sábado, 23 de outubro de 2021

16º Festival de Cinema Italiano

 

16º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO

presencial: 05 a 12 de novembro de 2021,

online: 05 de novembro a 05 de dezembro de 2021

links: textos em laranja 

16º Festival de Cinema Italiano traz mais uma vez para o público do país inteiro o melhor do cinema italiano. Neste ano, o Festival retoma as sessões presenciais em sala de cinema, sem renunciar ao formato online, que fez tanto sucesso na edição de 2020. O evento, um dos mais importantes na agenda cultural de São Paulo, será presencial entre 05 e 12 de novembro de 2021, com exibição de 16 longas inéditos no país. O formato online acontecerá de 05 de novembro até 05 de dezembro de 2021, através do site do 16º Festival de Cinema Italiano, com uma seleção de 16 filmes inéditos e 16 clássicos, este último uma retrospectiva As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano. As  sessões serão gratuitas. A abertura, desta vez apenas para convidados, acontecerá no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera (SP), no dia 2 de novembro de 2021, para convidados e, no dia 5 de novembro de 2021, para o público em geral no cinema e plataforma online. 

Deixe-me ir
A mostra de filmes contemporâneos conta com trabalhos de veteranos, como Pupi Avati (Ela ainda fala comigo), e jovens estreantes, como Stefano Sardo (Uma relação). Os 16 filmes transitam em temas e gêneros, abordando questões como relações familiares, como Deixe-me ir,  de Stefano Mordini, protagonizado pelos astros Stefano Accorsi e Valeria Golino, até releituras de personagens clássicos, como Todos por 1 - 1 Por Todos, que retoma os famosos mosqueteiros de Dumas, numa versão cômica, e trazendo Pierfrancesco Favino e Margherita Buy, no elenco. Também faz parte do festival Com todo meu coração, de Vincenzo Salemm, um dos filmes mais vistos na Itália este ano. Os longas inéditos concorrem ao Prêmio Pirelli, concedido ao filme mais visto pelo público. 

O cinema de gênero também está no festival, como o apocalíptico A terra dos filhos, dirigido por Claudio Cupellini, a partir da famosa HQ homônima de Gian Alfonso Pacinotti, um dos principais quadrinhistas italianos; o documentário As coisas que restam, de Giorgio Verdelli, sobre o músico Ezio Bosso; e o suspense dramático Ar Parado, de Leonardo Di Costanzo, protagonizado por Toni Servillo, Silvio Orlando. 

As coisas que restam
Para Erica Bernardini, curadora e diretora do festival, ao lado de Nico Rossini, que também é Diretor da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, que promove o 16º Festival de Cinema Italiano:  “A nossa escolha se baseia em parte nos filmes que são apresentados em grandes festivais internacionais, e principalmente nos Festivais de Veneza e de Roma, que são um fio condutor da cinematografia italiana. Também procuramos por filmes que nunca chegariam em grandes festivais no Brasil, mas que contenham uma história autêntica, que de alguma forma nos tragam reflexão ou nos façam rir de situações inusitadas, onde a arte imita a vida ou possivelmente o exato contrário. 

Segundo os realizadores: “As escolhas para a curadoria nem sempre são fáceis, mas as fizemos com o máximo de cuidado e com a grande paixão que todos nós sentimos pelo Cinema. Deixamos agora o público julgar esta nossa escolha com a esperança que gostem e que se emocionem como nos emocionamos em ver e rever os filmes.” Rossini conclui: “Fazer um festival híbrido, com sessões presenciais e online, é um desafio, principalmente técnico e comercial, mas a satisfação está em ter conseguido um lugar neste novo, para nós, mundo, e de poder disponibilizar os mais belos filmes italianos, grátis, a todos os Brasileiros, direto na casa deles. 

 


AS MAIS BELAS TRILHAS SONORAS

DO CINEMA ITALIANO

A retrospectiva As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano, exclusivamente online, permitirá ao público de todo o país (re)visitar filmes e trilhas que se tornaram clássicas, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni. O destaque da seleção deste segmento são obras de mestres como Federico Fellini (Os Palhaços), Sergio Leone (Era uma vez na América), Dario Argento (O Pássaro das Plumas de Cristal), Lina Wertmüller (Mimi, O Metalúrgico e Amor e Anarquia), e Damiano Damiani (Advertência). 

