quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Crítica: Este Mundo é um Hospício

 

ESTE MUNDO É UM HOSPÍCIO

(Arsenic and Old Lace)

por Joba Tridente

links: texto em laranja 

Há quem garanta que uma boa gargalhada, ou mesmo um sorriso tímido, melhora o astral de qualquer pessoa, pois o nosso cérebro libera doses ideais de serotonina, endorfina e dopamina contra a depressão (em qualquer idade)..., e o melhor: não tem contraindicação! 

A mim, o gênero mais difícil para um autor (de cinema, literatura, arte visual, teatro) trabalhar é a comédia. No cinema, por exemplo, não é fácil alcançar o tom certo do diálogo, da gag visual, do timing do ator e, claro, do diretor na condução da hilariância que agrade a todas as plateias. Pois, o que soa engraçado para um espectador pode soar ofensivo para outro..., principalmente em tempos de correção de humor e de ideologia do politicamente correto. Controvérsias à parte, para quem está precisando de um pouco humor na sua vida, de dar muita gargalhada, de dar um chega pra lá na tristeza, a comédia Este Mundo é um Hospício (Arsenic and Old Lace, 1944), obra-prima de Frank Capra (1897-1991), no melhor estilo da comédia pastelão, é recomendada sem moderação. 


Baseada na peça teatral homônima, de grande sucesso na Broadway (1939 a 1944) e em Londres, do dramaturgo Joseph Kesselring (1902-1967), coautor do roteiro com Julius J. Epstein e Philip G. Epstein, a comédia de humor negro Este Mundo é um Hospício se passa no Dia das Bruxas, praticamente entre a sala e a cozinha de uma velha casa, ladeada por um cemitério familiar, no Brooklyn, Nova York, em 1941.

A narrativa, que começa com o casamento secreto do escritor e crítico de teatro Mortimer Brewster (Cary Grant) com Elaine Harper (Priscilla Lane), acompanha ocorrências bizarras na casa dos Brewster, onde as abnegadas irmãs Martha (Jean Adair) e Abby Brewster (Josephine Hull) fazem o melhor que podem para ajudar os seus hóspedes idosos e solitários a encontrar a paz merecida. Este poderia ser mais um tranquilo dia outonal, mas, quando Mortimer chega para dar a notícia do casamento às suas tias solteironas, pegar os originais de seu próximo livro e viajar em lua de mel para as Cataratas do Niágara, encontra um homem morto dentro de um baú na sala. Totalmente descontrolado com a cena e acreditando que o autor do crime é o seu irmão maluco Teddy (John Alexander), ele conta do morto para as suas bondosas tias e fica sabendo que a história do cadáver no baú é bem mais estranha. Como se não bastasse o caso “horripilante”, enquanto Mortimer sai de casa, atrás de papéis para internar o irmão Teddy no Sanatório Happy Dale, outro irmão, o psicopata Jonathan Brewster (Raymond Massey), na companhia do seu cirurgião plástico Dr. Einstein (Peter Lorre), chega para visitar as doces titias. 


Aí, a confusão criminal não poderia ser maior. E a situação que começou assim meio nonsense vai se tornando cada vez mais picaresca, na medida em que personagens culpados e inocentes começam a dividir o mesmo espaço com suas idiossincrasias. É melhor parar por aqui, para não cometer spoiler e estragar a sessão do riso solto e o suspense matreiro sobre o destino dos mortos (sim, há mais um a caminho) e dos vivos enlouquecidos com tanta maluquice..., nessa comédia de costumes e também de erros. 


Este Mundo é um Hospício é daquelas comédias malucas e em ritmo alucinante (tipo desenho animado insano) de dar dor no queixo de tanto rir. O roteiro é excelente, os diálogos são divertidos, os personagens são doidos de pedra e o elenco embarca com vontade na história absurda, a ponto de, em algumas sequências não se distinguir protagonistas e coadjuvantes..., no roubo de cenas. Aliás, o elenco, ao qual se juntam ainda Jack Carson (policial O’Hara), Edward Everett Horton (Mr. Witherspoon), James Gleason (tenente Rooney), Grant Mitchell (Reverendo Harper), Garry Owen (motorista de taxi), é simplesmente espetacular. 


A direção leve e solta de Frank Capra (Aconteceu naquela noite; A felicidade não se compra; Do mundo nada se leva) é irretocável..., e a sua maestria fica mais evidente na personificação esperta do psicopata Jonathan, cuja face lembra a do ator Boris Karloff no filme Frankenstein, numa ótima piada autorreferencial, já que Karloff interpretou Jonathan na montagem teatral da Broadway. Sacada de gênio! É difícil citar o ponto alto (o mais engraçado) da trama, pois ela vai num crescendo e sempre ultrapassa os limites esperados. Quando se acha que o enredo não tem mais de onde tirar a graça, lá vem outra blague sensacional. E como é filme de boa safra, não tem piadas escatológicas e nem de duplo sentido. No retoque final, a que se destacar também a música de Max Steiner, a impressionante montagem dinâmica de Daniell Mandell e a fotografia pra lá de espirituosa de Sol Polito. 

