ENTRE FACAS E SEGREDOS
por Joba Tridente
Após a decepcionante versão de Kenneth Branagh para Assassinato
no Expresso do Oriente, em 2017,
os fãs de filme de mistério já podem compensar a escorregada do
britânico (que em 2020 lança a releitura de Morte no Nilo, já adaptada
em 1978 por John Guillermin), com o divertido Entre Facas e Segredos (Knives
Out, 2019) do americano Rian Johnson (Looper, Star Wars -
Os Últimos Jedi).
A história acompanha as investigações do célebre
detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), contratado anonimamente, para
resolver as circunstâncias da morte (assassinato ou suicídio?) do famoso
escritor de suspense Harlan Thrombey (Christopher Plummer),
encontrado degolado, em sua mansão, na manhã seguinte à comemoração do seu 85.º
aniversário. Harlan era um milionário cercado pelos filhos, noras e
netos sanguessugas que ele sustentava de bom grado. Pelo menos é o que faz parecer
a sua parentalha feliz com a mesada viciante. E quando se trata de aparência,
os Thrombey, sejam eles descendentes e ou agregados, são mestres em
causar boa impressão..., ou se safar tentando. Para o detetive da polícia,
tenente Elliott (LaKeith Stanfield), a cena da morte do escritor sugere
suicídio. Para o experiente Blanc, assim como o vazio no buraco da
rosquinha, a cena da morte guarda alguns segredos que ele espera desvelar antes
que o Testamento de Harlan apague os vestígios do suicídio (?) ou
do assassinato (?). Quanto ao policial Trooper Wagner (Noah Segan),
que é apaixonado por romances de mistério e acompanha eufórico os
desdobramentos do caso, ele não vê a hora da intrincada trama (que imita a arte
literária) fazer sentido e receber o ponto final de Benoit Blanc.
O interessante nessa trama de simplicidade enganosa e
muito divertida em suas “reviravoltas”, escrita pelo próprio Johnson, é que,
praticamente, desde o princípio, o espectador sabe (ou pensa que sabe) como
ocorreu a morte de Harlan e vai ficar matutando se deixou escapar alguma
gota do mistério, já que, se está (?) tudo esclarecido, Blanc insiste em
encontrar a peça motivacional que falta no vazio da rosquinha. Será que o que
foi mostrado não passa de uma farsa? Será que o ato mortal não é tão claro (mesmo
que você tenha assistido à ação!) como parece e que o sangue da degola pode ter
respingado em mais de um personagem? O que Blanc deixou escapar ao
interrogar a filha de Harlan, a empresária Linda (Jamie Lee
Curtis), o seu marido Richard (Don Johnson) e Ransom (Chris
Evans), o filho playboy do casal? O detetive notou que o cabisbaixo Walter
(Michael Shannon), o caçula que administra a editora do pai, a sua
esposa Donna (Riki Lindhome) e o filho extremista Jacob (Jaeden
Martell) se portam de modo suspeito? E quanto à falsidade em pessoa Joni
(Toni Collette), nora de Harlan, e a sua inocente filha Meg
(Katherine Langford), estão escondendo o jogo em troca de “migalhas”?
Como o espectador poderá ver e ouvir, entre um questionamento e outro, é que
todos parecem magoados com algum acontecimento ocorrido na festa de aniversário
de Harlan, mas seriam eles capazes de um ato tão insano? Para ter todas
as perguntas respondidas, o público vai ter de esperar o epílogo (real)..., logo após
o que seria o ponto final definitivo!
Como é de praxe, a narrativa começa meio
confusa, mas logo os nós vão sendo atados e quando menos se espera (mesmo!) o
espectador já sabe “o” quem (matou), “o” como (morreu) e “o” porquê do tal
crime. Bom, sabe mais ou menos. Pois, quando se trata de mistério, o melhor é
não acreditar em soluções fáceis, já que nem tudo que se ouve ou se vê em cena
tem a ver com o fio da meada que, quando menos desfiar, melhor para enredar. O elenco é
brilhante, o roteiro uma delícia e a direção um primor. O script brinca
com o farsesco sem apelar para a metalinguagem, assim como trata de questões de
imigração, prisões e extremismo governamental (norte-americano?), sem qualquer
teor de panfletagem: por isso é que funciona (subliminarmente?)!
Enfim, Entre Facas e Segredos não é um filme hilário,
mas tem momentos de excelente humor, principalmente relacionado à Marta
Cabrera (Ana de Armas), uma imigrante latina (sabe se lá de onde!) que
serve tanto de assistente quanto de cuidadora de Harlan, além de peça-chave
para Benoit Blanc destrinchar este imbróglio. Ah, fique atento para não
perder uma impagável gag que reverencia um certo trono de uma famosa série
de tv. Um espetáculo e tanto para se passar muito bem o tempo...
Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de
idade. Os primeiros vídeos-documentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem
(Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já
fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à
"traumatizante" e divertida experiência de
cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do
norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado em Curitiba, no
Paraná, Brasil.
Que maravilha de crítica, parabéns. No meu blog tenho uma página só sobre a "Sétima Arte" e ficaria muito feliz que vc publicasse lá uma crítica sua sobre um filme de sua escolha. Pense nisso, nos sentiremos orgulhosos em ter uma resenha sua lá.
ResponderExcluirAbraço!
Amar Yasmine
https://acasadeamaryasmineewerther.blogspot.com
..., olá, Amar Yasmine, grato pela visita e considerações. ..., e muito obrigado pelo convite. ..., assim que tiver algo mais relacionado ao seu blog, compartilho! ..., grande abraço. T+
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