Para compor a seleção dessa retrospectiva, Rossini e Bernardini tiveram acesso aos arquivos da Cineteca Nacional Italiana, e, a partir de lá, fizeram a curadoria. “Não existe uma classificação entre Ennio Morricone, cinco vezes indicado ao Oscar, e, enfim, premiado em 2007, pelo conjunto das suas obras, ou Nino Rota, o compositor preferido por Federico Fellini, ou os menos conhecidos, mas igualmente importantes, como Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Piero Piccioni. Com esta quantidade de músicos tão importantes e a dificuldade de escolher, decidimos cruzar as trilhas sonoras com os melhores filmes. Avaliamos a importância dos diretores, dos atores, dos prêmios que os filmes ganharam não só pelas trilhas sonoras, mas pelas qualidades intrínsecas. E ficamos muito surpresos, positivamente, de ver quanto os filmes de duas até três décadas atrás são atuais, como suas temáticas se aplicam perfeitamente com os tempos que estamos vivendo, as ansiedades, os sonhos, as dificuldades diárias, o sentido da vida”, ”, explica Rossini.

 

MOSTRA CONTEMPORÂNEA 

LASCIAMI ANDARE

(Deixe-me Ir)

de Stefano Mordini

Itália, 98 min., drama, 2020

sinopse: Marco (Stefano Accorsi) e Anita (Serena Rossi) descobrem que estão esperando um filho. Finalmente um raio de luz na vida de Marco, machucado pela dor da morte de Leo, seu primogênito com sua primeira esposa Clara (Maya Sansa). De repente, surge na vida de Marco e de sua ex-mulher, Perla (Valeria Golino), a nova dona da casa onde o casal morava até o trágico acidente. A mulher misteriosa afirma ouvir, constantemente, uma presença estranha e a voz de uma criança que atormenta ela e seu filho. Marco se encontra dividido entre os laços do passado e um futuro a ser escrito.

elenco: Stefano Accorsi, Valeria Golino, Serena Rossi, Maya Sansa, Lino Musella, Ludovico Benedetti, Elio De Capitani, Antonia Truppo.

trailer: aqui

 

LA TERRA DEI FIGLI

(A Terra dos Filhos)

de Claudio Cupellini

Itália, 120 min., drama, 2021

sinopse: O fim da civilização chegou. Não sabemos como. Um pai e seu filho, um menino de quatorze anos, estão entre os poucos sobreviventes: a existência deles, sobre palafitas à beira de um lago, é reduzida a uma luta pela sobrevivência. Não existe mais sociedade, qualquer encontro com outros homens é perigoso. Nesse mundo em regressão, o pai confia seus pensamentos a um caderno, mas essas palavras são sinais indecifráveis ​​para o filho. Com a morte do pai, o menino decide embarcar em uma viagem ao desconhecido em busca de alguém que possa revelar o significado daquelas páginas misteriosas. Só assim, poderá descobrir os verdadeiros sentimentos do pai e de um passado que não conhece.

Uma grande viagem física e sentimental, que fala sobre temas que cada vez mais pertencem ao sentimento comum: o futuro do mundo que deixaremos aos nossos filhos e a importância da memória.

elenco: Leon de La Vallée, Paolo Pierobon, Maria Roveran, Fabrizio Ferracane, Maurizio Donadoni, Franco Ravera, Alessandro Tedeschi, Valerio Mastandrea, Valeria Golino, Michelangelo Dalisi.

trailer: aqui

 

BLACKOUT LOVE

de Francesca Marino

Itália, 95 min., drama/comédia, 2021

sinopse: Valeria (Anna Foglietta) tem sua vida completamente planejada. Ela passa por homens um após o outro, sem nunca olhar para trás. Ela treina um time feminino de vôlei e seu treino vai muito além das regras do jogo, ensinando suas meninas a serem independentes e evitar a dor ao lidar com o amor. O único homem por quem ela baixou a guarda foi seu ex-namorado Marco (Alessandro Tedeschi), que a deixou há cerca de um ano, partindo seu coração. Quando, após um acidente muito incomum, ele volta repentinamente para sua vida, Valeria decide que chegou a hora de se vingar dele. Mas não será tão fácil quanto ela pensa.

Uma comédia divertida e mordaz, onde as certezas dão lugar aos sentimentos. Porque abandonar o amor às vezes significa crescer.

elenco: Anna Foglietta, Alessandro Tedeschi, Anna Bonaiuto, Barbara Chichiarelli, Alessio Praticò, Giancarlo Commare.

trailer: aqui

 