Este Mundo é um Hospício, que está na lista dos 100 filmes americanos mais engraçados de todos os tempos, do American Film Institute, estreia dia 28/10/2021 no serviço de streaming Petra Belas Artes À LA CARTE, com mais seis novos títulos*.

 

NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha. 

Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba. 

 

Cine Clube Italiano

22 a 28 de outubro de 2021

online e gratuitamente

(links: texto em laranja)

 

 (Itália, 2019, 103min, Crime/Drama)

Dir.: Sergio Rubini

Elenco: Sergio Rubini, Rocco Papaleo, Bianca Guaccero, Ivana Lotito

Sinopse: Subúrbios de Taranto. Durante um assalto, um dos três cúmplices, Tonino conhecido como Poodle, aproveitando a distração dos outros dois, rouba todo o saque e foge.

Curiosidades: O diretor Sergio Rubini é também ator e já atuou em diversos filmes famosos, como O Talentoso Ripley (1999), de Anthony Minghella, e Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson. O produtor Domenico Procacci é o mesmo de filmes de sucesso do cinema italiano, como Respiro (2003), que está disponível no À La Carte; Caos calmo (2008), estrelado por Nanni Moretti; Gomorra (2008), de Matteo Garrone; O Primeiro que Disse (2010), de Ferzan Ozpetek; e Habemus Papam (2011), de Nanni Moretti. Sergio Rubini, diretor do filme, interpreta o personagem Renato, um dos dois protagonistas.

 

Bate-papo ao vivo

O Grande Espírito

27.10.2021, às 18h30

Como parte da programação, será realizado um bate-papo ao vivo sobre o filme no dia 27 de outubro às 18h30 no canal do Youtube do À LA CARTE, com a participação da jornalista Isabela Boscov, Léo Mendes, gerente de inteligência do Belas Artes Grupo, e Michele Gialdroni, diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

 

Cine Clube Italiano

O Cine Clube italiano é uma programação realizada pelo streaming de filmes À La Carte e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. De maio a novembro de 2021 serão realizadas sete edições mensais que trarão filmes italianos recém-lançados e inéditos no circuito comercial brasileiro que serão seguidos de uma programação especial. Os filmes terão acesso gratuito por uma semana no À LA CARTE e as programações acontecerão no canal do YouTube do streaming. 

Para a próxima edição (26/11/2021 a 02/12/2021) está programado o filme Duas Famílias/I Predatori.

 

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (ou Istituto Italiano di Cultura di San Paolo) é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano. 

À LA CARTE é um streaming (por assinatura) de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos, e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super  premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, espanhola, britânica e suíça. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.

 

*estreias

Petra Belas Artes À LA CARTE

Entre as estreias que chegam na quinta-feira, 28 de outubro de 2021, estão: Este Mundo é um Hospício (1944), de Frank Capra e estrelado por Cary Grant; o italiano O Último Prosecco (2017), de  Antonio Padovan; Grandes esperanças (1946), de David Lean,  uma incrível adaptação do romance homônimo de Charles Dickens, e que levou dois Oscars, incluindo o de Melhor Fotografia e Irmãos Grimm (2005), de Terry Gilliam (ex-integrante do grupo Monty Python e diretor de obras como Brazil - disponível no À LA CARTE- e Os 12 Macacos), o longa combina a história verídica dos irmãos Grimm, com o enredo de suas próprias tramas. A estreia nacional fica por conta de As duas faces da moeda (1969), do homenageado do mês no À La Carte, Domingos de Oliveira. 

Para os que procuram por um filme inusitado, o À LA CARTE apresenta um filme de Gana! Nazistas africanos do Kung-fu é a ambiciosa colaboração do diretor e jornalista alemão Sebastian Stein e do diretor Samuel K. Nkansah, também conhecido como Ninja-Man, de Gana. Juntos, eles criaram um filme independente, que após seu elogiado lançamento internacional na Alemanha (o Die Zeit, maior semanal do país, o definiu como “Totalmente maluco - o maior filme ganense de todos os tempos!"), virou cult no Japão. Uma mistura de comédia e ação, o filme faz uma homenagem à idade de ouro do cinema de artes marciais dos anos 1970! 

E para fechar, o À LA CARTE traz um Super Lançamento, “Irmãos à italiana”, longa que estreou nos cinemas em julho, e que estará disponível para aluguel a partir da sexta-feira, 29 de outubro de 2021. 

