É TUDO VERDADE – IT’S ALL TRUE
Festival Internacional de Documentários
International Documentary Film Festival
23 de Setembro a 04 de Outubro de 2020
September 23rd to October 4th
Em tempo de Coronavírus, todo cuidado é pouco na montanha russa da
pandemia. Assim, encontrando a mesma situação de isolamento social que os outros
grandes festivais de cinema e mostras cinematográficas no país encontraram, o É Tudo Verdade - Festival
Internacional de Documentários/International
Documentary Film Festival se adequou às regras de segurança e, priorizando
o bem-estar do público, cineastas, equipes dos filmes e dos parceiros do
festival, aderiu também às plataformas online. Para tanto, a 25ª
edição/25th edition foi dividida em duas etapas: a primeira (de
25.03.2020 a 15.04.2020), não-competitiva, exibiu online e gratuitamente
mais de 60 horas de programação não-ficcional, entre ciclos especiais,
retrospectivas e séries, como Women Make Film, de Mark Cousins; a
segunda (de 23.09.2020 a 04.10.2020) exibirá, também gratuitamente e
em plataformas de streaming, um total de 91 longas e
curtas-metragens em competição e hors-concours.
Os filmes em competição
ficam em exibição como se estivessem em sala física: sem extensão dos
horários de início dos filmes ou permanência online. Os filmes em
competição e hors concours brasileiros têm limite de 1500 visionamentos
e os em competição e hors concours internacionais, 1000 visionamentos
(exceto Brouwer, a Origem da Sombra, com limite de 500 visionamentos). As
produções premiadas pelos júris do É Tudo Verdade, nas competições
brasileiras e internacionais de longas-metragens e também de médias e
curtas-metragens, estarão automaticamente classificadas para apreciação à
disputa pelo Oscar de 2021.
Para não perder o glamour e o ar de nostalgia, o É Tudo Verdade exibirá, no
dia 23.09.2020, em sessão para convidados, no Drive-in Cine
Belas Artes, às 20h30 (e no dia 24.09.2020, às 15h, via streaming),
o documentário A Cordilheira dos Sonhos, do genial diretor chileno Patricio
Guzmán..., que encerra a sua fascinante trilogia formada por Nostalgia
da Luz (2012) e O Botão de Pérola (2015) com um ensaio entre o
memorialístico e o político sobre os avanços sociais do governo Allende
(1970-1973), a repressão brutal da ditadura Pinochet (1973-1990) e a dura
herança atual da política econômica desenvolvida no período autoritário.
Pela primeira vez, o É
Tudo Verdade terá uma sessão especial de encerramento: 04.10.2020:
Cerimônia de Premiação às 18h e Sessão Especial de Cinema às 20h
(o filme para esta sessão será anunciado em breve).
PROGRAMAÇÃO
Ao apresentar a programação da segunda fase, o diretor-fundador do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, Amir Labaki, ressaltou que “Circunstâncias emergenciais exigem soluções excepcionais. A pandemia inviabilizou nossa 25ª edição em salas, mas vamos celebrar esta marca histórica com uma segunda etapa também digital, reafirmando em sintonia com nossos patrocinadores e parceiros a tradição de excelência de nossas competições, sessões especiais, palestras e debates. Comemoro, em especial, a retomada da Conferência Internacional do Documentário, realizando online sua 17ª edição ao lado do Itaú Cultural”. O É Tudo Verdade tem patrocínio do Itaú e Sabesp; parceria do SESC-SP e apoio cultural do Itaú Cultural e Spcine. Conta também com a realização do Ministério do Turismo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Sessão de Abertura - 23/09/2020
Um dos vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival
de Cannes 2019, A Cordilheira dos Sonhos (2019), dirigido
por Patricio Guzmán, será o filme de abertura da fase competitiva da 25ª edição do É Tudo Verdade,
em sessão especial para convidados no Drive-in Belas Artes, em São Paulo.
No dia 24.09.2020, às 15h, o filme A Cordilheira dos
Sonhos será exibido via streaming).
Sinopse: No Chile, quando o Sol nasce, escala muros, colinas e
cumes até atingir a última rocha no topo dos Andes. A cordilheira está em todo
lugar, mas, para os chilenos, é muitas vezes um território desconhecido. Depois
de explorar o norte e o sul do país em outros documentários, o diretor Patricio
Guzmán se viu tentado a filmar essa imensa construção para explorar seus
mistérios, poderosos segredos do passado e do presente chilenos. Guzmán encerra
a trilogia formada por Nostalgia da Luz (2012) e O Botão de Pérola
(2015) num ensaio entre o memorialístico e o político sobre os avanços sociais
do governo Allende (1970-1973), a repressão brutal da ditadura Pinochet
(1973-1990) e a dura herança atual da política econômica desenvolvida no
período autoritário.
FILMES EM COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS
Dez longas-metragens brasileiros, em competição, serão exibidos online,
em sessões diárias, às 21h, com reprise no dia seguinte, às 15h. Os links das
exibições estarão disponíveis no website www.etudoverdade.com.br.
Sempre às 17h, do dia seguinte de cada estreia em streaming, os diretores dos
longas-metragens participarão de um debate virtual, na plataforma online do
festival.
24/09 – 21h
25/09 – 15h
Debate: 25/09 – 17h
25/09 – 15h
Debate: 25/09 – 17h
Meu Querido
Supermercado
Direção: Tali Yankelevich. Brasil, 80'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Direção: Tali Yankelevich. Brasil, 80'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Enquanto executam atividades extremamente
repetitivas, os funcionários de um supermercado encontram espaço para expressar
suas dúvidas, afetos, medos e sonhos improváveis. Humor, drama, mistério,
romance e física quântica convivem com caixas de leite, cortes de carne, códigos
de barra e câmeras de segurança. No espaço confinado da loja, os funcionários
não permitem que a rotina aprisione suas imanências e sua imaginação.
25/09 – 21h
26/09 – 15h
Debate: 26/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Atravessa a
Vida
Direção: João Jardim. Brasil, 82'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Direção: João Jardim. Brasil, 82'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Ao acompanhar alunos do 3º ano do ensino médio de
escolas públicas no interior de Sergipe que se preparam para a prova que pode
determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os
prazeres da adolescência por meio de seus gestos, inquietações e conquistas.