CON TUTTO IL CUORE

(Com todo meu Coração)

de Vincenzo Salemm

Itália, 90 min., comédia, 2021

sinopse: Com todo meu coração conta a história de Ottavio Camaldoli (Vincenzo Salemme), professor de latim e grego. Uma boa pessoa. Honesto e cavalheiro, resumindo "um tolo", essa é a consideração que as pessoas ao seu redor têm por ele. Mas o que aconteceria se esse homem indefeso, vítima de pequenos abusos diários, na vida social, no trabalho e até na família, fosse transplantado o coração de outro? Especialmente se esse outro, o doador, tivesse sido um criminoso brutal com o apelido sinistro de “O Barbiere”? Ottavio Camaldoli, depois de ter herdado seu coração, se tornaria automaticamente um criminoso? A ciência nos diz que essas são apenas crenças tolas e antigas. Mas e se Donna Carmela (Cristina Donadio), a implacável mãe do barbeiro, estivesse convencida de que seu filho ainda está vivo graças ao coração que agora bate no peito do professor? Enfim, será que nosso protagonista, após o transplante, será Antonio Carannante conhecido como “O Barbiere” ou Ottavio Camaldoli, um ainda permanecerá o singelo professor graduado?

elenco: Vincenzo Salemme, Serena Autieri, Cristina Donadio, Maurizio Casagrande, Antonio Guerriero, Sergio D'Auria, Andrea Di Maria, Vincenzo Borrino, Gennaro Guazzo, Ciro Capano, Rodolfo Corsato, Marcello Romolo.

trailer: aqui

 

UNA RELAZIONE

(Uma Relação)

de Stefano Sardo

Itália/França, 105 min., drama/comédia, 2021

sinopse: Tommaso (Guido Caprino) e Alice (Elena Radonicich) são um casal há quinze anos - solteiros e sem filhos, ele um músico, ela uma atriz, ambos sem sucesso. Eles moram em Roma, onde compraram uma casa graças a uma hipoteca que foi o único compromisso de responsabilidade que fizeram juntos. Quando convidam para um jantar seus amigos para comunicar um importante anúncio, seus amigos pensam que finalmente é o casamento. Em vez disso, Tommaso e Alice comunicam que decidiram romper, mas querem que seja aos poucos, permanecendo amigos de uma forma natural. Uma ambição legítima, mas ingênua, que acaba colidindo com o princípio da realidade: as histórias terminam porque as pessoas mudam. E nenhuma mudança é, nem pode ser indolor.

elenco: Guido Caprino, Elena Radonicich, Federica Victoria Caiozzo aka Thony, Libero De Rienzo, Alessandro Giallocosta, Isabella Aldovini, Francesca Chillemi, Enrica Bonaccorti.

trailer: aqui

 

EZIO BOSSO - LE COSE CHE RESTANO

(As Coisas que Restam)

de Giorgio Verdelli

Itália, 104 min., documentário, 2021

sinopse: Ezio Bosso - As coisas que restam, é a história de uma grande história humana. Na carreira do músico Ezio Bosso, que foi a mais atípica que se pode imaginar, tanto na vida pessoal como profissional, sempre existiu o amor pela arte vivida como disciplina e razão de viver. No filme, a história é confiada ao próprio Bosso, que se revela e nos deixa entrar no seu mundo e no seu imaginário, como num diário. A narração é em camadas, em uma referência cruzada contínua entre imagem e som. Suas palavras se alternam com sua segunda voz, a música. Os depoimentos de amigos, familiares e colaboradores como Gabriele Salvatores, Silvio Orlando e Paolo Fresu, ajudam a traçar um mosaico preciso de sua figura. A música inédita The Things That Remain é uma última mensagem de Bosso para todos, pois como ele mesmo declarou: “cada um contará sua própria história e só posso sugerir a minha”. Portador de uma poderosa mensagem motivacional em sua vida e em sua música, Ezio Bosso foi e sempre será uma fonte de inspiração para quem se aproxima dele, "uma presença, não uma memória".

trailer: aqui

 

COME UN GATTO IN TANGENZIALE

 - RITORNO A COCCIA DI MORTO

(Como um Gato na Marginal – Retorno a Coccia di Morto)

de Riccardo Milani

Itália,  110 min., comédia, 2021,

sinopse: Três anos depois. Enquanto Alessio e Agnese se encontram novamente em um pub de Londres, Monica (Paola Cortellesi) acaba na prisão em Roma por causa das gêmeas que esconderam mercadorias roubadas nos seus pertences e pede ajuda a Giovanni (Antonio Albanese). Giovanni tem um relacionamento com a jovem e desenfreada Camilla (Sarah Felberbaum), e está empenhado num projeto de recuperação de um espaço no subúrbio de Roma. Para tirar Monica da prisão, Giovanni consegue comutar a detenção com um emprego na paróquia de San Basilio liderado por Don Davide (Luca Argentero), que é tão bonito quanto piedoso. É assim que as vidas de Monica e Giovanni se entrelaçam novamente, mas desta vez, apesar das diferenças usuais do caso e dos milhares de problemas que eles terão, uma verdadeira história de amor parece nascer entre os dois. Com a intenção de revelar o romance ao mundo, eles organizam um almoço na praia de Coccia di Morto com toda a família, incluindo Sergio (Claudio Amendola), Luce (Sonia Bergamasco) e, claro, os dois filhos. Mas é precisamente aqui que o impensável acontece.

