quinta-feira, 26 de junho de 2014

Crítica: Jersey Boys: Em Busca da Música


Acredito que a irresistível canção Can't Take My Eyes Off You, lançada por Frankie Valli em 1967, por conta do grande número de versões, seja uma das suas interpretações mais conhecidas aqui no Brasil. Basta os primeiros acordes para a gente já querer sair dançando. Antes da sessão de Jersey Boys achei que conhecia nada do Frakie Valli e o The Four Seasons.  Durante o filme reconheci pelo menos umas três canções. Essa falha na memória talvez se justifique porque nos anos 1960, pré-adolescente, no interior de São Paulo, os meus ouvidos eram ocupados por Beatles, Beach Boys, Bee Gees, Elvis..., entre outros pop rock que rolavam no rádio.

Jersey Boys: Em Busca da Música (Jersey Boys, EUA, 2014), dirigido por Clint Eastwood, é a versão cinematográfica do musical homônimo de muito sucesso na Broadway. Com base no roteiro de Marshall Brickman e Rick Elice, autores também do libreto do espetáculo, Clint realiza um filme tão despretensioso (talvez por isso irregular) que, não fosse o nome dele nos créditos, dificilmente um cinéfilo o relacionaria com a obra.


Jersey Boys fala da ascensão e declínio do famoso quarteto norte-americano The Four Seasons, que chegou a “rivalizar” com os Beach Boys (em canções-provocações: litorâneo versus urbano) e com os Beatles (num álbum duplo raro de 1964: Beatles Vs The Four Seasons). Ele não é exatamente um musical, onde os diálogos são cantados, mas um filme cuja história da formação da banda é ilustrada por adoráveis números musicais.

A narrativa mantém a mesma divisão cênica das quatro estações do original da Broadway, onde cada um dos integrantes da banda têm os seus “quinze minutos” para expor as suas opiniões sobre o Four Seasons. Ou seja, na Primavera, a estação fica por conta do encrenqueiro Tommy DeVito (Vincent Piazza) que, quando não está a serviço do mafioso Gyp DeCarlo (Christopher Walken) ou aplicando pequenos golpes ou no reformatório, está tentando emplacar uma banda. Ele foi o descobridor da voz de anjo de Frankie Castelluccio (John Lloyd Young), o futuro Frankie Valli. O Verão traz a energia do jovem compositor Bob Gaudio (Erich Bergen) que abre as portas do sucesso para o quarteto. No auge do Outono, Nick Massi (Michael Lomenda) desvela os conflitos de bastidores. A Frankie Valli cabe quebrar o gelo do Inverno para voltar aos palcos. A metáfora é perfeita.


Atualmente alguns diretores têm preferido trabalhar com fragmentos biográficos e ou uma fase mais representativa do “biografado”. Se por um lado, com um roteiro enxuto, se consegue mais agilidade, por outro o espectador pode se ressentir da falta de profundidade do “personagem” de interesse. Jersey Boys não chega a ser uma (cine)biografia tradicional dos integrantes do Four Seasons. Também passa longe da hagiografia. Sabe-se de cada um apenas o suficiente para compreender o seu papel na banda, que é o foco das atenções. Aliás, o único que tem a sua vida mais ou menos esmiuçada é Frankie Valli. Essa vida compacta dos músicos funciona bem no teatro, todavia, nem tudo que funciona single no teatro funciona long-play no cinema. 

Jersey Boys: Em Busca da Música, mesmo que deixe um gostinho de maior curiosidade sobre a intimidade de cada um dos integrantes, é um bom filme. Não é tão intenso como outras obras de Eastwood (e nem deveria!), mas nem por isso perde o ritmo e o humor (!). A nostálgica fotografia e a reconstituição de época são maravilhosas, os números musicais são deliciosos (ah, as dancinhas!) e o elenco excelente. Vale ressaltar que, excetuando Piazza, os outros três protagonistas (Lloyd Young, Bergen e Lomenda) representaram o mesmo papel na Broadway.

Enfim, é um programão para quem ouvia e curtia as baladas pop rock dos anos 1950/1960 e ou quer conhecer (além da banda) um gênero vocal presente em filmes da época, principalmente naqueles de (último) verão. NOTA: infelizmente, para quem não domina o inglês, as canções não têm legenda em português!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...