novembro e
dezembro 2020
Há um mês publiquei matéria falando dos Festivais de Cinema, com sessões online e grátis nos meses de outubro e novembro de 2020. Hoje, como a Pandemia do Coronavírus ainda não dá sinais de recuo e as salas de cinema abertas ainda não reconquistaram o público perdido para os canais (virtuais) por assinatura..., divulgo os Festivais de Cinema que acontecem em novembro e dezembro de 2020 também em plataformas de streaming.
(07 a 27 de
novembro de 2020)
Embora tenha estreado há quatro dias, o Festival Cinema & Transcendência online e gratuito ainda tem muito material a ser apreciado pelo seu público ligado ao miticismo. Conforme material de divulgação, a edição 2020 “navega na rede além mar, cumprindo com sua auspiciosa missão de buscar, encontrar e revelar a Transcendência do Cinema no que ele tem de mais essencial: mexer nas almas. O que nos tem instigado e nutrido ao longo desses sete anos de existência, é essa possibilidade de promover uma relação transformadora entre o cinema e a realidade interior de cada indivíduo. Por este caminho seguimos descobrindo, dialogando, aprendendo e compartilhando esse cinema vivido nas telas, na vida, no mundo imaginário, como ações de liberdade e alguma cura, em algum plano existencial.”
A programação é repleta
de filmes, show musical, bate papos lives e debates, com temas que chegam para
ativar o universo intangível da transcendência latente na interioridade humana...,
abrindo espaços propícios à introspecção, arte e silêncio. “Insights” de
consciência é consequência.
Para saber mais acesse o Portal do Festival Cinema & Transcendência e siga-o pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube.
11 a 22 de
novembro de 2020
O 28º Festival Mix Brasil, que orgulhosamente celebra a diversidade com uma extensa programação de shows, teatro, cinema, literatura e artes visuais, tem a sua cerimônia de abertura nesta quarta-feira (11/11/2020 às 20h30), com a apresentação potente da cantora (travesti e “artivista”) Linn da Quebrada..., seguida da sessão do filme As Mil e Uma (Quando Iris conhece Renata, uma mulher jovem com um passado difícil, imediatamente se sente atraída por ela. Iris terá que superar seus medos e lutar contra suas inseguranças para viver seu primeiro amor. Uma história cheia de ternura num ambiente hostil, em que o desejo se adequa de diversas maneiras na escuridão e a fofoca se torna uma arma inimiga.), dirigido pela argentina Clarisa Navas. Ambas apresentações via Plataforma InnSaei.
Confira aqui, ou baixe, em PDF, a Programação Completa dos doze dias de intensas atividades do 28º Festival Mix Brasil..., junto com o belo Catálogo da Mostra. Ou, ainda, siga o Festival Mix Brasil pelo Facebook e ou Instagram e ou Twitter. Na Revista de Cinema, tem uma ótima matéria, da jornalista Maria do Rosário Caetano, sobre o Festival Mix do Brasil. Fique atento (a): alguns filmes têm sessão única e ou número de limitado de acesso.
Festival
de Cinema Fantástico de Brasília
11 a 15 de
novembro de 2020
Com programação inédita online e gratuita, a 2ª edição de O Anjo Exterminador do Futuro - Festival de Cinema Fantástico de Brasília, cujo título homenageia o filme O Anjo Exterminador (1962), clássico dirigido por Luis Buñuel, chega hoje (11/11/2020) à plataforma virtual, oferecendo ao seu grande público mostras competitivas de curtas-metragens nacionais e internacionais (França, Argentina, Turquia, Itália, Croácia, Finlândia) e live sobre cinema fantástico.
