sábado, 14 de agosto de 2021

32º Festival Internacional de Curtas-Metragens - Kinoforum

 
32º FESTIVAL INTERNACIONAL 

DE CURTAS-METRAGENS

CURTA KINOFORUM

19 a 29 de agosto de 2021

online e gratuito 

links: texto em laranja

A temporada de festivais de cinema online, no segundo semestre de 2021, promete e muito. Para quem sempre se surpreende com a programação de excelência do FestivalInternacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, vai ter de arranjar horas extras para acompanhar, de 19 a 29 de agosto de 2021, a sua 32ª edição, cuja seleção de fôlego exibirá 200 filmes, de 39 países..., incluindo filmes premiados no festivais de Cannes, Locarno, Clermont-Ferrand, Bafici-Buenos Aires, Annecy e Toulouse. Todos os filmes e encontros podem ser acessados pelo endereço www.kinoforum.org.   

Criado em 1990, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo Curta Kinoforum, um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos, e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. 

Segundo a produtora cultural Zita Carvalhosa, diretora do evento, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo Curta Kinoforum comprova o vigor da produção no formato curta-metragem. Mesmo em plena pandemia, recebemos 2.800 inscrições, sendo 600 só de obras brasileiras. O desafio foi montar uma programação com diferentes recortes de tempo e lugares, de vozes e territórios, para todas as idades e gostos. Acima de tudo, o objetivo foi o de criar um evento que celebre a criatividade e a vida”. 

Destaques da Mostra Brasileira


O FestivalInternacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum traz, para esta 32ª edição, 116 títulos brasileiros, vindos de 14 estados (AP, AM, BA, GO, PE, CE, MG, ES, MA, MS, PR, RJ, RN, RS, SP) e do Distrito Federal. As obras são assinadas por diretores veteranos e também por cineastas estreantes, com vários títulos tendo obtido premiações em festivais brasileiros e internacionais. A seção está organizada em Mostra Brasil e Mostra Competitiva. 


Vencedor de menção especial do júri no recente Festival de CannesCéu de Agosto, de Jasmin Tenucci, focaliza uma enfermeira grávida que se vê cada vez mais atraída por uma igreja neopentecostal e tem no elenco a atriz Gilda Nomacce (do longa As Boas Maneiras). 4 Bilhões de Infinitos, de Marco Antonio Pereira, acumula premiações em festivais no Brasil e na Alemanha ao mostrar crianças fabulando diante de uma tela em em branco. Estrelado por Marcelia Cartaxo (premiada por Pacarrete) e Raquel Rizzo, Ela Que Mora no Andar de Cima mostra a peculiar relação entre duas vizinhas e angariou duas dezenas de láureas em eventos no país e no exterior. Com uma protagonista que fabrica o dendê que utiliza no seu acarajé, O Babado de Toinha, de Sérgio Bloch, foi eleito como melhor documentário no NYC Downtown Short Film Festival (EUA). 


O amazonense Seiva Bruta, de Gustavo Milan, que acompanha uma travessia de um grupo de imigrantes venezuelanos, conquistou o prêmio de melhor curta-metragem latino-americano no prestigioso Directors Guild of America (DGA). No elenco do filme estão Luiz Carlos Vasconcelos (das séries Justiça e Aruanas) e a venezuelana Samantha Castillo (premiada nos festivais de Montreal e Turim por Pelo Malo). Passado em uma aldeia infestada de piranhas, Menarca, de Lillah Halla, foi selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes e conquistou o prêmio do público no Festival Cinelatino de Toulouse (França). Em Carta ao Magrão, Pedro Asbeg aproveita material inédito de entrevista realizada em 2010, para o filme Democracia em preto e branco, para marcar os 10 anos da morte do doutor Sócrates.  


O realizador Thiago Mendonça teve seu Belos Carnavais - que narra um acontecimento no mundo das escolas de samba paulistanas -programado no Festival de Oberhausen (Alemanha), um dos mais tradicionais eventos do circuito internacional de curtas-metragens. Produção maranhense vencedora do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Quanto Pesa, de Breno Nina, focaliza o dia a dia de uma jovem que trabalha em uma peixaria e tem que lidar com suas emoções. Triplamente premiado no Fade to Black Festival, o baiano 5 Fitas, de Heraldo de Deus e Vilma Carla Martins, se passa em meio a festa de Nosso Senhor do Bonfim, onde dois irmãos vivem suas aventuras. Selecionado para o Cineffable - Paris International Lesbian and Feminist Film Festival e premiado em vários eventos brasileiros, Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno Moreira, aborda as lutas e trajetórias de três integrantes do movimento feminista surdo. 


