quinta-feira, 19 de abril de 2012

Crítica: Raul - o Início, o Fim e o Meio



Raul Seixas (1945 - 1989) era o mestre da diversificação musical. Mesmo dizendo que Raul Seixas e Raulzito sempre foram o mesmo homem, havia algo que “os” distinguia, além da simplicidade melódica que arrebatavam corações e mentes: a intenção da composição (ora sofisticada, ora banal). Enquanto Raulzilto romantizava, Raul contestava, mesmo que contraditoriamente, como em Eu Quero Mesmo: Por muito tempo eu sentia vergonha das coisas que eu sinto/ E disfarçando, escrevia difícil só pra complicar/ Quando a flor é uma flor e não tem outro jeito da gente dizer/ Pra que mentir (...) Eu quero mesmo é falar de amor! (...) Eu tinha medo de ver a beleza da simplicidade/ Nunca falava "eu te amo" com medo de alguém me gozar (...). O que não quer dizer que fosse uma regra. Metamórfico, às vezes trocava um pelo outro, como se pode ouvir na boa parceria com o músico Leno (que fez dupla com Lilian, na Jovem Guarda) em Vida e Obra de Johnny McCartney, gravado em 1970/71, censurado na época e lançado em 1995, pela Natal Records.

Raul Seixas é o grande nome do rock brasileiro. Ele, que dizia não ter “nada a ver com a linha evolutiva da música popular brasileira”, sampleou a boa música estrangeira e a dele também. Desconstruiu a música romântica (brega!) e o rock, misturou tudo com baião, xaxado, batuque e serviu ao público o seu som raulseixista. A sua melhor definição foi dada por Zeca Baleiro em sua deliciosa Toca Raul: Mal eu subo no palco/ Um mala um maluco já grita de lá/ - Toca Raul!/ A vontade que me dá é de mandar/ O cara tomar naquele lugar/ Mas aí eu paro penso e reflito/ como é poderoso esse Raulzito/ Puxa vida esse cara é mesmo um mito (...) Em todo canto que eu vou/ Tem sempre algum grande fã do cara/ É quase uma tara/ Jovens velhos e crianças/ Malucos e caretas/ Parece uma seita/ Por isso eu paro penso reflito/ Como é poderoso esse Raulzito/ Puxa vida esse cara é mesmo um mito (...).
  

Inconstante no amor, o músico baiano acreditava na sua arte, mas vacilou com as drogas lícitas e ilícitas e perdeu o chão, a identidade, o palco e a vida aos 44 anos. Com tantas histórias, causos, folclores, intrigas, misticismo, gerando livros e até homenagem choramingas (em 2009) por um canal aberto de TV, o quê documentar? Em Raul - o Início, o Fim e o Meio (Brasil, 2012), o diretor Walter Carvalho procurou fugir do lugar comum para mostrar facetas ainda desconhecidas do precursor do Rock Brazucada. Para tanto, entre 2009 e 2010, foi de Salvador à Suíça, passando por São Paulo e Rio de Janeiro e EUA, ouvindo o que ex-mulheres, filhos, amigos de infância, músicos, profissionais da área musical, parceiros, fãs tinham a dizer e ou material inédito a mostrar. Das 94 entrevistas foram aproveitadas 54 e as 400 horas de depoimentos e material de arquivo, após uma minuciosa edição, resultaram num filme de 130 minutos. Pode parecer muito, mas pelo que se vê na tela, fica um gostinho de quero mais.

Entre os bem falantes se encontram Caetano Veloso, Tom Zé, Luiz Carlos Maciel, Bráulio Tavares, Toninho Buda, Roberto Menescal, Sylvio Passos, entre outros. Os depoimentos mais intensos (e excessivos?) são os das ex-esposas (Edith e Glória) e das ex-companheiras (Kika, Lena e Tânia); o mais sarcástico (?) o de “EU” Paulo Coelho, que diz ter iniciado Raul no mundo das drogas pesadas, e que acaba protagonizando uma mítica e fatal cena com uma mosca suíça. Carlos Roberto, outro grande parceiro de Raul, apesar da mesma brabeza de seus galos de rinha, desvela alguns curiosos segredos da sua fiel amizade com o roqueiro maluco beleza. Ao parceiro tardio Marcelo Nova sobra (o desnecessário) constrangimento de um julgamento público, pelo simples fato de dividir o palco (e os últimos 50 shows) e o ótimo disco Panela do Diabo, com Raul Seixas (já debilitado pela pancreatite, diabetes, drogas etc).