Segundo seus realizadores, a “ideia é novamente abranger todos os subgêneros do cinema fantástico: horror, ficção científica, trash e outras variações que tragam à luz temas intrigantes e encantadores para as novas gerações, a exemplo do surrealismo, do sobrenatural, do futurismo e da distopia.” E destacam: O cinema fantástico e suas variações, como terror, fantasia e ficção científica, fascinam plateias desde os primórdios da sétima arte. Basta lembrarmos do pioneirismo de Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, ou dos assustadores protagonistas do Expressionismo Alemão em obras como O gabinete do Dr. Caligari (1920), O Golem (1920) e Nosferatu (1922). Afinal, foi a partir do cinema que as pessoas puderam, finalmente, ver materializados cenários, situações e criaturas antes apenas imaginadas ou presentes em sonhos e pesadelos. Este gênero cinematográfico encanta e impressiona porque desafia fronteiras entre real e imaginário, popular e erudito, cinema de arte e produção comercial, uma vez que absorve o desconhecido e tudo aquilo que habita o inconsciente e problematiza a condição humana.”
A programação, dividida em quatro sessões (duas nacionais e duas internacionais), será transmitida integralmente para todo o mundo, através do YouTube, com acesso por meio do site www.tabatafilmes.com.br, a partir desta quarta-feira (11/11), até 15 de novembro, sempre às 20h. Os melhores filmes serão escolhidos por júri especial e pelo voto popular. Para conhecer a programação completa e saber mais sobre o O Anjo Exterminador do Futuro - Festival de Cinema Fantástico de Brasília, acesse o portal www.tabatafilmes.com.br e as redes sociais: Facebook, YouTube, e Instagram.
13 a 22 de
novembro de 2020
Estreia na próxima sexta-feira, 13 de novembro de 2020, online e gratuito o V Festival P.O.E de Cinema Fantástico..., com a promessa de muita diversão e sustos. Não encontrei informações e nem o portal oficial do POE, apenas a página no Facebook (com as sinopses dos filmes) e a do Instagram (repleta de cartazes). Para saber mais, inclusive o horário de exibição, siga o V Festival P.O.E de Cinema Fantástico nas duas redes sociais.
21 a 28 de novembro
de 2020
Em agosto de 2020 divulguei o Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens, que foi, praticamente um “esquenta” para a 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um evento imperdível que promete, em oito dias de farta programação online e gratuita: Sessões de cinema online com bate papo; Sessão para bebês; Shows musicais com Hélio Ziskind e Carlinhos Brown; Workshop Panorama Histórico do Cinema Brasileiro no Fórum de Cinema e Educação; Encontros de Cinema Infantil com conversa com realizadores/as; Oficinas para crianças e professores.
Confira aqui, a programação completa que vai deixar crianças e adultos (por que não?) maravilhados com apresentações de filmes do mundo todo, fóruns enriquecedores debatendo Cinema e Educação, entre outros assuntos pertinentes. Para saber mais, acesse a plataforma da 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e ou siga o evento no Facebook, Instagram e Youtube e Twitter.
24 de
novembro a 06 de dezembro de 2020
O Festival de Cinema Italiano do Brasil está de volta online trazendo, em sua 15ª edição, a certeza de grandes emoções e muita diversão para o seu imenso e fiel público.
Ao todo serão apresentamos, via streaming, uma invejável seleção de filmes seleção de 22 filmes que fizeram história mundialmente em duas sessões: Retrospectiva das Estrelas, com 12 filmes de excelência italianos, e Filmes Contemporâneos, com 10 filmes de diretores de renome e de novos diretores.
Na estreia da Retrospectiva das Estrelas será exibido o clássico O Carteiro e o Poeta, de Michael Radford, com a inesquecível “Beatrice” vivida pela irretocável Maria Grazia Cucinotta. Na sequência: o incrível Gaviões e Passarinhos (Uccellacci e Uccellini), de Pier Paolo Pasolini, com o mítico Totó; o misterioso A Aventura (L’Avventura), de Michelangelo Antonioni, com Monica Vitti e Lea Massari; de Luchino Visconti: os emocionantes Rocco e seus irmãos (Rocco e i suoi fratelli), protagonizado por Alain Delon, e Morte em Veneza (Morte a Venezia), baseado no romance homônimo de Thomas Mann, e que também aborda a chegada da cólera asiática em Veneza, e traz Dirck Bogarde numa interpretação inesquecível; o belo O segredo do bosque velho (Il secreto del bosco vecchio), de Ermanno Olmi, baseado no romance do renomado escritor italiano Dino Buzzati; o cômico Roberto Benigni com o seu alucinado O pequeno diabo (Il piccolo diavolo), com a participação da grande atriz italiana Stefania Sandrelli; o instigante Habemus Papam, do polêmico Nanni Moretti; o fascinante César Deve Morrer (Cesare deve morire) dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, vencedor do Urso de Ouro no 62º Festival de Berlim; o hilário Viva a liberdade (Viva la libertà) de Roberto Andò, sobre os bastidores do governo italiano; o comovente Belos Sonhos (Bei Sogni) de Marco Bellocchio, que retrata dramas familiares e religiosidade; e, vencedor do Oscar, o provocante A grande beleza (La grande bellezza), de Paolo Sorrentino.