Codirigido por Tatiana Lohmann (de Solidão & Fé), Roberta Estrela D'Alva (de Slam: Voz de Levante) e Claudia Schapira, VIVXS! registra um encontro de poetas de diferentes partes do mundo na região do porto carioca que mais recebeu escravizados na história da humanidade e foi selecionado para o Nova Frontier Film Festival (Nova York). Eleito como melhor filme no Kuala Lumpur Film Fest (Malásia) e selecionado para o importante Festival de Clermont-Ferrand (França), a produção do Distrito Federal A Terra em que Pisar, de Fáuston da Silva, tem como protagonista uma participante de ocupação irregular de terra pública. Fotos Privadas, de Marcelo Grabowsky, mostra o estranhamento de um casal com um terceiro corpo e foi selecionado para o festival LGBTQIA+ Outfest, de Los Angeles. Já Ir e Vir discute o “avesso do tempo” e tem direção de Christian Caselli (do longa Rosemberg - Cinema, Colagem e Afetos) e Florencia Santágelo. 


A pandemia da Covid-19 é abordada em parte das produções. Dirigido pela atriz Grace Passô, República foi eleito melhor curta-metragem do ano pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) ao evidenciar a dimensão da necropolítica que opera no país. Cartas pandêmicas estão na base da coprodução Brasil/Cuba Monumento ao Wi-fi, do cineaste Gustavo Vinagre (do premiado longa Vil, Má). Já Gilson, de Vitoria Di Bonesso, aborda a desigualdade social e concentração de renda através da trajetória de um entregador de aplicativo de delivery que precisa trabalhar durante a pandemia. Em República das Saúvas, Piero Sbragia trata da ignorância e do negacionismo. Reflexões sobre a pandemia na favela do Vidigal, Rio de Janeiro, estão em foco em Janelas Daqui, de Arthur Sherman e Luciano Vidigal – este último, codiretor do longa “Cidade de Deus: 10 Anos Depois”. 


Entre os longas-metragistas com obras no evento estão Evaldo Mocarzel (de A Margem da Imagem), que dedica O Menino, O Sabiá e o Rato ao cineasta francês Robert Bresson (1901-1999), utilizando frases de seu livro Notas sobre o Cinematógrafo. Petrus Cariry (de Mãe e Filha) recupera, em Foi um Tempo de Poesia material inédito com o poeta Patativa do Assaré (1909-2002). Imagens de sua autoria são revisitadas pelo realizador mineiro Rafael Conde (de Samba Canção) em O Suposto Filme. Responsável por Sagrada Família, importante título do ciclo do cinema marginal brasileiro, Sylvio Lanna faz em Nova Pasta. Antigo Baú um ensaio sobre a vida e o início do amor. O cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012) ganha homenagem em Olhos Livres, de Fábio Rogério, enquanto o jogador Sócrates (1954-2011) tem entrevista inédita no centro de Carta ao Magrão, de Pedro Asbeg (do longa Democracia em Preto e Branco). 

Destaques da Mostra Latino-Americana


MostraLatino-Americana programou 16títulos, representando a Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México e Uruguai. Entre os destaques está a coprodução Chile/Espanha Correspondência. Vencedora do Festival de Mar del Plata, a obra é uma correspondência visual entre as cineastas Carla Simón e Dominga Sotomayor que, através de pequenos relatos de suas vidas, trocam reflexões sobre cinema, família, heranças e maternidade. Carla Simón é diretora do longa Verão 1993, premiado no Festival de Berlim, enquanto que Dominga Sotomayor foi a primeira mulher a vencer o prêmio de melhor direção no Festival de Locarno, com o longa Tarde para Morrer Jovem. Também chileno é Quem Diz Pátria Diz Morte, de Sebastián Quiroz, premiado no Festival de Toulouse. O filme é uma radiografia precisa e original dos recentes distúrbios políticos e sociais no Chile. 


Com estreia mundial no mais recente Festival de Berlim, o mexicano A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Sua Roupa, de Gabriel Herrera, explora, através de uma narrativa experimental e provocadora, a devoção à motocicleta em terras mexicanas. A produção argentina Muralha da China focaliza um tenso momento familiar que se transforma em uma peculiar conversa existencialista sobre a morte. Dirigido por Santiago Barzi e selecionado para a seção Cinéfondation do Festival de Cannes, o filme é um bom exemplo do fino e sutil humor argentino. O cubano Hora Azul, de Zoe Miranda, focaliza um inesperado encontro em um hospital: ele está lá para fazer exame de próstata, ela à espera do corpo de seu falecido marido. O uruguaio Blanes Esquina Müller, de Nicolás Botana, focaliza um rapaz que recebe a visita de uma versão futura de si mesmo. A obra foi vencedora de curtas-metragens do Bafici-Buenos Aires e premiada no Indie Short Fest, de Los Angeles. 


