quarta-feira, 6 de junho de 2018

Crítica: A Morte de Stalin


A Morte de Stalin
por Joba Tridente

Com suas farsas e sátiras políticas televisivas e cinematográficas, o cineasta e roteirista escocês Armando Iannucci vem se tornando merecidamente unanimidade e referência de qualidade e ousadia. É impossível ficar indiferente à comicidade de pérolas como o longa-metragem In the Loop (2009) e as séries The Thick of It (BBC - 2005/2012) e Veep (HBO - 2012/2016)..., e ou não reconhecer a sua maestria com a brilhante desconstrução de um mito da tirania e seus asseclas na anárquica comédia dramática A Morte de Stalin (The Death of Stalin, 2017).

Baseado na premiada graphic novel homônima (2010), dos franceses Fabien Nury e Thierry Robin, lançada no Brasil em 2015, a sátira A Morte de Stalin, com roteiro inteligente de Iannucci, David Schneider e Ian Martin, é tão ferina quanto necessária nestes dias turbulentos (de ânimos acirrados nas redes “sociais”) em que políticos populistas (e seus correligionários acéfalos) se fazem de mansas ovelhas e armam as suas arapucas para chegar ao poder e nele permanecer ad infinitum.


A trama, situada em 1953, cobre algumas horas antes e, principalmente, alguns dias após a morte do tirano sanguinário (que se considerava o pai dos povos) Joseph Stalin (Adrian McLoughlin)..., quando então a ebulição política toma conta do Politburo, onde o deputado Georgy Malenkov (Jeffrey Tambor), o chefe do partido Nikita Khrushchev (Steve Buscemi), o ministro das Relações Exteriores Vyacheslav Molotov (Michael Palin), o chefe da polícia secreta Lavrentiy Beria (Simon Russell Beale) se engalfinham na ambição de sucedê-lo. Todos temem uns aos outros. Todos se blindam com as “armas” que têm: documentos, anotações e ou farta hipocrisia. 

Para desatar esse imbróglio, o excepcional diretor Armando Iannucci convocou um elenco sublime, que inclui também Jason Isaacs (o fanfarrão marechal Zhukov), Rupert Friend e Andrea Riseborough (o beberrão Vasily e a perturbada Svetlana, filhos de Stalin) e o expressivo fotógrafo Zac Nicholson, que (ladeado pela direção de arte) dá a Londres as características perfeitas da Moscou cinquentista. Pelo seu toque humorístico (a melhor maneira de atingir a qualquer alvo) A Morte de Stalin, cujos fatos narrados com descompromissada elegância e diálogos afiados e hilários (em inglês e sem sotaque russo!), pode até parecer, mas não é ficção. Pelo menos no todo! O que não quer dizer que não tenha lá um olhar muito particular sobre esses fatos (alguns até negados por partidários radicais, que seguramente se recusarão assistir a esta preciosidade).


Embora a trama cite (com brevidade e contundência) o lado mais tenebroso daquela ditadura banhada em sangue e corrompida até a alma (como todas as ditaduras), o foco da trama é a insana corrida ditatorial, com cada “candidato” se esmerando nos conchavos com membros menos potenciais e na destruição moral (e física) do provável concorrente. É da sordidez dos vilões posando de santos, enquanto o corpo de Stalin esfria e durante a realização do velório, que vem o humor (inglês e negro) com gags visuais perspicazes (às vezes beirando o pastelão) e diálogos ferinos. Rimos da estupidez e da (nossa) servidão humana. Rimos da nossa impotência, inda temerosos da repetição dos erros eleitorais passados, na tentativa de superar a dor e as frustrações políticas. Rimos da mediocridade dos poderosos ridículos em suas mortes solitárias..., vítimas da mesquinhez e do próprio mecanismo genocida que criaram.


Enfim, considerando o notável roteiro, o ritmo e a abrangência da história, que não faz concessão a político algum (de ontem e de hoje, que queira vestir a carapuça); que a narrativa sólida, sem cair na gratuidade do gracejo vago ou sádico (!), traz sequências antológicas..., como, por exemplo, a do concerto ao vivo (“Esta é apenas uma emergência musical!”) e as suas consequências drásticas; ressaltando que algumas cenas (ou tiros!) são ótimas metáforas ao mercado político de hoje no mundo; levando em conta que a obra foi censurada na Rússia (por motivos óbvios!)..., A Morte de Stalin é uma sátira política da melhor qualidade. Um filme para quem aprecia a originalidade crítica em tempos de entretenimentos capengas...

*Joba Tridente: O primeiro filme vi (no cinema) aos 5 anos de idade. Os primeiros vídeo-documentários fiz em 1990. O primeiro curta (Cortejo), em 35mm, realizei em 2008. Voltei a fazer crítica em 2009. Já fui protagonista e coadjuvante de curtas. Mas nada se compara à "traumatizante" e divertida experiência de cientista-figurante (de última hora) no “centro tecnológico” do norte-americano Power Play (Jogo de Poder, 2003), de Joseph Zito, rodado aqui em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...