sexta-feira, 29 de outubro de 2021

6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo

 

6ª MOSTRA  DE CINEMA CHINÊS DE SÃO PAULO

01 a10 de novembro de 2021

online e gratuita: #CulturaEmCasa

links: textos em laranja 

Com o distanciamento social, aliado ao uso de máscaras e à vacinação, necessário para se evitar a propagação da Covid.19, muitas Mostras e Festivais de Cinema, dos mais badalados aos mais regionais e menos conhecidos, encontraram nas plataformas online e gratuitas o veículo ideal para exibição das suas programações até a total liberação das salas de cinema. A alternativa deu tão certo, alcançando milhões de espectadores em todo o território nacional, que, com a volta da ocupação das salas de cinema, muitos realizadores estão optando pela exibição híbrida: presencial e online..., ou apenas online. É o caso da aguardada 6ª Mostra  de Cinema Chinês de São Paulo, parceria entre a Amigos da Arte e o Instituto Confúcio na Unesp, que será exibida gratuitamente, entre os dias 01 e 10 de novembro de 2021, exclusivamente pela democrática plataforma online #CulturaEmCasa. 

Para Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte: “A exibição da 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, com filmes de alta qualidade, vem de encontro à missão da Amigos da Arte e da plataforma #CulturaEmCasa em oferecer o que há de melhor na cultura não só do Brasil mas também de outros países. E esta parceria com o Instituto Confúncio Unesp permite este tipo de ação, difundindo amplamente estas obras. 

Tudo ou Nada

Séries e filmes asiáticos, antes restritos a um pequeno número de cinéfilos, a cada dia mais estão sendo aclamados pela crítica e público, ganhando prêmios de relevo e espaço definitivo no mercado cinematográfico. Com o objetivo de promover e ampliar o acesso à cinematografia chinesa, a 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por intermédio da Amigos da Arte, Instituto Confúncio na Unesp e Centro Cultural São Paulo, irá exibir online e gratuitamente, a partir de 01 de novembro de 2021, às 19h, 10 filmes, a maioria inédita no Brasil, pela plataforma #CulturaEmCasa. Os oito primeiros filmes ficarão disponíveis por sete dias após transmissão. E os dois  últimos ficarão na plataforma até o dia 20 de novembro de 2021 

A curadoria da 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim. O filme de estreia é Tudo ou Nada, do premiado diretor Zhou Hao, que será exibido pela primeira vez fora da China. Indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e ao Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, os dois na edição 2021, o filme explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e registra sua busca por redenção. 


A programação traz também outros trabalhos de diretores consagrados, como o belíssimo drama tibetano O Balão, de Pema Tseden, que recebeu mais de 22 prêmios internacionais, entre eles, um especial em Veneza, e Aves Suburbanas, de QIU Sheng, indicado a Melhor Filme de Estreia e Leopardo de Ouro da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno. 

 

6ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS DE SÃO PAULO

01/11/2021 


TUDO OU NADA  

(Guzhu)

 direção: ZHOU Hao

Sinopse: O filme explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e registra sua busca por redenção. Com apenas três anos, Tong Meimei perde o pai, que comete suicídio. Mais tarde, ela sofre a perda de seu marido em um acidente de carro. Aos 12 anos, Yao Sunteck é molestado por um estranho enquanto se esconde da chuva e desde então se isola. Para ambos, a vida não passa de uma sequência infinita de sofrimento. A chegada da equipe de filmagem reabre feridas antigas, forçando o diretor a refletir sobre a ética do filme e sobre si mesmo. 

Prêmios: Indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai, 2021, Indicado a Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, 2021.

 

02/11/2021

O BALÃO

(Qiqiu)

direção: Pema Tseden

Sinopse: Por causa de um preservativo, a família de Darje vai enfrentar uma série de decisões difíceis e constrangedoras. Durante os anos 1990, no planalto tibetano, Darje e Drolkar vivem uma vida serena com os três filhos e o avô, mas uma gravidez inesperada acaba com a harmonia e a tranquilidade da família. No ciclo de vida e morte, o que é mais importante: a alma ou a realidade? 

Prêmios: Melhor Roteiro no Allywood Film Critics Association Awards, (2021), Melhor Longa-Metragem, Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Hainan, Melhor Roteiro, Melhor Longa-Metragem no Festival Internacional de Cinema de Chicago, Melhor Filme no CinemAsia Film Festival, Melhor Diretor de Longa Metragem no Huading Award, entre outros.

 

03/11/2021


A ARCA DO SR. CHOW 

(Shaonian ban)

direção: XIAO Yang

Sinopse: Um grupo de adolescentes promissores é selecionado para um programa especial para jovens gênios. Ali, terão de lidar com sua falta de habilidade social perante os colegas “normais”. 

Prêmios: Melhor Ator no International Chinese Film Festival, 2015.

 

04/11/2021


AVES SUBURBANAS

(Jiaoqu de niao)

direção: QIU Sheng

Sinopse: Uma equipe de engenheiros é enviada para investigar a subsidência do solo na periferia da cidade. Depois de dias examinando a área já esvaziada, o engenheiro Hao entra em uma escola primária e encontra um diário que narra a história de um garoto e a separação de um grupo de amigos. Enquanto investiga, ele descobre uma estranha conexão com esse diário. 

Prêmios: Melhor Longa Narrativo no FIRST International Film Festival, Prêmio NETPAC no International Film Festival & Award Macau, Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de São Francisco, 2019, Indicado a Melhor Filme de Estreia e Leopardo de Ouro da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno, Indicado a Melhor Filme, Competição Novos Diretores na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2018.

 

05/11/2021


QUATRO PRIMAVERAS 

(Si ge chuntian)

direção: LU Qingyi

Sinopse: Documentário sobre o cotidiano de uma família na remota Dushan, cidade da província de Guizhou, no sudoeste da China. De forma subjetiva, as imagens registram a labuta diária, cantos, caminhadas na natureza, visitas de amigos e parentes, funerais, reuniões com colegas de escola e despedidas. Assim, o filme revela o estado de espírito dos dois personagens principais, os pais do próprio diretor, e suas atitudes perante uma perda irrecuperável. 

Prêmios: Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, Prêmio do Júri para Melhor Documentário no Beijing Student Film Festival, Film of Merit no Shanghai Film Critics Awards.

 

06/11/2021


UM PORTO SEGURO  

(Feng ping lang jing)

direção:  LI Xiaofeng

Sinopse: Condenado por um homicídio culposo há 15 anos, um fugitivo retorna para casa, onde é assombrado por seu passado. Ele acaba metido em um esquema que envolve a filha de sua vítima e descobre o que aconteceu de fato naquele dia da sua adolescência.  

Prêmios: Indicado ao Melhor Filme no International Film Festival & Awards Macau, Indicado ao Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Xangai e Indicado ao Prêmio da Audiência na competição oficial no Glasgow Film Festival.

 

07/11/2021


YUAN LONGPING

(Yuan Longping)

direção:  SHI Fenghe

Sinopse: Yuan Longping é o nome de um dos maiores cientistas agrícolas do nosso tempo, um herói que será para sempre lembrado na China e em todo o mundo. Dedicou toda a vida à pesquisa do arroz híbrido e contribuiu de forma significativa para as ações globais de preservação da segurança alimentar e redução da pobreza. Seu falecimento em 22 de maio de 2021 foi uma grande perda para a ciência agrícola da China. O filme conta a turbulenta jornada do “pai do arroz híbrido” ao persistir nas suas pesquisas desde o final dos anos 1950. 

Prêmios: Ator Extraordinário e Filme Extraordinário do Prêmio Huabiao para Cinema.

 

08/11/2021


QUERO UMA VIDA COM VOCÊ

(Wo yao women zai yiqi)

direção: SHA Mo

Sinopse: Qinyang é um trabalhador esforçado que está tentando juntar dinheiro para se casar com Yiyao, mas a realidade mantém o casal na pobreza e longe do sonho de um casamento feliz. Esgotado, ele desiste da relação para que ela possa encontrar alguém que lhe dê uma vida melhor. No entanto, depois de um telefonema da amada, ele precisa correr para tê-la de volta antes que seja tarde demais.

 

09/11/2021


O ENIGMA DA CHEGADA

(Dida zhi mi)

direção SONG Wen

Sinopse: Nos anos 1990, quatro amigos se apaixonam por uma mesma menina: Dongdong. Depois de roubarem o combustível de um barco, eles sofrem retaliações e, como resultado, Dongdong desaparece misteriosamente. Anos mais tarde, os quatro se reencontram e são forçados a confrontar o passado e a verdade sobre o desaparecimento da garota.