26/09 – 21h
27/09 – 15h
Debate: 27/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Os Quatro
Paralamas
Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora. Brasil, 99'
Idioma: português – Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora. Brasil, 99'
Idioma: português – Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Dirigido por Roberto Berliner, que acompanha a banda
desde o início no Circo Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala
da relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um
quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José
Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro
lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que
fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.
27/09 – 21h
28/09 – 15h
Debate: 28/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
28/09 – 15h
Debate: 28/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
A Ponte de
Bambu
Direção: Marcelo Machado. Brasil, 77'
Idiomas: português, inglês, chinês – Classificação indicativa: livre
Direção: Marcelo Machado. Brasil, 77'
Idiomas: português, inglês, chinês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma incógnita a olhos ocidentais, a China é um gigante
que se impõe pelas barreiras do idioma, dos costumes e da história. Com
testemunhos e imagens de valor histórico e sentimental, o jornalista Jayme
Martins e sua família levam a uma compreensão da China por vias inéditas ao
relatar sua experiência no país: o comunismo, a Revolução Cultural de Mao, o
massacre da Praça da Paz Celestial e as reformas que culminaram em uma
superpotência. O diretor Marcelo Machado mergulha nessas memórias e visita o
país, onde igualmente guarda conexões afetivas.
28/09 – 21h
29/09 – 15h
Debate: 29/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
29/09 – 15h
Debate: 29/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Não Nasci para
Deixar meus Olhos Perderem Tempo
Direção: Claudio Moraes. Brasil, 72'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Direção: Claudio Moraes. Brasil, 72'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: O ocaso da carreira do compositor Zé Keti. O triste
retrato do plenário do Congresso Nacional fechado em 1977. A dor de uma mãe que
perdeu a filha de 15 anos atropelada. Os presidentes do Brasil, desde Castelo
Branco. São personagens e cenários registrados pelo olhar aguçado e sensível do
fotógrafo Orlando Brito ao longo de 50 anos de profissão. Dos bastidores da
política aos brasileiros do interior do país, Brito relembra experiências, fala
sobre o papel do fotógrafo e a dor de registrar a dor de alguém.
29/09 – 21h
30/09 – 15h
Debate: 30/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
30/09 – 15h
Debate: 30/09 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Boa Noite
Direção: Clarice Saliby. Brasil, 73'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Direção: Clarice Saliby. Brasil, 73'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Aos 91 anos, Cid Moreira abre as portas de casa e de
seu inconsciente, revelando facetas surpreendentes do homem que entrou nos
lares de milhões de brasileiros todas as noites, por quase 30 anos. A voz mais
famosa do Brasil narra a própria história, desconstruindo sua imagem mítica e
conduzindo o espectador por um labirinto de memórias. Lembranças e imagens de
arquivo traçam um panorama de sua vida, que se confunde com a história da televisão
brasileira.
30/09 – 21h
01/10 – 15h
Debate: 01/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Libelu - Abaixo a Ditadura
Direção: Diógenes Muniz. Brasil, 95'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
01/10 – 15h
Debate: 01/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Libelu - Abaixo a Ditadura
Direção: Diógenes Muniz. Brasil, 95'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Liberdade e Luta foi uma tendência estudantil
universitária surgida em 1976. Impulsionado por uma organização clandestina, o
grupo ganhou fama por ser o primeiro a retomar o mote “abaixo a ditadura”
enquanto o AI-5 ainda vigia. Seus integrantes eram famosos pela irreverência,
abertura cultural e combatividade. Libelu, depois, virou adjetivo, sinônimo de
radicalidade e (para adversários) inconsequência. Quatro décadas depois, onde
estão e o que pensam os jovens trotskistas que foram às ruas contra os
generais?
01/10 – 21h
02/10 – 15h
Debate: 01/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
02/10 – 15h
Debate: 01/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Jair Rodrigues
- Deixa que Digam
Direção: Rubens Rewald. Brasil, 96'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Direção: Rubens Rewald. Brasil, 96'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Jair Rodrigues, o retrato de um artista e de um
Brasil tão próximo e tão distante.
02/10 – 21h
03/10 – 15h
Debate: 03/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
03/10 – 15h
Debate: 03/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Fico te
Devendo uma Carta sobre o Brasil
Direção: Carol Benjamin. Brasil, 88'
Idiomas: português/ inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Carol Benjamin. Brasil, 88'
Idiomas: português/ inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Três gerações de uma família atravessada pela
Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e
entrelaçá-la com a história do país, entre passado e presente, o filme
investiga a persistência do silêncio como uma ferramenta de apagamento da
memória.
03/10 – 21h
04/10 – 15h
Debate: 04/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
04/10 – 15h
Debate: 04/10 – 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Segredos do
Putumayo
Direção: Aurélio Michiles. Brasil, 83'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Aurélio Michiles. Brasil, 83'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Documentário sobre aquele que é considerado hoje o pai dos
inquéritos sobre a violação de direitos humanos, Roger Casement (1864-1916). As
ações de quando ele esteve na África, no Brasil e na sua Irlanda nativa ainda
repercutem em nossos dias.
FILMES EM COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Doze longas-metragens internacionais em competição serão exibidos online
ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões diárias, às 18h – Com
exceção para Forman Vs. Forman, às 13h do dia 26/09 e O Rei Nu, às 13h do
dia 03/10 em http://www.etudoverdade.com.br
24/09 – 18h
Ficção Privada (Private Fiction - Ficción Privada)
Direção: Andrés Di Tella. Argentina, 85'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Ficção Privada (Private Fiction - Ficción Privada)
Direção: Andrés Di Tella. Argentina, 85'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Por vários dias e noites, um rapaz e uma moça leem
as correspondências trocadas por Torcuato e Kamala (ele, argentino, ela,
indiana), os pais do diretor. As cartas, escritas ao longo de décadas, entre os
anos 1950 e 1970, relembram suas viagens e falam de amor e idealismo, mas
também de dores e sonhos desfeitos. Uma aventura íntima do século 20.
