segunda-feira, 19 de março de 2012

Crítica: O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida



O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, é mais uma obra de Dr. Seuss adaptada para o cinema. Você pode até pensar que não sabe quem é este escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista estadunidense, cujo nome verdadeiro é Theodor Seuss Geisel (1904 - 1991), mas com certeza conhece (ou ao menos ouvir falar) de alguns filmes adaptados de suas obras infantis: Os 5000 Dedos do Dr. T (1953); O Grinch (com Jim Carrey, 2000), que anteriormente foi um especial animado: O Grinch Que Roubou o Natal (1966), À Procura de Dr. Seuss (1994), O Gato (2003), a animação Horton e o Mundos dos Quem (2008). Ah, O Lorax também ganhou uma versão semi-musical, para TV, em 1972, narrada por Boris Karloff.

Dr. Seuss não se intimidava com temas polêmicos (principalmente nos EUA) que tratava com naturalidade na literatura infantil: preconceito, discriminação racial e social, consumismo, autoritarismo... Ele foi um dos primeiros autores a falar da questão do meio ambiente, ao escrever O Lorax (1971). É claro que nem todas as adaptações para o cinema e TV fizeram o mesmo sucesso que os seus livros. Apesar da preocupação dele, e depois de sua esposa Audrey Geisel, com a trama e a fidelidade da história, tanto a crítica especializada quanto o público (fãs do escritor) não reconheceram o autor nos filmes. O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida também tem dividido a crítica (americana), mas os espectadores estão amando a animação, que realmente é muito agradável.


O Lorax: Em Busca Da Trúfula Perdida (Dr. Seuss' The Lorax, EUA, 2011), dirigido por Chris Renaud (de O Meu Malvado Favorito) e Kyle Balda, é uma divertida animação para ao público infantojuvenil, mas que toda a família poderá ver sem receio de se entediar. É uma história ecológica bacana, com a leveza necessária para a compreensão dos pequeninos, e profundidade suficiente para tocar também os adultos.  Ela fala de poder, ganância, desrespeito ao próximo, à natureza. Tudo começa na literalmente plastificada Sneedville, uma pequena cidade onde as pessoas vivem “confortavelmente” rodeadas de utensílios, plantas, e o que mais se imaginar, feitos de plástico. Um lugar aparentemente muito bonito, higiênico, iluminado.

Ali, neste “aprazível” lugarejo, dominado pelo megaempresário Aloysio O’Hare, começa a saga do adolescente Ted Wiggins, que precisa encontrar uma árvore verdadeira para presentear a garota dos seus sonhos: Audrey. Como as plantas estão extintas em Sneedville, ele pede ajuda à sua avó e acaba conhecendo um sujeito estranho, chamado Umavez-Ido, o único capaz de lhe dizer o que, de fato, aconteceu com todas as árvores e onde encontrar uma. Aos poucos, o garoto conhece a sombria história do ermitão e de como o tal Lerox, “aquele que fala pelas árvores”, passou a fazer parte dela.


Em 2011 tivemos dois exemplos distintos de animações que trataram de temas ecológicos, o belíssimo As Aventuras de Sammy, de Ben Stassen e o tardio e meio equivocado Animais Unidos Jamais Serão Vencidos, dirigido por Reinhard Klooss e Holger Tappe. Em ambos os personagens eram cativantes, mas apenas em Sammy percebia-se a preocupação com a narrativa. O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, além de um bom roteiro, traz ainda personagens encantadores como os amáveis Barbalutes, os curiosos Cisnes Cismados e os engraçadíssimos Peixes Cantores, que habitam um paraíso ameaçado.

O cinéfilo mais atento verá alguns pontos em comum com o genial WALL.E (2008), de Andrew Stanton, mas acredite, as referências em nada diminuem a sua qualidade. Assim como a vaga lembrança de Fuga do Século 23 (1976), de Michael Anderson. A coloridíssima animação tem muitas canções (a maioria é desnecessária), mas não chegam a incomodar, afinal é uma produção para crianças e crianças adoram música.  Também tem boas piadas e um 3D que impressiona. Não é uma obra-prima, mas garante uma diversão saudável e, sem ser piegas, tecla uma mensagem de urgência na questão ambiental e (se possível!) desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...