quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Crítica: Nasce Uma Estrela



Nasce Uma Estrela
por Joba Tridente

Há filmes que, sei lá se pela aura ou pelo tema, de tempos em tempos alguém decide refilmar com alguma variação, como, por exemplo: Nasce Uma Estrela. O drama original, estrelado Janet Gaynor e Frederic March, escrito e dirigido por William A. Wellman, é de 1937. A primeira refilmagem (e a melhor versão), com Judy Garland e James Mason, dirigida por George Kukor, é de 1954. A segunda, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson, dirigida por Frank Pierson, é de 1976. Agora, chega aos cinemas a terceira adaptação, estrelada por Lady Gaga e Bradley Cooper..., que, além da direção, dividiu o roteiro com Eric Roth e Will Fetters.


Nasce Uma Estrela (A Star Is Born, 2018), melodrama musicado, gira ao redor do alcoólatra Jackson Maine (Bradley Cooper), um famoso cantor e compositor de country-rock, e a sóbria Ally (Lady Gaga), uma garota pretendente a cantora. Pelas tramas do destino ou pela sede do acaso, após um show, Maine para em uma boate pra encher ainda mais a cara e fica extasiado ao ouvir a talentosa, mas insegura, Ally cantando La Vie en Rose. Após este encontro ocasional, o romance e o casamento que parece perfeito também nos grandes palcos (de onde Ally voa para o estrelato) e na vida..., o casal de artistas se dá conta de que no mar de rosas que navegam há tanto um bom perfume quanto muitos espinhos no barco volúvel das artes musicais que leva o velho (estilo descolado) a desembarcar para que o novo (estilo pop) ocupe o seu lugar e reme desesperadamente até ancorar num “próximo estilo” qualquer. Dai, enquanto a carreira rock’n’roll bêbada de Maine toma um rumo incerto, a carreira pop genérica de Ally (formatada pela indústria fonográfica) ruma ao sucesso meticulosamente programado. Um panorama (involuntário?) do show business que, no palco das ilusões e dos milhões, segue gerando artistas (sem personalidade) que, dia mais dia menos, serão massacrados no salão da fama, pois o som do coração, que se (a)creditou original ontem, será mera moeda sem valor amanhã.


Quem conhece as versões anteriores de Nasce Uma Estrela, sabe o que esperar do melancólico melodrama e do seu (inevitável?) epílogo trágico, que aqui se repete (80 anos depois) controverso e pouco crível, porém aberto a diversas leituras: ato extremo de libertação do vício?; ato extremo de indignação com a decadência moral?; ato extremo de fuga da fama alheia?; ato extremamente egoísta travestido de boa ação, pois o motivo que o antecede não parece ser para tanto (já não o era nas versões anteriores)? Será que, com a chegada do frígido novo estilo (pop-crush), o quente velho estilo (rock-whisky), segundo uma canção do filme, realmente tem de morrer? Ou será mera força de expressão num cenário musical (mundial) extremamente confuso?


Enfim, levando em conta que a direção de Bradley Cooper é boa e até surpreende em alguns momentos, mas não chega a ser de excelência; sentindo que o roteiro (na pressa de registrar a decadência de Maine e a ascensão de Ally) deixa algumas lacunas e que o contexto musical de Ally é bem mais interessante (na primeira parte) enquanto artista independente (ou indie), do que após a sua caricata formatação física e musical (pela indústria fonográfica) que a iguala a trocentas cantoras tão talentosas quanto ela, mas sem a mesma chance e ou sorte (fazendo ecoar o que apregoa seu pai Lorenzo (Andrew Dice Clay), ao falar de cantores do passado, feito ele, ofuscados por Frank Sinatra); reconhecendo que o elenco (principal e de apoio) é de primeira e que Cooper e Gaga não desafinam nos diálogos e muito menos na cantoria (ao vivo); ciente de que belas canções como “Shallow”, “Always Remember Us This Way” e “I'll Never Love Again” têm grande chance de nomeação ao Oscar e são o que há de melhor na trama que, de certo modo, desmistifica o universo business; lembrando que a arte (do começo de carreira de Ally) pode se inspirar na vida (do começo de carreira de Lady Gaga)..., ainda que a adaptação contemporânea pareça incoerente em tempos cada vez mais individualistas, e que eu não tenha conseguido me conectar totalmente com o filme, acredito que Nasce Uma Estrela encontrará seu público, principalmente, entre os espectadores jovens e fãs de Lady Gaga.


*Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros vídeo-documentários fiz em 1990. O primeiro curta (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...