quarta-feira, 13 de abril de 2011

CACINHO: Animando a Massa - II



Continuando, em ritmo stop motion e live-action, a parte final de desamassando Cacinho, que vêm fazendo história festivais de cinema Brasil afora.

CC: Costuma participar ou já foi contemplado por algum edital de estímulo ao cinema? Acha que esse tipo de incentivo, patrocínio, chega aos novos cineastas ou ele apenas privilegia os grandes de sempre?

C: Tenho pavor de burocracia. Sempre me enrolo ao preencher aquela papelada que é exigida e acaba indo faltando algo. Sei lá, não me dou bem preenchendo as papeladas, prefiro desenhar. Acho que todo artista é meio assim. Qualquer incentivo é sempre bem-vindo, o problema realmente é a burocracia. Aí os grandes levam vantagem, não há duvidas. Os editais que ganhei foram particulares, da Gravadora Trama, e da Vivo Telecomunicações.

CC: Ultimamente você está em evidência no Brasil e exterior, acha que depois de participar de um festival fica mais fácil ser selecionado para outros ou tem nada a ver, cada festival é um “vestibular”?

C: Com certeza! Quando você ganha um festival, outras portas se abrem, mas não quer dizer que seu filme irá classificar em todos os festivais que você se inscrever dali pra frente. Eu tento participar de todos os festivais que abrem inscrição. Cada um tem o seu corpo de jurados, então é um vestibular. Também procuro ir aos festivais que classifico porque, além de ver a reação do público, sempre se faz contatos com pessoas do meio, que tem o mesmo pensamento que você e que te indica outros festivais ou até mesmo que organiza algum e acaba resultando em um convite pra levar seu filme. E por aí vai.

CC: Além dos festivais, onde o público pode ver seus filmes?

C: Tenho a pagina do Youtube/cacinho, do vimeo/cacino e a da produtora, que está em construção.



CC: Como você vê o atual mercado cinematográfico para os filmes brasileiros de animação?

C: A animação brasileira está em franco crescimento. Festivais específicos estão sendo criados e nos tradicionais cada vez mais animações são inscritas. O Ministério da Cultura do Brasil (MinC) está realizando um convênio com o Ministério da Cultura de Cuba, para lançar uma escola de animação lá e aqui, começando com a produção do longa-metragem O Caminho das Gaivotas. (Conforme matéria na página do CTAV, o objetivo é experimentar, possibilitar e promover uma linha de produção que coadune anseios e desejos de uma política pública voltada para a qualificação da animação brasileira e de Cuba, no que diz respeito à produção voltada para a infância). Eu acredito muito nesta parceria.

CC: Você orienta oficinas de animação em todo o país ou só em Minas? Qual é o seu público alvo? O retorno é sempre satisfatório? Algum produto que tenha chegado a alguma mostra ou festival?

C: Tenho saído de Minas também. O meu público é diversificado, crianças, adolescentes e adultos. Já trabalhei com publico misturado, na primeira oficina que dei. Hoje separo por faixa etária, pois os interesses são os mesmos e a animação fica mais produtiva. No momento estou finalizando uma animação que fiz com alunos durante a oficina Sucata Animada, no FriCine Ambiental, em Nova Friburgo. Nós fizemos uma animação com sucatas, que foi apresentada no final do festival, e aí apareceu uma oportunidade de inscrever essa animação no concurso Água em Movimento, por conta do tema que ele trata. Então, eu e o ator Diogo Borges, que me auxiliou na oficina, gravamos algumas vozes que vão dar um melhor entendimento à história. O Diogo (que também é palhaço e manipulador de bonecos fantoches) trabalhou no meu curta Reviravoltas, que fiz para o TCC da faculdade.

CC: Quantos filmes já fez e qual lhe deu maior prazer?

C: Tenho mais de 20 curtas, além de animações (maioria) me arrisquei também em documentário e ficção, principalmente na época da faculdade e logo depois de formado.

CC: Depois do filme pronto e lançado, muitos diretores acham que poderiam ter feito melhor, começam a ver problema em tudo, já aconteceu isso com você?

C: Sempre acontece. O público vê uma animação no festival e acha o máximo ou ruim. Como é a gente que faz e vê o mesmo filme umas três mil vezes, sempre acha um defeito ou a falta de algo. Agora, pela trabalheira que dá fazer uma animação, mesmo depois que acho que tem algo errado nela, não arrumo não. Procuro é na próxima, não cometer o mesmo erro.

CC: Tem algum plano para um longa-metragem ou 3D? C: Estou com planos de mais curtas. Aliás, estou com uns cinco roteiros já em mãos. Minha ideia é fazer pelos menos dois curtas-metragens autorais por ano. Tenho conseguido isso. Por enquanto não quero me arriscar em 3D, não. Acho que ainda tenho muito que aprender da animação tradicional.



CC: A animação Reciclando Ideias, aquele do Robô que vai plantar uma árvore em outro planeta, foi feito bem antes de Wall.E (da Pixar), como você vê essa coincidência?

C: Dei sorte, fiz meu robozinho um ano antes deles (kkkk). Mesmo assim sempre tem um gaiato que acha que eu fiz depois. Eu acredito em coincidência, afinal, o mundo todo (quase) está pensando em reciclagem, em salvar o planeta da destruição que começamos. Falar em futuro sem robôs é praticamente impossível.

CC: Tem alguma técnica que prefira mais que outra, na animação?

C: Gosto muito do stop motion, pela plástica, pela possibilidade de continuar a usar as técnicas que aprendi na faculdade, pela construção de um pequeno mundo, tridimensional analógico, ele está ali de verdade, pode ser tocado e manuseado.

CC: Qual foi o primeiro filme que viu no cinema? Qual foi a sensação?

