sábado, 13 de novembro de 2010

Cinema: 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos


Vlado - 30 Anos Depois

5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
na América do Sul

A Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174 - Centro - 41-3321-3252) apresenta, no período de 17 a 23 de Novembro de 2010, a 5ªº Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul (o formato de exibição dos filmes é DVCAM). A mostra tem entrada franca e todos os filmes possuem acessibilidade para deficientes auditivos, com close caption. Excepcionalmente no dia 22 de Novembro, às 14h00, haverá uma sessão especial para deficientes visuais com audiodescrição. O Catálogo completo (em PDF) com textos e sinopses de toda programação pode ser acessada em 5ª Mostra. O Catálogo (em PDF) apenas com a programação em Curitiba pode ser acessado em 5ª Mostra Curitiba. Abaixo um texto do Ministro Paulo Vannuchi, transcrito do catálogo.

Meu Companheiro

Direitos Humanos nas luzes do cinema

Em 2010, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa cinco anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana.

O Brasil tem buscado fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, visando à formação de uma nova mentalidade para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como expressão artística, o cinema possui uma linguagem própria, capaz de tocar pessoas, despertar sentimentos, sensibilizar olhares e construir identidades comuns. Desta forma, a arte permite conhecer e interagir.

Inicialmente exibida em quatro cidades, a Mostra veio crescendo a cada ano. Esta quinta edição estará presente em 20 capitais brasileiras, percorrendo as cinco regiões do Brasil. No ano passado, registrou um público superior a 20 mil pessoas, em 16 cidades. A estimativa para este ano é que este número seja duplicado, pelo aumento no número de cidades participantes e pelo reconhecimento que o evento já conquistou.

Carnaval dos Deuses

Como nos anos anteriores, a programação contempla a pluralidade de temas que compõem o mosaico dos Direitos Humanos: valorização da pessoa idosa, inclusão das pessoas com deficiência, garantia dos direitos da criança e do adolescente, população de rua, saúde mental, igualdade de gênero, diversidade sexual, preconceito racial, liberdade religiosa, acesso a terra, direito ao trabalho decente, inclusão social, direito à memória e à verdade, e muitos outros.

Para esta edição, a partir de uma chamada pública amplamente divulgada e de cuidadosa pesquisa junto a produtores sul-americanos, foram selecionados 41 filmes. Curador da Mostra desde 2008, Francisco Cesar Filho, conhecido por todos no cinema brasileiro como Chiquinho, separou as obras participantes em três seções – Contemporâneos, Retrospectiva Histórica e Homenagem.

Mundo Alas

Na seção Contemporâneos, que reúne produções recentes, Mundo Alas (2009), de León Gieco, Fernando Molnar e Sebastián Schindel, é um road movie que conta a história de uma banda de artistas com necessidades especiais numa turnê pela Argentina. Ao longo dos ensaios, shows e entre uma parada e outra, os músicos, bailarinos e pintores da banda se comunicam e expressam suas visões de mundo sob diferentes formas. Sensível e ao mesmo tempo engraçado, o filme apresenta um universo em que a superação das limitações e a integração entre pessoas se mostram possíveis, e a igualdade na diferença torna-se realidade.

Perdão, Mister Fiel

Essa seção contempla ainda o documentário Perdão, Mister Fiel, de Jorge Oliveira (2009). A partir do relato da história de Manoel Fiel Filho, trabalhador metalúrgico que foi torturado e morto, em 1976, durante a ditadura no Brasil, esse longa-metragem retrata as violações aos Direitos Humanos ocorridas durante os regimes ditatoriais na América do Sul nos anos 1960 e 70.

A Batalha do Chile

Sob o olhar de diversos produtores sul-americanos, a Retrospectiva Histórica também aborda o passado ditatorial vivido pela maioria dos países da região. O registro do passado por intermédio da narrativa cinematográfica permite resgatar a memória daquele período, com o objetivo de evitar que ele torne a se repetir. Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile (1975) é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patricio Guzmán. Dividido em três partes (“A insurreição da burguesia”, “O golpe militar” e “O poder popular”), o filme enfoca um período turbulento da história chilena: desde os esforços do presidente Salvador Allende para implantar um regime socialista com democracia, até o golpe de Estado que, em 1973, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet.

O Filho da Noiva

Na seção Homenagem, a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul presta tributo ao ator argentino Ricardo Darín, cujo trabalho é bastante reconhecido no cinema mundial, e especialmente no Brasil, com filmes em que a temática dos Direitos Humanos está sempre presente. Dentre os escolhidos para representar sua carreira, destaca-se O Filho da Noiva, que aborda o envelhecimento, as chamadas instituições de longa permanência e as relações intergeracionais. No filme, o personagem principal, vivido por Darín, sofre um enfarto e, a partir daí, reconstrói a visão que tem de sua vida e do relacionamento com seus pais.

A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Com todas as sessões gratuitas, sempre em salas acessíveis para pessoas com deficiência, a Mostra é um convite ao olhar e à sensibilidade cinematográficos, que traduzem temas atuais de Direitos Humanos e despertam a reflexão e a construção de identidades na diversidade.

Prevista no eixo Educação e Cultura em Direitos Humanos do Programa Nacional de Direitos Humanos/PNDH-3, que foi apresentado pelo presidente Lula em 2009, a realização da Mostra possibilita que o cinema seja reconhecido como importante instrumento para o debate, a promoção e o respeito aos direitos fundamentais. Em sua quinta edição, a Mostra já pode ser vista como um marco consolidado no calendário anual dos Direitos Humanos em nosso País. Ela está destinada a prosseguir e se ampliar sempre mais nos próximos anos.

Participe você também desta edição comemorativa!

Paulo Vannuchi
Ministro de Estado-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...