domingo, 9 de janeiro de 2011

Cinema Online: Rêverie


Rêverie

O Elo Cinema está exibindo (gratuitamente) online o documentário Rêverie, sobre a vida e obra do maestro João Carlos Martins. O DOC, dirigido por Johan Kennivé e Tim Heirman, seleciona entrevistas e trechos importantes da carreira de João Carlos, ressaltando sua história de superação após sofrer uma lesão que o afastou do piano e o guiou para a regência. Em paralelo, os cineastas retratam a execução de 13 movimentos de nomes importantes da música erudita, como Bach, Mozart e Villa Lobos em Paris, Bruxelas e São Paulo.

O público que acessar o Elo Cinema e assistir ao documentário Rêverie, concorre ao livro História Visual: Cinema Brasileiro, de José Carlos Monteiro, editado pela Funarte, em edição trilingue: português/espanhol/inglês. A obra resgata a história do cinema brasileiro em mais de 200 fotos em preto e branco, onde os principais diretores, as correntes estéticas, os atores e os realizadores são elencados e analisados.

Leia um trecho do livro: “Através de uma conjugação de fatores temáticos e estilísticos, nosso cinema tornou-se um “espelho da realidade”. No século XXI alguém poderá visualizar o Brasil sem as imagens de seus filmes? Impossível. Assim, no futuro - cinquenta anos? mais cem? - se o historiador quiser efetivamente ter uma visão panorâmica do país e compreender as transformações brasileiras no decorrer deste século, recorrerá inevitavelmente às imagens cinematográficas. Remexendo nas prateleiras das cinematecas, “nos caminhos do passado”, saberá o quê, como e para quem foram registrados, em 24 quadros por segundo, os eventos transcorridos entre as fronteiras da nossa civilização.

Para participar e concorrer, é só assistir ao filme e responder a pergunta: "Qual foi o instrumento em que o maestro iniciou seus estudos musicais?". As respostas devem ser enviadas para o endereço promocao@elocompany.com até o dia 20 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...