elenco: Paola Cortellesi, Antonio Albanese, Claudio Amendola, Sonia Bergamasco, Luca Argentero, Sarah Felberbaum, Alice Maselli, Beatrice Schiros, Luca Angeletti, Simone De Bianchi, Valentina Giudicessa, Alessandra Giudicessa, Angela Pagano, Mariano Rigillo, Franca Leosini.

trailer: aqui

 

TUTTI PER 1-1 PER TUTTI

(Todos Por 1 - 1 Por Todos)

de Giovanni Veronesi

Itália, 90 min., comédia, 2020

sinopse: Um pouco desamparados, mas ninca enferrujados, os mosqueteiros: D'Artagnan (Pierfrancesco Favino), Porthos (Valerio Mastandrea) e Athos (Rocco Papaleo) estão de volta, chamados pela Rainha Anne da Áustria (Margherita Buy) para uma última missão secreta. Guiados desta vez por uma vidente incomun Tomtom (Giulia Michelini), eles embarcarão em uma nova e incrível aventura que irá entrelaçar os destinos da pequena princesa Ginevra (Sara Ciocca), filha de Enrichetta da Inglaterra (Anna Ferzetti), e Buffon ( Federico Ielapi), um órfão bem jovem e corajoso. Em uma jornada cheia de desafios de todos os tipos e encontros fantásticos, incluindo aquele com Cyrano (Guido Caprino), eles enfrentarão as mais duras provações: escolher entre a lealdade à Coroa e a amizade.

elenco: Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo, Margherita Buy, Federico Ielapi, Giulia Michelini, Guido Caprino, Anna Ferzetti, Sara Ciocca, Giulio Scarpati, Davide Marotta, Massimiliano Varrese, Luis Molteni, Ubaldo Pantani, Anna Bonasso.

trailer: aqui

 

LEI MI PARLA ANCORA

(Ela Ainda Fala Comigo)

de Pupi Avati

Itália, 100 min., drama, 2021

sinopse: Nino (Renato Pozzetto ) e Caterina (Stefania Sandrelli ) estão casados ​​há sessenta e cinco anos e se amam profundamente desde o primeiro momento em que se conheceram. Com a morte de Caterina, sua filha (Isabella Ragonese), na esperança de ajudar o pai a superar a perda da mulher que ele amou por toda a vida, faz um pedido a Amicangelo (Fabrizio Gifuni), um editor com ambições de romancista, para escrever um livro sobre história de amor de seus pais. Amicangelo aceita o emprego apenas por razões econômicas e imediatamente esbarra na personalidade de um homem que lhe parece oposto. Mas a relação entre os dois vai se aprofundar a cada dia até que se transforme em uma amizade sincera.

elenco: Renato Pozzetto, Stefania Sandrelli, Isabella Ragonese, Fabrizio Gifuni, Lino Musella, Chiara Caselli, Alessandro Haber, Serena Grandi, Gioele Dix, Nicola Nocella, Giulia Elettra Gorietti, Matteo Carlomagno, Veronica Visentin.

trailer: aqui

 

IL SILENZIO GRANDE

(O Grande Silêncio)

de Alessandro Gassmann

Itália/Polônia, 106 min., comédia, 2021

sinopse: Villa Primic, antes uma mansão luxuosa, agora uma mansão que parece ter saído de uma história de fantasmas, foi colocada à venda. Uma decisão dolorosa, tomada por Dona Primic, Rose (Margherita Buy), e compartilhada pelos dois herdeiros da fortuna dilapidada da família, Massimiliano (Emanuele Linfatti) e Adele (Antonia Fotaras): o único que não está nada feliz é o chefe da família, Valerio Primic (Massimiliano Gallo), que vai descobrir que nunca conheceu realmente os entes queridos e, talvez, nem ele mesmo, a ponto de atingir a consciência amarga de que viver não é estar vivo. Uma história marcada pelos conflitos, os mal-entendidos, as comparações, as vozes e os silêncios de uma família tão excepcional como, no seu seio, caótica e disfuncional.

elenco: Massimiliano Gallo, Margherita Buy, Marina Confalone, Antonia Fotaras, Emanuele Linfatti.

trailer: aqui

 

