32º FESTIVAL
INTERNACIONAL
DE CURTAS-METRAGENS
CURTA
KINOFORUM
19 a
29 de agosto de 2021
online
e gratuito
links: texto em laranja
A temporada de festivais de cinema online, no segundo
semestre de 2021, promete e muito. Para quem sempre se surpreende com a
programação de excelência do FestivalInternacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, vai ter
de arranjar horas extras para acompanhar, de 19 a 29 de agosto de 2021, a sua 32ª edição, cuja seleção de fôlego
exibirá 200 filmes, de 39 países...,
incluindo filmes premiados no festivais de Cannes, Locarno, Clermont-Ferrand,
Bafici-Buenos Aires, Annecy e Toulouse. Todos os filmes e encontros podem ser
acessados pelo endereço www.kinoforum.org.
Criado em 1990, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum,
um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do
curta-metragem no mundo, é organizado pela Associação Cultural Kinoforum,
entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos, e apoia o
desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a
promoção do audiovisual brasileiro.
Segundo a produtora cultural Zita Carvalhosa,
diretora do evento, o Festival Internacional de Curtas-Metragens
de São Paulo – Curta Kinoforum comprova o vigor da produção no formato
curta-metragem. Mesmo em plena pandemia, recebemos 2.800 inscrições, sendo 600
só de obras brasileiras. O desafio foi montar uma programação com diferentes
recortes de tempo e lugares, de vozes e territórios, para todas as idades e
gostos. Acima de tudo, o objetivo foi o de criar um evento que celebre a
criatividade e a vida”.
Destaques da Mostra Brasileira
O FestivalInternacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum traz, para
esta 32ª edição, 116 títulos
brasileiros, vindos de 14
estados (AP, AM, BA, GO, PE, CE, MG, ES, MA, MS, PR, RJ, RN, RS, SP) e
do Distrito Federal. As obras são
assinadas por diretores veteranos e também por cineastas estreantes, com vários
títulos tendo obtido premiações em festivais brasileiros e internacionais. A
seção está organizada em Mostra
Brasil e Mostra
Competitiva.
Vencedor de menção especial do júri no recente Festival de Cannes, Céu de Agosto, de Jasmin
Tenucci, focaliza uma enfermeira grávida que se vê cada vez mais atraída
por uma igreja neopentecostal e tem no elenco a atriz Gilda Nomacce
(do longa As Boas Maneiras). 4 Bilhões de Infinitos, de Marco
Antonio Pereira, acumula premiações em festivais no Brasil e na Alemanha ao
mostrar crianças fabulando diante de uma tela em em branco. Estrelado por
Marcelia Cartaxo (premiada por Pacarrete)
e Raquel Rizzo, Ela Que Mora
no Andar de Cima mostra a peculiar relação entre duas vizinhas e
angariou duas dezenas de láureas em eventos no país e no exterior. Com uma
protagonista que fabrica o dendê que utiliza no seu acarajé, O Babado de Toinha, de Sérgio Bloch,
foi eleito como melhor documentário no NYC
Downtown Short Film Festival (EUA).
O amazonense Seiva Bruta, de Gustavo Milan, que acompanha uma travessia de um
grupo de imigrantes venezuelanos, conquistou o prêmio de melhor curta-metragem
latino-americano no prestigioso Directors
Guild of America (DGA). No elenco do filme estão Luiz Carlos Vasconcelos
(das séries Justiça e Aruanas) e a venezuelana Samantha
Castillo (premiada nos festivais de Montreal e Turim por Pelo Malo). Passado em uma aldeia infestada de
piranhas, Menarca,
de Lillah Halla, foi selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes e conquistou
o prêmio do público no Festival Cinelatino de
Toulouse (França). Em Carta ao
Magrão, Pedro Asbeg aproveita material inédito de entrevista realizada
em 2010, para o filme Democracia em preto
e branco, para marcar os 10 anos da morte do doutor Sócrates.
O realizador Thiago Mendonça teve seu Belos Carnavais - que narra
um acontecimento no mundo das escolas de samba paulistanas -programado no Festival de Oberhausen (Alemanha), um
dos mais tradicionais eventos do circuito internacional de curtas-metragens.
Produção maranhense vencedora do Festival de Brasília do Cinema
Brasileiro, Quanto Pesa,
de Breno Nina, focaliza o dia a dia de uma jovem que trabalha em uma
peixaria e tem que lidar com suas emoções. Triplamente premiado no Fade to Black Festival, o
baiano 5 Fitas, de Heraldo de
Deus e Vilma Carla Martins, se passa em meio a festa de Nosso Senhor
do Bonfim, onde dois irmãos vivem suas aventuras. Selecionado para o Cineffable - Paris International Lesbian and
Feminist Film Festival e premiado em vários eventos brasileiros, Seremos Ouvidas, de Larissa
Nepomuceno Moreira, aborda as lutas e trajetórias de três integrantes do
movimento feminista surdo.
Codirigido por Tatiana Lohmann (de Solidão & Fé), Roberta Estrela
D'Alva (de Slam: Voz de Levante) e
Claudia Schapira, VIVXS!
registra um encontro de poetas de diferentes partes do mundo na região do porto
carioca que mais recebeu escravizados na história da humanidade e foi
selecionado para o Nova Frontier Film
Festival (Nova York). Eleito como melhor filme no Kuala Lumpur Film Fest (Malásia) e selecionado para o importante Festival de Clermont-Ferrand (França), a
produção do Distrito Federal A
Terra em que Pisar, de Fáuston da Silva, tem como protagonista uma
participante de ocupação irregular de terra pública. Fotos Privadas, de Marcelo Grabowsky, mostra o estranhamento de um
casal com um terceiro corpo e foi selecionado para o festival LGBTQIA+ Outfest, de Los Angeles.
Já Ir e Vir discute o
“avesso do tempo” e tem direção de Christian Caselli (do longa Rosemberg - Cinema, Colagem e Afetos) e
Florencia Santágelo.
A pandemia da Covid-19 é abordada em parte das
produções. Dirigido pela atriz Grace Passô, República foi eleito melhor curta-metragem do ano
pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) ao
evidenciar a dimensão da necropolítica que opera no país. Cartas pandêmicas
estão na base da coprodução Brasil/Cuba Monumento ao Wi-fi, do cineaste Gustavo Vinagre (do premiado
longa Vil, Má). Já Gilson, de Vitoria Di Bonesso, aborda a
desigualdade social e concentração de renda através da trajetória de um
entregador de aplicativo de delivery que precisa trabalhar durante a pandemia.
Em República das Saúvas, Piero
Sbragia trata da ignorância e do negacionismo. Reflexões sobre a pandemia na
favela do Vidigal, Rio de Janeiro, estão em foco em Janelas Daqui, de Arthur Sherman e Luciano Vidigal – este
último, codiretor do longa “Cidade de
Deus: 10 Anos Depois”.
Entre os longas-metragistas com obras no evento estão
Evaldo Mocarzel (de A Margem da Imagem),
que dedica O Menino, O Sabiá e o
Rato ao cineasta francês Robert Bresson (1901-1999), utilizando frases
de seu livro Notas sobre o Cinematógrafo.
Petrus Cariry (de Mãe e Filha)
recupera, em Foi um Tempo de Poesia material
inédito com o poeta Patativa do Assaré (1909-2002). Imagens de sua autoria são
revisitadas pelo realizador mineiro Rafael Conde (de Samba Canção) em O
Suposto Filme. Responsável por Sagrada
Família, importante título do ciclo do cinema marginal
brasileiro, Sylvio Lanna faz em Nova
Pasta. Antigo Baú um ensaio sobre a vida e o início do amor. O
cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012) ganha homenagem em Olhos Livres, de Fábio Rogério,
enquanto o jogador Sócrates (1954-2011) tem entrevista inédita no centro
de Carta ao Magrão, de Pedro
Asbeg (do longa Democracia em Preto e
Branco).
Destaques da Mostra Latino-Americana
A MostraLatino-Americana programou 16títulos, representando a Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba,
México e Uruguai. Entre os destaques está a coprodução Chile/Espanha Correspondência. Vencedora do Festival de Mar del Plata, a obra é uma
correspondência visual entre as cineastas Carla Simón e Dominga Sotomayor que,
através de pequenos relatos de suas vidas, trocam reflexões sobre cinema,
família, heranças e maternidade. Carla Simón é diretora do longa Verão 1993, premiado no Festival de Berlim, enquanto que Dominga
Sotomayor foi a primeira mulher a vencer o prêmio de melhor direção no Festival de Locarno, com o longa Tarde para Morrer Jovem. Também chileno
é Quem Diz Pátria Diz Morte, de
Sebastián Quiroz, premiado no Festival de
Toulouse. O filme é uma radiografia precisa e original dos recentes
distúrbios políticos e sociais no Chile.
Com estreia mundial no mais recente Festival de Berlim, o mexicano A Felicidade do Motociclista Não Cabe em
Sua Roupa, de Gabriel Herrera, explora, através de uma narrativa
experimental e provocadora, a devoção à motocicleta em terras mexicanas. A
produção argentina Muralha da China focaliza
um tenso momento familiar que se transforma em uma peculiar conversa
existencialista sobre a morte. Dirigido por Santiago Barzi e selecionado para a
seção Cinéfondation do Festival de Cannes,
o filme é um bom exemplo do fino e sutil humor argentino. O cubano Hora Azul, de Zoe Miranda, focaliza um
inesperado encontro em um hospital: ele está lá para fazer exame de próstata,
ela à espera do corpo de seu falecido marido. O uruguaio Blanes Esquina Müller, de Nicolás
Botana, focaliza um rapaz que recebe a visita de uma versão futura de si mesmo.
A obra foi vencedora de curtas-metragens do Bafici-Buenos
Aires e premiada no Indie Short Fest,
de Los Angeles.