 

10/11/2021


TURBILHÃO

(Ting er zou xian)

direção:  GAN Jianyu

Sinopse: Desesperado por dinheiro depois de perder no jogo mais uma vez, Liu aceita participar de um esquema que revende um carro não registrado. O golpe, aparentemente simples, se complica quando ele encontra uma menina no porta-malas do veículo. 

Prêmios: Indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Xangai, Indicado ao Melhor Ator Coadjuvante no Festival Internacional de Cinema de Macau, Indicado ao Prêmio do Júri para Melhor Filme no Beijing Student Film Festival, 2020. 


************


INSTAGRAM

TWITTER

 

#CulturaEmCasa

Lançada em 21 de abril de 2020, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. No dia 17 de julho deste ano, foi lançado também o aplicativo #CulturaEmCasa, com uma programação especial com apresentação do musical Auê, da Cia. Barca dos Corações Partidos 

O lançamento do app, disponível nas lojas Apple Store e Google Play, marca nova fase da plataforma #CulturaEmCasa. O app amplia ainda mais o acesso à programação da plataforma, que possui 4 mil conteúdos gratuitos das mais diferentes linguagens artísticas e para diversos públicos, atingindo 4 mil cidades e 165 países e 400 mil horas assistidas. Em comemoração ao aniversário de um ano da plataforma, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga, entre outros. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia. 

A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, de Araras e do Museu da Diversidade Sexual (MDS), como por exemplo, as Paradas, chamadas Mais Orgulho, apoiando e divulgando ações LGBTQIA+ no interior, região metropolitana e litoral do Estado de São Paulo. Entre as ações realizadas no ano passado, estão a exposição Queerentena, a primeira exposição digital idealizada pelo Museu, realizada em parceria com o Google Arts and Culture. As atividades culturais e ações de visibilidade têm como base a promoção dos direitos humanos, o combate à discriminação e a visibilidade da população LGBTQIA+. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro. 

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea Cultural. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo e com o estado do Ceará, em que são transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense. 

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.  


quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Crítica: Este Mundo é um Hospício

 

ESTE MUNDO É UM HOSPÍCIO

(Arsenic and Old Lace)

por Joba Tridente

links: texto em laranja 

Há quem garanta que uma boa gargalhada, ou mesmo um sorriso tímido, melhora o astral de qualquer pessoa, pois o nosso cérebro libera doses ideais de serotonina, endorfina e dopamina contra a depressão (em qualquer idade)..., e o melhor: não tem contraindicação! 

A mim, o gênero mais difícil para um autor (de cinema, literatura, arte visual, teatro) trabalhar é a comédia. No cinema, por exemplo, não é fácil alcançar o tom certo do diálogo, da gag visual, do timing do ator e, claro, do diretor na condução da hilariância que agrade a todas as plateias. Pois, o que soa engraçado para um espectador pode soar ofensivo para outro..., principalmente em tempos de correção de humor e de ideologia do politicamente correto. Controvérsias à parte, para quem está precisando de um pouco humor na sua vida, de dar muita gargalhada, de dar um chega pra lá na tristeza, a comédia Este Mundo é um Hospício (Arsenic and Old Lace, 1944), obra-prima de Frank Capra (1897-1991), no melhor estilo da comédia pastelão, é recomendada sem moderação. 


Baseada na peça teatral homônima, de grande sucesso na Broadway (1939 a 1944) e em Londres, do dramaturgo Joseph Kesselring (1902-1967), coautor do roteiro com Julius J. Epstein e Philip G. Epstein, a comédia de humor negro Este Mundo é um Hospício se passa no Dia das Bruxas, praticamente entre a sala e a cozinha de uma velha casa, ladeada por um cemitério familiar, no Brooklyn, Nova York, em 1941.