ARIAFERMA

(Ar Parado)

de Leonardo Di Costanzo

  Itália/Suiça, 117 min., 2021

sinopse: Uma antiga prisão do século XIX, localizada em uma área inacessível e não especificada do território italiano, está sendo abandonada. Devido a problemas burocráticos, as transferências estão bloqueadas e uma dezena de detidos, com poucos agentes, aguardam novos destinos. Em uma atmosfera suspensa, as regras de separação são afrouxadas e novas formas de relacionamento podem ser vislumbradas entre os homens restantes.

elenco: Toni Servillo, Silvio Orlando, Fabrizio Ferracane, Salvatore Striano, Roberto De Francesco, Pietro Giuliano, Nicola Sechi, Leonardo Capuano, Antonio Buil, Giovanni Vastarella, Francesca Ventriglia.

trailer: aqui

 

GOVERNANCE

(Governança)

de Michael Zampino

Itália/França, 88 min., drama, 2020

sinopse: Renzo Petrucci (Massimo Popolizio), funcionário brilhante e sem escrúpulos, é o gerente geral de um importante grupo petrolífero. Depois de uma investigação sobre corrupção, ele é forçado a deixar o cargo de prestígio convencido de que foi uma jovem colega, Viviane Parisi (Sarah Denys), quem o traiu. Renzo prepara sua vingança envolvendo o amigo da família Michele Laudato (Vinicio Marchioni) contra a vontade, mas a situação foge do controle.

elenco: Massimo Popolizio, Vinicio Marchioni, Sarah Denys, Maria Cristina Heller, Claudio Spadaro, Marial Bajma-Riva, Antonio Zavatteri, Sonia Barbadoro, Sara Putignano.

trailer: aqui

 

WELCOME VENICE

(Bem-Vindo à Veneza)
de Andrea Segre

Itália, 100 min., drama, 2021

sinopse: Pietro e Alvise são os dois herdeiros de uma família de pescadores de Giudecca, a ilha mais popular de Veneza. Eles colidem com a transformação incontrolável que está mudando a vida e a identidade de Veneza e seu povo: o impacto cada vez mais profundo do turismo global mudou a própria relação entre a cidade e os cidadãos, entre o lar e a vida, e a pandemia evidenciou ainda mais essa crise. Pietro, apesar do cansaço e da solidão, gostaria de continuar pescando “moeche”, os caranguejos típicos da lagoa; Alvise, por outro lado, vê a casa em Giudecca como a ferramenta ideal para recomeçar a tentar integrar a elite do poder imobiliário que governa a cidade. Seu confronto envolve toda a família em uma história única de como nosso mundo está mudando.

elenco: Paolo Pierobon, Andrea Pennacchi, Roberto Citran, Ottavia Piccolo, Giuliana Musso, Sandra Toffolatti, Sara Lazzaro, Anna Bellato, Stefano Scandaletti, Mariano Amadio.

trailer: aqui

 

MORRISON

(Morrison Café)

de Federico Zampaglione

  Itália, 99 min., drama, 2021,

sinopse: Lodo (Lorenzo Zurzolo) tem 20 anos e vive as dificuldades da idade, entre uma difícil relação com o pai e a tentativa de conquistar Giulia (Carlotta Antonelli), sua companheira de quarto por quem está perdidamente apaixonado. Ele se apresenta como vocalista do MOB, uma banda independente, em um lendário clube romano: o Morrison. Um dia, por acaso, o caminho de Lodo se cruza com o de Libero Ferri (Giovanni Calcagno), um ex-astro do rock com uma carreira estagnada, que tenta o sucesso, mas acaba se fechando cada vez mais em si mesmo. Entre sonhos, fracassos, amizades, amores atormentados e personagens curiosos, o encontro deles será um estímulo mútuo para seguir em frente, mas às vezes também uma comparação difícil entre gerações e comportamentos muito diferentes.

elenco: Lorenzo Zurzolo, Giovanni Calcagno, Carlotta Antonelli, Giglia Marra, Riccardo De Filippis, Adamo Dionisi, Gabriele Sorrentino, Daniele Rienzo, Valentino Campitelli, Emanuele Bosi, Andrea Renzi, Alessandra Amoroso.

trailer: aqui

 

I NOSTRI FANTASMI

(Os Nossos Fantasmas)

de Alessandro Capitani

Itália, 105 min., comédia, 2021

sinopse: Valerio (Michele Riondino) e seu filho de seis anos, Carlo (Orlando Forte), moram no sótão da casa de onde foram despejados. Sempre que chegam novos inquilinos, eles os aterrorizam encenando a presença de fantasmas, na esperança de voltarem a morar no apartamento abaixo. Para Carlo, é um jogo que o protege de uma vida miserável e de uma mãe ausente. E funciona por um tempo, até que Myriam (Hadas Yaron) chega fugindo com a pequena Emma de um marido violento. Mas ela não tem medo de fantasmas.

