quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Internet: Festival online com temática ambiental


Até o próximo domingo, 30 de Janeiro de 2011, a Elo Company exibe o primeiro festival online com temática ambiental. O Festival Online Entre Santos, realizado em parceria com a Casa Noar - Associação Cultural de Nova Arte, pode ser visto nos canais Elo Sustentável, Elo Comunidade e Elo Cinema .

O Festival Online Entre Santos acontece paralelamente ao evento homônimo, realizado, em sua quinta edição, pela Casa Noar, em Trancoso, município localizado no Sul da Bahia, e apresenta obras como: Dois Mundos, de Thereza Jessouroun (melhor roteiro no Festival de Brasília em 2009), Uma História Severina, dirigido por Debora Diniz e Eliane Brum, (vencedor do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro) e Cortina de Fumaça, documentário polêmico dirigido por Rodrigo Mac Niven.

O Festival Entre Santos - Festival Internacional de Trancoso é um evento anual. O nome Entre Santos vem do fato dele estar programado entre as festas populares de São Sebastião (20 de janeiro) e São Brás (03 de fevereiro), dois principais santos do município. Com projeções no Quadrado (Centro Histórico de Trancoso), ele exibe gratuitamente filmes que dificilmente chegariam aos habitantes locais, criando um espaço de interação cultural entre os turistas e a população nativa:

Elo (2008) - Documentário de Babi Avelino que se destaca por esboçar, através de vários pontos de vistas, um retrato da delicada relação entre os habitantes das aldeias, do campo e das cidades da região do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

Uma História Severina (2005) - Documentário de Debora Diniz e Eliane Brum, fala do drama da cidadã Severina, que teve seu destino alterado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Grávida de quatro meses de um feto sem cérebro, ela estava internada no hospital na mesma tarde em que o tribunal cassou a permissão para interromper a gestação.

Dois Mundos (2009) - premiadíssimo Documentário de Thereza Jessouroun sobre o cotidiano dos surdos que transitam entre dois mundos: o do silêncio e o sonoro.

O Petróleo tem que ser nosso - Última Fronteira (2009) - Documentário de Peter Cordenonsi que levanta questões relevantes sobre a propriedade das enormes jazidas de petróleo do pré-sal, recentemente descobertas pela Petrobras, na costa brasileira.

Projeto Alegria e Saúde - O documentário apresenta o Projeto Saúde & Alegria (PSA). Mostra a trajetória da ONG formada em 1987 e seu trabalho para se manter viva e conseguir resultados significativos numa região pobre e abandonada.

Cortina de Fumaça (2010) - Documentário de Rodrigo Mac Niven que coloca em questão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro. Ele traz depoimentos de figuras importantes, como Fernando Henrique Cardoso e Fernando Gabeira sobre a legalização das drogas.

Roteiro de Saturno (2010) - Animação de Lisandro Santos que retrata um momento de mudança na vida de um homem que completa 29 anos. Segundo a astrologia, o retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa. E é o que acontece com um homem que se vê sem emprego, sem namorada e com três filhos para cuidar.

Mais informações no site: http://www.entresantos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...