Produção da Colômbia, em parceria com a Costa Rica e
Brasil, Adentro reúne seis
episódios dirigidos por algumas das vozes mais relevantes do atual cinema
latino-americano: os colombianos Jorge Forero (do longa Violência), a costarriquenha Alexandra Latishev (de Medea), a equatoriana Gabriela Calvache
(de La Mala Noche), o
venezuelano Gustavo Rondón (de La
Familia), o argentino Diego Lerman (de Tão de Repente) e o brasileiro Gustavo Vinagre (de Vil, Má). O filme cubano dirigido por Damian Sainz Edwards e
selecionado para o festival Cinélatino de
Toulouse (França), Os Indomados, se
passa em uma floresta noturna na qual se escondem os terrores de seu
protagonista: os espíritos e a homossexualidade de seu irmão. No mexicano Água, de Santiago Zermeño, um remador
adolescente pensa que seus encontros sexuais com outro homem foram descobertos
por um colega do trabalho e vai confrontá-lo, com resultados inesperados.
Selecionado para o badalado Festival de
Sundance, o também mexicano O
Sonho Mais Longo de Que Me Lembro, de Carlos Lenin, aborda as
atrocidades cometidas pelo crime organizado no país e suas consequências na
vida de uma jovem. A Montanha
Lembra, coprodução Argentina/México dirigida por Delfina Carlota Vazquez,
focaliza os habitantes da região do vulcão mexicano ativo Popocatepetl que são
guardiões das relíquias mesoamericanas encontradas nas bases da colina e foi
vencedor da competição internacional de curtas-metragens do É Tudo Verdade - Festival Internacional de
Documentários.
Destaques da Mostra Internacional
A MostraInternacional reúne 38 filmes,
produzidos em 25 países. Um dos destaques da programação é Estrasburgo 1518, do premiado
diretor inglês Jonathan Glazer (conhecido por videoclipes e pelo
longa-metragem Sob a Pele, de 2013,
estrelado por Scarlett Johansson). No curta, ele faz referência a um
acontecimento inusitado ocorrido na França no século 16, quando houve uma
“epidemia” de dança. Focalizando um homem que dedica todo o seu tempo ao clube
de seu bairro e sobrevive com pequenos expedientes. Estrela Vermelha traz a assinatura do badalado diretor e ator
francês Yohan Manca, que participou do Festival
de Cannes 2021 com seu primeiro longa-metragem Mes Frères et Moi. Selecionado para o tradicional Festival de Oberhausen, a produção
alemã Fantasia do Desastre faz
uma sensível e nostálgica abordagem para o 20° “aniversário” da tragédia do 11
de setembro de 2001. Seus diretores, Christoph Girardet e Matthias Müller,
abordam a onipresença das torres gêmeas do World Trade Center no
cinema norte-americano e no imaginário da população.
A produção da Eslovênia Irmãs, de Katarina Rešek, venceu o Grand Prix Internacional no Festival
de Clermont-Ferrand, na França, considerado o mais importante evento
voltado ao filme curto. No enredo do filme, um grupo de amigas,
virgens por juramento, envolvem-se em uma briga com garotos locais. Outro
vencedor em Clermont-Ferrand, onde
foi premiado como a melhor animação internacional, A Arte no Sangue, de Joanna Quinn, mostra como a obsessão está
no DNA de uma família.
Um covil de caçadores e uma casa abandonada habitada
por morcegos são o cenário de reflexões sobre a ligação entre a exploração
humana do mundo natural em Hospedeiros
Naturais, produção do Reino Unido, assinada pelo artista visual e
cineasta Nick Jordan, nome reconhecido em exposições internacionais e
festivais de cinema. Premiado no prestigioso Festival de Locarno, Viagem
ao Paraíso, produção do Vietnã dirigida por Linh Duong, focaliza uma
viagem de ônibus peculiar ao Delta do Rio Mekong na qual uma senhora esbarra
com seu namorado do colégio. Passagem,
curta alemão dirigido por Ann Oren, laureado no Festival Slamdance como melhor curta experimental, evoca
as primeiras experiências de Eadweard Muybridge (1830-1904), fotógrafo
inglês conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para
captar o movimento com cavalos.
Produção de Portugal selecionada para o Festival de
Cannes, O Cordeiro de Deus, de
David Pinheiro Vincente, traça um sensual e violento retrato de uma família em
meio às festividades de verão de uma pequena localidade do país. Também exibido
em Cannes, dentro da Semana da Crítica
e Vencedor do Festival de Toronto
e de mais de 15 prêmios em eventos internacionais, Dustin, de Naïla Guiguet, se passa em um galpão abandonado,
onde dança, em meio à multidão, um jovem trans.
Outros títulos premiados da programação internacional
incluem Casca, (de Samuel Patthey e
Silvain Monney, Suíça), o melhor curta internacional do Festival de Annecy, e dois outros laureados na edição
deste ano do importante Festival de Clermont-Ferrand: Nadador (de Jonatan Etzler,
Suécia), ganhador do prêmio de melhor comédia, e Ônibus Noturno (de Joe Hsieh, Taiwan), menção especial do júri
da competição Labo. O continente africano é representado por três filmes
que desafiam o obscurantismo: Chega
Para Lá, produção de Ruanda dirigida por Inès Girihirwe, mostra uma
mulher que decide mudar o curso de sua vida, buscando aventura na casa da
vizinha; No curta sul-africano O
Paraíso Desce à Terra, de Tebogo Maebogo, um rapaz se descobre atraído
pelo amigo e deve lidar com sua emoções; Rodado no Marrocos, o francês A Canção do Pecado, de Khalid
Maadour conta, por sua vez, a resistência de um casal de músicos à
violência religiosa.
Destaques dos Programas Especiais
Os Programas Especiais
jogam luz sobre a cultura indígena, com uma mostra dedicada ao Festival
Amotara, destacando as mulheres cineastas, e a sessão Música e Modo de Viver dos Guaranis. A
produção feita por jovens cineastas das periferias merece espaço nos
programas Diálogos: André Novais
Oliveira e Lincoln Péricles, Cine Social Club e Kinolab Tela
Digital – Destaques. Completam a programação a Mostra Limite, voltada para a experimentação e reinvenção; a Mostra Nocturno, com filmes
fantásticos e de horror; a Mostra
Infantojuvenil, focada no público dessas faixas etárias, e os programas
especiais Christian Petzold e a
Escola de Berlim e Experimenta: Duo
Strangloscope.
Exibiçõesespeciais marcam os 20 Anos de Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual
com a exibição de Sobre Olhares -
Oficinas Kinoforum; os 40 anos da morte do cineasta Glauber Rocha, com o
polêmico curta Di Cavalcanti Di
Glauber (1976); o centenário de nascimento do realizador francês Chris
Marker, através da programação do seminal La Jetée (1962). A influência deste último em curtas-metragens
brasileiros merece um programa que inclui Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, e Juvenília, de Paulo Sacramento.
20 Anos de Oficinas Kinoforum
Celebrando os 20 anos de atividades das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, voltadas
a despertar o interesse no fazer cinematográfico em jovens de comunidades
e das periferias da cidade de São Paulo, a programação exibe em
pré-estreia Sobre Olhares –
Oficinas Kinoforum. A produção, dirigida por Christian Saghaard e Zita
Carvalhosa, reúne trabalhos de destaque realizados por alunos das
oficinas desde 2001. Entre as temáticas estão questões presentes no
cotidiano desses jovens, como a falta de perspectiva de trabalho, a presença do
racismo estrutural, o direito à moradia e a falta de saneamento básico,
homofobia e transfobia. Estão presentes ainda depoimentos dos alunos, relatando
a importância de ter participado do projeto em suas carreiras profissionais.
Um programa presta homenagem à montadora e professora
Vânia Debs, falecida no último mês
de junho, com a exibição de curtas clássicos em que ela atuou, como Verão, de Wilson Barros; A Garota das Telas, de Cao Hamburger; O Crime da Imagem, de Lirio Ferreira; Clandestina Felicidade, de Marcelo
Gomes e Beto Normal; Morte.,
dirigido por José Roberto Torero e protagonizado por Paulo José e Laura
Cardoso.
Uma série de
12 encontros discutem temas como o cinema das mulheres indígenas, o filme
de curta duração nas plataformas de streaming, o cinema realizado nas
periferias brasileiras e a produções de cursos audiovisuais durante a pandemia
da Covid-19. Participam das mesas os cineastas Graciela Guarani, Paulo Caldas e
Kleber Mendonça Filho, o compositor Livio Tragtenberg, o filósofo Pablo
Ortellado e Bernard Payen, da Cinemateca Francesa.
40 Anos Sem Glauber Rocha
Um dos mais importantes diretores do cinema
brasileiro, Glauber Rocha é homenageado no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta
Kinoforum com a exibição de DiCavalcanti Di Glauber (1976, 17 minutos), em uma parceria com o Centro
Técnico do Audiovisual – CTAv da Secretaria Nacional do Audiovisual. Presente
nas listas dos mais importantes títulos nacionais de todos os tempos e vencedor
de prêmio especial do júri no Festival de
Cannes de 1977, o curta é considerado uma das mais inventivas obras do
cineasta. Sua exibição especial acontece
em 22 de agosto de 2021, data de falecimento, em 1981, do realizador.
Trata-se de uma homenagem a Emiliano Di Cavalcanti
(1897-1976), nascida do ímpeto de registrar o velório do pintor. Estão
encadeados por uma montagem denominada pelo realizador como “nuclear”, recortes
de imagens, participações de Joel Barcelos, Marina Montini e Antonio
Pitanga, músicas de Paulinho da Viola, Lamartine Babo, Villa-Lobos e
Pixinguinha, trechos de poema de Vinícius de Moraes e até gritos do diretor. O
resultado, polêmico, levou à interdição judicial da exibição do curta no Brasil
a partir de 1979 – que posteriormente revelou-se sem fundamentos jurídicos.
100 Anos de Chris Marker
Em homenagem aos 100 anos de nascimento do cineasta
francês Chris Marker (1921-2012), celebrados em 29 de julho, o Festival Internacional de Curtas Metragens
de São Paulo – Curta Kinoforum, em parceria com o Consulado Geral da
França, promove a exibição especial, em 24/08/2021, do clássico La Jetée (1962, 28 min).
Considerado um marco do movimento da Nouvelle
Vague, o curta-metragem é inspiração para toda uma produção de fotofilmes a
partir da década de 1960 e foi base para o enredo do longa-metragem
norte-americano de sucesso Os 12 Macacos,
estrelado por Bruce Willis e Brad Pitt. Seu roteiro se passa em um futuro pós-apocaliptico,
quando um homem é assombrado por uma lembrança de infância que se revelará
desastrosa.
Chris Marker assinou, a partir de 1952, mais de 60
títulos. Incorporou realizações em vídeo e em CD-Rom, instalações multimídia e
projetos pela internet. Pouco se conhece de sua biografia, pois sempre foi
pouco afeito a entrevistas e a ser fotografado, o que certamente contribuiu
para a mística e as brincadeiras dos amigos. Seu colega Alain Resnais
(1922-2014) afirmou certa vez: "Existe
uma teoria que circula, e com um certo fundamento, segundo a qual Chris Marker
seria um extraterrestre. Ele tem aparência humana, mas a verdade é que vem do
futuro ou de um outro planeta."
La Jetée e Seu Impacto na Construção de Narrativas é
o tema que o festival promove em 24/08/2021, às 17h00. Nele estão
reunidos o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho (de Bacurau) e o francês Bernard Payen,
programador da Cinemateca Francesa.
Já o programa especial La Jetée e o Curta Brasileiro apresenta seis obras realizadas
no Brasil a partir da década de 1990. Assinadas por Kleber Mendonça Filho (Vinil Verde), Paulo Sacramento (Juvenília) e Fernanda Ramos” (Jugular), entre outros cineastas, elas
enfrentaram o desfio de criar uma dramaturgia utilizando exclusivamente imagens
fixas e edição de som, sem o sistema tradicional de registro fílmico contínuo.
Destaques da Mostra Limite
Seção dedicada à experimentação e reinvenção, a Mostra Limite se propõe a criar
pontes estéticas e semânticas entre curtas-metragens realizados em diferentes
partes do mundo. Este ano, estão programados 15 filmes, representando 11 países. Vencedor do prêmio de
melhor animação experimental no Festival
de Annecy, o australiano Mimoides
Reativos, de Vladimir Todorovic, é uma homenagem bem-humorada a Solaris, de Stanislaw Lem, livro
clássico de ficção científica que inspirou dois longas-metragens de mesmo
título (dirigidos por Andrei Tarkovski, em 1972, e por Steven Soderbergh, em
2002).
Já a produção dos Estados Unidos Son Chant é assinada pela diretora
franco-brasileira Vivian Ostrovsky e traz um relato da colaboração artística
entre a cineasta belga Chantal Akerman (1950-2015) e Sonia Wieder-Atherton, a
violoncelista que trabalhou na música de 20 de seus filmes. Através de trechos
de filmes, imagens de arquivo e do próprio acervo de Ostrosky, o curta
constitui uma homenagem afetiva ao som no cinema. O brasileiro Vagalumes, de Léo Bittencourt,
revela o lado noturno dos jardins de Roberto Burle Marx, habitados por
frequentadores enquanto a cidade do Rio de Janeiro adormece. Utopia 360, de Violena Isabel Ampudia
Rodriguez, reúne, sem uma ordem lógica, o passado e o futuro de Cuba através de
dois jogadores, que testam um jogo de realidade virtual que não está
funcionando bem.
Alexander
Mosolov. Três Peças, coprodução Rússia/Bielorússia assinada por Natalia
Ryss, é dedicado ao período construtivista de Alexander Mosolov (1900-1973),
importante compositor do início da era soviética. O austríaco Todas as Paredes, de Josef
Dabernig, trata com ironia detalhes de decoração, arquitetura e cultura nativa
da antiga Europa comunista, destacando os clichês sobre mulheres e
empregados. Dentro,
de Yann Chapotel, apresenta um mosaico de janelas, destacando momentos da
vida cotidiana que formam um afresco coreográfico de gestos simples. O
brasileiro O Túmulo da Terra,
de Yhuri Cruz, foi concebido como fábula expressionista preta e conta a
origem da máscara de pedra Pretusi a partir da jornada de um homem sem rosto
que é perseguido e atormentado por sua própria subjetividade encarnada em seus
pares. Selecionado para eventos na Alemanha e Japão, Rocha Matriz, dos brasileiros Miro Soares e Gabriel Menotti,
examina a cadeia produtiva de mármore e granito a partir de uma consciência
alienígena e traça conexões entre formas de trabalho cotidiano, o mercado
global e o tempo profundo da Terra.
Mostra Infantojuvenil
Em 2021, a Mostra Infantojuvenil está dividida em três programas,
reunindo 22 filmes de dez países.
São duas seções infantis e uma voltada ao público juvenil.