A narrativa, que começa com o casamento secreto do escritor e crítico de teatro Mortimer Brewster (Cary Grant) com Elaine Harper (Priscilla Lane), acompanha ocorrências bizarras na casa dos Brewster, onde as abnegadas irmãs Martha (Jean Adair) e Abby Brewster (Josephine Hull) fazem o melhor que podem para ajudar os seus hóspedes idosos e solitários a encontrar a paz merecida. Este poderia ser mais um tranquilo dia outonal, mas, quando Mortimer chega para dar a notícia do casamento às suas tias solteironas, pegar os originais de seu próximo livro e viajar em lua de mel para as Cataratas do Niágara, encontra um homem morto dentro de um baú na sala. Totalmente descontrolado com a cena e acreditando que o autor do crime é o seu irmão maluco Teddy (John Alexander), ele conta do morto para as suas bondosas tias e fica sabendo que a história do cadáver no baú é bem mais estranha. Como se não bastasse o caso “horripilante”, enquanto Mortimer sai de casa, atrás de papéis para internar o irmão Teddy no Sanatório Happy Dale, outro irmão, o psicopata Jonathan Brewster (Raymond Massey), na companhia do seu cirurgião plástico Dr. Einstein (Peter Lorre), chega para visitar as doces titias. 


Aí, a confusão criminal não poderia ser maior. E a situação que começou assim meio nonsense vai se tornando cada vez mais picaresca, na medida em que personagens culpados e inocentes começam a dividir o mesmo espaço com suas idiossincrasias. É melhor parar por aqui, para não cometer spoiler e estragar a sessão do riso solto e o suspense matreiro sobre o destino dos mortos (sim, há mais um a caminho) e dos vivos enlouquecidos com tanta maluquice..., nessa comédia de costumes e também de erros. 


Este Mundo é um Hospício é daquelas comédias malucas e em ritmo alucinante (tipo desenho animado insano) de dar dor no queixo de tanto rir. O roteiro é excelente, os diálogos são divertidos, os personagens são doidos de pedra e o elenco embarca com vontade na história absurda, a ponto de, em algumas sequências não se distinguir protagonistas e coadjuvantes..., no roubo de cenas. Aliás, o elenco, ao qual se juntam ainda Jack Carson (policial O’Hara), Edward Everett Horton (Mr. Witherspoon), James Gleason (tenente Rooney), Grant Mitchell (Reverendo Harper), Garry Owen (motorista de taxi), é simplesmente espetacular. 


A direção leve e solta de Frank Capra (Aconteceu naquela noite; A felicidade não se compra; Do mundo nada se leva) é irretocável..., e a sua maestria fica mais evidente na personificação esperta do psicopata Jonathan, cuja face lembra a do ator Boris Karloff no filme Frankenstein, numa ótima piada autorreferencial, já que Karloff interpretou Jonathan na montagem teatral da Broadway. Sacada de gênio! É difícil citar o ponto alto (o mais engraçado) da trama, pois ela vai num crescendo e sempre ultrapassa os limites esperados. Quando se acha que o enredo não tem mais de onde tirar a graça, lá vem outra blague sensacional. E como é filme de boa safra, não tem piadas escatológicas e nem de duplo sentido. No retoque final, a que se destacar também a música de Max Steiner, a impressionante montagem dinâmica de Daniell Mandell e a fotografia pra lá de espirituosa de Sol Polito. 

Este Mundo é um Hospício, que está na lista dos 100 filmes americanos mais engraçados de todos os tempos, do American Film Institute, estreia dia 28/10/2021 no serviço de streaming Petra Belas Artes À LA CARTE, com mais seis novos títulos*.

 

NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha. 

Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba. 

 

Cine Clube Italiano

22 a 28 de outubro de 2021

online e gratuitamente

(links: texto em laranja)

 

 (Itália, 2019, 103min, Crime/Drama)

Dir.: Sergio Rubini

Elenco: Sergio Rubini, Rocco Papaleo, Bianca Guaccero, Ivana Lotito

Sinopse: Subúrbios de Taranto. Durante um assalto, um dos três cúmplices, Tonino conhecido como Poodle, aproveitando a distração dos outros dois, rouba todo o saque e foge.

Curiosidades: O diretor Sergio Rubini é também ator e já atuou em diversos filmes famosos, como O Talentoso Ripley (1999), de Anthony Minghella, e Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson. O produtor Domenico Procacci é o mesmo de filmes de sucesso do cinema italiano, como Respiro (2003), que está disponível no À La Carte; Caos calmo (2008), estrelado por Nanni Moretti; Gomorra (2008), de Matteo Garrone; O Primeiro que Disse (2010), de Ferzan Ozpetek; e Habemus Papam (2011), de Nanni Moretti. Sergio Rubini, diretor do filme, interpreta o personagem Renato, um dos dois protagonistas.

 

Bate-papo ao vivo

O Grande Espírito

27.10.2021, às 18h30

Como parte da programação, será realizado um bate-papo ao vivo sobre o filme no dia 27 de outubro às 18h30 no canal do Youtube do À LA CARTE, com a participação da jornalista Isabela Boscov, Léo Mendes, gerente de inteligência do Belas Artes Grupo, e Michele Gialdroni, diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

 

Cine Clube Italiano

O Cine Clube italiano é uma programação realizada pelo streaming de filmes À La Carte e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. De maio a novembro de 2021 serão realizadas sete edições mensais que trarão filmes italianos recém-lançados e inéditos no circuito comercial brasileiro que serão seguidos de uma programação especial. Os filmes terão acesso gratuito por uma semana no À LA CARTE e as programações acontecerão no canal do YouTube do streaming. 

Para a próxima edição (26/11/2021 a 02/12/2021) está programado o filme Duas Famílias/I Predatori.

 

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (ou Istituto Italiano di Cultura di San Paolo) é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano. 

À LA CARTE é um streaming (por assinatura) de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos, e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super  premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, espanhola, britânica e suíça. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.

 

*estreias

Petra Belas Artes À LA CARTE

Entre as estreias que chegam na quinta-feira, 28 de outubro de 2021, estão: Este Mundo é um Hospício (1944), de Frank Capra e estrelado por Cary Grant; o italiano O Último Prosecco (2017), de  Antonio Padovan; Grandes esperanças (1946), de David Lean,  uma incrível adaptação do romance homônimo de Charles Dickens, e que levou dois Oscars, incluindo o de Melhor Fotografia e Irmãos Grimm (2005), de Terry Gilliam (ex-integrante do grupo Monty Python e diretor de obras como Brazil - disponível no À LA CARTE- e Os 12 Macacos), o longa combina a história verídica dos irmãos Grimm, com o enredo de suas próprias tramas. A estreia nacional fica por conta de As duas faces da moeda (1969), do homenageado do mês no À La Carte, Domingos de Oliveira. 

Para os que procuram por um filme inusitado, o À LA CARTE apresenta um filme de Gana! Nazistas africanos do Kung-fu é a ambiciosa colaboração do diretor e jornalista alemão Sebastian Stein e do diretor Samuel K. Nkansah, também conhecido como Ninja-Man, de Gana. Juntos, eles criaram um filme independente, que após seu elogiado lançamento internacional na Alemanha (o Die Zeit, maior semanal do país, o definiu como “Totalmente maluco - o maior filme ganense de todos os tempos!"), virou cult no Japão. Uma mistura de comédia e ação, o filme faz uma homenagem à idade de ouro do cinema de artes marciais dos anos 1970! 

E para fechar, o À LA CARTE traz um Super Lançamento, “Irmãos à italiana”, longa que estreou nos cinemas em julho, e que estará disponível para aluguel a partir da sexta-feira, 29 de outubro de 2021. 

 

(Finché c'è Prosecco c'è Speranza)

Itália, 2017, Comédia, 101 min, 14 anos
Direção: Antonio Padovan
Elenco: Giuseppe Battiston, Rade Serbedzija, Liz Solari

Sinopse: O filme acompanha o inspetor Stucky investigando uma série de assassinatos e o suicídio teatral de Desiderio Ancillotto, um conde que mora nas colinas de Conegliano e Valdobbiadene, em uma história que narra o conflito entre a ganância e o respeito à terra. O filme, baseado no romance homônimo de Fulvio Ervas, marca a estreia de Antonio Padovan na direção de longa-metragem e  foi vencedor do prêmio de Melhor Fotografia no Festival Cape Town 2017.

 

GRANDES ESPERANÇAS 

(Great expectations)

Reino Unido, 1946, Aventura, 118 min, 14 anos

Direção: David Lean

Elenco: John Mills, Valerie Hobson, Tony Wager

Sinopse: O pobre Pip, ainda criança, apaixona-se por Estella, que vive com a amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe almofadinha, mas seu coração continua pertencendo a à fria Estella.

 

IRMÃOS GRIMM 

(Brother´s Grimm)

EUA, República Tcheca, Reino Unido, 2005, Comédia, 118 min, 14 anos

Direção: Terry Gilliam

Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Monica Bellucci

Sinopse: Famosos por seus contos cheios de criaturas sobrenaturais, os Grimm são mandados para uma floresta encantada quando o governo de Napoleão Bonaparte descobre que eles ganham dinheiro contando mentiras.

 

AS DUAS FACES DA MOEDA

Brasil, 1969, Comédia, 92 min, Livre

Direção: Domingos de Oliveira

Elenco: Adriana Prieto, Fregolente, Oduvaldo Vianna Filho, Neuza Amaral e Jorge Dória

Sinopse: Funcionário público sonha com o Anjo da Morte, que lhe avisa que ele terá menos de 24 horas de vida. Acreditando no sonho, ele passa a tomar as providências: pede demissão do trabalho, pega dinheiro no banco e dá para sua filha se casar, e se encontra com o amante da esposa para conversar sobre o caso

 

NAZISTAS AFRICANOS DO KUNG-FU

(African Kung-fu nazis)

Gana, 2019, comédia, 84 min, 16 anos

Samuel K. Nkansa e Sebastian Stein

Elenco: Elisha Okyere, Kwaku Adu e Yoshito Akimoto.

Sinopse: Acredite se quiser! Ao contrário do que dizem os livros de História, Adolf Hitler não cometeu suicídio, ele fugiu para o continente africano em seu submarino. Com o apoio do general japonês Hideki Tojo, famoso simpatizante nazista, Hitler planeja conquistar o mundo de novo, começando por Gana. Lá, ele destrói uma escola de Kung-Fu, matando seu líder. De luto pelo mestre, seu mais fiel discípulo busca vingança participando do torneio de artes marciais de Hitler. Nesta louca mistura de nazismo com Kung-Fu, apenas um homem pode parar o "kung-fuhrer"!

Curiosidades: Com exceção do roteirista e codiretor alemão Sebastian Stein, que interpreta Adolf Hitler, e de seu amigo japonês Yoshito Akimoto, que assumiu o papel de Hideki Tojo, os demais atores são todos ganeses e nigerianos. Durante as filmagens, o proprietário de uma das locações pensou que a encenação era uma cerimônia vodu, por causa das bandeiras, adereços e fantasias, e a equipe foi expulsa do local. Com apenas quatro semanas de filmagens, a produção teve orçamento total equivalente a 20 mil dólares.

 

IRMÃOS À ITALIANA

Itália, 2020, Drama, 120 min, 14 anos

Direção: Claudio Noce

Elenco:  Pierfrancesco Favino, Barbara Ronchi, 

Mattia Garaci e Francesco Gheghi

Sinopse: Roma, 1976. Valerio tem 10 anos e uma imaginação fértil. Sua vida de criança vira de cabeça para baixo quando ele testemunha o atentado a seu pai Alfonso por um comando terrorista. Desde então, o medo e uma sensação de vulnerabilidade marcam dramaticamente os sentimentos de toda a família. Mas é justamente nesses dias difíceis que Valerio conhece Christian, um menino um pouco mais velho que ele, solitário, rebelde e ousado. Esse encontro, em um verão repleto de descobertas, mudará suas vidas para sempre.

Curiosidades: Pierfrancesco Favino conquistou o prêmio Coppa Volpi de Melhor Ator por seu papel em Irmãos à Italiana no Festival de Veneza 2020. A história é baseada na infância do próprio diretor, Claudio Noce, cujo pai era vice-diretor da polícia de Roma, e foi alvo de um atentado nesta época, conhecida na Itália como “os anos de chumbo”. O ataque real que inspirou o filme aconteceu em 14 de dezembro de 1976, conduzido por membros do NAP (Núcleos Proletários Armados), a organização terrorista de esquerda mais poderosa do sul da Itália no início dos anos 1970. Este filme estará disponível para aluguel a partir das 12h de 29 de outubro de 2021, por R$ 12,90.

 

saiba mais sobre o

 Petra Belas Artes À LA CARTE

e sobre cadastro e assinatura

do serviço de streaming

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...