Festivais de Cinema Online
e Grátis
Outubro/Novembro/2020
A pandemia provocada pelo Covid.19, este ser estranho entre nós..., tão minúsculo e mais fatal que loira de film noir, mudou em muito a rotina das pessoas intelectualmente ativas em sua busca de alimento cultural. Com o fechamento de teatros, museus, salas de cinema, bibliotecas, arenas esportivas..., e decretado isolamento social, que só agora, seis sete meses depois, está sendo afrouxado, o hábito do cinéfilo ficou praticamente restrito ao serviço de streaming. O que não foi de todo ruim, já que muita gente, anteriormente sem condições financeiras de frequentar festivais de cinema, nos quatro cantos do país, acabaram presenteados pelos realizadores com grandes mostras internacionais de cinema (como você acompanhou por aqui) online e gratuitas em plataformas digitais exclusivas e ou já tradicionais na web e até em tv por assinatura.
Passado (?) o grande susto pandêmico e com o mundo tateando a volta à normalidade, proprietários das salas de teatro, cinema, museus e arenas esportivas, cedendo à tentação econômica, estão abrindo frestas, para ver como o público cativo responde à exposição aos locais parcialmente reabertos. Porém, seja por decisões anteriores, tomadas no início da pandemia, e ou pela responsabilidade com a segurança do grande público, os organizadores de festivais cinematográficos (novos ou tradicionais) continuam cautelosos e ainda preferem, pelo menos até o fim de 2020, exibir seus filmes, debates, aulas etc nas plataformas de streaming.
Para quem já tomou gosto pela nova via de exibição cinematográfica, já pode agendar e tomar assento (em casa) para acompanhar a primeira edição do POADOC - Festival de Documentários de Porto Alegre (14 a 18 de outubro de 2020); a 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (22 de outubro a 04 de novembro de 2020); a 14ª CineBH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte e a 11th Brasil CineMundi – Internacional Coproduction Meeting (29 de outubro a 02 de novembro de 2020); Brazil Cinefest - International Film Festival (05 a 15 de novembro de 2020).
(14 a 18 de outubro de 2020)
“Documentários
não expressam verdades, expressam visões de mundo. Em um cenário social de
polarização, negacionismo e supressão da diferença, é essencial que se crie
espaços onde a diversidade do olhar e de existências seja valorizada e
respeitada. É pensando em celebrar a pluralidade que nasce o POADOC -
Festival de Documentários de Porto Alegre,
focado exclusivamente em narrativas documentais.”
O POADOC - Festival de Documentários de Porto Alegre exibirá online e gratuitamente, no site do festival, uma seleção de 12 documentários gaúchos, produzidos entre 2000 e 2020. A programação inclui longas e curtas aclamados por público e crítica e filmes escolares, com temas ligados à representatividade, além de lives com os realizadores. A cada dia serão exibidos um longa-metragem, um curta-metragem e um filme realizado em escola, que ficarão disponíveis por 24 horas, a contar do horário da sua estreia, sempre às 20h. Para mais informações sobre os debates e também para conhecer as sinopses dos filmes acesse o Portal do POADOC.
Programação completa:
14 a 15 de outubro. 20h.
Mokoi Tekoá
Petei Jeguatá - Duas Aldeias, uma Caminhada (2008), de Germano Benites,
Ariel Duarte Ortega e Jorge Ramos Morinico
Antes de
Lembrar (2018), de Vinícius Lopes e Luciana Mazeto
Massacre dos
Porongos (2017) - EMEF Timbaúva (Porto Alegre/RS)
15 a 16 de outubro. 20h.
Morro do Céu
(2009), de Gustavo Spolidoro
A Invenção da
Infância (2000), de Liliana Sulzbach
Contigo
Ninguém Acaba (2018) - EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff (São
Leopoldo/RS)
16 a 17 de outubro. 20h
Cidades
Fantasmas (2017), de Tyrell Spencer
O Céu da
Pandemia (2020), de Marina Kerber
Dona Bugra, a
Periferia Grita - Projeto Cidade Cinematográfica (Três Passos/RS)
17 a 18 de outubro. 20h.
O Caso do
Homem Errado (2017), de Camila de Moraes
Construção
(2020), de Leonardo da Rosa
Respeito às
Diferenças (2017) - EMEF Rio Grande do Sul (Guaíba/RS).
(22 de outubro a 04 de novembro de 2020)
Com a pandemia dando rasteira mundial na cultura
(também) cinematográfica, a 44ª Mostra
Internacional de Cinema em São Paulo tratou de se aprumar, dar um chega pra lá no Covid.19, e, sem perder o
charme e a importância (como fez em 2009), abraçar (mesmo que temporariamente) a
grande novidade dos Festivais e Mostras de Cinema deste 2020: as plataformas
digitais e serviços de streaming..., bem como os recém resgatados cinemas
drive-in.