25/09 – 18h
Colectiv (Collective)
Direção: Alexander Nanau. Romênia/Luxemburgo, 109'
Idioma: romeno – Classificação indicativa: 14 anos
Colectiv (Collective)
Direção: Alexander Nanau. Romênia/Luxemburgo, 109'
Idioma: romeno – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 2015, um incêndio na boate Colectiv, em
Bucareste, matou 27 pessoas e feriu 180. Mais tarde, outras vítimas morreram
nos hospitais. Quando um médico vaza informações, um grupo de jornalistas
começa a revelar uma imensa fraude no sistema de saúde. Um novo ministro é
nomeado e oferece a eles acesso sem precedentes aos bastidores de seus esforços
para reformar um sistema corrupto. Um olhar firme sobre o impacto do melhor do
jornalismo investigativo.
26/09 – 13h
Forman vs. Forman (Forman vs. Forman)
Direção: Helena Trestíková e Jakub Hejna. República Tcheca/ França, 78'
Idiomas: tcheco, inglês, francês – Classificação indicativa: livre
Forman vs. Forman (Forman vs. Forman)
Direção: Helena Trestíková e Jakub Hejna. República Tcheca/ França, 78'
Idiomas: tcheco, inglês, francês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um revelador documentário sobre o mais famoso
cineasta tcheco, Milos Forman, duas vezes ganhador do Oscar. Por meio de um
valioso tesouro de imagens de arquivo, o filme ajuda a entender como Forman
superou sistemas (do nazismo e o comunismo até Hollywood) de forma a moldar seu
cinema de resistência. Um tributo sincero e comovente que mostra um artista
sempre em meio à luta política e de criação.
26/09 – 18h
1982
Direção: Lucas Gallo. Argentina, 91'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 10 anos
1982
Direção: Lucas Gallo. Argentina, 91'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Quase que inteiramente baseado em trechos do
programa de TV 60 Minutos, o filme revê a campanha midiática que dominou os 74
dias da guerra declarada pela ditadura argentina contra os britânicos pelo
controle das Ilhas Falkland. Ao mostrar cenas como âncoras pedindo doações para
a compra de armas, 1982 desnuda o poder da mídia de canalizar opiniões e, ao
colocar o espectador no lugar de um argentino da época, ajuda a compreender
como precisamos de mentiras em nome da esperança.
27/09 – 18h
Golpe 53 (Coup
53)
Direção: Taghi Amirani. Reino Unido/ Irã/ EUA, 119'
Idiomas: inglês, persa, italiano e francês – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Taghi Amirani. Reino Unido/ Irã/ EUA, 119'
Idiomas: inglês, persa, italiano e francês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao fazer um documentário sobre o golpe
anglo-americano no Irã em 1953, o diretor Taghi Amirani e o editor Walter Murch
descobriram um arquivo extraordinário e inédito. Documentos e filmagens em 16
mm recontam essa história em detalhes sem precedentes, com revelações
explosivas de segredos escondidos por 66 anos. De um documentário histórico
sobre quatro dias em agosto de 1953, o filme se torna uma investigação viva a
expor as raízes das relações voláteis do Irã com o Reino Unido e os EUA.
28/09 – 18h
O Rolo
Proibido (The Forbidden Reel)
Direção: Ariel Nasr. Canadá, 119'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Ariel Nasr. Canadá, 119'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: De alguma forma motivados a criar em meio à guerra e
ao caos, cineastas afegãos fizeram nascer um extraordinário estilo nacional de
cinema. Motivados a destruir, extremistas do Taliban se puseram a queimar esse
legado. Admirado pela beleza e pelo frágil poder dos filmes, o diretor
afegão-canadense Ariel Nasr constrói uma visão emocionante e original do
Afeganistão moderno.
29/09 – 18h
Cidade dos
Sonhos (City Dream - Cheng Shi Meng)
Direção: Weijun Chen, China, 102'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: livre
Direção: Weijun Chen, China, 102'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um vívido, e muitas vezes cômico, retrato de um
vendedor de rua idoso, tenaz e turrão em uma contenda com funcionários públicos
de Wuhan, maior cidade da região central da China.
30/09 – 18h
O Espião (The
Mole Agent)
Direção: Maite Alberdi. Chile/ EUA/ Alemanha/ Holanda/ Espanha, 90'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Direção: Maite Alberdi. Chile/ EUA/ Alemanha/ Holanda/ Espanha, 90'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Sergio é um espião chileno. Ou quase isso: ele é
convidado a interpretar um depois de audições realizadas por um detetive
particular que precisa se infiltrar em um asilo onde um residente possivelmente
está sofrendo maus-tratos. Mas, aos 83 e sem ser nenhum 007, Sergio não é
exatamente habilidoso com novas tecnologias e técnicas de espionagem. Uma fina
combinação de documentário e filme de espião, esta é uma reflexão particular
sobre compaixão e solidão.
01/10 – 18h
Pão Amargo
(Bitter Bread)
Direção: Abbas Fahdel. Líbano, 87'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Abbas Fahdel. Líbano, 87'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Crônicas
da rotina de um campo de refugiados sírios no Líbano.
02/10 – 18h
02/10 – 18h
Silêncio de
Rádio (Radio Silence)
Direção: Juliana Fanjul. Suíça/ México, 80'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Juliana Fanjul. Suíça/ México, 80'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Março de 2015. Devido à pressão política e a falsas
pretensões, a principal voz do jornalismo independente mexicano, Carmen
Aristegui, acaba demitida, junto com sua equipe, da rádio MVS. No dia seguinte,
mais de 200 mil pessoas organizam um ato e assinam uma petição em favor de sua
volta e pedindo o fim da censura. Apesar da imensa mobilização, a emissora não cede.
03/10 – 13h
O Rei Nu (The
Naked King - Der Nackte König – 18 Fragmente Über Revolution)
Direção: Andreas Hoessli. Alemanha/ Polônia/ Suíça, 108'
Idiomas: polonês, persa, inglês, alemão – Classificação indicativa: livre
Direção: Andreas Hoessli. Alemanha/ Polônia/ Suíça, 108'
Idiomas: polonês, persa, inglês, alemão – Classificação indicativa: livre
Sinopse: 1979, revolução no Irã. 1980, revolução na Polônia.
A queda do xá, o rei dos reis, no Irã. Greves gerais e o movimento Solidarnosc
na Polônia. O que passou pelas mentes daqueles garotos e garotas naqueles
momentos? E o que aconteceu com eles quando as revoluções passaram ou, no caso
iraniano, depois que uma elite religiosa e autoritária chegou ao poder?