Curta Kinoforum
19 a 29 de agosto de 2021
online e gratuito
para todo o Brasil
via www.kinoforum.org
parte dos filmes fica disponível
com
recursos de acessibilidade
de
19 a 25/08/2021
no site www.kinoforum.org
exibições
e encontros
nas plataformas digitais parceiras
Innsaei.TV,
Cardume, Spcine Play, Sesc Digital
cerimônia
de abertura
quinta-feira,
19/08/2021, às 20h00
com condução da jornalista Flávia Guerra
MOSTRACOMPETITIVA
4 Bilhões de Infinitos
(Brasil-MG, 2020, 15 min) - Marco Antonio
Pereira
Acesso
(Brasil-SP, 2021, 18 min) - Julia Leite
Belos Carnavais
(Brasil-SP, 2020, 16 min) - Thiago Mendonça
Céu de Agosto
(Brasil-SP, 2021, 16 min) - Jasmin Tenucci
Colmeia
(Brasil-DF, 2021, 15 min) - Maurício Chades
Ela Que Mora no Andar de Cima
(Brasil-PR, 2020, 14 min) - Amarildo
Martins
Hora Feliz
(Brasil-RS, 2021, 5 min) - Alex Sernambi
O Babado de Toinha
(Brasil-RJ, 2020, 13 min) - Sérgio Bloch
Olhos Livres
(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Fábio Rogério
Quanto Pesa
(Brasil-MA, 2020, 23 min) - Breno
República
(Brasil-SP, 2020, 16 min) - Grace Passô
Seiva Bruta
(Brasil-AM/EUA, 2020, 17 min) - Gustavo
Milan
Stone Heart
(Brasil-AM, 2021, 5 min) - Humberto
Rodrigues
MOSTRA BRASIL
5 Fitas
(Brasil-BA, 2020, 16 min) - Heraldo de Deus
e Vilma Carla Martins
A Obra Final
(Brasil-SP, 2021, 14 min) - Patrick Hanser
A Terra em Que Pisar
(Brasil-DF, 2020, 25 min) - Fáuston da
Silva
Carta ao Magrão
(Brasil-RJ, 2021, 11 min) - Pedro Asbeg
Cenas da Infância
(Brasil-RJ, 2021, 6 min) - Kimberly Palermo
Como Respirar Fora d’Água
(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Júlia Fávero e
Victoria Negreiros
Derradeiro de Maio
(Brasil-SP, 2021, 9 min) - Eduardo Consonni
e Rodrigo T. Marques
Dinheiro
(Brasil-MG, 2021, 4 min) - Arthur B. Senra
e Sávio Leite
Foi Um Tempo de Poesia
(Brasil-CE, 2021, 13 min) - Petrus Cariry
Fotos Privadas
(Brasil-RJ, 2020, 10 min) - Marcelo
Grabowsky
Gilson
(Brasil-SP, 2020, 5 min) - Vitoria Di
Bonesso
Hawalari
(Brasil-GO, 2020, 14 min) - Cássio Domingos
Ir e Vir - O Avesso do Tempo
(Brasil-RJ, 2021, 22 min) - Christian
Caselli e Florencia Santángelo –
Janelas Daqui
(Brasil-RJ, 2021, 15 min) - Luciano Vidigal
e Arthur Sherman
Luna Quer Sair
(Brasil-SP, 2020, 3 min) - Luci Savassa e
Matias Lovro
Menarca
(Brasil-SP, 2020, 22 min) Lillah Halla
Monumento ao Wi-fi
(Brasil-SP, 2020, 14 min) - Gustavo Vinagre
Nervo Errante
(Brasil-SP, 2021, 13 min) - Bruno Badain
Nova Pasta. Antigo Baú
(Brasil-SP, 2021, 18 min) - Sylvio Lanna
O Menino, o Sabiá e o Rato
(Brasil-SP, 2021, 11 min) - Evaldo Sérgio
Mocarzel
O Ódio
(Brasil-RS, 2021, 3 min) - Nelton Pellenz
O Suposto Filme
(Brasil-SP, 2021, 12 min) - Rafael Conde
Os Marranos do Sertão
(Brasil-RJ, 2021, 11 min) - Felipe Goifman
e Sergio Bloch
Pandelivery
(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Guimel Salgado
e Antonio Silva Matos
Per Capita
(Brasil-PE, 2021, 15 min) - Lia Leticia
Ferreira Leite
República das Saúvas
(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Piero Sbragia
Retrato do Artista Quando Coisa
(Brasil-MS, 2021, 4 min) - Filipi Silveira
e Larissa Neves
Seremos Ouvidas
(Brasil-RJ, 13 min) - Larissa Nepomuceno
Moreira
Só Mais Um Dia
(Brasil-SP, 2020, 8 min) - Bella Gomes
Sonho de Verão
(Brasil-RJ, 2020, 13 min) - Luan Dias
Transetropical
(Brasil-RN, 2021, 5 min) - João Ricardo
Paulino
Três Graças
(Brasil-ES, 2020, 19 min) - Luana Laux
Vivxs!
(Brasil-RJ/SP, 2021, 15 min) - Tatiana
Lohmann,
Roberta Estrela D’Alva e Claudia Schapira
Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?
