quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cinema: Festival Internacional de Super 8


Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

Nos dias 22 (19h00), 23 e 24 (17h00 e 19h00) de Outubro de 2010, será apresentado no Teatro da CAIXA Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280), em Curitiba, o Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, com exibição de filmes produzidos exclusivamente em Super 8, reunindo produções de várias partes do mundo.

O Curta 8 é uma promoção da Caixa Econômica Federal, através da CAIXA Cultural Curitiba, e tem idealização e curadoria de Leandro Bossy. A entrada é franca e a programação está disponível no site: http://www.curta8.com.br/ .

Na sessão de abertura, dia 22 de outubro, sexta-feira, às 19h00, será apresentado Hachazos - performance/projeção com Claudio Caldini e Andrés Di Tella.

Cinema expandido ou documentário ao vivo?
Parte de um mesmo projeto mutante, em colaboração, que compreende um livro ilustrado e um futuro filme, esta “performance/projeção em formatos múltiplos” incorpora uma diversidade de materiais cinematográficos, textuais e musicais de ambos artistas: projeções múltiplas em Super 8 e vídeo digital, fotografias, imagens recentes e de arquivo, música eletroacústica, gravações magnéticas, leituras em voz alta. Claudio Caldini, pioneiro do cinema experimental, e Andrés Di Tella, referência no documentário em primeira pessoa, exploram, por caminhos diversos, um mesmo eixo: um experimento cinematográfico que é, ao mesmo tempo, um experimento de vida.

Andrés Di Tella (Santiago, 1958) dirigiu os longas-metragens Montoneros, una historia (1995), Prohibido (1997), La televisión y yo (2003), Fotografías (2007), El país del diablo (2008). Foi o fundador e o primeiro diretor artístico do BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (1999) e atualmente dirige o Princeton Documentary Festival, na Universidade de Princeton, Estados Unidos. Paulo Antonio Paranagua, em Cine Documental en América Latina, o destaca entre os 15 documentaristas mais significativos do continente. Em 2006 foi outorgado com a bolsa da Fundação Guggenheim. Em 2008 foram realizadas retrospectivas de sua obra na Cinemateca Espanhola, de Madri, e na Cinemateca da Catalunha, em Barcelona. Atualmente, está escrevendo um livro e realizando um filme sobre Claudio Caldini.

Claudio Caldini (Buenos Aires, 1952), cineasta experimental desde 1970. Estudou no Centro Experimental do Instituto Nacional de Cinematografia, na capital argentina. Sobre seu cinema o crítico David Oubiña escreveu, “Claudio Caldini produziu peças únicas sobre esse suporte (8mm); não é ao acaso, então, que insista em recuperar essa hipnótica textura através da tecnologia do vídeo”. Recebeu o 1º Prêmio da Primeira Semana de Cinema Experimental da feira ARCO, em 1991, e o Grande Prêmio da Mostra Franco-Latinoamericana de Vídeo-arte, em 1994. Ministrou a disciplina “Técnicas experimentais”, no Centro de Pesquisa e Experimentação em Cinema e Vídeo (CIEVYC), de 1995 a 2004. Entre os anos 1998 e 2004 foi o curador de cinema e vídeo do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires. Foi distinguido com bolsas de diferentes instituições, como a da Fundação Antorchas, e participou como jurado em diversos festivais de cinema, como no de Oberhausen, Alemanha, em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...