quinta-feira, 30 de junho de 2011

Crítica: Transformers 3: O Lado Oculto da Lua



Se você não gostou de Carros 2, deve gostar Transformers 3: O Lado Oculto da Lua. Se você gostou de Skyline: A Invasão (de Los Angeles) e de Invasão do Mundo - Batalha em Los Angeles, vai adorar este Transformers: Batalha em Washington. Se você gosta de rever à exaustão carros, gentes e prédios explodindo em câmera lenta, ao som de um trilha sonora horrorosa, vai enlouquecer com Transformers 3, de Michael Bay, um filme feito, na medida, para os fãs que suportarem a overdose de pancadaria por 2h30. E só!

Transformers 3: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark Side of The Moon, EUA, 2011) é mais do mesmo. Ou seja, continua falando da guerra entre os Autobots (mocinhos) e os Decepticons (vilões), tendo os “humanos” norte-americanos como saco de pancada. A história começa com uma guerra devastadora em Cybertron e a fuga fracassada de uma aeronave que se choca com a lua. Quando a URSS e os EUA descobrem “algo estranho” no Satélite da Terra, tem início a corrida espacial entre as nações e é armado o palco para mais uma batalha entre terráqueos, entre robôs e entre terráqueos e robôs pelo conhecimento e domínio etc. Depois do oportuno uso de VHS em X-Men First Class, ver a exploração gratuita do recurso (presidentes falando da corrida espacial), é vulgar.


Shia LaBeouf é o mesmo Sam Witwicky, agora formado e procurando emprego. Para variar ele tem uma nova namorada, Carly Spencer (Rosie Huntington-Whiteley), uma loira que, além de algumas caras e bocas, tem lá seus quinze minutos, mas está na fita mesmo como chamariz, para quem gosta do tipo aguado. O que não é difícil em um filme elencado por 99,99% de homens e máquinas. O rapaz, que nunca é levado a sério, apesar de estar sempre salvando a pátria americana, arranja um emprego que detesta, mas é onde descobre um novo plano dos robôs malvados e vai ter que se virar (e correr muito) para convencer as autoridades militares e especialistas de plantão da trama mortal dos “turistas” extraterrestres. O que se segue é o clichê de praxe (correia, gritaria, desconfiança, pancadaria, chantagem, humilhação, explosões, tiroteio) que, mesmo esticado universo afora, todo espectador sabe como vai terminar. Afinal, o filme é americanofílico.

Como é comum nesse tipo de produção, os militares, cientistas e autoridades em geral são bem cabeçudos. Porém, os gloriosos soldados, que formam aquele time de raça difícil de matar (ou seria de morrer?), são bons moços e ultra-sensíveis. Transformers 3, pra variar, não tem o humor juvenil do primeiro e sequer se preocupa em aliviar a tensão da violência explícita (sem sangue). A não ser que dar cara de Predador, Alien, Albert Einstein Japonês, Monstro-Múmia, aos robôs, e ou ver mais uma vez Ken Jeong (com o mesmo trejeito afeminado do Mr. Chow, de Se beber, não case), abaixar as calças etc, ou a esquisitice de Bruce Brassos (John Malcovitch), o chefe neurótico de Witwicky, ou a arrogância de Seymour Simmons (John Turturro), um ex-agente e escritor especializado em Transformers, seja realmente engraçado. É como se diz, humor (ou seria gosto?) não se discute, se lamenta!


Enfim, quem realmente é fã de Optimus Prime, o Capitão América dos robôs, e pagar para ver o “guerreiro gladiador” em ação, é capaz de não se decepcionar, já que o grandalhão vai estar em boa forma para ajustar contas com os robôs vira-casaca, ou melhor, vira-engrenagens. Já os fãs de Bumblebee vão perceber que o robô-camarada envelheceu e até perdeu o jeito de fazer graça. A série, pelo “apoteótico” final, se continuar, deve voltar “aonde tudo começou”, a nova febre das franquias, mostrando Transformers Babies e Transformers Teens, se é que já foram bebês e adolescentes algum dia. Por falar nisso, parece que em Cybertron só tem (ou tinha) Transformer macho, então.... Pelo menos eu não me lembro de ter visto alguma Transformer fêmea. E, pelo visto, os carros-robôs também não. Deve ser interessante saber como nasceram os brutamontes de ferro e aço.

15 comentários:

  1. Bem no começo do Transformers 2 mostra aquelas motos que aparentemente são Autobots mulheres. Boa crítica, excelente filme, 3D impecável.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônimo.
    Culpa minha de não ter visto o T2.
    Por isso não falei dele.

    Assim que possível vou dar uma olhada pra conferir os (as) Autobots fêmeas.

    O que destaca T3 é o 3D
    que é real e não transformado (ôps!).