Produção da Colômbia, em parceria com a Costa Rica e Brasil, Adentro reúne seis episódios dirigidos por algumas das vozes mais relevantes do atual cinema latino-americano: os colombianos Jorge Forero (do longa Violência), a costarriquenha Alexandra Latishev (de Medea), a equatoriana Gabriela Calvache (de La Mala Noche), o venezuelano Gustavo Rondón (de La Familia), o argentino Diego Lerman (de Tão de Repente) e o brasileiro Gustavo Vinagre (de Vil, Má). O filme cubano dirigido por Damian Sainz Edwards e selecionado para o festival Cinélatino de Toulouse (França), Os Indomados, se passa em uma floresta noturna na qual se escondem os terrores de seu protagonista: os espíritos e a homossexualidade de seu irmão. No mexicano Água, de Santiago Zermeño, um remador adolescente pensa que seus encontros sexuais com outro homem foram descobertos por um colega do trabalho e vai confrontá-lo, com resultados inesperados. Selecionado para o badalado Festival de Sundance, o também mexicano O Sonho Mais Longo de Que Me Lembro, de Carlos Lenin, aborda as atrocidades cometidas pelo crime organizado no país e suas consequências na vida de uma jovem. A Montanha Lembra, coprodução Argentina/México dirigida por Delfina Carlota Vazquez, focaliza os habitantes da região do vulcão mexicano ativo Popocatepetl que são guardiões das relíquias mesoamericanas encontradas nas bases da colina e foi vencedor da competição internacional de curtas-metragens do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. 

Destaques da Mostra Internacional


MostraInternacional reúne 38 filmes, produzidos em 25 países. Um dos destaques da programação é Estrasburgo 1518, do premiado diretor inglês Jonathan Glazer (conhecido por videoclipes e pelo longa-metragem Sob a Pele, de 2013, estrelado por Scarlett Johansson). No curta, ele faz referência a um acontecimento inusitado ocorrido na França no século 16, quando houve uma “epidemia” de dança. Focalizando um homem que dedica todo o seu tempo ao clube de seu bairro e sobrevive com pequenos expedientes. Estrela Vermelha traz a assinatura do badalado diretor e ator francês Yohan Manca, que participou do Festival de Cannes 2021 com seu primeiro longa-metragem Mes Frères et Moi. Selecionado para o tradicional Festival de Oberhausen, a produção alemã Fantasia do Desastre faz uma sensível e nostálgica abordagem para o 20° “aniversário” da tragédia do 11 de setembro de 2001. Seus diretores, Christoph Girardet e Matthias Müller, abordam a onipresença das torres gêmeas do World Trade Center no cinema norte-americano e no imaginário da população. 


A produção da Eslovênia Irmãs, de Katarina Rešek, venceu o Grand Prix Internacional no Festival de Clermont-Ferrand, na França, considerado o mais importante evento voltado ao filme curto.  No enredo do filme, um grupo de amigas, virgens por juramento, envolvem-se em uma briga com garotos locais. Outro vencedor em Clermont-Ferrand, onde foi premiado como a melhor animação internacional, A Arte no Sangue, de Joanna Quinn, mostra como a obsessão está no DNA de uma família. 


Um covil de caçadores e uma casa abandonada habitada por morcegos são o cenário de reflexões sobre a ligação entre a exploração humana do mundo natural em Hospedeiros Naturais, produção do Reino Unido, assinada pelo artista visual e cineasta Nick Jordan, nome reconhecido em exposições internacionais e festivais de cinema. Premiado no prestigioso Festival de LocarnoViagem ao Paraíso, produção do Vietnã dirigida por Linh Duong, focaliza uma viagem de ônibus peculiar ao Delta do Rio Mekong na qual uma senhora esbarra com seu namorado do colégio. Passagem, curta alemão dirigido por Ann Oren, laureado no Festival Slamdance como melhor curta experimental, evoca as primeiras experiências de Eadweard Muybridge (1830-1904), fotógrafo inglês conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento com cavalos. 


Produção de Portugal selecionada para o Festival de Cannes, O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vincente, traça um sensual e violento retrato de uma família em meio às festividades de verão de uma pequena localidade do país. Também exibido em Cannes, dentro da Semana da CríticaVencedor do Festival de Toronto e de mais de 15 prêmios em eventos internacionais, Dustin, de Naïla Guiguet, se passa em um galpão abandonado, onde dança, em meio à multidão, um jovem trans. 


Outros títulos premiados da programação internacional incluem Casca, (de Samuel Patthey e Silvain Monney, Suíça), o melhor curta internacional do Festival de Annecy, e dois outros laureados na edição deste ano do importante Festival de Clermont-FerrandNadador (de Jonatan Etzler, Suécia), ganhador do prêmio de melhor comédia, e Ônibus Noturno (de Joe Hsieh, Taiwan), menção especial do júri da competição Labo. O continente africano é representado por três filmes que desafiam o obscurantismo: Chega Para Lá, produção de Ruanda dirigida por Inès Girihirwe, mostra uma mulher que decide mudar o curso de sua vida, buscando aventura na casa da vizinha; No curta sul-africano O Paraíso Desce à Terra, de Tebogo Maebogo, um rapaz se descobre atraído pelo amigo e deve lidar com sua emoções; Rodado no Marrocos, o francês A Canção do Pecado, de Khalid Maadour conta, por sua vez, a resistência de um casal de músicos à violência religiosa.  

Destaques dos Programas Especiais

Os Programas Especiais jogam luz sobre a cultura indígena, com uma mostra dedicada ao Festival Amotara, destacando as mulheres cineastas, e a sessão Música e Modo de Viver dos Guaranis. A produção feita por jovens cineastas das periferias merece espaço nos programas Diálogos: André Novais Oliveira e Lincoln Péricles, Cine Social Club e Kinolab Tela Digital – Destaques. Completam a programação a Mostra Limite, voltada para a experimentação e reinvenção; a Mostra Nocturno, com filmes fantásticos e de horror; a Mostra Infantojuvenil, focada no público dessas faixas etárias, e os programas especiais Christian Petzold e a Escola de Berlim e Experimenta: Duo Strangloscope. 

Exibiçõesespeciais marcam os 20 Anos de Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual com a exibição de Sobre Olhares - Oficinas Kinoforum; os 40 anos da morte do cineasta Glauber Rocha, com o polêmico curta Di Cavalcanti Di Glauber (1976); o centenário de nascimento do realizador francês Chris Marker, através da programação do seminal La Jetée (1962). A influência deste último em curtas-metragens brasileiros merece um programa que inclui Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, e Juvenília, de Paulo Sacramento. 

20 Anos de Oficinas Kinoforum

Celebrando os 20 anos de atividades das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, voltadas a despertar o interesse no fazer cinematográfico em jovens de comunidades e das periferias da cidade de São Paulo, a programação exibe em pré-estreia Sobre Olhares – Oficinas Kinoforum. A produção, dirigida por Christian Saghaard e Zita Carvalhosa, reúne trabalhos de destaque realizados  por alunos das oficinas desde 2001. Entre as temáticas estão questões presentes no cotidiano desses jovens, como a falta de perspectiva de trabalho, a presença do racismo estrutural, o direito à moradia e a falta de saneamento básico, homofobia e transfobia. Estão presentes ainda depoimentos dos alunos, relatando a importância de ter participado do projeto em suas carreiras profissionais. 

Um programa presta homenagem à montadora e professora Vânia Debs, falecida no último mês de junho, com a exibição de curtas clássicos em que ela atuou, como Verão, de Wilson Barros; A Garota das Telas, de Cao Hamburger; O Crime da Imagem, de Lirio Ferreira; Clandestina Felicidade, de Marcelo Gomes e Beto Normal; Morte., dirigido por José Roberto Torero e protagonizado por Paulo José e Laura Cardoso. 

Uma série de 12 encontros discutem temas como o cinema das mulheres indígenas, o filme de curta duração nas plataformas de streaming, o cinema realizado nas periferias brasileiras e a produções de cursos audiovisuais durante a pandemia da Covid-19. Participam das mesas os cineastas Graciela Guarani, Paulo Caldas e Kleber Mendonça Filho, o compositor Livio Tragtenberg, o filósofo Pablo Ortellado e Bernard Payen, da Cinemateca Francesa. 

40 Anos Sem Glauber Rocha


Um dos mais importantes diretores do cinema brasileiro, Glauber Rocha é homenageado no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum com a exibição de DiCavalcanti Di Glauber (1976, 17 minutos), em uma parceria com o Centro Técnico do Audiovisual – CTAv da Secretaria Nacional do Audiovisual. Presente nas listas dos mais importantes títulos nacionais de todos os tempos e vencedor de prêmio especial do júri no Festival de Cannes de 1977, o curta é considerado uma das mais inventivas obras do cineasta. Sua exibição especial acontece em 22 de agosto de 2021, data de falecimento, em 1981, do realizador. 

Trata-se de uma homenagem a Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976), nascida do ímpeto de registrar o velório do pintor. Estão encadeados por uma montagem denominada pelo realizador como “nuclear”, recortes de imagens, participações de Joel Barcelos, Marina Montini e Antonio Pitanga, músicas de Paulinho da Viola, Lamartine Babo, Villa-Lobos e Pixinguinha, trechos de poema de Vinícius de Moraes e até gritos do diretor. O resultado, polêmico, levou à interdição judicial da exibição do curta no Brasil a partir de 1979 – que posteriormente revelou-se sem fundamentos jurídicos. 

100 Anos de Chris Marker


Em homenagem aos 100 anos de nascimento do cineasta francês Chris Marker (1921-2012), celebrados em 29 de julho, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, em parceria com o Consulado Geral da França, promove a exibição especial, em 24/08/2021, do clássico La Jetée (1962, 28 min). Considerado um marco do movimento da Nouvelle Vague, o curta-metragem é inspiração para toda uma produção de fotofilmes a partir da década de 1960 e foi base para o enredo do longa-metragem norte-americano de sucesso Os 12 Macacos, estrelado por Bruce Willis e Brad Pitt. Seu roteiro se passa em um futuro pós-apocaliptico, quando um homem é assombrado por uma lembrança de infância que se revelará desastrosa. 