 

(Finché c'è Prosecco c'è Speranza)

Itália, 2017, Comédia, 101 min, 14 anos
Direção: Antonio Padovan
Elenco: Giuseppe Battiston, Rade Serbedzija, Liz Solari

Sinopse: O filme acompanha o inspetor Stucky investigando uma série de assassinatos e o suicídio teatral de Desiderio Ancillotto, um conde que mora nas colinas de Conegliano e Valdobbiadene, em uma história que narra o conflito entre a ganância e o respeito à terra. O filme, baseado no romance homônimo de Fulvio Ervas, marca a estreia de Antonio Padovan na direção de longa-metragem e  foi vencedor do prêmio de Melhor Fotografia no Festival Cape Town 2017.

 

GRANDES ESPERANÇAS 

(Great expectations)

Reino Unido, 1946, Aventura, 118 min, 14 anos

Direção: David Lean

Elenco: John Mills, Valerie Hobson, Tony Wager

Sinopse: O pobre Pip, ainda criança, apaixona-se por Estella, que vive com a amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe almofadinha, mas seu coração continua pertencendo a à fria Estella.

 

IRMÃOS GRIMM 

(Brother´s Grimm)

EUA, República Tcheca, Reino Unido, 2005, Comédia, 118 min, 14 anos

Direção: Terry Gilliam

Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Monica Bellucci

Sinopse: Famosos por seus contos cheios de criaturas sobrenaturais, os Grimm são mandados para uma floresta encantada quando o governo de Napoleão Bonaparte descobre que eles ganham dinheiro contando mentiras.

 

AS DUAS FACES DA MOEDA

Brasil, 1969, Comédia, 92 min, Livre

Direção: Domingos de Oliveira

Elenco: Adriana Prieto, Fregolente, Oduvaldo Vianna Filho, Neuza Amaral e Jorge Dória

Sinopse: Funcionário público sonha com o Anjo da Morte, que lhe avisa que ele terá menos de 24 horas de vida. Acreditando no sonho, ele passa a tomar as providências: pede demissão do trabalho, pega dinheiro no banco e dá para sua filha se casar, e se encontra com o amante da esposa para conversar sobre o caso

 

NAZISTAS AFRICANOS DO KUNG-FU

(African Kung-fu nazis)

Gana, 2019, comédia, 84 min, 16 anos

Samuel K. Nkansa e Sebastian Stein

Elenco: Elisha Okyere, Kwaku Adu e Yoshito Akimoto.

Sinopse: Acredite se quiser! Ao contrário do que dizem os livros de História, Adolf Hitler não cometeu suicídio, ele fugiu para o continente africano em seu submarino. Com o apoio do general japonês Hideki Tojo, famoso simpatizante nazista, Hitler planeja conquistar o mundo de novo, começando por Gana. Lá, ele destrói uma escola de Kung-Fu, matando seu líder. De luto pelo mestre, seu mais fiel discípulo busca vingança participando do torneio de artes marciais de Hitler. Nesta louca mistura de nazismo com Kung-Fu, apenas um homem pode parar o "kung-fuhrer"!

Curiosidades: Com exceção do roteirista e codiretor alemão Sebastian Stein, que interpreta Adolf Hitler, e de seu amigo japonês Yoshito Akimoto, que assumiu o papel de Hideki Tojo, os demais atores são todos ganeses e nigerianos. Durante as filmagens, o proprietário de uma das locações pensou que a encenação era uma cerimônia vodu, por causa das bandeiras, adereços e fantasias, e a equipe foi expulsa do local. Com apenas quatro semanas de filmagens, a produção teve orçamento total equivalente a 20 mil dólares.

 

IRMÃOS À ITALIANA

Itália, 2020, Drama, 120 min, 14 anos

Direção: Claudio Noce

Elenco:  Pierfrancesco Favino, Barbara Ronchi, 

Mattia Garaci e Francesco Gheghi

Sinopse: Roma, 1976. Valerio tem 10 anos e uma imaginação fértil. Sua vida de criança vira de cabeça para baixo quando ele testemunha o atentado a seu pai Alfonso por um comando terrorista. Desde então, o medo e uma sensação de vulnerabilidade marcam dramaticamente os sentimentos de toda a família. Mas é justamente nesses dias difíceis que Valerio conhece Christian, um menino um pouco mais velho que ele, solitário, rebelde e ousado. Esse encontro, em um verão repleto de descobertas, mudará suas vidas para sempre.

Curiosidades: Pierfrancesco Favino conquistou o prêmio Coppa Volpi de Melhor Ator por seu papel em Irmãos à Italiana no Festival de Veneza 2020. A história é baseada na infância do próprio diretor, Claudio Noce, cujo pai era vice-diretor da polícia de Roma, e foi alvo de um atentado nesta época, conhecida na Itália como “os anos de chumbo”. O ataque real que inspirou o filme aconteceu em 14 de dezembro de 1976, conduzido por membros do NAP (Núcleos Proletários Armados), a organização terrorista de esquerda mais poderosa do sul da Itália no início dos anos 1970. Este filme estará disponível para aluguel a partir das 12h de 29 de outubro de 2021, por R$ 12,90.

 

saiba mais sobre o

 Petra Belas Artes À LA CARTE

e sobre cadastro e assinatura

do serviço de streaming

 

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