', 2021

Sinopse: Um pai filma a filha todos os anos, no dia de seu aniversário, e faz a ela as mesmas perguntas. Em apenas 29 minutos, vemos a garota se transformar de menininha em jovem mulher.

Trailer

 

sessões extras

 

 ALI E SUA OVELHA MILAGROSA

(Ali and his Miracle Sheep)

Direção: Maythem Ridha

Iraque, Reino Unido, 26', 2021

Sinopse: Ali, um garoto mudo de nove anos, leva sua ovelha favorita, Kirmeta, para ser sacrificada. Em sua longa viagem, eles testemunham as belezas e desvendam os males do Iraque. Mas será possível curá-los com um sacrifício?

Trailer 


ULTRAVIOLETA 
E AS GANGUES CUSPIDORAS DE SANGUE

(Ultraviolette et le Gang des Cracheuses de Sang /

Ultraviolette  and the Blood-Spitters gang)

Direção: Robin Hunzinger

França, 74', 2021

Sinopse: Uma adolescente desafia a escola, a doença, os médicos e a morte, e abraça todo mundo que encontra, e lidera uma gangue de garotas que também estão doentes, As Cuspidoras de Sangue

Trailer 

 

CADÊ HELENY?

Direção: Esther Vital

Brasil, 29', 2022

Sinopse: Este documentário animado com técnicas de stop motion resgata a trajetória de vida de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971, sob a ditadura militar brasileira.

Trailer 

 

A HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL

(The History of the Civil War)

Direção: Dziga Vertov; Nikolai Izvolov

Rússia, Israel, 94', 1922-2022

Sinopse: Recuperado em 2021 depois de ter sido considerado perdido, o documentário de Dziga Vertov (1896-1954) cobre o desenrolar da Guerra Civil na Rússia (1918-1920) em doze partes, ordenadas cronologicamente.

Trailer

 

A APROPRIAÇÃO

(The Taking)

Direção: Alexandre O. Philippe

Estados Unidos, 76', 2021

Sinopse: Uma investigação radical das formas como o Monument Valley foi retratado no cinema e na publicidade. O filme investiga como um marco do território soberano dos nativos Navajo tornou-se o símbolo da fantasia de um Velho Oeste.

 

A HISTÓRIA DO OLHAR

(The Story of Looking)

Reino Unido, 90', 2021

Sinopse: Enquanto espera uma cirurgia oftalmológica, Mark Cousins explora o papel da experiência visual em nossa vida individual e coletiva.

Trailer

 

DIÁRIOS DE MIANMAR

(Myanmar Diaries)

Direção: Coletivo Cinematográfico de Mianmar

Mianmar, 70', 2022

Sinopse: Depois do golpe militar de 2021 em Mianmar, jovens ativistas de oposição usam estes diários em filme para comunicar-se com o mundo, pela tela de cinema, de um modo diferente daquele que é permitido aos noticiários de TV.

Trailer

 

MONTAND É NOSSO

(Montand est à nous/All about Yves Montand)

Direção: Yves Jeuland

França, 100', 2021

Sinopse: O documentário é uma jornada pelo século XX, em busca da trajetória de Yves Montand, ídolo do diretor Yves Jeuland e do roteirista Vincent Josse.

Trailer

 

T A N T U R A

(Tantura)

Direção: Alon Schwarz

Israel, 85', 2022

Sinopse: No fim dos anos 1990, Teddy Katz conduziu uma pesquisa sobre o massacre em larga escala que teria ocorrido na aldeia de Tantura em 1948. Esse trabalho mais tarde foi contestado e a reputação de Katz, arruinada.

Trailer

 

BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM

Brasil, 90', 2022

Direção: Camilo Cavalcanti e Natália Dias

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946-2017) é revelado em um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor de Sobral (CE). Estreia Mundial.

 

O PROCESSO PRAGA 1952

(Le Procès - Prague 1952/The Trial)

Direção: Ruth Zylberman

França, 70', 2021

Sinopse: Em 2018, foram encontradas imagens filmadas de um processo, no qual, catorze dignitários comunistas foram acusados de crimes imaginários e tiveram que fazer uma confissão pública de culpa em um julgamento encenado, em 1952.

Imagens

 

SINFONIA DE UM HOMEM COMUM

Direção: José Joffily

Brasil, 82', 2022

Sinopse: O tema do documentário é a trajetória de José Bustani, o primeiro diretor-geral da Organização de Proibição de Armas Químicas, e passou a sofrer pressão dos EUA par se demitir depois do 11 de Setembro. Estreia Mundial.

Trailer

A 27ª edição do É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio do ITAÚ, parceria do SESC-SP e com o apoio cultural da SPCINE, RIOFILME e ITAÚ CULTURAL. Realização: Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...