Chris Marker assinou, a partir de 1952, mais de 60 títulos. Incorporou realizações em vídeo e em CD-Rom, instalações multimídia e projetos pela internet. Pouco se conhece de sua biografia, pois sempre foi pouco afeito a entrevistas e a ser fotografado, o que certamente contribuiu para a mística e as brincadeiras dos amigos. Seu colega Alain Resnais (1922-2014) afirmou certa vez: "Existe uma teoria que circula, e com um certo fundamento, segundo a qual Chris Marker seria um extraterrestre. Ele tem aparência humana, mas a verdade é que vem do futuro ou de um outro planeta." 

La Jetée e Seu Impacto na Construção de Narrativas é o tema que o festival promove em 24/08/2021, às 17h00. Nele estão reunidos o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho (de Bacurau) e o francês Bernard Payen, programador da Cinemateca Francesa. 

Já o programa especial La Jetée e o Curta Brasileiro apresenta seis obras realizadas no Brasil a partir da década de 1990. Assinadas por Kleber Mendonça Filho (Vinil Verde), Paulo Sacramento (Juvenília) e Fernanda Ramos” (Jugular), entre outros cineastas, elas enfrentaram o desfio de criar uma dramaturgia utilizando exclusivamente imagens fixas e edição de som, sem o sistema tradicional de registro fílmico contínuo.  

Destaques da Mostra Limite


Seção dedicada à experimentação e reinvenção, a Mostra Limite se propõe a criar pontes estéticas e semânticas entre curtas-metragens realizados em diferentes partes do mundo. Este ano, estão programados 15 filmes, representando 11 países. Vencedor do prêmio de melhor animação experimental no Festival de Annecy, o australiano Mimoides Reativos, de Vladimir Todorovic, é uma homenagem bem-humorada a Solaris, de Stanislaw Lem, livro clássico de ficção científica que inspirou dois longas-metragens de mesmo título (dirigidos por Andrei Tarkovski, em 1972, e por Steven Soderbergh, em 2002). 


Já a produção dos Estados Unidos Son Chant é assinada pela diretora franco-brasileira Vivian Ostrovsky e traz um relato da colaboração artística entre a cineasta belga Chantal Akerman (1950-2015) e Sonia Wieder-Atherton, a violoncelista que trabalhou na música de 20 de seus filmes. Através de trechos de filmes, imagens de arquivo e do próprio acervo de Ostrosky, o curta constitui uma homenagem afetiva ao som no cinema. O brasileiro Vagalumes, de Léo Bittencourt, revela o lado noturno dos jardins de Roberto Burle Marx, habitados por frequentadores enquanto a cidade do Rio de Janeiro adormece. Utopia 360, de Violena Isabel Ampudia Rodriguez, reúne, sem uma ordem lógica, o passado e o futuro de Cuba através de dois jogadores, que testam um jogo de realidade virtual que não está funcionando bem. 


Alexander Mosolov. Três Peças, coprodução Rússia/Bielorússia assinada por Natalia Ryss, é dedicado ao período construtivista de Alexander Mosolov (1900-1973), importante compositor do início da era soviética. O austríaco Todas as Paredes, de Josef Dabernig, trata com ironia detalhes de decoração, arquitetura e cultura nativa da antiga Europa comunista, destacando os clichês sobre mulheres e empregados. Dentro, de Yann Chapotel, apresenta um mosaico de janelas, destacando momentos da vida cotidiana que formam um afresco coreográfico de gestos simples. O brasileiro O Túmulo da Terra, de Yhuri Cruz, foi concebido como fábula expressionista preta e conta a origem da máscara de pedra Pretusi a partir da jornada de um homem sem rosto que é perseguido e atormentado por sua própria subjetividade encarnada em seus pares. Selecionado para eventos na Alemanha e Japão, Rocha Matriz, dos brasileiros Miro Soares e Gabriel Menotti, examina a cadeia produtiva de mármore e granito a partir de uma consciência alienígena e traça conexões entre formas de trabalho cotidiano, o mercado global e o tempo profundo da Terra.

Mostra Infantojuvenil

 Em 2021, a Mostra Infantojuvenil está dividida em três programas, reunindo 22 filmes de dez países. São duas seções infantis e uma voltada ao público juvenil. 

 


 Curta Kinoforum

19 a 29 de agosto de 2021

online e gratuito

para todo o Brasil

via www.kinoforum.org

 

parte dos filmes fica disponível

com recursos de acessibilidade

de 19 a 25/08/2021

no site www.kinoforum.org

 

exibições e encontros

nas plataformas digitais parceiras

Innsaei.TV, Cardume, Spcine Play, Sesc Digital

 

cerimônia de abertura

quinta-feira, 19/08/2021, às 20h00

com condução da jornalista Flávia Guerra

  

MOSTRACOMPETITIVA


4 Bilhões de Infinitos

(Brasil-MG, 2020, 15 min) - Marco Antonio Pereira

Acesso

(Brasil-SP, 2021, 18 min) - Julia Leite

Belos Carnavais

(Brasil-SP, 2020, 16 min) - Thiago Mendonça

Céu de Agosto

(Brasil-SP, 2021, 16 min) - Jasmin Tenucci

Colmeia

(Brasil-DF, 2021, 15 min) - Maurício Chades

Ela Que Mora no Andar de Cima

(Brasil-PR, 2020, 14 min) - Amarildo Martins

Hora Feliz

(Brasil-RS, 2021, 5 min) - Alex Sernambi

O Babado de Toinha

(Brasil-RJ, 2020, 13 min) - Sérgio Bloch

Olhos Livres

(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Fábio Rogério

Quanto Pesa

(Brasil-MA, 2020, 23 min) - Breno

República

(Brasil-SP, 2020, 16 min) - Grace Passô

Seiva Bruta

(Brasil-AM/EUA, 2020, 17 min) - Gustavo Milan

Stone Heart

(Brasil-AM, 2021, 5 min) - Humberto Rodrigues

 

MOSTRA BRASIL


5 Fitas

(Brasil-BA, 2020, 16 min) - Heraldo de Deus e Vilma Carla Martins

A Obra Final

(Brasil-SP, 2021, 14 min) - Patrick Hanser

A Terra em Que Pisar

(Brasil-DF, 2020, 25 min) - Fáuston da Silva

Carta ao Magrão

(Brasil-RJ, 2021, 11 min) - Pedro Asbeg

Cenas da Infância

(Brasil-RJ, 2021, 6 min) - Kimberly Palermo

Como Respirar Fora d’Água

(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Júlia Fávero e Victoria Negreiros

Derradeiro de Maio

(Brasil-SP, 2021, 9 min) - Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques

Dinheiro

(Brasil-MG, 2021, 4 min) - Arthur B. Senra e Sávio Leite

Foi Um Tempo de Poesia

(Brasil-CE, 2021, 13 min) - Petrus Cariry

Fotos Privadas

(Brasil-RJ, 2020, 10 min) - Marcelo Grabowsky

Gilson

(Brasil-SP, 2020, 5 min) - Vitoria Di Bonesso

Hawalari

(Brasil-GO, 2020, 14 min) - Cássio Domingos

Ir e Vir - O Avesso do Tempo

(Brasil-RJ, 2021, 22 min) - Christian Caselli e Florencia Santángelo –

Janelas Daqui

(Brasil-RJ, 2021, 15 min) - Luciano Vidigal e Arthur Sherman

Luna Quer Sair

(Brasil-SP, 2020, 3 min) - Luci Savassa e Matias Lovro

Menarca

(Brasil-SP, 2020, 22 min) Lillah Halla

Monumento ao Wi-fi

(Brasil-SP, 2020, 14 min) - Gustavo Vinagre

Nervo Errante

(Brasil-SP, 2021, 13 min) - Bruno Badain

Nova Pasta. Antigo Baú

(Brasil-SP, 2021, 18 min) - Sylvio Lanna

O Menino, o Sabiá e o Rato

(Brasil-SP, 2021, 11 min) - Evaldo Sérgio Mocarzel

O Ódio

(Brasil-RS, 2021, 3 min) - Nelton Pellenz

O Suposto Filme

(Brasil-SP, 2021, 12 min) - Rafael Conde

Os Marranos do Sertão

(Brasil-RJ, 2021, 11 min) - Felipe Goifman e Sergio Bloch

Pandelivery

(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Guimel Salgado e Antonio Silva Matos

Per Capita

(Brasil-PE, 2021, 15 min) - Lia Leticia Ferreira Leite

República das Saúvas

(Brasil-SP, 2021, 15 min) - Piero Sbragia

Retrato do Artista Quando Coisa

(Brasil-MS, 2021, 4 min) - Filipi Silveira e Larissa Neves

Seremos Ouvidas

(Brasil-RJ, 13 min) - Larissa Nepomuceno Moreira

Só Mais Um Dia

(Brasil-SP, 2020, 8 min) - Bella Gomes

Sonho de Verão

(Brasil-RJ, 2020, 13 min) - Luan Dias

Transetropical

(Brasil-RN, 2021, 5 min) - João Ricardo Paulino

Três Graças

(Brasil-ES, 2020, 19 min) - Luana Laux

Vivxs!

(Brasil-RJ/SP, 2021, 15 min) - Tatiana Lohmann,

Roberta Estrela D’Alva e Claudia Schapira

Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?

(Brasil-PR, 2020, 4 min) - Tiago Felipe

Utopia

(Brasil-AP, 2021, 15 min) - Rayane Penha

 

MOSTRALATINO-AMERICANA


Adentro

(Adentro, Colômbia/Costa Rica/Brasil, 2021, 22 min)

- Jorge Forero, Alexandra Latishev, Gustavo Vinagre,

Gabriela Calvache, Gustavo Rondón e Diego Lerman

Agua

(Água, México, 2020, 14 min) - Santiago Zermeño

Al Motociclista No Le Cabe La Felicidad En El Traje

(A Felicidade do Motociclista Não Cabe Em Seu Traje,

México, 2021, 10 min) - Gabriel Herrera

Blanes Esquina Müller

(Blanes Esquina Müller, Uruguai, 2021, 15 min) - Nicolás Botana

Caso Aparte

(Caso à Parte, Argentina, 2020, 15 min) - Bruno Ciancaglini

Correspondencia

(Correspondência, Chile/Espanha, 2020, 19 min)

- Carla Simón e Dominga Sotomayor

El Sueño Más Largo Que Recuerdo

(O Sonho Mais Longo de que Me Lembro, México, 2021, 20 min)

- Carlos Lenin

Hora Azul

(Hora Azul, Cuba, 2021, 15 min) - Zoe Miranda

Interferencia

(Interferência, Chile, 2021, 12 min) - Juan Carlos Soto

Los Cimarrones

(Os Indomados, Cuba, 2021, 13 min) - Damián Sainz Edwards

Los Invitados

(Os Convidados, Chile, 2020, 15 min) - Valentina Arango Villalon -

Muralla China

(Muralha da China, Argentina, 2020, 17 min) - Santiago Barzi

Nuestros Hombres Ausentes

(Nossos Homens Ausentes, Colômbia, 2021, 22 min) - Julio Barrera

Puede Una Montaña Recordar

(A Montanha Lembra, Argentina/México, 2021, 20 min)

- Delfina Carlota Vazquez

Quien Dice Patria Dice Muerte

(Quem Diz Pátria Diz Morte, Chile, 2020, 16 min) - Sebastián Quiroz

Tío

(Tio, México, 2021, 13 min) - Juan Medina

 

MOSTRA INTERNACIONAL


A Summer Place

(Um Lugar de Veraneio, Grécia/França/Chipre, 2021, 20 min - Alexandra Matheou

Affairs of The Art

(Negócios da Arte, Reino Unido/Canadá, 2020, 16 min) - Joanna Quinn

Après Décembre

(Depois de Dezembro, Bélgica, 2020, 19 min) - François Pirotte

Aujourd'hui ça va

(Hoje, Tá Tudo Bem, Polônia/França, 2020, 5 min) - Svitlana Topor

Badaren

(Swimmer, Suécia, 2020, 13 min) - Jonatan Etzler

Binge Loving

(Amor Descontrolado, Bélgica, 2021, 22 min) - Thomas Deknop

Breaking Ground

(Chega pra Lá, Ruanda, 2020, 13 min) - Inès Girihirwe

Catin

(Catin, França, 2021, 20 min) - Julie Allain, Grégory Marza,

Guillaume Anglard e Bertrand Boutaud

Cerberus

(Cerberus, Estônia, 2021, 19 min) - Kaspar Ainelo

Do.Solo.Pin

(Do.Solo.Pin, Estados Unidos, 2021, 11 min) - Javad Atefeh

Dogadjaji za Zaboraviti

(Eventos para Serem Esquecidos, Croácia, 2020, 6 min)

Dustin

(Dustin, França, 2020, 20 min) - Naïla Guiguet

Ecorce

(Casca, Suiça, 2020, 15 min) - Samuel Patthey e Silvain Monney

Étoile Rouge

(Estrela Vermelha, França, 2020, 22 min) - Yohan Manca

Forastera

(Forasteira, Espanha, 2020, 19 min) - Lucía Aleñar Iglesias

God Dress You

(Que Deus te Produza, Itália, 2021, 15 min) - Mattia Epifani

Grab Them

(Grab Them, Suécia, 2020, 13 min)

Hargez Gahi Hamisheh

(O Tempo Todo, Irã, 2020, 15 min) - Shadi Karamroudi

Heaven Reaches Down to Earth

(O Paraíso Desce à Terra, África Do Sul, 2020, 10 min)

- Tebogo Malebogo

Hide

(Escondido, França/Canadá/Hungria, 2020, 11 min) - Daniel Gray-

Jam

(Trânsito, Irlanda, 2020, 10 min) - Brendan Canty

Le Chant du Péché

(A Canção do Pecado, França, 2020, 15 min) - Khalid Maadour

Main Ballet Tank

(Tanque de Balé, Cingapura, 2021, 4 min) - Bernhard Schmitt

Misty Picture

(Fantasia do desastre, Alemanha, 2021, 17 min)

- Christoph Girardet e Matthias Müller

Näotuvastus

(Reconhecimento Facial, Estônia, 2021, 7 min) - Martinus Klemet

Natural Hosts

(Hospedeiros Naturais, Reino Unido, 2020, 2 min) - Nick Jordan

Night Bus

(Ônibus Noturno, Taiwan, 2020, 20 min) - Joe Hsieh

O Cordeiro de Deus

(O Cordeiro de Deus, Portugal/França, 2020, 15 min)

- David Pinheiro Vicente

Passage

(Passagem, Alemanha, 2020, 13 min) - Ann Oren

Pračka

(Máquina de Lavar, República Tcheca, 2020, 5 min)

- Alexandra Májová

Quebrantos

(Violação, Espanha, 2020, 8 min) - Koldo Almandoz e Maria Elorza

Scars

(Cicatrizes, Canadá/França, 2020, 10 min) - Alex Anna

Sestre

(Irmãs, Eslovênia, 2020, 23 min) - Katarina Rešek

Strasbourg 1518

(Estrasburgo 1518, Reino Unido, 2020, 10 min) - Jonathan Glazer

The Chicken

(O Frango, Estados Unidos, 2020, 13 min) - Neo Sora

The End of Suffering (A Proposal)

(O Fim do Sofrimento (Uma Proposta), Grécia, 2020, 14 min)

- Jacqueline Lentzou

Thiên Đường Gi Tên

(Viagem ao Paraíso, Vietnã, 2020, 15 min) - Linh Duong

Which Is Witch?

