quarta-feira, 25 de março de 2015

Animação: Até Que a Sbórnia nos Separe


Estreia nesta quinta, 26 de Março de 2015, aqui em Curitiba, mais uma animação brasileira que, com certeza, vai dar muito que falar: Até Que a Sbórnia nos Separe, uma adaptação do megassucesso espetáculo musical Tangos & Tragédias. Ainda não vi, mas sei que vou gostar. Por enquanto, fique com o release abaixo.

Em 1984, o espetáculo Tangos & Tragédias estreou no Rio Grande do Sul contando a história dos músicos Kraunus Sang e Maestro Plestkaya, personagens naturais de um país chamado Sbórnia. Ao longo do espetáculo, eles revelam que fugiram do tal país após a chegada do rock ‘n’ roll e que se refugiaram no Rio Grande do Sul. Mais de um milhão de pessoas embarcaram nesta viagem e assistiram ao espetáculo musical durante suas quase três décadas de exibição. Agora, chegou a vez deste universo de Kraunus e Plestkaya ser reconstruído no cinema pela animação Até Que a Sbórnianos Separe, dirigida por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.


O filme foi lançado no Rio Grande do Sul, para depois seguir para outras praças. Curitiba recebe o filme a partir de 26 de março, com exibições em 3D no Cineplus Jardim das Américas (Shopping Jardim das Américas) e no Cineplex Batel (Shopping Novo Batel).

O longa-metragem é, para Guerra, uma verdadeira viagem de entrega e identificação pessoal. “Desde que vi Tangos & Tragédias, guardei a história como uma carta na manga. Virou uma referência para mim."


O filme, que marca época no Rio Grande do Sul sendo a primeira produção gaúcha a chegar aos cinemas também em cópias 3D, é resultado de um trabalho meticuloso. Durante sua produção, mais de 100 desenhistas de diferentes pontos do país estiveram envolvidos no projeto, dando vida a cerca de 500 mil desenhos que se materializam ao longo dos 90 minutos do filme. Até Que a Sbórnia nos Separe ainda é um marco para a própria Otto Desenhos Animados, produtora do filme que está há 35 anos no mercado: esta é a primeira animação inteiramente digital da Otto, sem uso de papel.

Quem comanda a animação ao lado do gaúcho Otto Guerra é o carioca vencedor do Emmy, Ennio Torresan Jr., que, há quase duas décadas, atua como animador na Dreamworks, sediada nos Estados Unidos. O co-diretor revela que fazer “Sbórnia” foi uma experiência única na sua carreira: “Quando li o roteiro, foi amor à primeira vista. Não conseguia parar de pensar no projeto. Foi algo compulsivo, mas no bom sentido. Tentei não trazer nada de fora, e sim fazer algo inverso, novo. É um filme diferente de tudo que já fiz. O que existe em comum é a paixão por fazer animação”.



Até Que a Sbórnia nos Separe marca ainda o último trabalho do músico Nico Nicolaiwewsky, falecido em fevereiro de 2014. Ao lado de seu colega Hique Gomez, Nicolaiewsky esteve diretamente envolvido na realização do filme, e deu voz ao protagonista Maestro Plestkaya, personagem que interpretava nos palcos. O elenco de dubladores ainda traz nomes como Fernanda Takai, Arlete Salles e André Abujamra (responsável pela trilha instrumental, que conta ainda com músicas do espetáculo).

NOTA: Enquanto não confere a animação num cinema perto de você, que tal dar uma olhadinha no portal do Até Que a Sbornia nos Separe..., assistir ao trailer e saber um pouco mais do trabalho Otto Desenhos Animados?

EXIBIÇÕES e PRÊMIOS: Prêmio RGE/Fundacine - Lei de Incentivo à Cultura RS. Prêmio Adicional de Renda – ANCINE. Melhor Filme Longa-Metragem – Júri Popular e Melhor Direção de Arte Longa-Metragem - Mostra Competitiva Longas-Metragens Brasileiros - no 41º Festival de Cinema de Gramado (2013). Melhor Filme Ficção Longa-Metragem - Júri Popular – na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2013). Selecionado para Waterloo Festival for Animated Cinema (WFAC) – (Waterloo - Canadá) (2013). Selecionado para o 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano - (Havana - Cuba). Menção do Jurado Jovem no 17º Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2014). Selecionado para o HAFF - Holland Animation Film Festival (2014). Selecionado para o Anifilm 05 - (República Checa - 2014) Selecionado para o Annecy 2014 - Out of competition (Annecy - 2014). Selecionado para o Animamundi - RJ e SP (2014). Selecionado para o Ottawa International Animation Festival – Ottawa (2014). Convidado para o VI Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco (2014). Selecionado para o 12º FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil (2014). Selecionado para o VAF - Viborg Animations Festival - Viborg - Dinamarca (2014). Selecionado para o 12º MUMIA – BH 2014 Selecionado para o 9º Anim´est - Bucareste - Romênia (2014). Selecionado para o 4º Be There! Festival - Corfu – Grécia (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...