(Brasil-PR, 2020, 4 min) - Tiago Felipe
Utopia
(Brasil-AP, 2021, 15 min) - Rayane Penha
MOSTRALATINO-AMERICANA
Adentro
(Adentro,
Colômbia/Costa Rica/Brasil, 2021, 22 min)
- Jorge Forero, Alexandra Latishev, Gustavo
Vinagre,
Gabriela Calvache, Gustavo Rondón e Diego
Lerman
Agua
(Água,
México, 2020, 14 min) - Santiago Zermeño
Al Motociclista No Le Cabe La
Felicidad En El Traje
(A
Felicidade do Motociclista Não Cabe Em Seu Traje,
México, 2021, 10 min) - Gabriel Herrera
Blanes Esquina Müller
(Blanes
Esquina Müller, Uruguai, 2021, 15 min) - Nicolás Botana
Caso Aparte
(Caso
à Parte, Argentina, 2020, 15 min) - Bruno Ciancaglini
Correspondencia
(Correspondência,
Chile/Espanha, 2020, 19 min)
- Carla Simón e Dominga Sotomayor
El Sueño Más Largo Que Recuerdo
(O
Sonho Mais Longo de que Me Lembro, México, 2021, 20 min)
- Carlos Lenin
Hora Azul
(Hora
Azul, Cuba, 2021, 15 min) - Zoe Miranda
Interferencia
(Interferência,
Chile, 2021, 12 min) - Juan Carlos Soto
Los Cimarrones
(Os
Indomados, Cuba, 2021, 13 min) - Damián Sainz Edwards
Los Invitados
(Os
Convidados, Chile, 2020, 15 min) - Valentina Arango Villalon -
Muralla China
(Muralha da China, Argentina, 2020, 17 min) - Santiago Barzi
Nuestros Hombres Ausentes
(Nossos
Homens Ausentes, Colômbia, 2021, 22 min) - Julio Barrera
Puede Una Montaña Recordar
(A
Montanha Lembra, Argentina/México, 2021, 20 min)
- Delfina Carlota Vazquez
Quien Dice Patria Dice Muerte
(Quem
Diz Pátria Diz Morte, Chile, 2020, 16 min) - Sebastián Quiroz
Tío
(Tio,
México, 2021, 13 min) - Juan Medina
MOSTRA
INTERNACIONAL
A Summer Place
(Um
Lugar de Veraneio, Grécia/França/Chipre, 2021, 20 min - Alexandra Matheou
Affairs of The Art
(Negócios
da Arte, Reino Unido/Canadá, 2020, 16 min) - Joanna Quinn
Après Décembre
(Depois
de Dezembro, Bélgica, 2020, 19 min) - François Pirotte
Aujourd'hui ça va
(Hoje,
Tá Tudo Bem, Polônia/França, 2020, 5 min) - Svitlana Topor
Badaren
(Swimmer,
Suécia, 2020, 13 min) - Jonatan Etzler
Binge Loving
(Amor
Descontrolado, Bélgica, 2021, 22 min) - Thomas Deknop
Breaking Ground
(Chega
pra Lá, Ruanda, 2020, 13 min) - Inès Girihirwe
Catin
(Catin,
França, 2021, 20 min) - Julie Allain, Grégory Marza,
Guillaume Anglard e Bertrand Boutaud
Cerberus
(Cerberus,
Estônia, 2021, 19 min) - Kaspar Ainelo
Do.Solo.Pin
(Do.Solo.Pin,
Estados Unidos, 2021, 11 min) - Javad Atefeh
Dogadjaji za Zaboraviti
(Eventos
para Serem Esquecidos, Croácia, 2020, 6 min)
Dustin
(Dustin,
França, 2020, 20 min) - Naïla Guiguet
Ecorce
(Casca,
Suiça, 2020, 15 min) - Samuel Patthey e Silvain Monney
Étoile Rouge
(Estrela
Vermelha, França, 2020, 22 min) - Yohan Manca
Forastera
(Forasteira,
Espanha, 2020, 19 min) - Lucía Aleñar Iglesias
God Dress You
(Que
Deus te Produza, Itália, 2021, 15 min) - Mattia Epifani
Grab Them
(Grab
Them, Suécia, 2020, 13 min)
Hargez Gahi Hamisheh
(O
Tempo Todo, Irã, 2020, 15 min) - Shadi Karamroudi
Heaven Reaches Down to Earth
(O
Paraíso Desce à Terra, África Do Sul, 2020, 10 min)
- Tebogo Malebogo
Hide
(Escondido,
França/Canadá/Hungria, 2020, 11 min) - Daniel Gray-
Jam
(Trânsito,
Irlanda, 2020, 10 min) - Brendan Canty
Le Chant du Péché
(A
Canção do Pecado, França, 2020, 15 min) - Khalid Maadour
Main Ballet Tank
(Tanque
de Balé, Cingapura, 2021, 4 min) - Bernhard Schmitt
Misty Picture
(Fantasia
do desastre, Alemanha, 2021, 17 min)
- Christoph Girardet e Matthias Müller
Näotuvastus
(Reconhecimento
Facial, Estônia, 2021, 7 min) - Martinus Klemet
Natural Hosts
(Hospedeiros
Naturais, Reino Unido, 2020, 2 min) - Nick Jordan
Night Bus
(Ônibus
Noturno, Taiwan, 2020, 20 min) - Joe Hsieh
O Cordeiro de Deus
(O
Cordeiro de Deus, Portugal/França, 2020, 15 min)
- David Pinheiro Vicente
Passage
(Passagem,
Alemanha, 2020, 13 min) - Ann Oren
Pračka
(Máquina
de Lavar, República Tcheca, 2020, 5 min)
- Alexandra Májová
Quebrantos
(Violação,
Espanha, 2020, 8 min) - Koldo Almandoz e Maria Elorza
Scars
(Cicatrizes,
Canadá/França, 2020, 10 min) - Alex Anna
Sestre
(Irmãs,
Eslovênia, 2020, 23 min) - Katarina Rešek
Strasbourg 1518
(Estrasburgo
1518, Reino Unido, 2020, 10 min) - Jonathan Glazer
The Chicken
(O
Frango, Estados Unidos, 2020, 13 min) - Neo Sora
The End of Suffering (A Proposal)
(O
Fim do Sofrimento (Uma Proposta), Grécia, 2020, 14 min)
- Jacqueline Lentzou
Thiên Đường Gọi Tên
(Viagem
ao Paraíso, Vietnã, 2020, 15 min) - Linh Duong
Which Is Witch?
(Which
Is Witch?, França, 2020, 6 min) - Marie Losier
PROGRAMAS
ESPECIAIS
A Sentença
(Brasil-SP, 2021, 17 min) - Laura Coggiola
Antônia
(Brasil-SP, 2020, 9 min) - Flávio Carnielli
Azulscuro
(Brasil-MG, 2021, 15 min) - Evandro Caixeta
Cego_cidade
(Brasil-BA, 2020, 10 min) - Kauan Oliveira
Filme de Domingo
(Brasil-SP, 2020, 26 min) - Lincoln Péricles
Grande Canyon
(Brasil-MG, 2020, 12 min) - Pedro Ianni
Estrada
Rua Ataléia
(Brasil-MG, 2021, 12 min) - André Novais
Oliveira
Inherent
(Inerente,
Dinamarca/Reino Unido, 2021, 16 min)
- Nicolai G. H. Johansen
The Moogai
(O
Moogai, Austrália, 2020, 15 min) - Jon Bell
Bezman Shenisharnu Babayit
(Enquanto
Ficamos em Casa, Israel, 2020, 5 min) - Gil Vesely
MOSTRAINFANTOJUVENIL
Ela Luta
(Brasil-SP, 2020, 15 min) - Luiza Giuliani
Primeiro Carnaval
(Brasil-SP, 2021, 5 min) - Alan Medina
Bosquecito
(Bosquezinho,
Argentina, 2020, 8 min) - Paulina Muratore
Niebla
(Névoa,
Colômbia, 2020, 10 min) - Leonardo Romero
Bémol
(Bémol,
Suiça, 2021, 6 min) - Oana Lacroix
Beyond The Trees
(Além
das Árvores, França, 2020, 5 min) - Pierre Burgoni,
Jordan Baudé, Catharianne Ni, Julie Bijjou
Darwin
(Darwin,
França, 2020, 6 min) - Alix Popesco, Emmanuel Sabathe,
Juliette Moreau, Tonin
Laplanche
Galchenok
(Passarinho,
Rússia, 2020, 7 min) - Marat Narimanov
Girls Talk About Football
(Garotas
Falam de Futebol, Itália, 2021, 7 min) - Paola Sorrentino
Rocket Science
(Ciência
Espacial, Reino Unido, 2021, 2 min) - Hoching Kwok
Room With a View
(Quarto
Com Vista, França, 2020, 5 min) - (LA)HORDE:
Marine Brutti, Jonathan Debrouwer e Arthur
Harel
Twin Trees
(Árvores
Gêmeas, França, 2020, 4 min)
- Emmanuel Ollivier e Emmanuel Ollivier
Kaolin
(Caulim,
França, 2020, 22 min) - Corentin Lemetayer Le Brize
Kimin Umurunda
(E Daí?,
Turquia, 2020, 5 min) - Yeliz Gurkan
MOSTRA LIMITE
Escuro
(Brasil-SP, 2021, 12 min) - João Rubio Rubinato,
Martina Van Steen, Bruno Lopes e Daniel
Tagliari
Rocha Matriz
(Brasil-ES, 2020, 24 min) - Cristal Líquido
(Miro Soares e Gabriel Menotti)
Rútilo Cautério
(Brasil-SP, 2020, 2 min) - Rodrigo Faustini
e Jpedrinho
Túmulo da Terra
(Brasil-RJ, 2021, 11 min) - Yhuri Cruz
Vagalumes
(Brasil-RJ, 2020, 19 min) - Léo Bittencourt
Abrir Monte
(Abrir
Monte, Colômbia/Portugal, 2021, 25 min) - Maria Rojas Arias
Utopía 360
(Utopia
360, Cuba, 2020, 7 min) - Violena Ampudia
Alexander Mosolov. Three Pieces
(Alexander
Mosolov. Três Peças, Rússia/Bielorússia, 2020, 3 min)
- Natalia
All The Stops
(Todas
As Paradas, Áustria, 2020, 16 min) - Josef Dabernig
Holy
Eyes
(Olhos
Sagrados, China, 2021, 23 min) - Keng U Lao
Inside
(Dentro,
França, 2020, 6 min) - Yann Chapotel
“Short Circuits”
(Curtos-circuitos,
Rússia, 2020 19 min) - Mikhail Basov
Son Chant
(Son
Chant, Estados Unidos, 2020, 13 min) - Vivian Ostrovsky
Tunable Mimoid
(Mimoides
Reativos, Austrália, 2020, 7 min) - Vladimir Todorovic
Ursula
(Ursula,
Portugal, 2020, 6 min) - Eduardo Brito
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