03/10 – 18h
Influência
(Influence)
Direção: Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul/ Canadá, 105'
Idiomas: inglês e espanhol – Classificação indicativa: livre
Direção: Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul/ Canadá, 105'
Idiomas: inglês e espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma análise da expansão recente do universo da
desinformação por meio de uma investigação exclusiva sobre a ascensão e queda
de uma das maiores empresas de relações-públicas e e-reputação, a multinacional
britânica Bell Pottinger.
FILMES EM COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS
CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS
Nove curtas-metragens brasileiros em competição serão exibidos on-line ao
público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões diárias às 14h, em www.etudoverdade.com.br
Curtas BR 1: ChoVer / Movimento / Metroréquiem
/ Filhas de Lavadeiras / Sem Título # 6 : o Inquietanto
26 de
setembro, às 14h.
30 de setembro, às 14h.
30 de setembro, às 14h.
ChoVer
Direção: Guga Millet. Brasil, 9'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Guga Millet. Brasil, 9'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A região do Cariri, no sertão paraibano, ficou sete
anos sob seca. Em 2018, a estiagem acabou, com uma sequência de chuvas
constantes que surgiam no horizonte. Com depoimento do morador local Zé
Vaqueiro, o filme fala desse lugar e dessa chuva, que, quando acontece, faz com
que as pessoas saiam para ver a água que cai do céu e se espalha pela terra.
Movimento
Direção: Lucas Tomaz Neves. Brasil, 23'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Lucas Tomaz Neves. Brasil, 23'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao acompanhar o reencontro de sua mãe com a família
após 33 anos de separação, Lucas vivencia situações que se transformam em
memórias ancestrais. Um filme sobre o tempo, suas danças e conjunturas.
Metroréquiem
Direção: Adalberto Oliveira. Brasil, 13'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Adalberto Oliveira. Brasil, 13'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O cotidiano no metrô do Recife transcende os dias,
mas nunca o corpo marginal.
Filhas de
Lavadeiras
Direção: Edileuza Penha de Souza. Brasil, 22'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Edileuza Penha de Souza. Brasil, 22'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho
árduo de suas mães, puderam ir para a escola e refazer os caminhos trilhados
por suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas se fazem presentes
como possibilidade de um novo destino, transformando o duro trabalho das lavadeiras
em um espetáculo de vida e plenitude.
Sem Título #
6: o Inquietanto
Direção: Carlos Adriano. Brasil, 15'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Carlos Adriano. Brasil, 15'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: À companhia de Antonin Artaud e Robert Walser, um
convite ao abismo, familiar e desconhecido. O mistério da memória e do amor,
além da alma; o inesperado da angustiante estranheza; o que retorna outrora.
Laços e lapsos poéticos do ensaio-documentário, entre um filme experimental
japonês (1926) e um filme industrial americano (2010). Da série “apontamentos
para uma auto cinebiografia (em regresso)”.
Curtas BR 2: Ouro para o Bem do Brasil / Ver a
China / Lora / Recoding Art
27 de
setembro, às 14h.
01 de outubro, às 14h.
01 de outubro, às 14h.
Ouro para o
Bem do Brasil
Direção: Gregory Baltz. Brasil, 18'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Gregory Baltz. Brasil, 18'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 1964, dias após o golpe militar, o empresário
Assis Chateaubriand criou a campanha “Ouro para o bem do Brasil”, por meio da
qual convidava a população brasileira a doar bens e ajudar a acabar com a dívida
externa do país. Ao traçar olhares sobre a campanha e o momento político da época,
o filme é uma análise sobre a História a partir da memória do ontem e do hoje.
Ver a China
Direção: Amanda Carvalho. Brasil/ China, 30'
Idioma: português, chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Amanda Carvalho. Brasil/ China, 30'
Idioma: português, chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma realizadora estrangeira é convidada a visitar a
China com a tarefa de produzir um documentário sobre a produção de chá na
província de Fujian. Um ano depois, de volta ao Brasil, ela retoma suas imagens
e aquilo que foi visto em território chinês.
Lora
Direção: Mari Moraga. Brasil, 19'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Mari Moraga. Brasil, 19'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Na maior cidade do Brasil, Lora é uma mulher livre e
plena de presença, que apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em
situação de rua.
Recoding Art
Direção: Bruno Moreschi e Gabriel Pereira. Brasil, 15'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Bruno Moreschi e Gabriel Pereira. Brasil, 15'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma plataforma sem precedentes, que centralizou sete
tipos de inteligência artificial para “ler” a coleção do museu holandês Van
Abbemuseum, foi criada como parte de um trabalho do pesquisador de mídia
digital Gabriel Pereira e do artista Bruno Moreschi. Nos resultados, a dupla
procurou falhas e leituras inesperadas das IAs – e encontrou algoritmos que
nivelam a subjetividade artística à lógica capitalista. A base de tudo era o
trabalho crucial, mas invisível, dos Amazon Mechanical Turkers.
FILMES EM COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Nove curtas-metragens internacionais – inéditos no Brasil – em competição,
serão exibidos online ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade,
em sessões diárias, às 14h, em www.etudoverdade.com.br
Curtas Inter 1: Notícias da Capital do Antimônio / Uma
Longa Distância / Seu Canto / Meu País Tão Lindo / Sem
Choro na Mesa de Jantar
28 de
setembro, às 14h.
02 de outubro, às 14h.
02 de outubro, às 14h.
Notícias da
Capital do Antimônio (Nouvelles de la Capitale d’Antimoine / Antimony
Capital News)
Direção: Guangli Liu. França, 27'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Guangli Liu. França, 27'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Lengshuijiang, no sudoeste da China é sede dos
maiores depósitos de antimônio no mundo, explorados há mais de 100 anos. Em
2009, o governo listou a cidade entre os locais com recursos naturais esgotados.
Ao documentar a produção de um programa oficial da TV local, o filme se torna
testemunha silenciosa de cenas aberrantes. As imagens, um arranjo viciado do
espaço-tempo, tentam mostram um passado miserável, capaz apenas de engendrar um
futuro igualmente infeliz.
Uma Longa
Distância (Long Distance / Larga Distância)
Direção: Juan Manuel Calisto. Peru, 12'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Juan Manuel Calisto. Peru, 12'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um jovem vai atrás da mulher trans que namorou seu
falecido pai quando ele abandonou o lar. Uma jornada para entender melhor a
história desse homem, as razões para sua ausência e a aventura humana por trás
do preconceito.
