quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crítica: Cafarnaum

Cafarnaum
por Joba Tridente

Cinema é um palco aberto para todo tipo de sensação a ser compartilhada com o cinéfilo ou com o mero espectador. Em sua branca tela imprime-se da mais lúdica à mais incômoda história fictícia ou inspirada em fatos. Iluminada ou sombria, cada uma tem seu público fiel. O que não quer dizer que seja uma norma em um tempo em que a sétima arte anda um tanto volúvel ou fugaz em busca de alvos lucrativos.

O ganhador da Palma de Ouro, no Festival de Cannes 2018, Cafarnaum (کفرناحوم), cujo título está relacionado mais ao caos (miséria) que à cidade bíblica judaico-cristã, é o mais novo filme da cineasta libanesa Nadine Labaki..., diretora dos também premiados Caramelo (2007) e E Agora, Aonde Vamos? (2011), bem mais leves que este, em que Labaki dá uma guinada de 180º. Sai da zona de conforto da saborosa comédia de costumes para o indigesto drama social.


Para quem gosta de carregar pedra enquanto descansa, Cafarnaum dá um refresco de 1 tonelada no lombo..., ou um murro, sem culpa, na boca do estômago cheio. Fica a critério! Com licença a Schopenhauer, o drama documental da vida como ela é quando se tem nada na periferia de Beirute, traz em si todas as dores possíveis e inimagináveis do mundo vivenciadas por um garoto de (possivelmente) doze anos, Zain (Zain al Rafeea, carismático), que não tem registro de nascimento e os pais negligentes (Kawthar al Haddad e Fadi Kamel Youssef), que ele quer processar (por lhe darem a vida), não sabem em que ano nasceu. Ou seja, para todos os efeitos de comiseração (ou de resiliência!), Zain é um miserável visível nas ruas, mas invisível no censo demográfico.


Personagem forte, num misto de Oliver Twist (1837), de Charles Dickens (1812-1870), com Pixote (1980) de Hector Babenco (1946-2016), o franzino (mas bravio!) Zain leva uma vida desregrada..., típica de qualquer “menino de rua” da periferia de qualquer cidade grande (principalmente daquelas que se submetem a dogmas machofalocratas sociais e religiosos)..., e faz todo tipo de trabalho para ajudar nas despesas de casa. A sua maior preocupação é com a inocente irmã Sahar (a bela Haita “Cedra” Izzam), de onze anos, que, logo após a primeira menstruação, poderá ser oferecida (mesmo criança) em casamento a um homem adulto, por alguma compensação. O que faz o indignado garoto (maduro demais para a sua idade) deixar a casa dos pais irresponsáveis e, ao perambular pela região, conhecer a imigrante ilegal etíope Rahil (Yordanis Shiferaw) e passar a cuidar do adorável Yonas (Boluwatife Treasure Bankole), o filho de um ano dela. Meses depois, obrigado a voltar ao cortiço onde mora sua paupérrima família, toma ciência de um evento absurdo e acaba cometendo um grave atentado...


Toda a trama se desenvolve em flashbacks, a partir do “prólogo”, com o início do julgamento de Zain, pelo atentado (sem dizer a quem) e do processo dele contra os pais. Ainda que apresente sequências de beleza felliniana, como aquela (nonsense) que começa com um passageiro fantasiado de homem-barata e termina no carrossel do parque de diversões, onde ele dorme e faz um gracejo lindo e impagável com uma alegoria feminina que compõe o brinquedo..., Cafarnaum é angustiante! É um tormento assistir ao seu protagonista (endurecido pelas circunstâncias) tentando seguir em busca de uma vida melhor. O infortúnio está ao seu redor. O seu sofrimento parece não ter fim...


Pode até haver urgência na temática global, mas são tantos os assuntos tratados ou denunciados neste panorama (pedofilia, tráfico de drogas e de pessoas, prostituição, abandono de incapaz, exploração de menor, imigração ilegal, extorsão, menstruação, furto, controle de natalidade, educação...), sob o ponto de vista de uma criança, que pode acabar anestesiando o público impotente diante das mazelas sem fim que escapam da Caixa de Pandora libanesa. Muitos o verão como excessivo na exposição (sem aprofundamento adequado) de questões socioeconômicas pertinentes e até cansativo na lamúria. Outros, talvez o considerem catártico!


Enfim..., atento à expressividade do elenco de atores não-profissionais, mas de grande experiência na vida que levam e espelham na tela, cujo roteiro e diálogos foram adaptados às suas improvisações; observando a fotografia realista de Christopher Aoun que, na altura dos olhos da garotada ou de cima (na altura dos olhos dos anjos?), nos dá a noção do labirinto sombrio dos necessitados, que se amontoam nas ruas, favelas, prisões e tribunais libaneses; abominando a dispensável e melodramática trilha sonora invasiva; certo de que a relevância do tema (ainda que soe: de mim pra mim mesmo) provavelmente vai emocionar muita gente, mas que não deve resultar em atitudes pessoais fora da sala de cinema..., Cafarnaum, corroteirizado por Labaki e Jihad Hojeily, é de um sensibilidade tremenda. Traz momentos inspirados (onde, em meio a amargura, é possível encontrar estrofes de doce poesia infantil), texto afiado e uma mensagem (subliminar?) final que deve agradar tanto quanto incomodar os espectadores..., depende de como cada um irá assimilar o recado. Certeza mesmo, é que público nenhum ficará indiferente ao drama do pequeno grande Zain (o sonhador!)...



*Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros vídeo-documentários fiz em 1990. O primeiro curta (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...