quinta-feira, 7 de abril de 2022

O Processo – Praga 1952

 

O PROCESSO - PRAGA 1952

por Joba Tridente

NUM MUNDO DE MENTIRAS, A MENTIRA NÃO É REMOVIDA DO MUNDO PELO OPOSTO, MAS SÓ POR UM MUNDO DE VERDADES.” Franz Kafka 

Da extensa programação do É TUDO VERDADE, o filme O PROCESSO - PRAGA 1952 (Le Procès - Prague 1952, França, 70', 2021), de Ruth Zylberman, era um dos filmes mais aguardados por mim, principalmente por apresentar um fato tão perturbador quanto kafkiano, ao desvelar os percalços (ou indigestão) da salada comunismo + socialismo + stalinismo + imperialismo russo na submissa Tchecolosváquia do pós Guerra: “Em 2018, foram encontradas imagens filmadas de um processo, no qual, catorze dignitários comunistas foram acusados de crimes imaginários e tiveram que fazer uma confissão pública de culpa em um julgamento encenado, em 1952.” 

O documentário reúne depoimento dos filhos de três das vítimas de um regime perdido e inseguro em sua gestão submetida aos horrores do autoritarismo russo. Quando os fatos ocorreram eles eram crianças e não entendiam o que se passava ao redor e tampouco a mudança de comportamento dos vizinhos, parentes, colegas de escola, professores. A compreensão (não a aceitação!) da hostilidade geral da comunidade, a consciência dos fatos e do veredicto absurdo (uma mácula tatuada em suas vidas, mesmo com a “revisão” da sentença) só veio muitos anos depois. O que ajudou em nada aplacar a humilhação sofrida por toda a família. 

Tortura é tortura, independente dos dissidentes, dos partidários e dos serventes especializados em lavagem cerebral. O mais incrível (ou irônico) nessa farsa ideológica e partidária é ver como o algoz acaba virando vítima do próprio mecanismo que criou. O PROCESSO – PRAGA 1952 é um documentário que foi além das minhas expectativas. É preciso assistir para entender o imbróglio político e criminal em que essa gente “laboriosa” se meteu.

 

O PROCESSO – PRAGA 1952

ONLINE e GRATUITO no É TUDO VERDADE PLAY

07/04/2022 – 17h: É Tudo Verdade Play

(Limite de 1500 Visionamentos)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...