elenco: Michele Riondino, Hadas Yaron, Alessandro Haber, Paolo Pierobon, Orlando Forte.

trailer: aqui

 

LOVELY BOY

de Francesco Lettieri

Itália, 105 min., drama, 2021

sinopse: Nic (Andrea Carpenzano), também conhecido como Lovely Boy, é uma estrela em ascensão do cenário musical romano. Com tatuagens e puro talento, Nic junto com seu amigo Borneo (Enrico Borello),  forma a dupla XXG destinada ao sucesso. Sugado por uma espiral de autodestruição, Nic se perde e é arrastado pelos acontecimentos, que o levarão a um ponto de ruptura: ele só conseguirá lidar consigo mesmo longe de todo aquele barulho. Nas montanhas Dolomitas, num centro de reabilitação que acolhe pessoas que como ele caíram no abismo das drogas, ele se esforçará para compartilhar a grande solidão que sempre carregou dentro de si. 

elenco: Andrea Carpenzano, Daniele Del Plavignano, Ludovica Martino, Enrico Borello, Riccardo De Filippis, Pierluigi Pasino, Martino Perdisa, Federica Rosellini, Gennaro Basile, Davide Valle, Valerio Desirò, Rosella Tancredi.

trailer: aqui 

 

MOSTRA RETROSPECTIVA ONLINE

AS MAIS BELAS TRILHAS SONORAS

DO CINEMA ITALIANO

 

L’UCCELLO DALLE PIUME DI CRISTALLO

(O Pássaro com Plumas de Cristal)

de Dario Argento / música: Ennio Morricone

Itália/Alemanha Ocidental, 96 min, horror/suspense, 1970

sinopse: Um expatriado americano em Roma testemunha uma tentativa de assassinato que está conectada a uma onda de assassinatos em andamento na cidade e conduz sua própria investigação apesar de ele e sua namorada serem alvos do assassino.

elenco: Tony Musante, Suzy Kendall, Enrico Maria Salerno.

trailer: aqui

 


C’ERA UNA VOLTA IN AMERICA

(Era uma vez na América)

de Sergio Leone / música: Ennio Morricone

EUA/Itália, 229 min, crime/drama, 1984

sinopse: Um ex-gângster judeu da época da Lei Seca retorna ao Lower East Side de Manhattan mais de trinta anos depois, onde mais uma vez deve enfrentar os fantasmas e arrependimentos de sua antiga vida.

elenco: Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern.

trailer: aqui

 

IL PREFETTO DI FERRO

(O Prefeito de Ferro)

de Pasquale Squitieri / música: Ennio Morricone

Itália, 110 min, drama/suspense, 1977

sinopse: Em 1925, o prefeito Cesare Mori é transferido de Bologna a Palermo onde, graças a poderes especiais, combate o braço violento da máfia com métodos de antiguerrilha. Mas ele não esperava enfrentar a oposição de um grande senador.

elenco: Giuliano Gemma, Claudia, Francisco Rabal e Satta Flores.

trailer: aqui

 


MIMÌ METALLURGICO FERITO NELL'ONORE

(Mimi, o Metalúrgico)

de Lina Wertmüller / música: Piero Piccioni

Itália, 121 min, comédia/drama, 1972

sinopse: Na Sicília, o operário Carmelo “Mimi” Mardocheo vota no candidato do Partido Comunista, em vez do votar no candidato da máfia. Ao ser descoberto, a máfia arma um boicote para ele não conseguir emprego. Sem saída, ele deixa mulher e filhos para tentar a vida em Turin, onde é obrigado a se passar por um mafioso, pois lá a corrupção é ainda maior. Vivendo com outra mulher com quem tem um filho, ele recebe uma proposta irrecusável em sua terra natal, mas, agora Mimi tem duas famílias e uma identidade falsa.

elenco: Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Turi Ferro, Agostina Belli, Luigi Diberti e Elena Fiore.

trailer: aqui

 

L’AVVERTIMENTO

(Advertência)

de Damiano Damiani / música: Ritz Ortolani

Itália, 108 min, suspense/drama, 1980

sinopse: Na Itália, delegado e comissário de polícia investigam a morte de um colega, principal testemunha de um inquérito sobre fraudes envolvendo bancos europeus e o Vaticano.

Direção: Damiano Damiani

elenco: Giuliano Gemma, Martin Balsam e Laura Trotter.

