domingo, 6 de março de 2022

Festival Volta ao Mundo: Macedônia do Norte

 

FESTIVAL VOLTA AO MUNDO: MACEDÔNIA DO NORTE

À La Carte
10 a 23 de março de 2022

A plataforma de streaming À La Carte criou o Festival Volta ao Mundo, para destacar, em sua notável programação, a cinematografia dos mais diversos e distantes países do mundo. Após o sucesso dos filmes suíços, espanhóis e sul-coreanos, chegou a hora de conhecer sete filmes da Macedônia do Norte, produzidos entre 2017 e 2020 e inéditos no Brasil. O Festival Volta ao Mundo: Macedônia do Norte, realizado em parceria com a North Macedonia Film Agency,  estará disponível para assinantes do streaming À La Carte entre os dias 10 a 23 de março de 2022. 


A Macedônia do Norte destaca-se como dona de uma das cinematografias mais antigas do mundo. Segundo os historiadores, os primeiros registros cinematográficos macedônios aconteceram em 1905, pelos irmãos Milton e Janaki Manaki. Mas, esse pioneirismo não floresceu como se esperava. 

O motivo da estagnação do cinema macedônio foi a guerra civil, na década de 1920, que causou uma devastação generalizada. Com isso, foram poucos os cineastas que seguiram em frente. Somente a partir dos anos 30 a produção local voltou a engatinhar, mas o primeiro longa-metragem macedônio, Frosina, de Vojislav Nanovic, só foi produzido em 1952, e o primeiro filme colorido, Miss Stone, de Zivorad 'Zika' Mitrovic, só veio seis anos depois. Em 2005, Bal-Kan-Kan, longa dirigido por Darko Mitrevski, entrou para a história como o filme macedônio de maior público dentro de seu país, sendo visto por mais de 500.000 pessoas no seu ano de lançamento. 


Raridade nos cinemas brasileiros, em 2019, o cinema macedônio chegou às nossas telas através do belo e emocionante Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia, da diretora Teona Strugar Mitevska, premiado no Festival de Berlim, e já disponível no À La Carte. Bem anterior a este filme, outro cult mundialmente conhecido, é Antes da Chuva, de 1994, dirigido por Milcho Manchevski, primeiro filme da Macedônia do Norte a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, categoria hoje chamada de Melhor Filme Internacional. Em 2020, o cinema macedônio chegou ao Oscar novamente, desta vez com o documentário Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, indicado em duas categorias, de Melhor Documentário e de Melhor Filme Internacional. 

Mas, o que o Festival Volta ao Mundo: Macedônia do Norte traz ao À La Carte é bem mais raro do que tudo o que foi citado acima. A seleção reúne sete filmes inéditos, sendo três curtas-metragens, um média e três longas, entre eles comédias, dramas e documentários, com participações e premiações em importantes festivais internacionais.

 


TODOS NÓS VAMOS MORRER
(We All Going to Die)
Macedônia do Norte, 2020, cor, 25 min.
curta/documentário, idioma: macedônio (legendado)
Direção: Sashko Potter Micevski

Sinopse: Enfrentando a perda de clientes e o aumento da concorrência, os proprietários dos serviços funerários locais em Shtip, na Macedônia do Norte, são forçados a encontrar cadáveres para sepultamento no hospital local e fazer a oferta mais barata à família do falecido, para que possam ganhar dinheiro para viver.

- Todos Nós Vamos Morrer é o segundo trabalho de Sashko Potter Micevski, um renomado técnico de som que já trabalhou em várias produções de Hollywood, como Mogli: Entre Dois Mundos (2018) e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018).




S N A K E
(Snake)
Macedônia do Norte, 2019, cor, 20 min.
curta/drama, idioma: macedônio (legendado)
Elenco: Vedran Delidzakov, Borce Nacev e Marijan Najdovski
Direção: Andrej I. Volkashin

Sinopse: Uma história amarga e doce, sobre o início de uma amizade entre um audacioso Mario, de 9 anos de idade, e Borche, um excêntrico jovem gay, desafiado pelo medo e os preconceitos dos pais de Mario, em uma pequena cidade remota da Macedônia do Norte.

- Snake foi o vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Queer Merlinka 2020, um festival anual de cinema LGBT organizado Belgrado, Sarajevo e Podgorica. O diretor e roteirista Andrej I. Volkashin é conhecido pelos curtas-metragens Kolivo (2017), Fikus (2018) e Zmija, premiados internacionalmente. Recentemente ele realizou seu primeiro longa New Queer Visions: The Last Days of Innocence (2021).


 


S T I C K E R
(Sticker)
Macedônia do Norte, 2019, cor, 18 min.
curta/comédia, idioma: macedônio (legendado)
Elenco: Sasko Kocev, Xhevdet Jashari e Simeon Moni Damevski
Direção: Georgi M. Unkovski

Sinopse: Depois de uma tentativa malsucedida de renovar o registro de seu carro, Dejan cai em uma armadilha burocrática que testa sua determinação em ser um pai responsável.

- Sticker foi selecionado para mais de 70 festivais internacionais, vencedor de 30 prêmios, incluindo Melhor Filme no Manhattan Short Film Festival; Grande Prêmio do Júri no Nashville Film Festival; e Melhor Curta Estrangeiro, Melhor Diretor e Melhor Produção no Prague International Indie Film Festival. Este é o segundo curta-metragem dirigido por Georgi M. Unkovski.




CONSUMO CONTEMPORÂNEO
(Consuming Contemporary)
Macedônia do Norte, 2019, cor, 32 min.
média-metragem/documentário, idioma: macedônio (legendado)
Direção: Ana Aleksovska

Sinopse: Um grupo de idosos aproveita diariamente os eventos culturais de Skopje, capital da Macedônia do Norte, assim como a comida que ali se oferece. Quando o julgamento da sociedade está prestes a interromper sua maneira de se divertir, eles percebem o quanto esse hábito significa para eles.

- Consumo Contemporâneo, terceiro trabalho de Ana Aleksovska como diretora, foi selecionado para a sessão World Showcase Shorts do Hot Docs Festival Online 2020. A diretora estudou cinema e literatura na Macedônia do Norte, França e República Tcheca. Seu primeiro curta, Alarm, ganhou a medalha de prata no festival internacional UNICA em Ruse, na Bulgária, e foi projetado em dezenas de festivais ao redor do mundo. O roteiro de Consumo Contemporâneo foi desenvolvido em um workshop durante o Beldkos International Film Festival, em Belgrado, na Sérvia. No momento, ela está trabalhando em seu próximo projeto e nos seus estudos de pós-graduação em Paris, França.

 



W I L L O W
(Willow)
Macedônia do Norte, 2019, cor, 101 min.
drama, idioma: macedônio (legendado)
Elenco: Sara Klimoska, Natalija Teodosieva e Kamka Tocinovski
Direção: Milcho Manchevski

Sinopse: Três mulheres - uma medieval, duas contemporâneas - lutam para serem mães. Eles não se propuseram a mudar o mundo ou a sociedade, mas suas lutas com a tradição, lealdade, adoção e controle sobre seus corpos as tornam heroínas improváveis.

- Willow, do diretor Milcho Manchevski (o mesmo de Antes da Chuva), foi o longa representante oficial da Macedônia do Norte para o Oscar 2021 de Melhor Longa-Metragem Internacional. Vencedor do prêmio de Melhor Direção na Mostra de València-Cinema del Mediterrani e Raindance Film Festival (Londres), e de Melhor Filme no Stony Brook Film Festival (Nova York). A pesquisa para o filme exigia um aprofundamento no estilo de vida do camponês macedônio do século 16, e conhecimento de procedimentos in vitro e do autismo potencial em crianças. Para isso, seis consultores externos trabalharam na produção e, além disso, o diretor passou um ano consultando fontes históricas para a primeira parte da história.

 



O INGREDIENTE SECRETO
(Secret Ingredient)
Macedônia do Norte, 2017, cor, 104 min.
comédia, idioma: macedônio (legendado)
Elenco: Blagoj Veselinov, Anastas Tanovski e Aksel Mehmet
Direção: Gjorce Stavreski

Sinopse: Um mecânico de trem mal pago dá a seu pai um bolo feito de maconha roubada para aliviar sua dor de câncer, mas ele é encurralado por criminosos que procuram suas drogas e por vizinhos intrometidos que querem uma receita para o bolo "curativo".

- O Ingrediente Secreto, o segundo longa-metragem dirigido por Gjorce Stavreski, foi selecionado pela Macedônia do Norte para representar o país no Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro. Filme vencedor do Prêmio Especial de Roteiro no 17º Festival de Cinema Mediterrâneo de Bruxelas..

 



O EFEITO FELICIDADE
(The Happiness Effect)
Macedônia do Norte, 2019, cor, 90 min.
drama, idioma: macedônio (legendado)
Elenco: Dejana Poposka, Sasko Kocev e Ana Stojanovska
Direção: Borjan Zafirovski

Sinopse: Lea, 21 anos, está sendo diagnosticada com leucemia. Não tendo mais tempo, ela começa a apreciar cada hora, vendo beleza onde nunca viu antes. Na esperança de mudar o mundo, Lea faz um projeto de vídeo com o objetivo de dar sua contribuição para a vida criando um efeito viral de felicidade.

- O Efeito Felicidade, segundo longa de Borjan Zafirovski, foi o filme de abertura do Cinedays European Film Festival 2019. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Balkan Film Food Festival.

  

À LA CARTE


À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos, e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...