C: Na época, Barra do Piraí ainda tinha cinema, dois grandes e bonitos cinemas, e todo domingo tinha uma matinal, com filmes infantis. Se não me falha a memória meu primeiro filme no cinema foi Branca de Neve e os Sete Anões. A sensação é mágica, né? Qualquer filme encanta, imagina um clássico desses?

CC: A sua formação audiovisual se deu através do cinema ou da televisão?

C: Até meus 20 anos eu ia ao cinema sempre. Depois, um dos cinemas fechou e mais tarde o outro virou igreja. Então, se quisesse ir ao cinema, teria que ir a Volta Redonda. Como já tinha videocassete, passei a assistir aos filmes em casa. Acabei perdendo o costume de ir ao cinema, coisa que recuperei com a faculdade.

CC: Quando vê alguma animação, você assiste com olhar crítico, de um fazedor de animação, ou complacente, de um espectador que gosta de tudo?

C: Depois da faculdade, qualquer filme eu assisto com o olhar crítico, sempre vejo alguns furos de edição ou de continuidade, o que de certa forma me incentiva. Se os grandes erram (e erram pra caramba) dá pra ser, então, um pouco menos exigente comigo.



CC: Que gênero de filme te leva ao cinema: animação (que tipo?), ficção, aventura?

C: Animação sempre, qualquer uma, aventuras épicas, ficção científica e comédia, que é o tipo que eu mais gosto, depois da animação.

CC: Como você lida com a crítica às suas animações?

C: Como eu sei que eu ainda estou em formação, é sempre bom ouvir críticas e saber onde eu posso melhorar.

CC: Tem alguma animação sua que prefira mais que as outras?

C: Acho que sempre a última. Hoje a que eu gosto pra caramba é Coisa de Pele, mas, assim que as outras ficam prontas, eu passo a gostar mais delas. Acho que é porque é que eu a assisti menos.

CC: O que há de novo vindo por aí?

C: Estou editando a vozes da animação dos alunos de Nova Friburgo, tenho uma animação adulta já desenhada, que vou começar a scanear pra colorir, e já comecei uma nova animação do meu personagem Seilem, o rato branco do filme Viagem à Lua, onde homenageei o cineasta Georges Meliès, agora será a vez de Chaplin em Queijos Modernos.

CC: O quê lhe inspira? O quê lhe transpira?!

C: Minha mulher, minhas filhas e meus desenhos me inspiram, burocracia demais me transpira.



FILMES E FESTIVAIS:

- Pudim de Peixe - Festival do Minuto - 2010 - Internet - Receita Minuto: Prêmio Aquisição Nestlé.
- Asas da Liberdade - Festival de Cinema de Mariana/MG - 2010: Melhor Animação; 3º FIBOPS - 2010 - Concurso Cultural Elo Company: 3º lugar; I Inconfidentes; 8º FICI Festival de Cinema Infantil - 2010 - várias cidades: Indicado ao premio Brasil 2010.
- Coisa de Pele - V Locomotiva - Festival de Animação de Garibaldi: Prêmio Originalidade; X Festival Internacional de Cine de Temática Sexual - 2010 - Buenos Aires/Argentina: Seleção para a Mostra Brasil; 6º FICIFF - Festival Internacional de Cine Independiente de La Plata FestiFreak/Argentina - 2010: Seleção oficial - única animação brasileira na mostra.
- O Náufrago e a Sereia - 3º FIAE - Festival Internacional de Animação Erótica/2008 - Rio de Janeiro/RJ: Melhor Animação On Line - Prêmio Porta Curtas Petrobrás; X Festival Internacional de Cine de Temática Sexual - 2010 - Buenos Aires/Argentina: Seleção para a Mostra Brasil.
- Samba Morena - III Animaserra – 2008 – Teresópolis/RJ: 2º Colocado.
- A História de Seu João das Alfaces - WEB Cine Banana - 2008 - Sorocaba/SP: Melhor Filme; Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema - 2008 - Guaíba/RS: Homenagem Especial - Mensagem Educativa; ANIMASERRA - 2009: 2º Colocado; I Festival de Cinema - Um Novo Olhar - 2010 - Ribeirão Pires/SP: Melhor Roteiro.
- Reciclando Ideias - Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema - 2007 - Guaíba/RS: Melhor Animação; II Animaserra - 2007 - Teresópolis/RJ - 5º colocado. - Viagem à Lua - II Animaserra - 2007 - Teresópolis/RJ - 3º colocado; Primeiro Plano - 2007 - Juiz de Fora/MG - 3º Colocado.
- A Volta do Trem das Onze - Trama Universitário - 2005 - São Paulo/SP – Melhor Clipe para Música de Tom Zé: 2º Colocado e Clipe Oficial.
- Alberico Procura - Universo Olhar Digital - 2006 - Juiz de Fora/MG: Melhor Roteiro; II Festival Curta Três Rios/RJ: Menção Especial.
- Adivinha dos Peixes - Universo Olhar Digital - 2006 - Juiz de Fora/MG: Melhor Filme; I Animaserra - 2007 - Teresópolis/RJ - 3º colocado.

Fotos e Links:
4 - Asas da Liberdade

5 comentários:

  1. Grande amigo Joba.
    Obrigado pela oportunidade aliás GRANDE OPORTUNIDADE em dois capítulos.
    Espero que nos reencontremos em breve.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de entrar em contato para um projeto.

      att

      Excluir
    2. Olá Márcio Augusto, pode entrar em contato comgo através do meu e-mail: cacinho@agentequefez.com.br

      obrigado!

      abraços a vc e ao meu amigo Joba Trindade...

      Excluir
  2. Olá, Cacinho!
    Eu é que agradeço.
    Desculpe a demora.
    Grande abraço e SUCESSO SEMPRE!

    T+
    Joba

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...