quarta-feira, 22 de abril de 2015

MET OPERA: Cavalleria Rusticana


Neste final de semana, 25 de Abril de 2015, o MET ÓPERA tem programa duplo: Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni (1863-1945) e Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo (1857-1919).

A produção de Sir David McVicar define a ação em dois períodos de tempo, mas na mesma aldeia siciliana. Cabe ao tenor argentino Marcelo Álvarez o desafio de interpretar os protagonistas Turiddu, em Cavalleria Rusticana, e Canio, em Pagliacci. É de Rae Smith a cenografia que transforma a praça da aldeia de Cavalleria Rusticana, de 1900, em uma parada de caminhões 1948, para a trupe de vaudeville de Pagliacci. Nos papéis femininos: Eva-Maria Westbroek é Santuzza (em Cavalleria) e Patricia Racette é Nedda (em Pagliacci). A orquestra é conduzida por Fabio Luisi.
  


CAVALLERIA RUSTICANA
sinopse publicada no site do The Metropolitan Opera
Libreto de Giovanni Targioni-Tozzetti e Guido Menasci

Uma aldeia no sul da Itália. Na manhã do domingo de Páscoa, Turiddu é ouvido, à distância, cantando sobre Lola, esposa de Alfio e sua antiga namorada. Quando Turiddu voltou do exército e a encontrou casada com Alfio, seduziu e abandonou Santuzza, pensando em se reaproximar de Lola. Perturbada, Santuzza vai à taberna de Mamma Lucia, mãe de Turiddu, que lhe diz que o filho foi muito longe comprar vinho. Mas Santuzza sabe que Turiddu foi visto na entrada da aldeia.

Alfio chega com um grupo de homens, vangloriando-se de seus cavalos e de Lola. Ele pede que Mamma Lucia lhe sirva mais de seu bom vinho. Quando ela lhe diz que Turiddu saiu para comprar, Alfio fala que o viu perto de sua casa naquela manhã. Lúcia se surpreende, mas Santuzza diz para ela ficar quieta.


Os moradores seguem a procissão para a igreja e Santuzza permanece mais atrás, se lamentando de Turiddu para Mamma Lucia. Logo Turiddu aparece e é confrontado por Santuzza, sobre seu caso com Lola. Ele nega as acusações. Lola passa, a caminho da igreja, e zomba de Santuzza. Turiddu e se prepara para segui-la, mas Santuzza lhe implora para ficar e para não abandoná-la. Turiddu se recusa a ouvir os apelos e maldições de Santuzza. Alfio chega atrasado para a missa. Santuzza diz a ele que Lola foi à igreja com Turiddu e revela que sua esposa o trai. Num acesso de raiva, Alfio jura se vingar e sai correndo.


Retornando da igreja os moradores se reúnem na Taverna de Mamma Lucia. Turiddu os diverte com uma canção, mas a atmosfera torna-se tensa quando Alfio aparece. Ele se recusa a oferta de vinho Turiddu e o desafia a um duelo com faca. Os dois homens concordam em reunir fora da aldeia. Sozinho com sua mãe, Turiddu implora a ela para cuidar de Santuzza se ele não voltar. Mamma Lucia espera ansiosamente, gritos são ouvidos à distância. Santuzza corre gritando que Turiddu foi morto.

*
link
Libreto (em italiano - PDF) de Cavalleria Rusticana, escrito por Giovanni Targioni-Tozzetti e Guido Menasci, baseado na história homônima de Giovanni Verga.



O Programa duplo será apresentado ao vivo e em alta definição, diretamente do Metropolitan Opera House (MET OPERA), de Nova York, a partir das 13:30H (Sul e Sudeste), 12:30H (Nordeste) e 11:30H (Mato Grosso do Sul), nos 16 complexos da UCI e UCI Kinoplex em dez cidades brasileiras. Em Curitiba-PR o público acompanha a transmissão nas salas do UCI Estação e do UCI Palladium. O espetáculo tem duração aproximada de 3 horas.

Os ingressos para o MET OPERA podem ser adquiridos através do site da UCI (www.ucicnemas.com.br), nos caixas de autoatendimento e ou balcões de atendimento.

Um comentário:

  1. ..., minimalismo ao extremo: um grande tablado quadrado negro, rodeado de cadeiras pretas, sobre um palco giratório. ..., cantores/atores vestindo roupa preta. ..., a única cor presente apenas nos andores da Virgem Maria e de Jesus Cristo, na procissão da Páscoa. ... a força do espetáculo na magnífica música de Mascagni, com seus hipnotizantes números de coral. ..., uma obra-prima encerrando a temporada do MetOpera com uma belíssima encenação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...