    Abs.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  3. Joba,

    Meu camarada, concordo em numero, genero e grau. Sou fa incondicional do desenho (pois esta totalmente ligado a minha infancia), mas mesmo assim nao foi suficiente para arrancar uma tentativa de elogios `a trama.Sobre os efeitos especiais, 3D, etc, impecavel ! Mas a historia, um lixo ! A atuacao da garota me fez entender o porque da antiga namorada se recusou a fazer o papel !! Achei uma pena, pois pelo talento dos "bastidores" tinha-se tudo para ser um filmaco em efeitos e enredo. P.s.: que fundo do poco checou nosso amigo J. Malcovitch? um ator com um filme como Ligacoes Perigosas teria a obrigacao de escolher melhor onde dar o AR da graca !

    Um abraco,
    Katia

    ResponderExcluir
  4. Olá, Katia.
    T3 está muito aquém do esperado
    e decepcionando muitos fãs.

    Talvez se cortassem um hora de filme, fizesse alguma diferença. Mas tenho dúvidas, já que o problema maior é o "roteiro".

    A garota deve ter entrado pra cumprir cota e porque, na visão norte-americana, herói que se preza, precisa de uma namorada, mesmo que não faça falta à trama. Senão, quem vai ficar gritando o nome herói (enquanto ele enfrenta bandidos) e por socorro e ou ser usada como objeto de troca de favores?

    Quanto a Malcovitch e Turturro, talvez tudo que vier (nessa altura da vida deles) seja lucro.

    Abração.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esses americanos não se cansam de fazer o resto do mundo de bobo. Eles lançam um filme que faz sucesso, e convenhamos, transforms 1 foi muito legal, tinha uma lógica, um enredo, motivos etc..., agora o II já começou a inventar com os robos cuspindo, sangrando, nascendo de placenta. Agora este III é mais um vende ingresso. Mas agora aprendi.

    ResponderExcluir
  6. J. Malcovitch! Queria entender que o levou a aceitar este papel. Da pena.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anônimo(s).
    Enquanto o "tempo" americano significar ganhar mais dinheiro sem se importar com as babas hollywoodianas que despejam mundo afora..., acredite, ele vão continuar (re)fazendo filmes que derem lucro.

    Quanto a Malcovitch, nem sempre seu agentes acertam...

    Abs.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem que o enredo do filme não é lá essas coisas, mas voce pegou muito pesado.. Achei o T3 muito bem feito, e para fãs de carros, como eu, está excepcional, principalmente pelos american muscles.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Camilo.
    O bom em qualquer arte, principalmente o cinema e o teatro, é o olhar único que ela desperta no espectador. Que pode ser o mesmo ou totalmente contrário ao espetáculo que foi comentado.

    A mim e alguns outros espectadores, o filme não se basta nos ótimos efeitos especiais. Que mesmo parecendo a repetição de um monte de outros filmes do gênero, são bem feitos.
    Mas, como o próprio Bay comentou, em entrevista recente, ele não se preocupa com a qualidade do roteiro (o que é uma pena!), o negócio dele é filmar boas cenas de ação com bons efeitos especiais. E só!

    A opinião minha ou de quem quer seja, é apenas mais um ponto de vista entre tantos outros, positivos e ou negativos.

    O que importa de verdade é a opinião sincera, como a sua, por exemplo. Já conversei com algumas pessoas que pensei que odiariam o T3 e adoraram. Podem tê-lo visto por um viés que não vi.

    Agora, sinceramente, não tenho a menor intenção de assistir novamente ao T3 para tirar dúvidas.

    Abs.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  10. acho que transformers 3 é melhor que o segundo e tão bom quanto o primeiro, tem cenas de ação espetaculares, mas a história é fraquinha, afinal o que se esperar de de robôs alienígenas que se transformam em carros! O filme é mais pra diversão mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Anônimo.
    Essa é a ideia do diretor: apenas diversão!
    Indo por este viés, T3 cumpre a função.

    Abs.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  12. horrível, cheio de buracos na historia, uma mocinha vazia, muita conversa fiada, piadas sem sentido, decepticons irreconhecíveis e estranhos, a morte de megatron depois de ter salvado optimus do sentinel, e foi morto com o optimus com um braço só, só faltava o buble-bee ser morto , aí eu saía do cinema, foi por pouco, terrível

    ResponderExcluir
  13. Olá, Jefferson.
    T3 tem dividido opiniões e paixões.
    Uns vão ver e saem xingando.
    Outros saem elogiando ou indiferentes.

    Pelo menos está provocando diversas reações.

    Abs.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ter um enredo fraco, atuações ridiculas, piadas sem graça, até que gostei do T3. Não pela história, que é sem pé nem cabeça, mas pela atuação dos robõs. É bem legal ver os combates, lutando como selvagens sem dó e piedade do inimigo, principalmente quando lider optimus detona megatron no final ;).

    ResponderExcluir
  15. Olá, Anônimo.
    Pelo menos alguma coisa em T3 lhe agradou
    e fez valer o ingresso.

    Abs.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...