Em sua 44a edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresentará um vasto panorama do cinema mundial, com autores consagrados e novos realizadores, títulos premiados em festivais como Berlim, Sundance, Tribeca, Toronto, Roterdã e Veneza, além de obras laureadas em alguns dos principais festivais de documentários do mundo.
Todos os filmes poderão ser acessados pelo site da Mostra, que irá direcionar para todas as plataformas exibidoras. Além da Mostra Play, haverá exibições online e gratuitas na Spcine Play e no Sesc Digital. Os títulos disponibilizados na Mostra Play custarão R$ 6 por visualização. Também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no CineSesc Drive-in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II). A programação dos filmes que serão apresentados nesses espaços foi realizada em parceria com os dois cines drive-in a partir de filmes da seleção da Mostra. Este ano, dada as diferentes formas de exibição e ao valor reduzido dos ingressos, a não serão oferecidos pacotes e haverá número limitado de visualizações por filme.
A 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo homenageará o cineasta Fernando Coni Campos, apresentando três obras: Viagem ao Fim do Mundo (1968), Ladrões de Cinema (1977) e O Mágico e o Delegado (1983), e o mestre Ruy Guerra marcará presença orientando um curso on-line intitulado A História do Cinema segundo Ruy Guerra. Já o Fórum Mostra completará seu quarto ano com uma versão virtual, que possibilitará a participação de convidados estrangeiros.
11th Brasil CineMundi - Internacional Coproduction Meeting
(29 de outubro a 02 de novembro de 2020)
A 14ª CineBH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte
e a 11th Brasil CineMundi - Internacional
Coproduction Meeting, neste mais que virtual 2020, também encontra apoio
nas plataformas digitais para suas atividades, que serão realizadas e
difundidas por meio das redes sociais, plataformas online, de streaming e videoconferências.
Raquel Hallak, coordenadora geral dos eventos e diretora da Universo Produção, ressalta que “estamos trabalhando para que os eventos e as mostras de cinema da Universo realizadas em edições anuais sejam mantidas e adaptadas para a nova realidade que o momento exige. Agora é a vez da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi serem programados para o ambiente digital, mantendo as especificidades próprias de cada empreendimento e garantindo o encontro do público com a produção audiovisual, ampliando as possibilidades de formação, intercâmbio e alcance. Na internet, teremos a oportunidade de expandir nossa atuação, ampliar o alcance e o engajamento do público, proporcionar mais visibilidade e projeção para os eventos, para Minas, para o Brasil e para o cinema brasileiro. Quem ainda não conhece a CineBH e o Brasil CineMundi, poderá participar, sem sair de casa, da programação abrangente, diversificada e gratuita que estamos preparando para 2020", destaca a coordenadora geral do evento.”
O CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional está programando exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas; atividades de formação com a oferta de oficina, workshops laboratórios, debates e painéis; bem como fomento ao empreendedorismo, disseminando a informação, produzindo e difundindo conhecimento, criando oportunidades de rede, contatos e negócios, reunindo a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.
O Brasil Cinemundi - International Coproduction Meeting chega à sua 11ª edição com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.
Para acompanhar toda a programação é só ficar atento à data da mostra e acessar a plataforma do CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e Facebook: brasilcinemundi / cinebh / universoproducao.
Brazil
Cinefest - International Film Festival
(05 a 15 de novembro de 2020)
O Brazil CineFest estava programado acontecer entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2020, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana - Rio de Janeiro. Mas, antes que os projetores fossem ligados, eis que um tal de Covid.19 resolveu embaçar as lentes. Aí, com as recomendações do distanciamento social, a alternativa foi criar uma Edição Especial Online (de 05 a 15 de novembro de 2020), apresentando uma seleção de curtas-metragens que foram destaque nas edições anteriores do festival, gratuitamente na plataforma Spcine Play. A abertura oficial, no dia o4 de novembro de 2020, está programada para do site www.brazilcinefest.com. Para mais informações, acessar o site do Brazil CineFest.
Para quem aguarda ansioso pela mostra física do Brazil CineFest, o diretor do festival, João Rocha, tranquiliza: “Devido à pandemia e seus reflexos, uma edição especial online com ótimos curtas de edições anteriores foi a melhor maneira encontrada para continuar compartilhando a magia do cinema. Nesse contexto, o BRACIFF gostaria de convidar a todos para prestigiar a exibição online. Já estamos nos movimentando para garantir que o evento físico aconteça em 2021 nos locais agendados e com a estrutura prevista, assim que forem liberados não apenas a realização de eventos populares na cidade do Rio de Janeiro, como também o deslocamento entre fronteiras dos envolvidos no festival.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário