01 a10 de novembro de 2021
online e gratuita: #CulturaEmCasa
links: textos em laranja
Com o distanciamento social, aliado ao uso de máscaras e à vacinação, necessário para se evitar a propagação da Covid.19, muitas Mostras e Festivais de Cinema, dos mais badalados aos mais regionais e menos conhecidos, encontraram nas plataformas online e gratuitas o veículo ideal para exibição das suas programações até a total liberação das salas de cinema. A alternativa deu tão certo, alcançando milhões de espectadores em todo o território nacional, que, com a volta da ocupação das salas de cinema, muitos realizadores estão optando pela exibição híbrida: presencial e online..., ou apenas online. É o caso da aguardada 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, parceria entre a Amigos da Arte e o Instituto Confúcio na Unesp, que será exibida gratuitamente, entre os dias 01 e 10 de novembro de 2021, exclusivamente pela democrática plataforma online #CulturaEmCasa.
Para Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte: “A exibição da 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, com filmes de alta qualidade, vem de encontro à missão da Amigos da Arte e da plataforma #CulturaEmCasa em oferecer o que há de melhor na cultura não só do Brasil mas também de outros países. E esta parceria com o Instituto Confúncio Unesp permite este tipo de ação, difundindo amplamente estas obras.”
A curadoria da 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim. O filme de estreia é Tudo ou Nada, do premiado diretor Zhou Hao, que será exibido pela primeira vez fora da China. Indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e ao Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, os dois na edição 2021, o filme explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e registra sua busca por redenção.
6ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS DE SÃO
PAULO
01/11/2021
(Guzhu)
direção: ZHOU Hao
Sinopse: O filme explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e registra sua busca por redenção. Com apenas três anos, Tong Meimei perde o pai, que comete suicídio. Mais tarde, ela sofre a perda de seu marido em um acidente de carro. Aos 12 anos, Yao Sunteck é molestado por um estranho enquanto se esconde da chuva e desde então se isola. Para ambos, a vida não passa de uma sequência infinita de sofrimento. A chegada da equipe de filmagem reabre feridas antigas, forçando o diretor a refletir sobre a ética do filme e sobre si mesmo.
Prêmios: Indicado ao Golden Goblet
de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai, 2021,
Indicado a Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, 2021.
02/11/2021
O BALÃO
(Qiqiu)
direção: Pema Tseden
Sinopse: Por causa de um preservativo, a família de Darje vai enfrentar uma série de decisões difíceis e constrangedoras. Durante os anos 1990, no planalto tibetano, Darje e Drolkar vivem uma vida serena com os três filhos e o avô, mas uma gravidez inesperada acaba com a harmonia e a tranquilidade da família. No ciclo de vida e morte, o que é mais importante: a alma ou a realidade?
Prêmios: Melhor Roteiro no
Allywood Film Critics Association Awards, (2021), Melhor Longa-Metragem, Melhor
Atriz no Festival Internacional de Cinema de Hainan, Melhor Roteiro, Melhor
Longa-Metragem no Festival Internacional de Cinema de Chicago, Melhor Filme no
CinemAsia Film Festival, Melhor Diretor de Longa Metragem no Huading Award,
entre outros.
03/11/2021
(Shaonian ban)
direção: XIAO Yang
Sinopse: Um grupo de adolescentes promissores é selecionado para um programa especial para jovens gênios. Ali, terão de lidar com sua falta de habilidade social perante os colegas “normais”.
Prêmios: Melhor Ator no
International Chinese Film Festival, 2015.
04/11/2021
(Jiaoqu de niao)
direção: QIU Sheng
Sinopse: Uma equipe de engenheiros é enviada para investigar a subsidência do solo na periferia da cidade. Depois de dias examinando a área já esvaziada, o engenheiro Hao entra em uma escola primária e encontra um diário que narra a história de um garoto e a separação de um grupo de amigos. Enquanto investiga, ele descobre uma estranha conexão com esse diário.
Prêmios: Melhor Longa Narrativo no
FIRST International Film Festival, Prêmio NETPAC no International Film Festival
& Award Macau, Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema
de São Francisco, 2019, Indicado a Melhor Filme de Estreia e Leopardo de Ouro
da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno,
Indicado a Melhor Filme, Competição Novos Diretores na Mostra Internacional de
Cinema de São Paulo, 2018.
05/11/2021
(Si ge chuntian)
direção: LU Qingyi
Sinopse: Documentário sobre o cotidiano de uma família na remota Dushan, cidade da província de Guizhou, no sudoeste da China. De forma subjetiva, as imagens registram a labuta diária, cantos, caminhadas na natureza, visitas de amigos e parentes, funerais, reuniões com colegas de escola e despedidas. Assim, o filme revela o estado de espírito dos dois personagens principais, os pais do próprio diretor, e suas atitudes perante uma perda irrecuperável.