 

RESPIRO

de Emanuele Crialese / música: Andre Guerra

Itália, 95 min., drama, 2002

sinopse: Grazia vive em uma Ilha na Itália com seu marido e seus três filhos. A pequena população da vila de pescadores a consideram louca e pressionam seu marido para que o mesmo a interne em uma intituição. Ele se recusa mas mesmo assim Grazia foge.

elenco: Valeria Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa

trailer: aqui

 

I CLOWNS

(Os Palhaços)

de Federico Fellini / música: Nino Rota

Itália, 92 min. comédia/pseudodocumentário, 1970

sinopse: O renomado cineasta Federico Fellini revisita o universo inesquecível da figura mais importante do espetáculo: o palhaço. O álter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos do cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando "o que isso significa?". O filme resgata um pouco da história do circo ao mesmo tempo em que comprova sua decadência, com depoimentos de palhaços famosos no passado, mas esquecidos atualmente. Com um delicioso senso de humor e uma tocante sensibilidade, Os Palhaços funde o drama e a comédia de forma incomparável. Com sutileza e inteligência, Fellini une o real e o ficcional, conduzindo o espectador por entre cenas delirantes e espetáculos grandiosos, mas trazendo-o, antes que se perca, de volta à realidade.

elenco: Federico Fellini, Riccardo Bill, Gigi Reder, Tino Scotti, Valentini, Fanfulla, Merli, Carlo Rizzo.

trailer: aqui

 

O’ RE

(Rei de Nápoles)

de Luigi Magni / música: Nicola Piovani

Itália, 90 min. drama, 1989,

sinopse: Em 1862, o Rei Francesco II de Borbone, o último rei das Duas Sicílias, vive exilado em Roma (capital dos Estados Pontifícios) com sua esposa Maria Sofia e o fiel mordomo Rafele. O rei perdeu seu trono após a conquista de seu reino pelas forças de Giuseppe Garibaldi e do Exército Piemontês. Maria Sofia tenta recuperar o Reino de Nápoles, apoiando a revolta de patriotas, rebeldes e bandidos (chamados de "briganti" pelo governo piemontês), mas Francesco está desmoralizado e não tem intenção de lutar. O rei de fato se fecha em si mesmo, expressando interesse pela religião e pelo sobrenatural.

elenco: Giancarlo Giannini, Luc Merenda, Ornella Muti, Carlo Croccolo, Corrado Pani, Anna Kanakis.

trailer: aqui

 

ADDIO FRATELLO CRUDELE

(Adeus, Irmão Cruel)

de Giuseppe Patroni Griffi / música: Ennio Morricone

Itália, 105 min., drama, 1971

sinopse: Giovanni ama sua irmã Annabella (estamos na Itália renascentista). O relacionamento incestuoso é interrompido pelo casamento de Annabella com o nobre Soranzo. Ele descobre o passado de sua esposa e exige vingança. Giovanni se vinga: primeiro mata a irmã e depois acaba sendo morto.

elenco: Angela Luce, Antonio Falsi, Charlotte Rampling, Fabio Testi, Oliver Tobias

trailer: aqui

 

STORIE DI VITA E MALAVITA

(Histórias do Submundo)

de Carlo Lizzani / música: Ennio Morricone

Itália, drama, 93 min, 1975

sinopse: Um drama sobre várias adolescentes de diferentes origens que são atraídas para a prostituição e entram em um mundo de violência e abuso que é quase impossível de deixar para trás.

Direção: Carlo Lizzani

elenco: Anna Rita Grapputo, Cinzia Mambretti, Cristina Moranzoni, Giuliana Rivera, Enzo Fisichella.

 

SPERIAMO CHE SIA FEMMINA

(Tomara que seja mulher)

de Mario Monicelli / música: Nicola Piovani

Itália, 120 min., comédia, 1986

sinopse: Elena Leonardi (Liv Ullmann) é descendente de uma rica e aristocrática família, vive em um velho casarão de campo com suas filhas Franca e Malvina, a sobrinha Martina, a criada Fosca e a filha desta, Immacolata. Com elas também estão o velho tio Gugo (Bernard Blier) e o lavrador Paride. O marido de Elena, o conde Leonardo Torrisi (Philippe Noiret), de quem é separada, vive em Roma gastando acima de suas posses. Leornardo chega ao casarão e tenta persuadir Elena a abrir um centro termal em suas propriedades. Ela não aceita a proposta, pois isso implicaria em vender parte da propriedade para conseguir o dinheiro.

elenco: Catherine Deneuve, Giuliano Gemma, Stefania Sandrelli, Bernard Blier, Philippe Noiret.

trailer: aqui

 

