A ARTE DA FELICIDADE
23 a 29 de
julho de 2021
online e gratuitamente
(links: texto em laranja)
Acostumado com uma “lógica de mercado” que monetiza o entretenimento animação, como se “coisa” exclusiva de criança, o grande público acaba deixando de apreciar o brilho de grandes pérolas do desenho animado (asiático, europeu, latino, africano) para adultos, nas telas de cinema (e mesmo nas telinhas de streaming). Quem vencer o preconceito e tiver interesse encontra ótimas listagens de surpreendentes animações para adultos na internet, é só procurar nos melhores sites. Para mim, apaixonado pela sétima arte e que já assisti a centenas de animações (e filmes animados) de todo o mundo, é um deleite que não tem preço. É claro que o gosto é muito pessoal e listar apenas alguns filmes (sem comentá-los), de uma relação imensa, não faria sentido.
Portanto, no momento, escrevo apenas sobre a produção que está mais próxima: A arte da felicidade (L'arte della felicità, Itália, 2013), do diretor Alessandro Rak..., que será exibido online e gratuitamente, entre os dias 23 e 29 de julho de 2021, para assinantes e não assinantes do streaming À LA CARTE, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em sua terceira edição do Cine Clube Italiano. O desenho animado recebeu, entre outros, o prêmio de Melhor Filme de Diretor Estreante no London Raindance Film Festival 2013.
por Joba Tridente
Roteirizado por Alessandro Rak, Nicola Barile, Paola Tortora e Luciano Stella, A arte da felicidade foi parcialmente inspirado na morte de Alfredo Stella, irmão de Luciano, a quem o filme é dedicado, e ao evento cultural napolitano A Arte da Felicidade, criado por Luciano (há 17 anos) para unir intelectuais de diversas áreas do pensamento criativo em torno de questões relacionadas à vida e à humanidade.
Situada entre os dias 23 e 25 de dezembro, numa Nápoles à beira de um colapso sanitário e social, e sob chuva intermitente, a narrativa acompanha a rotina do obstinado taxista Sergio, de 43 anos, que dirige, por entre sacos de lixo espalhados pelas ruas, e conversa com seus passageiros (cantora/instrumentista; reciclador de lixo; viúva rica; tio excêntrico; radialista) em busca de respostas para as suas próprias frustrações. Sergio, que acumulava mágoa profunda, desde que seu irmão Alfredo, com quem formava promissora dupla musical (ele no piano e o irmão no violino), partiu para o Nepal, para tornar-se monge budista, está à beira de um ataque de nervos, com a notícia da morte dele. Sérgio acredita que a única parceria musical possível era com Alfredo..., e por isso não o perdoa pela traição e tão pouco se perdoa por sentir-se vitimizado por dez anos e não encontrar a tecla certa do tom da sua catarse.
Batendo as duas mãos, uma na outra, temos um
som;
qual é o som de uma mão somente?
NOTA: As considerações acima são pessoais e, portanto, podem não refletir a opinião geral dos espectadores e cinéfilos de carteirinha.
Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros videodocumentários fiz em 1990. O primeiro curta-metragem (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.
bate-papo ao vivo
Na quarta-feira, 28 de julho de 2021, às 18h30, acontece no canal do YouTube do À LA CARTE um bate-papo ao vivo, sobre o filme, com Rosana Urbes¹, diretora, roteirista, storyboarder e animadora e Léo Mendes², gerente de inteligência do Belas Artes Grupo.
¹. Rosana Urbes é animadora, ilustradora e storyboard artist e trabalhou, por oito anos, no exterior, sendo seis deles nos Estúdio Disney, em filmes como Mulan; Tarzan e Lilo & Stitch. Hoje desenvolve filmes de animação, livros e oficinas em sua produtora Planta Filmes, em São Paulo. Dirigiu e animou Guida filme de animação com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, entre eles Animamundi; Annecy e Festival de Havana. Está em fase de finalização do curta-metragem Safo, com apoio do BNDES, entre outros projetos.
². Léo Mendes iniciou sua experiência cinematográfica como gerente e assistente de programação no extinto Cineclube Oscarito, em São Paulo, de 1989 a 1991, passando a trabalhar na distribuidora independente Pandora Filmes, ainda em 1991, onde permanece até hoje como consultor de aquisições internacionais. Paralelamente, atuou como programador da sala de cinema do Esporte Clube Banespa, de 2002 a 2003; em outubro de 2017, assinou a curadoria da Mostra Incuráveis, dedicada a filmes com temática LGBT no cinema Belas Artes; foi curador da exposição itinerante de cartazes cinematográficos intitulada Um Século de Cinema em Cartaz – De 1915 a 2015, que foi vista de 01 de agosto a 31 de outubro entre as estações Luz, Paulista e Fradique Coutinho do Metrô de São Paulo e atua como programador do Noitão Belas Artes desde 2004.
Cine
Clube Italiano
Para as próximas edições estão programados os filmes Gangue de Ladras/Brave Ragazze; O Último Prosecco/Finche Prosecco; O Grande Espírito/Il Grande Spirito e Duas Famílias/I Predatori.
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (ou Istituto Italiano di Cultura di San Paolo) é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.
O À LA CARTE é
um streaming de filmes pensado para
quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400
títulos, e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas:
contemporâneos, clássicos, cults,
obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem
ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro
novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do
aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam
antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras
modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe
especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, espanhola,
britânica e suíça. O À LA CARTE foi
criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a
Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos
cinemas de rua de São Paulo.
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