Seu Canto (Her Song)
Direção: Laura Taillefer Viñas. Portugal, 23'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um encontro de vozes de três mulheres de diferentes
origens leva a uma reflexão sobre a liberdade e os limites impostos quando se
nasce mulher em uma comunidade cigana. Por meio da história de uma mulher sem
voz, o filme mostra a experiência do luto nesse grupo, quando a vida de quem
perdeu uma pessoa amada para por pelo menos um ano.
Meu País Tão
Lindo (Moj Kraj Taki Piekny/ My Country So Beautiful)
Direção: Grzegorz Paprzycki. Polônia, 30'
Idioma: polonês – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Grzegorz Paprzycki. Polônia, 30'
Idioma: polonês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um retrato da Polônia, onde duas forças colidem,
representando visões de mundo completamente diferentes: a perspectiva esquerdista
de país contra a Polônia homogeneizada construída pela extrema direita. Entre
essas ideologias estão pessoas que lutam em nome de seus valores e princípios e
uma grande divergência: o nacionalismo.
Sem Choro na
Mesa de Jantar (No Crying at the Dinner Table)
Direção: Carol Nguyen. Canadá, 16'
Idiomas: inglês, vietnamita – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Carol Nguyen. Canadá, 16'
Idiomas: inglês, vietnamita – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A cineasta Carol Nguyen faz entrevistas com seus
próprios familiares para construir um retrato do amor, da dor e de um trauma
que perpassa gerações.
Curtas Inter 2: Asho / Algo Mais / 3 Saídas
Lógicas / Saudade
29 de
setembro, às 14h.
03 de outubro, às 14h.
03 de outubro, às 14h.
Asho
Direção: Jafar Najafi. Irã, 30'
Idioma: persa – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Jafar Najafi. Irã, 30'
Idioma: persa – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Asho é um pequeno pastor interessado em cinema. A
rotina com o rebanho é desafiante, mas a paixão por Hollywood e pela atuação
permite que seus sonhos se misturem com a vida real. Asho e uma menina,
prometidos em casamento desde cedo, como reza a tradição em sua vila, tentam
ignorar o amor com sua tenacidade infantil.
Algo Mais (This Means More)
Direção: Nicolas Gourault. França, 22'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um software de simulação de multidões serve de
ferramenta para explorar a memória coletiva de aficionados por futebol. Imagens
do programa são misturadas aos rostos e testemunhos de torcedores do Liverpool
Football Club que relembram experiências marcadas por um evento trágico: o
desastre de Hillsborough, em 1989, que mudou a natureza do esporte.
3 Saídas Lógicas
(3 Logical Exits)
Direção: Mahdi Fleifel. Dinamarca/ Reino Unido/ Líbano, 15'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Mahdi Fleifel. Dinamarca/ Reino Unido/ Líbano, 15'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma exploração sociológica que reflete sobre as
diferentes saídas que jovens palestinos têm à disposição para lidar com a vida
em campos de refugiados.
Saudade
Direção: Denize Galiao. Alemanha, 30'
Idiomas: alemão, português, inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Denize Galiao. Alemanha, 30'
Idiomas: alemão, português, inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em decorrência da doença de seu pai, a diretora
afro-brasileira Denize Galiao explora os sentimentos mais profundos que têm por
seu lar e suas raízes - as quais ela não quer perder depois de 20 anos morando
na Alemanha. A palavra “saudade”, que não pode ser traduzida com exatidão para
outros idiomas, é a fronteira na história de uma família que vive entre duas
culturas.
SESSÕES ESPECIAIS
26/09 – 11h
Filme a ser anunciado
Filme a ser anunciado
27/09 – 11h
Eu Caminho (I Walk)
Direção: Jørgen Leth. Dinamarca, 2019, 90'
Idioma: dinamarquês – Classificação indicativa: 16 anos
Eu Caminho (I Walk)
Direção: Jørgen Leth. Dinamarca, 2019, 90'
Idioma: dinamarquês – Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Um ensaio autobiográfico sobre a vitalidade artística
e a fragilização física pelo envelhecimento do cineasta e poeta dinamarquês
Jørgen Leth, um dos mais originais diretores europeus em atividade, desde os
anos 1960.
03/10 – 11h
Santiago das
Américas ou O Olho do Terceiro Mundo
Direção: Silvio Tendler. Brasil, 102'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: livre.
Direção: Silvio Tendler. Brasil, 102'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Em uma pequena ilha convulsionada pela revolução de
1959, Santiago Álvarez usou a sétima arte como arma política e criou uma
estética que se tornou referência no campo documental. Santiago, que se
intitulava um viajante permanente pela história, registrou os fatos mais
marcantes de seu tempo, desde a Revolução Cubana até a desintegração do bloco
soviético. Levou a espectadores de todos os continentes um contraponto à história
contada pelo Serviço de Informação dos Estados Unidos, o USIS. Através suas
obras, mergulhamos no cenário político e na cultura cubana, nas tensões da
América Latina, na Guerra do Vietnã, nos inúmeros conflitos pela independência
da África, sempre com o olhar periférico que é a marca do seu cinema, hoje
convertido em memória de um mundo em transformação. No ano do centenário de
nascimento de Santiago, Silvio Tendler lançou a cinebiografia do diretor
cubano, um projeto que começou a ser filmado em 1988 e tem entrevistas inéditas
de Santiago.
04/10 – 11h
Garoto - Vivo
Sonhando
Direção: Rafael Veríssimo. Brasil, 2020, 104'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Direção: Rafael Veríssimo. Brasil, 2020, 104'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto
(1915-1955), é um dos pilares escondidos da música brasileira. Arquivos raros e
depoimentos revelam sua influência musical.
O ESTADO DAS COISAS
mostra informativa de documentários brasileiros
e internacionais.
27/09 – 13h
Filmfarsi
Direção: Ehsan Khoshbakht. Irã/ Reino Unido, 83'
Idiomas: persa, inglês. Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Ehsan Khoshbakht. Irã/ Reino Unido, 83'
Idiomas: persa, inglês. Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma jornada pessoal por meio da história do cinema
iraniano popular e pré-Revolução, o documentário desvela um Irã raramente
visto. Quase cem filmes, alguns garimpados entre fitas VHS do acervo do
diretor, são reunidos para construir o retrato de uma sociedade em rápida
transformação. Filmfarsi revela um cinema de excitação, ação e grandes emoções,
espelho desafiador para um país que lutou para conciliar tradições religiosas e
a turbulenta modernidade de influências ocidentais.