A sessão de Filmes Contemporâneos traz nomes afirmados na cinematografia italiana como Gianni Amelio (Hammameth); Francesco Bruni (Cosa Sarà); Alessandro Genovesi (Pode Beijar o Noivo); Giuliana Gamba (Buraco Fatal); Igor Tuveri (5 é o Número Perfeito), e apresenta a nova geração de diretores com Guido Lombardi (O Ladrão de Dias); Claudio Noce (Irmãos à Italiana); Giuseppe Pedersoli (A Verdade Sobre “A Doce Vida”), Vincenzo Alfieri (Os Homens de Ouro); Massimo Venier (Odeio o Verão).
A programação, com as sinopses dos filmes, estará disponível para todo o Brasil, via streaming, no site do Festival de Cinema Italiano do Brasil, entre 24 de novembro a 8 de dezembro de 2020. Fique ligado nas redes sociais: Facebook; Instagram; YouTube.
30 de
novembro e 28 de dezembro de 2020
Em busca de pluralidade e diversidade, a 9ª edição do Cinecipó - Festival do Filme Insurgente, que antes se limitava à Serra do Cipó e Belo Horizonte, neste 2020, ano em que as plataformas virtuais se multiplicaram, terá alcance nacional.
A sua programação online e gratuita, chegará ao público com 55 curtas e 12 longas-metragens, divididos em quatro programas semanais: Derivas (o experimental e performático em filmes que enunciam, pela relação intensa dos corpos em cena, conflitos, afetos e inquietações, em um mundo que precisa lembrar e aprender a olhar sem subjugar); Vigílias (produções em prol de lutas e que refletem as emergências dos nossos tempos, conectando a tensão com o real em imagens cinematográficas); Retomadas (produções que caminham no sentido contrário da perda de memória e velocidade de informação/compartilhamentos dão o tom com novas narrativas que convocam de diferentes maneiras, a palavra e a fala - seja por meio de testemunhos, depoimentos, cartas, poemas ou rememorações); Sonhos (o desejo de elaborar histórias, experiências e afetos que vão além da lógica imagética do realismo, em filmes com propostas variadas que buscam compreender universos a partir de registros sensíveis, de diferentes perspectivas culturais, cosmológicas e/ou imaginárias). Bem como, workshops artes plásticas e música voltadas para a questão da sustentabilidade. Duas oficinas já estão confirmadas: Critica descolonial das imagens: Práticas de olhar - com Juliano Gomes, e Cinema de montagem - com Renato Vallone.
Os temas falam de questões de gênero, LGTQI+ e raciais, questões ambientais, ditadura civil-militar, ocupações rurais e urbanas, entre outros. Cardes Monção Amâncio, um dos idealizadores do Cinecipó, esclarece que “O festival lida com variados fluxos de narrativas e muitas delas alcançaram recentemente o cinema: circulavam na oralidade, estavam sob o pó de documentos forçosamente esquecidos ou foram subsumidas por narrativas hegemônicas. A troca semanal de programas foi uma solução para termos o público interessado no festival durante um mês. O evento terá sempre novidades e esperamos gerar expectativa dos próximos filmes e debates da semana seguinte”. Daniela Pimentel de Souza, idealizadora do Cinecipó, complementa: “Nosso cinema segue reavivando batalhas que ainda não foram vencidas e que enquanto a justiça não for feita, não podem ser esquecidas. Cinema que se ocupa em forjar a História”.
Para não ficar de fora da programação, acesse o site www.cinecipo.com.br e siga também o festival no Facebook, Instagram e Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário