Na França, um homem roubou um pão para dar de
comer a um sobrinho faminto. Foi condenado a 19 anos de prisão. Em liberdade
condicional, sem conseguir qualquer tipo de emprego, decidiu encontrar um meio
de sobreviver por conta própria. A lei é implacável e irá caça-lo aonde quer
que vá. Esta é síntese da síntese do épico romance Os Miseráveis, do genial escritor humanista Victor Hugo (1802 - 1885), publicado em 1862, após 30 anos de
maturação. Também poderia ser mera manchete de jornais impressos e ou
televisivos.
150 anos depois a ação continua se repetindo
mundo afora, seja por um pedaço de pão, um pacote de leite, um pote de manteiga,
uma fruta passada..., para saciar a fome. Não muda o mundo abastado. Não muda a
sina dos miseráveis. No campo dos governantes, miseráveis culturais impunes, a
bola de Victor Hugo será sempre chutada para escanteio. Gente inescrupulosa não
lê Os Miseráveis. Não vê Os Miseráveis. Não assiste aos seus
miseráveis. Na hora oportuna, recorrem às cebolas baratas.
Os
Miseráveis (Les Misérables, Reino
Unido, 2012), belo musical dirigido por Tom
Hooper (O Discurso do Rei) é um filme
inquietante para os amantes do gênero, com ou sem consciência social. Adaptado
do megassucesso musical britânico, concebido a partir da obra conceitual dos compositores
franceses Alain Boublil e Claude-Michel Schönberg, ele apresenta algumas novidades.
Hooper aboliu o uso de playback,
exigindo que os cantores cantassem ao vivo durante as filmagens. Ele queria
veracidade nos diálogos ou monólogos musicais, e conseguiu. As performances são
expressiva, tocantes, e crescem em emoção a cada número musical. O elenco está
soberbo. O filme não tem número de dança. É difícil até de se imaginar
sequências dançantes com um conteúdo tão forte em um cenário tão duro. Como o norte-americano não gosta do inglês da Inglaterra (Austrália etc), não entende o sotaque, pode ser que um dia Hollywood resolva refilmar..., aí tudo é possível!
Baseado no roteiro de William Nicholson, o drama
musical, em três atos (1815 - Toulon/Digne; 1823 - Montreuil-sur-Mer; 1832 -
Paris), acompanha a saga de Jean Valjean
(Hugh Jackman, excelente), condenado
a 19 anos de prisão por roubar um pão, a partir da sua liberdade condicional no
ano 1815, em Toulon. Para Valjean, mesmo livre dos grilhões, o
inferno da opressão continua: “Olha para
baixo, olha para baixo, você sempre será um escravo, olha para baixo, olha para
baixo, você está de pé em seu túmulo”. Constantemente vigiado e sem trabalho
ele acaba tomando uma decisão drástica e passa a ter o irascível Inspetor Javert (Russell Crowe) na sua cola.
Sempre a um passo a frente da polícia, Valjean reaparece em 1823 e conhece, em
situação desesperadora, Fantine (Anne Hathaway) e Cosette (Isabelle Allen),
a filha dela. O decisivo encontro entre Javert
e Valjean se dará em Paris, no ano de
1832, em plena revolta, arquitetada por jovens progressistas como Marius (Eddie Redmayne) que, em meio a luta por liberdade, se vê entre duas
paixões avassaladoras: Cosette (Amanda Seyfried) e Eponine (Samantha Barks,
linda e canta muito!), filha do tresloucado casal de vigaristas: Monsieur e Madame Thénardier (Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter), responsável pelo
alívio cômico da trama.
Os
Miseráveis não é uma obra tão densa quanto o livro, afinal é a versão musical
compacta de um romance escrito em cinco volumes, contudo, conservou toda a sua
essência. A intensidade de Victor Hugo se faz sentir em cada letra ferina, em cada
lamento, na expressão miserável daqueles que desfilam pela tela. Na projeção
IMAX, os espectadores vão se sentir no centro dos acontecimentos, mergulhados
até o pescoço nos esgotos, partilhando dramas e tragédias. Em algumas cenas vão
querer esconder, doces, pipocas e refrigerantes, não por receio de serem
roubados pelos personagens, mas por constrangimento. Ouvir Fantine/Hathaway, cantando a visceral I Dreamed a Dream e se
descompondo física e mentalmente, faz qualquer um querem abrir um buraco e
desaparecer. Todavia, o soco no estômago incomoda, mas não é fatal. Sabe-se representação
com final anunciado. Na miséria (encenada ou real), além do shopping ou da sua
porta, não há dignidade. Discursos revolucionários ou a lógica de um pensamento
do grande romancista e ativista francês Victor Hugo: Se apenas um homem detém o conhecimento: monarquia; Se apenas um grupo
de homens responde pelo conhecimento: aristocracia; Se todos os homens têm
acesso ao conhecimento: democracia. ..., continuam ecoando no vazio.
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