23/09 – 13h a 05/10 – 09h
- https://www.itaucultural.org.br/
Gyuri.
Direção: Mariana Lacerda. Brasil, 2019, 87'
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa: livre.
Gyuri.
Direção: Mariana Lacerda. Brasil, 2019, 87'
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia
húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira.
Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e
dedicou a vida à salvaguarda dos povos yanomami. Seu valioso acervo, sua
militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos
indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa
e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál
Pelbart.
23/09 – 13h a 05/10
– 09h
O Segundo
Encontro.
Direção: Veronique Ballot. Brasil/ França, 2019, 70'
Idiomas: português/ jê. Classificação indicativa: livre.
Direção: Veronique Ballot. Brasil/ França, 2019, 70'
Idiomas: português/ jê. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Após 64 anos, a diretora segue os passos do pai, o
repórter-fotográfico Henri Ballot, que integrou a expedição dos irmãos
Villas-Boas na qual se deu o primeiro contato entre homens brancos e índios
Metuktire, no norte de Mato Grosso. O que aconteceu com os índios depois de
mais de seis décadas de invasão de suas terras? Que traços do pai a filha
encontraria em território tão afastado? No filme, os índios falam, confrontam
passado e presente e revivem a memória dos Kayapós por meio das fotos de
Ballot.
FOCO LATINO-AMERICANO
Além das quatro produções latino-americanas presentes na competição de
longas e médias-metragens internacionais e de Santiago das Américas de
Silvio Tendler, a seleção apresenta ainda dois outros títulos – de Cuba e Colômbia.
02/10 – 13h
Suspensão (Suspensión).
Colômbia, 73'
Direção: Simón Uribe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Direção: Simón Uribe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Nas selvas do sul colombiano, há uma grande ponte de
concreto abandonada, que se choca contra uma montanha e põe fim a uma estrada
que não leva a parte alguma. O símbolo da obsessão de gerações de engenheiros
em dominar as imponentes montanhas do território amazônico. Após quase um
século, as promessas de uma estrada moderna se desfazem, e a ponte se converte
em cenário de situações absurdas, um teatro de ilusões por onde circulam
operários e turistas – até que um desastre insuspeito acontece.
04/10 – 13h
Brouwer, a
Origem da Sombra (Brouwer, the Origin of the Shadow). Cuba, 68'
Direção: Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Direção: Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Leo Brouwer, extraordinário compositor cubano
reconhecido mundialmente, abre as portas de seu espaço de criação e permite ao
espectador explorar seu cotidiano e seu trabalho. Com um olhar agudo e
questionador, ele faz reflexões sobre a vida e a contemporaneidade e divide
inquietações que o acompanharam e o inspiraram ao longo de oito décadas.
É TUDO VERDADE, 25
exibições especiais em comemoração aos 25 anos do festival
na plataforma Itaú
Cultural
23/09 – 13h a 05/10 – 09h
Volkswagen -
Operários na Alemanha e no Brasil
Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Brasil/ Alemanha, 1974, 28'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: livre.
Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Brasil/ Alemanha, 1974, 28'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Um paralelo da vida e do trabalho de dois operários
da Volkswagen, um no Brasil e outro na Alemanha, que exercem funções idênticas
na montagem do Fusca.
17ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO
É Tudo Verdade e Itaú Cultural correalizam, nos dias 23 e
24 de setembro, a 17ª. Conferência Internacional do Documentário. Todas as Atividades
da Conferência acontecerão na Plataforma Itaú Cultural, inclusive a exibição dos
filmes que acompanham as atividades.
23/9 - quarta-feira - 11h
Abertura da Conferência (gravada)
Eduardo Saron,
diretor do Itaú Cultural
Amir Labaki,
diretor-fundador do É Tudo Verdade
23/9 - quarta-feira - 11h05
Master Class com Mark Cousins, conduzida por Amir Labaki
Duração:
90' - gravada e legendada com tradução de inglês para português
Mark Cousins conversa com Amir Labaki sobre sua extensa e inovadora obra
documental, com destaque para A História do Cinema: Uma Odisseia (2011), Os
Olhos de Orson Welles (2018) e Women Make Film: Um Novo Road Movie Através do
Cinema (2019), exibido este pela primeira vez no Brasil na primeira etapa do
festival, em março e abril passado.
Participantes:
Mark Cousins: Nascido na Irlanda do Norte, o diretor e
roteirista é conhecido pela série de entrevistas a grandes cineastas Scene by
Scene (1997-2001) que dirigiu para a TV britânica, e por sua minissérie
documental de 15 horas, A História do Cinema: Uma Odisseia (2011). Também
dirigiu Os Olhos de Orson Welles (2018), a série exibida no festival Women Make
Film: Um Novo Road Movie Através do Cinema (2019) e 40 Dias para Aprender
Cinema (2020).
Amir Labaki: Nascido em São Paulo (1963) e formado em Cinema
pela ECA-USP (1984), é o diretor-fundador "É Tudo Verdade – Festival
Internacional de Documentários", o principal e mais longevo evento
dedicado exclusivamente ao cinema documental na América Latina.
23/09, quarta-feira - 14h
Ballot, Andujar e a fotodocumental brasileira
Duração: 75' - live falada em português
Com a mediação de Rubens Fernandes Junior, as cineastas Mariana Lacerda e
Veronique Ballot conversam sobre a obra e a trajetória dos fotógrafos Claudia
Andujar e Henri Ballot, e a tradição da fotografia documental brasileira.
Participantes:
Mariana Lacerda: Mariana Lacerda é cineasta e Gyuri é o seu
primeiro longa-metragem. Formada em jornalismo, é mestre em História da Ciência
pela PUC-SP. Escreveu e dirigiu os filmes de curta duração Menino-aranha
(2008/2009), A Vida Noturna das Igrejas de Olinda (2012), Pausas Silenciosas
(2013), Baleia Magic Park (2015) e Deserto (2016, para Aparelhamento, Ocupação
Funarte/SP), vencedores de alguns prêmios interessantes e exibidos em
festivais do Brasil, França, México, Lituânia e Portugal.