FILM D’AMORE E D’ANARCHIA

(Amor e Anarquia)

de Lina Wertmüller / música: Nico Rota

Itália, 125 min., comédia, 1973

sinopse: Itália, início dos anos trinta. Em "La Maison" de madame Ainda (Pina Cei), um "bordel" destinado aos sonhos proibidos dos prazeres da carne e do amor, é o local onde se cruzam os destinos de Salomé (Mariangela Melato), uma anarquista que deseja vingar a execução de seu noivo, morto injustamente por uma multidão enfurecida, de Tonino (Giancarlo Giannini), um ingênuo camponês que também procura vingança pela morte de um grande amigo e de Tripolina (Lina Polito), uma menina que, de alguma forma, quer vingar a morte de seu pai falecido durante a guerra. Três pessoas humildes e sofridas que unidas pela dor, procuram suas vinganças e se entrelaçam no amor e nos sonhos.

elenco: Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Eros Pagni, Lina Polito, Anna Bonaiuto, Isa Danieli.

trailer: aqui

 

IL MEDICO E LO STREGONE

(O médico e o charlatão)

de Mario Monicelli / música: Nico Rota

Itália, 102 min, comédia/romance, 1957

sinopse: A comédia "O Médico e o Charlatão" (1957) conta a saga de um médico que vai morar em uma pequena cidade, abre um consultório e tenta implantar campanhas de saúde para tratar a população segundo os princípios científicos. Ele, no entanto, precisa enfrentar a crença popular no curandeiro local, um homem idolatrado pelos habitantes locais.

elenco: Vittorio De Sica, Marcello Mastroianni, Marisa Merlini.

trailer: aqui

 


AMORI CHE NON SANNO STARE AL MONDO

 (Histórias de Amor Que Não Pertencem a Este Mundo)

de Francesca Comencini / música: Stelvio Cipriani

Itália, 92 min., drama, 2017

sinopse: Claudia e Flavio foram perdidamente apaixonados por muito tempo até este relacionamento feroz finalmente chegar ao fim. Claudia então se descobre uma alma perdida aos 50 anos de idade e começa uma batalha para reconquistar o coração de Flavio, apesar deste já́ não lhe pertencer. O filme retrata com muito bom humor poderosas histórias de amor com as quais todos nós podemos nos relacionar.

elenco: Lucia Mascino, Thomas Trabacchi, Carlotta Natoli, Valentina Bellè, Camilla Semino Favro.

trailer: aqui

 

L'ATTENTATO

(O Atentado)

de Yves Boisset / música: Ennio Morricone

França, 124min., suspense/thriller, 1972

sinopse: Após um golpe de Estado, o líder da oposição rebelde Africana se refugia em Geneva, Suíça. O ditador Kassar se une então à CIA e ao serviço secreto Francês para eliminar o ativista. Um plano é colocado em ação: o jornalista e informante da polícia, Darien, é obrigado a atrair Sadiel para França, com o pretexto de uma entrevista. Seria esse o fim da revolução?

elenco: Jean-Louis Trintignant, Michel Piccoli, Jean Seberg; Michel Bouquet; Roy Scheider; Gian Maria Volonté.

 

ANONIMO VENEZIANO

(O Anônimo Veneziano)

de Enrico Maria Salerno / música: Stelvio Cipriani

Itália, 84 min, drama romântico, 1970

sinopse: O maestro Enrico chama sua ex-mulher, Valeria, para um encontro em Veneza, depois de anos de separação. Ela teme que ele queira lhe tirar o filho. Durante a estadia, o amor renasce entre ambos. Enrico confessa que é um doente incurável e Valeria o ajuda a recuperar a dignidade, acompanhando-o nos ensaios para um concerto.

elenco: Florinda Bolkan, Tony Musante, Toti Dal Monte, Brizio Montinaro, Giuseppe Bella.

trailer: aqui

 

FILME COM ACESSIBILIDADE 

VIVA LA LIBERTÀ

(Viva a Liberdade)

de Roberto Andò / música: Marco Betta

Itália, 94 min. Comédia/drama, 2013

sinopse: A candidatura do secretário principal do partido da oposição, Enrico Oliveri (Toni Servillo), não está indo tão bem quanto planejada. Uma noite, após um debate, ele desaparece. Seu assessor e sua esposa dão início a uma busca sobre o porquê do desaparecimento e se mais alguém está envolvido nessa história. De repente, o secretário reaparece, agindo de forma diferente. Suas atitudes surpreendem a todos e fazem a cotação do partido subir. Tudo vai bem até que alguém resolve segui-lo.

elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Valeria Bruni Tedeschi.

trailer: aqui 

 


05 a 12 de novembro de 2021

exibições presenciais: Petra Belas Artes

R. da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo - SP 


05 de novembro a 05 de dezembro de 2021

exibições online e gratuitas

 

saiba mais

facebook

instagram

youtube 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...