Raul - o Início, o Fim e o Meio não é um (perigoso!) filme de fã, já que Carvalho só foi a um show de Raul e apenas ouvia seus discos, através dos filhos. Um diferencial que lhe deu mais liberdade para fazer uma leitura imparcial do astro: Ao começar, minha única intenção era conhecer Raul Seixas. Eu não faço filme para provar nada. Achava e continuo achando que um mito como Raul Seixas não tem explicação e nem deve ter. Ele está no inconsciente das pessoas - o documentário pode enriquecer a relação da multidão de fãs que ele deixou e dos que continuam a aparecer mais de 20 anos depois de sua morte. Todavia, vale ressaltar que o doc não é um show musical de Raul e muito menos uma coletânea de videoclipes, como muitos fãs esperam. Mas um emocionante retrato (breve?), por vezes divertido, inquietante e impactante, sobre a sua vida pessoal e profissional. Traz algumas cenas fortes (sacrifício animal) e outras de uma beleza contagiante, como a do resgate do caderno de anotações e desenhos de Raulzito que, quando criança, sonhava em ser ator, roteirista e diretor de cinema, influenciado pelos filmes do seu ídolo Elvis Presley. O filme Balada Sangrenta (King Creole), estrelado pelo Rei do Rock, inclusive, tem nostálgicas citações. Uma delas, feita por um dentista, com certeza, vai arrepiar os amantes do cinema.

 Walter Carvalho, que dividiu a direção com Evaldo Mocarzel e Leonardo Gudel (autor do roteiro), não teve a pretensão de esgotar o assunto sobre “o cara” do rock brasileiro. Também porque esta parece ser uma missão impossível: Eu não queria decifrar o mito. Cinema não é tribuna, não é para analisar, decifrar - é para sentir. O espectador pode ter uma certeza: Raul Seixas é tudo o que está na tela - e muito mais.


Nota: Em 1973, quando Raul Seixas lançou KRIG-HA, BANDOLO!,  ganhei um LP ao participar de um concurso de uma revista Editora Abril, se não me engano POP. Em 1974, ilustrei a música Gita, de Raul e Paulo Coelho, e ela foi publicada na página central do Segundo Caderno do Correio Braziliense, ilustrando a matéria Raul Seixas: contínua metamorfose, de João José Miguel. As ilustrações estiveram a um passo de virar ilustração também de uma edição especial sobre Raul, mas sua gravadora mudou os planos. Em 1980, um Salão de Artes Plásticas de Brasília, premiou um artista que havia copiado e esculpido, em madeira, 14 dos meus 16 desenhos, sem me dar qualquer crédito. Em 1989, quando Raul Seixas morreu eu estava em São Paulo, para um seminário sobre Direito Autoral e ouvi a notícia num telejornal no saguão do hotel.  Em 2012, no lançamento do filme em Brasília, Waldo França, um velho amigo, se lembrou dos desenhos, que ainda tenho comigo (veja a foto da página que encontrei perdida em um arquivo), e me falou da forte impressão que o filme lhe causou.

8 comentários:

  1. Se puder, publica nos comentários do teu blog, eu não sei lidar com aquele sistema novo.

    Vi este fim de semana. É um documentário maravilhoso, muito superior ao Budapeste, filme de ficção e longa anterior de Walter Carvalho. É interessante ver que ele escolheu contar a história linearmente, contrariando até o titulo do filme. (risos) Ele fez o inicio, o meio e fim. O jovem Raulzito começou como a grande maioria dos artistas imitando o ídolo, no caso Elvis Presley, é legal ver como o acaso, morar ao lado de um consulado, foi importante para ter acesso a discos do Elvis e outros muito anos antes de chegar aqui. O mesmo aconteceu de outra forma com os Mutantes e a Jovem Guarda que também por outros caminhos numa era pré-internet ouviu Elvis, Beatles e outros bem antes do público em geral. E a nossa eterna mania de macaquear os americanos escrevendo músicas em inglês e dando nomes em inglês para bandas.

    Depois desta fase Raul ganhou própria a voz e passou a cantar na nossa língua. É muito bom porque mesmo quem não conheceu Raul pode ter uma ideia da dimensão dele para a cultura brasileira. E a gente em duas horas e dez minutos acaba vendo toda a trajetória dele, é inacreditável que tenha vivido apenas 44 anos e feito tudo isso. No final ele parecia bem mais velho. E outra por mais imparcial que o filme possa ter tentado ser, acho que ficou muito mal para o Marcelo Nova e você o que acha?



    Abs,

    Antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antunes.
      Tem gente que ainda acredita na eternidade das drogas. Aos 44 Raul aparentava 88.
      Como disse na matéria, Marcelo Nova, infelizmente, ficou numa situação constrangedora. Como diz John, o Lennon: Ninguém te ama quando você está "caído".

      Abs.

      T+

      Excluir
  2. Oi, Joba!

    Acho que nossas opiniões sobre o filme (e sobre o Raul) combinaram bastante. Dê uma olhada em meu post:

    http://arquivoscriticos.blogspot.com.br/search?q=raul

    Sobre o Marceleza, acho que a impressão que ficou é ambígua. Como já existia um pré-julgamento por ele "arrastar" Raul nos shows, acho que pelo menos foi bom ver algumas imagens desses shows. E A Panela do Diabo é um belo disco!

    Sobre as drogas, reforço um ponto importante: foram as químicas, e principalmente o álcool, que deram cabo de Raul.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ravel.
      Acabei de ler sua bela e analítica matéria.
      Bacana mesmo!

      Não condeno Marcelo Nova, no lugar dele faria o mesmo.
      Caso contrário, Raul morreria às moscas.
      E para qualquer artista o melhor é morrer no palco.
      Ironicamente até o "EU" Paulo Coelho (re)aparecEU para os pêsames.
      Primeiro traçou a "carreira" e depois livrou o seu da gilete.

      Abração!

      Excluir
  3. Outra coisa, você não tem essa imagem dos desenhos com definição melhor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda tenho os originais de Metamorfose Ambulante. Um amigo meu sugeriu que postasse na web e ou que ofereça ao Fã Clube do Raul. Vou pensar. Esta foto encontrei por acaso e, infelizmente ainda não achei o jornal para escanear.

      Qualquer coisa lhe aviso!

      Abração!

      Excluir
  4. Oi, Joba!

    Obrigado pela visita em meu blog. Postei a resposta abaixo lá. E publique esses desenhos, sim! É o meu voto. E não impede a doação ao fã-clube... Minha resposta no arquivos:

    Joba - você dividiu um palco com o Sérgio Sampaio, rapaz?!... Que honra! Só há alguns anos conheci o Sociedade Kavernista, e depois os discos do Sampaio, muito bons, também. Aliás, só diminuí o Kavernista pra elevar o Krig-Ha. Mas, realmente, não me lembrava que ele já havia morrido. Mesmo assim, acho que o filme precisava falar mais dele, que foi, na minha opinião, o primeiro grande parceiro de Raul. "Eta vida" e "Quero ir" são lindas! Enfim, talvez tenha sido o maior defeito do filme...

    Sobre a carta da Edith, obrigado pelo esclarecimento! Um ponto a mais pro Carvalho.

    Pois é, a cocaína deve ter prejudicado muito o Raul. Mas nem essa honra eu concedo muito ao CoEUlho (re re), acho que o problema maior dele era o álcool, mesmo. Conheço bem cara de ressaca, me olha muito no espelho na juventude...

    O fato é: um filmaço, que merece ser visto e passado em todo o Brasil!

    Ah, vou confessar uma coisa: acho que foi temendo uma recepção negativa sua (não tinha visto seu texto!) que eu pedi as desculpas do início, e a que alude o Anônimo... "E se o Joba não gostar?..." rsss

    Abração, e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, garoto!
      Gostei mesmo da sua matéria, inquieta, mas escrita com tranquilidade e conhecimento.
      A minha escrevi logo após a Cabine, que demorou a chegar em Curitiba. Essa foi ligeirinha!

      Parece que o público está gostando do documentário.

      Quanto às drogas (lícita ou não), num país em que bebida alcoólica patrocina os esportes, é complicado pedir moderação aos jovens.

      Ando meio sem tempo e correndo atrás dele..., mas assim que puder vejo a questão dos desenhos.

      Abração.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...