Veronique Ballot: Socióloga de formação em São Paulo,
professora de Biotecnologia, Saúde e Meio Ambiente na Educação Nacional
Francesa em Paris e na Martinica. Organizadora do festival de filmes
brasileiros na Martinica. Criadora da Associação Henri Ballot em Paris. E
diretora do filme O Segundo Encontro, exibido no festival.
Mediador - Rubens Fernandes Junior: Pesquisador e
curador independente de fotografia. Professor e Diretor da Área de Comunicação
da Faap. Ganhador de diversos prêmios de fotografia e curador de inúmeras
exposições, também publicou diversos livros, entre eles Papéis Efêmeros da
Fotografia (Ed. Tempo d'Imagem, 2015), Labirinto e Identidades - panorama da
fotografia brasileira [1946-1998], (Ed. Cosac Naify, 2003).
24/09, quinta-feira - 11h
Master Class com Carlos Adriano: Reapropriação de Arquivos - Método e Poética
Duração: 60' - live falada em português
Introdução intermediática e intertextual à reapropriação. Sua forma de
investigação crítica e artística. O caso do arquivo em três documentários
nacionais inacabados e na origem do cinema no Brasil.
Participante:
Carlos Adriano: Doutor em Cinema (USP). Pós-Doutorados em
Artes (PUC-SP) e Audiovisual (USP). Como cineasta, é um dos temas de The
Sublimity of Document: Avant-Doc 2 (Scott MacDonald; Oxford University Press,
2019).
24/09, quinta-feira - 14h
Master Class com Andrés Di Tella: Diários, notas, cadernos
Duração: 60' a 90' - gravada e legendada com tradução de espanhol para o português
O caderno de anotações, o diário, a carta, o esboço, os papéis de
trabalho. Formas provisórias, inconclusivas e circunstanciais que convergem em
uma das correntes mais vitais do cinema - e da arte - contemporânea. O caderno
de anotações pode ser um método de trabalho, mas também uma forma artística em
si. Uma linguagem cinematográfica em potencial.
Participante:
Andrés Di Tella: Cineasta, escritor e curador. Dirigiu A
televisão e eu, Fotografías, Hachazos (Golpes de machado), 327 cadernos e
Ficção privada, entre outros. Também publicou dois livros de não-ficção:
Hachazos e Cuaderno. Seu trabalho inclui instalações, performances e peças de
videoarte. Como curador, ele foi o fundador do BAFICI e do Festival de Documentários
de Princeton. Foi reconhecido com a Bolsa Guggenheim. É Tudo Verdade fez uma
retrospectiva de seu trabalho em 2012.
FILMES
De 23/09/2020, a partir das 13h, até 05/10/2020, às 9:00,
exceto Santos Dumont: Pré-Cineasta? (exibição de 24/09/2020 -
13:00 a 25/09/2020 - 09:00).
40 dias para
aprender Cinema (40 days to learn film) - Reino Unido, 2020, 136'
Direção: Mark Cousins.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 12 anos (Medo/ Violência)
Direção: Mark Cousins.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 12 anos (Medo/ Violência)
Sinopse: Junte-se ao cineasta e escritor Mark Cousins em uma
jornada de 40 dias, explorando como nós refletimos sobre nossa paixão pelo
cinema e aspectos relacionados ao ato de fazer filmes, incluindo estilo,
ideias, emoções, aspectos práticos e outras coisas divertidas.
Exploraremos a linguagem universal do cinema, vendo obras que perpassam
fronteiras artísticas e culturais.
A Televisão e
Eu (La Televisión y Yo) - Argentina, 2002, 75'
Direção: Andrés Di Tella.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: livre
Direção: Andrés Di Tella.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um ensaio fílmico que se estende da primeira
lembrança pessoal do diretor às mais antigas memórias da TV na Argentina. Duas
histórias e dois sonhos intercalados: a de Jaime Yankelevich, o imigrante judeu
que se tornou o rei do rádio e introduziu a TV na Argentina, e a do avô do próprio
diretor, Torcuato di Tella, outro imigrante que construiu um império
industrial.
Gyuri -
Brasil, 2019, 87'
Direção: Mariana Lacerda.
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa: livre.
Direção: Mariana Lacerda.
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Ver
acima em O Estado das Coisas.
O Segundo
Encontro – Brasil/ França, 2019, 70'
Direção: Veronique Ballot.
Idiomas: português e jê. Classificação indicativa: livre.
Direção: Veronique Ballot.
Idiomas: português e jê. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Ver
acima em O Estado das Coisas.
Santos Dumont:
Pré-Cineasta? – Brasil, 2010, 63'
Direção: Carlos Adriano e Bernardo Vorobow.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre.
Direção: Carlos Adriano e Bernardo Vorobow.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Este documentário parte da descoberta e restauração
de um raro e desconhecido carretel de fotografias reproduzidas de um filme
mutoscópio, produzido em 1901, em Londres, sobre Santos Dumont (1873-1932). A
obra aborda aspectos históricos e artísticos dos primórdios do cinema
(pré-cinema, cinema de atrações) e do cinema de reapropriação de arquivo (found
footage, filme de reciclagem), por meio de entrevistas, documentos, metáforas visuais
e da articulação própria de um ensaio poético.
SEMINÁRIOS CPF - SESC
As atividades da 25ª edição do É Tudo Verdade, em parceria
com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC, buscam oferecer um espaço
articulado entre produção de conhecimento, formação e difusão.
Inscrições Gratuitas a partir das 14h do dia 9/9/2020. Vagas
limitadas:
Dia 15/09/2020
- 14:00 às 16:00
- O formato
curta no É Tudo Verdade.
Com a doutora em cinema Patricia Rebello, do comitê de seleção do É Tudo Verdade.
Com a doutora em cinema Patricia Rebello, do comitê de seleção do É Tudo Verdade.
A partir de meados dos anos 2000, o curta-metragem brasileiro experimenta
um período de intensa criatividade, que pode ser pensado como sintoma (mas
também consequência) de uma série de processos e estímulos à produção
audiovisual. Seja pela criação de editais de fomento à produção regional, pela
efervescência criativa em oficinas e workshops, a formação acadêmica nas
universidades, o incentivo à participação em festivais, mas também pela
explosão de novos formatos de registro (como o cinema de celular) e canais de
distribuição (as redes de streaming, os webdocs), a qualidade dos curtas
reverbera nestes doze anos de competição.
17:00 às 19:00 –
- O homem com a câmera: o maior documentário de todos os tempos?
Com o cineasta e mestre em cinema Luis Felipe Labaki, membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade.
Com o cineasta e mestre em cinema Luis Felipe Labaki, membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade.
Recebido sem grande entusiasmo (e com certo desdém) ao ser lançado na
URSS em 1929, O homem com a câmera, de Dziga Vertov, tornou-se ao longo das
décadas uma referência cinematográfica inescapável, sendo eleito em 2014 o
maior documentário de todos os tempos na primeira enquete específica para a produção
não-ficcional realizada pela revista britânica Sight & Sound. Nesta
palestra, discutiremos sua influência sobre diferentes gerações de realizadores
e a forma como trabalhos de nomes como Harun Farocki, Jonas Mekas e Agnès Varda
podem nos convidar a revisitar o experimento metalinguístico de Vertov.
ATIVIDADES PARALELAS
Master Class
Dia 17/09/2020
17h – Workshop de Formação
- Documentário nos 25 Anos do É Tudo Verdade - com Amir Labaki
Inscrições
gratuitas pelo link https://bit.ly/32o6Tmm
Mediação da jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa
Transmissão ao vivo pela Plataforma É Tudo Verdade
Mediação da jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa
Transmissão ao vivo pela Plataforma É Tudo Verdade
DEBATES É TUDO VERDADE
Transmissões Plataforma É Tudo Verdade
Dia 26/9 -
sábado - GRAVADO
16h - Conversa com o cineasta Jorge Bodanzky , diretor do filme Volkswagen: Operários na Alemanha e no Brasil
Dia 1/10 - quinta-feira - AO VIVO
20h - Encontro com os diretores dos curtas nacionais em competição
Mediação da jornalista Ana Paula Souza
Dia 3/10 - sábado - GRAVADO
16h - Debate com Silvio Tendler, diretor do filme Santiago das Américas
Mediação de Amir Labaki
16h - Conversa com o cineasta Jorge Bodanzky , diretor do filme Volkswagen: Operários na Alemanha e no Brasil
Dia 1/10 - quinta-feira - AO VIVO
20h - Encontro com os diretores dos curtas nacionais em competição
Mediação da jornalista Ana Paula Souza
Dia 3/10 - sábado - GRAVADO
16h - Debate com Silvio Tendler, diretor do filme Santiago das Américas
Mediação de Amir Labaki
CICLO SESC/ É TUDO VERDADE
O ciclo apresenta 6 longas-metragens brasileiros premiados na
Competição Brasileira do Festival na última década, disponíveis na plataforma Sesc Digital, a
partir de 8/10/2020, por um período de 30 dias.
Auto de Resistência (Police Killing)
Direção: Natasha Neri e Lula Carvalho, 104', Brasil. 2018
Longa brasileiro vencedor de 2018
Sinopse: Um panorama contemporâneo de homicídios praticados pela
polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em situações inicialmente
classificadas como legítima defesa. As vítimas de assassinato são acusadas de
serem traficantes e de terem trocado tiros com os policiais. No entanto, a
versão da PM e? posta em xeque pelo surgimento de vídeos e pela luta de mães
que tentam provar a inocência de seus filhos. O filme retrata o embate de
versões no julgamentos de casos nas varas dos Tribunais do Júri, os bastidores
das investigações policiais e a Comissão Parlamentar de Inque?rito estadual
instaurada para apurar o alto índice de mortes decorrentes da ação policial no
Rio.
Cidades Fantasmas (Ghost Towns)
Direção: Tyrell Spencer, 70', Brasil. 2017
Longa brasileiro vencedor de 2017
Sinopse: Em Humberstone (Chile), resquícios na paisagem e memórias
de sobreviventes mal conseguem ilustrar a prosperidade da época em que dali
saía boa parte do salitre exportado para todo o mundo. Nas imediações da antiga
Fordlândia (PA), casas hoje ocupadas por posseiros são os últimos sinais de uma
cidade norte-americana construída por Henry Ford no auge do ciclo da borracha.
Armero, na Colômbia, teve sua população praticamente erradicada pela erupção do
vulcão Nevado del Ruiz, em 1985. Vinte e cinco anos depois de ter sido
inundada, após a quebra de uma barragem, ruínas da Villa Epecuén, na Argentina,
emergiram para expor os restos de uma antigamente animada estação de águas
medicinais.
O Futebol (O Futebol)
Direção: Sergio Oksman, 70', Brasil, Espanha. 2015
Longa brasileiro vencedor de 2016
Sinopse: Sergio e seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20
anos. A realização da Copa de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na
Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando seu antigo
hábito de assistirem a jogos juntos, mantido quando o filho era garoto. À
medida que ambos se reaproximam, suas conversas os levam ao encontro do passado
e das questões deixadas em aberto pela distância. Correndo em paralelo com os
jogos da Copa, seus encontros deixam claro que algo escapou do plano inicial. E
que esta viagem poderá trazer, mais do que reconciliação, uma exploração em
território desconhecido.
Homem Comum (Ordinary Man)
Direção: Carlos Nader, 110', Brasil. 2013
Longa brasileiro vencedor de 2014
Sinopse: Ao longo de quase 20 anos, o cineasta Carlos Nader
conviveu com o caminhoneiro paranaense Nilson de Paula e sua família. Desde o
início, havia o projeto de realizar um documentário, cujas intenções se
transformam visceralmente, num processo também captado pela câmera. Durante
esse período, transformam-se as vidas de Nilson, que adoece, de sua mulher,
Jane, e de sua única filha, Liciane, assim como a do diretor, que passa a fazer
parte deste círculo também afetivamente. Grandes questões, como o sentido da
vida, incorporam-se à própria tessitura do filme, ao qual se contrapõem trechos
do clássico A Palavra (Ordet), de Carl Dreyer, evidenciando conexões estéticas
e existenciais.
Mataram Meu Irmão (They Killed My Brother)
Direção: Cristiano Burlan, 77', Brasil. 2013
Longa brasileiro vencedor de 2013
Sinopse: Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão,
Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan
lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência
em torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo, onde morava
a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros, em 2001. Explorando
as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor
expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos
depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o
histórico de dolorosas feridas emocionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário