domingo, 7 de março de 2010

Carrapatos e Catapultas


Carrapatos e Catapultas
vencedor do ANIMATV

Dia 05 de Março de 2010 foi um dia especialíssimo para os realizadores de cinema de animação no Paraná, principalmente para os de primeira viagem. O cineasta e escritor Almir Correia foi um dos dois contemplados no Programa ANIMATV, promovido pelas Secretarias do Audiovisual e de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, EBC - TV Brasil, Fundação Padre Anchieta - TV Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Na etapa final os dois pilotos concorreram com outros 15 episódios, cujo público alvo é de crianças entre 6 e 14 anos. Não deve ter sido uma decisão fácil, porque a grande maioria apresentou animações de excelente qualidade.

A animação do diretor paranaense é Carrapatos e Catapultas (da Zoom Elefante do Paraná) e a do Rio de Janeiro é Tromba Trem, de José Luiz Brandão Albuquerque (da Copa Studio). As duas produtoras terão, a partir de agora, um ano para realizar 12 episódios e com uma verba de R$950,00. Assim que saiu o resultado, Almir postou no blog Carrapatos e Catapultas: Já estamos começando a entrar em contato com os animadores para montarmos as equipes que produzirão a série Carrapatos. Agora sim temos a certeza que os carrapatos ainda vão grudar muito.

A história nonsense de Carrapatos e Catapultas , de Almir Correia, se passa no Planeta Vaca na Galáxia de Andrômeda, onde vivem os carraPATOS, carrapatos bicos de pato, que sonham em explodir, pra viver feliz no Mundo dos Carrapatos Fantasmas. Tromba Trem, de José Luiz Brandão Albuquerque, conta as confusões em que se metem um elefante indiano e uma tamanduá hiperativa, na companhia de uma colônia de cupins completamente doidos, a bordo de um trem a vapor.


ENTREmailVISTA

Assim que soube do resultado tentei uma entremailvista com Almir. Passei uma série de perguntas (atropeladas) que ele respondeu por atacado. Confira:

Como você está se sentindo, depois de tantos problemas para a realização do desenho animado? Como é ser vencedor entre tantas animações de qualidade? Já caiu a ficha? E aí, qual é o próximo passo? Vai continuar com a mesma equipe? Vai montar uma equipe maior? Muda alguma coisa nos desenhos? Já pensa num longa dos Carrapatos em 3D? (tem que sonhar grande). Houve interesse de produtoras estrangeiras? Qual foi a reação dos outros concorrentes? Qual é o prazo para a produção dos próximos episódios? Serão apresentados só no Brasil ou também no exterior? Apresentados só na rede pública? Quer acrescentar algo?

Joba, estou meio tonto ainda.

A responsabilidade é enorme e a grana super apertada.

Em São Paulo, muitas outras equipes já apostavam na nossa animação.

Então, se fosse em termos de uma história diferente e maluca, nós tínhamos muitas chances. Mas sempre ficava aquela ideia de que a Rede Cultura iria puxar para algo mais didático, e aí não teríamos chances.

Consegui vários contatos com produtoras fortes de SP e Rio. Inclusive a Urca Filmes, que deseja fazer parceria em roteiros e outros projetos.

Não adianta, São Paulo e Rio são os lugares onde as coisas podem acontecer. Conheci também a produtora da animação Minhocas que está com parceria internacional. E aí descobri o quanto é importante o contato direto, olho no olho. Email resolve algumas coisas, mas o contato direto é o que faz as coisas realmente acontecerem.

Por enquanto não imagino os Carrapatos como longa.

Mas agora vai ficar mais fácil para o roteiro de longa em animação Frankespiro e Frankespirro - Dois Detetives Monstruosos (que espero terminar até o final do ano) acontecer em 3D e já focando o mercado internacional. Quero ver se ano que vem inscrevemos no MINC.

O pessoal da Urca já me disse que mesmo antes de terminar os 12 episódios eu já posso tentar com a ANCINE a grana para mais 12, aí com mais verba, é claro.

Nesta nova fase a ideia é trabalharmos com várias produtoras de animação. A Sputnik vai fazer alguns episódios e umas duas ou mais até farão outros. O Antonio (Eder) vai dar uma ajuda com as produtoras. Temos que entregar 2 episódios no final de 2 meses. Então a ideia é reaproveitar ao máximo o material.

A produtora de Michoncas e Historietas frequenta Feiras Internacionais de Animação e nos disse que a nossa ideia é uma em 600. E que nessas feiras eles compram apenas uma ideia em 600. Acredito que agora os Carrapatos vão. E vão virar série internacional em alguns anos. Aí sim teremos grana para vários outros projetos.

Esta semana preciso criar uma equipe de pré-produção com ilustradores e storyboarders, se você souber de alguns me avise ou repasse o email deles.

Todos os episódios passarão na Rede Cultura e TV Brasil e serão depois negociados para o exterior.

O legal na divulgação dos pilotos do ANIMATV, na TV Cultura, é que a audiência foi de 6.1, algo realmente espantoso para um canal público.

Foi feita uma pesquisa qualitativa e eles vão nos repassar os dados. Acho isso super importante.

Mantenha contato
Abraços

Almir Correia

3 comentários:

  1. olá! como eu consigo uma cópia do seu curta cortejo? abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carlos.
    Você mora onde?
    Se morar em Curitiba, fica mais fácil.

    Como soube do curta?

    Abração.
    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  3. oi joba, moro em paranaguá. mas posso pegar aí contigo. fiquei sabendo quando teve o festival de curtas, mas no dia não consegui ir ver. uma pena, mas tem como correr atrás do prejuizo ainda? estou viabilizando um projeto de cineclube aqui em paranagua e gostaria de incluir seu curta. meu email minutosdeodio@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...