(Which Is Witch?, França, 2020, 6 min) - Marie Losier

 

PROGRAMAS ESPECIAIS


A Sentença

(Brasil-SP, 2021, 17 min) - Laura Coggiola

Antônia

(Brasil-SP, 2020, 9 min) - Flávio Carnielli

Azulscuro

(Brasil-MG, 2021, 15 min) - Evandro Caixeta

Cego_cidade

(Brasil-BA, 2020, 10 min) - Kauan Oliveira

Filme de Domingo

(Brasil-SP, 2020, 26 min) - Lincoln Péricles

Grande Canyon

(Brasil-MG, 2020, 12 min) - Pedro Ianni Estrada

Rua Ataléia

(Brasil-MG, 2021, 12 min) - André Novais Oliveira

Inherent

(Inerente, Dinamarca/Reino Unido, 2021, 16 min)

- Nicolai G. H. Johansen

The Moogai

(O Moogai, Austrália, 2020, 15 min) - Jon Bell

Bezman Shenisharnu Babayit

(Enquanto Ficamos em Casa, Israel, 2020, 5 min) - Gil Vesely

 

MOSTRAINFANTOJUVENIL

Ela Luta

(Brasil-SP, 2020, 15 min) - Luiza Giuliani

Primeiro Carnaval

(Brasil-SP, 2021, 5 min) - Alan Medina

Bosquecito

(Bosquezinho, Argentina, 2020, 8 min) - Paulina Muratore

Niebla

(Névoa, Colômbia, 2020, 10 min) - Leonardo Romero

Bémol

(Bémol, Suiça, 2021, 6 min) - Oana Lacroix

Beyond The Trees

(Além das Árvores, França, 2020, 5 min) - Pierre Burgoni,

Jordan Baudé, Catharianne Ni, Julie Bijjou

Darwin

(Darwin, França, 2020, 6 min) - Alix Popesco, Emmanuel Sabathe,

Juliette Moreau, Tonin Laplanche

Galchenok

(Passarinho, Rússia, 2020, 7 min) - Marat Narimanov

Girls Talk About Football

(Garotas Falam de Futebol, Itália, 2021, 7 min) - Paola Sorrentino

Rocket Science

(Ciência Espacial, Reino Unido, 2021, 2 min) - Hoching Kwok

Room With a View

(Quarto Com Vista, França, 2020, 5 min) - (LA)HORDE:

Marine Brutti, Jonathan Debrouwer e Arthur Harel

Twin Trees

(Árvores Gêmeas, França, 2020, 4 min)

- Emmanuel Ollivier e Emmanuel Ollivier

Kaolin

(Caulim, França, 2020, 22 min) - Corentin Lemetayer Le Brize

Kimin Umurunda

(E Daí?, Turquia, 2020, 5 min) - Yeliz Gurkan

 

MOSTRA LIMITE


Escuro

(Brasil-SP, 2021, 12 min) - João Rubio Rubinato,

Martina Van Steen, Bruno Lopes e Daniel Tagliari

Rocha Matriz

(Brasil-ES, 2020, 24 min) - Cristal Líquido

(Miro Soares e Gabriel Menotti)

Rútilo Cautério

(Brasil-SP, 2020, 2 min) - Rodrigo Faustini e Jpedrinho

Túmulo da Terra

(Brasil-RJ, 2021, 11 min) - Yhuri Cruz

Vagalumes

(Brasil-RJ, 2020, 19 min) - Léo Bittencourt

Abrir Monte

(Abrir Monte, Colômbia/Portugal, 2021, 25 min) - Maria Rojas Arias

Utopía 360

(Utopia 360, Cuba, 2020, 7 min) - Violena Ampudia

Alexander Mosolov. Three Pieces

(Alexander Mosolov. Três Peças, Rússia/Bielorússia, 2020, 3 min)

- Natalia

All The Stops

(Todas As Paradas, Áustria, 2020, 16 min) - Josef Dabernig

Holy Eyes

(Olhos Sagrados, China, 2021, 23 min) - Keng U Lao

Inside

(Dentro, França, 2020, 6 min) - Yann Chapotel

“Short Circuits”

(Curtos-circuitos, Rússia, 2020 19 min) - Mikhail Basov

Son Chant

(Son Chant, Estados Unidos, 2020, 13 min) - Vivian Ostrovsky

Tunable Mimoid

(Mimoides Reativos, Austrália, 2020, 7 min) - Vladimir Todorovic

Ursula

(Ursula, Portugal, 2020, 6 min) - Eduardo Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...