Prêmios: Melhor Documentário no
FIRST International Film Festival, Prêmio do Júri para Melhor Documentário no
Beijing Student Film Festival, Film of Merit no Shanghai Film Critics Awards.
06/11/2021
(Feng ping lang jing)
direção: LI Xiaofeng
Sinopse: Condenado por um homicídio culposo há 15 anos, um fugitivo retorna para casa, onde é assombrado por seu passado. Ele acaba metido em um esquema que envolve a filha de sua vítima e descobre o que aconteceu de fato naquele dia da sua adolescência.
Prêmios: Indicado ao Melhor Filme
no International Film Festival & Awards Macau, Indicado ao Melhor Filme no
Festival Internacional de Cinema de Xangai e Indicado ao Prêmio da Audiência na
competição oficial no Glasgow Film Festival.
07/11/2021
(Yuan Longping)
direção: SHI Fenghe
Sinopse: Yuan Longping é o nome de um dos maiores cientistas agrícolas do nosso tempo, um herói que será para sempre lembrado na China e em todo o mundo. Dedicou toda a vida à pesquisa do arroz híbrido e contribuiu de forma significativa para as ações globais de preservação da segurança alimentar e redução da pobreza. Seu falecimento em 22 de maio de 2021 foi uma grande perda para a ciência agrícola da China. O filme conta a turbulenta jornada do “pai do arroz híbrido” ao persistir nas suas pesquisas desde o final dos anos 1950.
Prêmios: Ator Extraordinário e
Filme Extraordinário do Prêmio Huabiao para Cinema.
08/11/2021
(Wo yao women zai yiqi)
direção: SHA Mo
Sinopse: Qinyang
é um trabalhador esforçado que está tentando juntar dinheiro para se casar com
Yiyao, mas a realidade mantém o casal na pobreza e longe do sonho de um
casamento feliz. Esgotado, ele desiste da relação para que ela possa encontrar
alguém que lhe dê uma vida melhor. No entanto, depois de um telefonema da
amada, ele precisa correr para tê-la de volta antes que seja tarde demais.
09/11/2021
(Dida zhi mi)
direção SONG Wen
Sinopse:
Nos anos 1990, quatro amigos se apaixonam por uma mesma menina: Dongdong. Depois
de roubarem o combustível de um barco, eles sofrem retaliações e, como
resultado, Dongdong desaparece misteriosamente. Anos mais tarde, os quatro se
reencontram e são forçados a confrontar o passado e a verdade sobre o
desaparecimento da garota.
10/11/2021
(Ting er zou xian)
direção: GAN Jianyu
Sinopse: Desesperado por dinheiro depois de perder no jogo mais uma vez, Liu aceita participar de um esquema que revende um carro não registrado. O golpe, aparentemente simples, se complica quando ele encontra uma menina no porta-malas do veículo.
Prêmios: Indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Xangai, Indicado ao Melhor Ator Coadjuvante no Festival Internacional de Cinema de Macau, Indicado ao Prêmio do Júri para Melhor Filme no Beijing Student Film Festival, 2020.
************
#CulturaEmCasa
Lançada em 21 de abril de 2020, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. No dia 17 de julho deste ano, foi lançado também o aplicativo #CulturaEmCasa, com uma programação especial com apresentação do musical Auê, da Cia. Barca dos Corações Partidos.
O lançamento do app, disponível nas lojas Apple Store e Google Play, marca nova fase da plataforma #CulturaEmCasa. O app amplia ainda mais o acesso à programação da plataforma, que possui 4 mil conteúdos gratuitos das mais diferentes linguagens artísticas e para diversos públicos, atingindo 4 mil cidades e 165 países e 400 mil horas assistidas. Em comemoração ao aniversário de um ano da plataforma, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga, entre outros. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.
A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, de Araras e do Museu da Diversidade Sexual (MDS), como por exemplo, as Paradas, chamadas Mais Orgulho, apoiando e divulgando ações LGBTQIA+ no interior, região metropolitana e litoral do Estado de São Paulo. Entre as ações realizadas no ano passado, estão a exposição Queerentena, a primeira exposição digital idealizada pelo Museu, realizada em parceria com o Google Arts and Culture. As atividades culturais e ações de visibilidade têm como base a promoção dos direitos humanos, o combate à discriminação e a visibilidade da população LGBTQIA+. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea Cultural. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo e com o estado do Ceará, em que são transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense.
Amigos
da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário