por Joba Tridente
Quem conhece a filmografia do roteirista e diretor Atom Egoyan, sabe que ele gosta de um ir e vir de personagens em torno de si mesmos e de outros personagens na mesma órbita dramática. É quase um looping de tantos flashbacks na tessitura das tramas. Não é diferente no melodrama Convidado de Honra (Guest of Honour, 2019), sua mais recente produção, que será lançada exclusivamente nas plataformas digitais Claro Now, Amazon Prime Video, iTunes /Apple Tv, Google Play e Vivo Play, no dia 15 de outubro de 2021.
O desnudamento psicológico será catártico para Verônica, cujo relacionamento com o pai esta estremecido desde a infância. Nesse itinerário temporal da memória narrativa..., que leva à autopunição e à redenção dos protagonistas, tangenciando os equívocos das aparências, dos gestos, dos fatos, no intrincado convívio familiar e profissional..., é que cada personagem será desvelado, esvaziado de si, até que velhos conceitos sejam revistos e suas identidades restauradas..., incluindo a do simbólico coelho branco Benjamin. É nesse cenário, em que pululam flashbacks por palcos e bastidores diversos, que, solitários em suas próprias melancolias, o amoroso Jim poderá sair da linha, em busca do motivo da condenação da filha, por um crime que ela não cometeu, e a ressentida Verônica se manterá firme na crença de que o pai traiu seus sentimentos maternais e desde então não merece o seu afeto.
*******
NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha.
Joba
Tridente: O
primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros
videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em
35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e
coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e
divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro
tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder,
2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário