segunda-feira, 19 de abril de 2021

1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia

 

1ª MOSTRA DE CINEMA FANTÁSTICO DE RONDÔNIA

20 a 26 de abril de 2021

ONLINE  e GRATUITA

Se você também é fã do cinema fantástico, não vai ter tempo nem de chorar tenebrosas lágrimas da imaginação passada. Pois, logo após o encerramento do XVII FANTASPOA, já pode pegar carona no trem dos arrepios da 1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia - FANTACINE. e apreciar filmes “que rompem a barreira da naturalidade, realidade, englobando os gêneros de ficção científica, terror, suspense, thriller e fantasia

A mostra audiovisual FANTACINE não é competitiva e em sua edição em formato online, exibirá, de 20 a 26 de abril de 2021, produções do cinema de gênero fantástico brasileiro, sobretudo àquelas realizadas na região Norte do País. Além dos filmes o espectador poderá usufruir de ações formativas, que visam à capacitação de profissionais do cenário audiovisual rondoniense, criando oportunidades para profissionalização desses artistas, como a Masterclass sobre produção de Cinema Fantástico no Brasil, ministrada por Rodrigo Aragão (inscrições encerradas) e a Oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada por Stephania Amaral e Isabel Wittmann (inscrições encerradas).

A programação virtual da 1ª FANTACINE, composta por 26 filmes em curta-metragem (produzidos em 12 estados brasileiros), está dividida em Mostra Anhangá (8 filmes), Mostra Boiúna (7 filmes) e Mostra Akuanduba (11 filmes).  Como forma de promover o pensamento crítico, a reflexão dos encontros e fomentar os diálogos sobre os filmes exibidos, a FANTACINE ofertará ao público o acesso virtual aos três debates sobre as mostras temáticas dessa edição. Os encontros, realizados e transmitidos online, de 23 a 25 de abril de 2021, através do site www.fantacine.com.br (na aba debates - dentro da programação da Mostra), reunirão representantes das obras exibidas e os curadores Gian Orsini, Ian Abé, Betânia Avelar.


 PROGRAMAÇÃO ONLINE E GRATUITA

filmes disponíveis no portal 1ª FANTACINE

das 23h59 do dia 23/04/2021 às 23h59 do dia 25/04/2021

os horários serão referentes ao horário de Brasília

 

20/04/2021 - TERÇA-FEIRA

19h - Abertura oficial no site www.fantacine.com.br

19h às 22h: Oficina de Crítica cinematográfica

(apenas para selecionados)

 

21/04/2021 - QUARTA-FEIRA

19h às 22h: Oficina de Crítica cinematográfica

(apenas para selecionados)

 

22/04/2021 - QUINTA-FEIRA

19h às 22h - Masterclass

Produção de Cinema Fantástico no Brasil

(apenas para selecionados)

 

AS MOSTRAS


A Mostra Akuanduba faz um recorte temático sobre a produção da ficção científica brasileira. “Através da construção deste pequeno recorte de obras que buscam compreender alguns anseios e temores da sociedade contemporânea, a relação entre os seres viventes (humanos ou não), a tecnologia e a política, nossos medos e projeções catastróficas são tecidas na tela por meio de uma potente e diversificada produção que vislumbra o futuro como imposição da necessidade de questionar o presente, as causas e efeitos que nos fizeram caminhar até aqui”, comenta o curador Gian Orsini. 

Os filmes escolhidos sob o recorte específico da temática são: Missão Berço Esplêndido (SP), de Joel Caetano; E agora, Você (PB), de Edson Lemos Akatoy; Sobre Nossas Cabeças (BA), de Susan Kalik e Thiago Gomes; Ex-humanos (PE), de Mariana Porto; Atrofia (PE), de Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang; Carta ao presidente Francis Pierce ou Algo sobre nosso tempo (SP), de Well Darwin e Psicotikka; DNA-M Deus Não Acredita em Máquinas (PB), de Ely Marques Ferreira; Nave Mãe (RJ), de Eloi Leones e Yuri de Carvalho Lobo; LU-MEN (BA), de André Ottero e Murilo Rocha; Tá Foda (RS), de Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres, Victoria Alves; O Prazer de Matar Insetos (RJ), de Leonardo Martinelli.

 


A Mostra Boiúna, traz o universo mítico para o centro da sua discussão. Segundo a curadora Betânia Avelar, “como os domínios turvos das águas dos rios em que habita a Boiúna, o cinema fantástico mítico persegue rastros serpenteados do perturbador universo do aterrorizante e do sobrenatural. O universo mítico costuma ser um recurso e um dos caminhos mais enigmáticos na atmosfera do cinema fantástico”. 

Os filmes que integram essa mostra são: Mãtãnãg, A Encantada (MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho; Vendo Boto (AM), de Nonato Tavares; A Barca (AL), de Nilton Resende; Fundo do Céu (BA), de Matheus Vianna; Rasga Mortalha (MA), de Thiago Martins de Melo; Jamary (AM), de Begê Muniz; ECO (ES), de Lucas de Carvalho Costa.

 


A Mostra Anhangá se notabiliza pela diversidade dos olhares e das formas de construção do horror. “Entre tantos curtas-metragens de horror que foram inscritos, vimos, nos filmes selecionados, os medos residentes em nossa sociedade. Talvez, isso marque o nosso cinema de horror. Nossa mostra apresenta um pouco dessa catarse social. Filmes que retratam o medo de si, do próximo, do social, da história, do espiritual, do desconhecido. Através do cinema de horror, esses medos são expostos. Divididos. Vividos.”, comenta o curador Ian Abé.

Para esse recorte temático, as obras que integram a programação são: 290 Venenos (MT), de Petter Baiestorf; EGUM (RJ), de Yuri Costa; Náusea (PR), de Thomas Webber; Ouroboros (SP), de Adriano Gomez; Sol (SP), de Carlos G. Gananian; O buraco (AM), de Zeudi Souza; Onze Minutos (BA), de Hilda Lopes Pontes; Conte sua história ou Entregue sua alma (RJ), de Andrea Avancini.

 

23/04/2021 - SEXTA-FEIRA

durante todo o dia

Exibição das Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.

8h às 18h: Debate da Mostra Akuanduba,

com mediação do curador Gian Orsini.

 

24/04/2021 - SÁBADO

durante todo o dia

Exibição das Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.

8h às 18h: Debate da Mostra Boiúna,

com mediação da curadora Betânia Avelar.

 

Dia 25/04/2021 - DOMINGO

durante todo o dia

Exibição das Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.

8h às 18h: Debate da Mostra Anhangá,

com mediação do curador Ian Abé.

 

26/04/2021 - SEGUNDA-FEIRA

8h às 22h: Encerramento oficial no site www.fantacine.com.br

8h às 22h: Exibição dos filmes de encerramento:

MAKINARIA (PB), curta-metragem de animação, de Igor Tadeu

O NÓ DO DIABO (PB), longa-metragem de terror, de Ian Abé, 

Ramon Porto, Jhésus Tribuzi e Gabriel Martins.

 


acompanhe a 1ª FANTACINE

Na Web

No Instagram

No Facebook

No Twitter

 e-mail oficial: contato@fantacine.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...