sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Crítica: Eu e Meu Guarda-Chuva


Eu e Meu Guarda-Chuva

Eu e Meu Guarda-Chuva é uma grata surpresa no cenário infanto-juvenil do cinema brasileiro, que sempre trava à simples menção de uma produção de qualidade, pra essa faixa etária. É muito mais fácil investir em filmes cujo conteúdo é dispensável, como, por exemplo, os que exploram as facilidades da violência gratuita.


Eu e Meu Guarda-Chuva é levemente inspirado no projeto multimídia infanto-juvenil Eu e meu Guarda-Chuva (livro-CD com 10 canções), de Branco Mello e Ciro Pessoa (pioneiros da banda Titãs) e Hugo Possolo (do Grupo de Teatro Parlapatões), lançado em 2001, pela Editora Globo, e que virou Ópera Rock Infantil, com Andrea Beltrão e Marieta Severo, em 2002. Na literatura-musical Eugênio é um garoto sonhador, tem uns 9 anos e está na 3ª série. Ele herdou, do avô, um guarda-chuva que o acompanha nas mais fantásticas aventuras dentro do seu “mágico” quarto. No filme ele tem entre 11 e 12 anos (já que vai pra 6ª série) e, além do fiel guarda-chuva, vai poder contar com a amizade de Cebola e Frida para vencer um perigo fantasmagórico capaz de transformar um inocente sonho em um terrível pesadelo escolar.


Com direção de Toni Vanzolini, que também colaborou no roteiro escrito por Adriana Falcão, Bernardo Guilherme, Marcelo Gonçalves, a história se passa no último dia (e noite) das férias escolares de Eugênio (Lucas Cotrim), Frida (Rafaela Victor) e Cebola (Victor Froiman), que vivem um “drama”: como será o dia seguinte na escola onde começam a 6ª série? São jovens com personalidades bem distintas: Eugênio é o menino esperto, Frida a menina ingênua e romântica, Cebola o ignorante, mesmo já tendo passado da idade (escolar) em que seria (?) coerente tanta estupidez. Pra quem vai cursar a 6ª série, o seu nível de conhecimento (?) é de quem está na 2ª ou no máximo na 3ª. Enquanto eles tentam relaxar, pra aliviar a tensão, ou por pura traquinagem estudantil, os três decidem invadir o colégio, pra descobrir se é verdade que é assombrado pelo Barão Von Staffen (Daniel Dantas, excelente), o seu fundador e o mais “cruel” dos professores. A verdade vai tirar o sono dos três e transformar a noite deles num verdadeiro pesadelo, onde não faltarão personagens bizarros e situações surreais.


Eu e Meu Guarda-Chuva é um filme muito simpático e, com certeza, vai divertir os jovens que gostam de uma história bem contada e com alguns efeitos especiais bacanas. Ele lembra (só lembra) O Menino Maluquinho (filmes e série) e o Castelo Ra-Tim-Bum (filme e série), mas, o bom é que tem uma história própria deliciosa. No entanto, apesar da qualidade do roteiro e da produção, algumas coisas incomodam. Uma delas, pra lá de subjetiva, é o fato de apenas as três crianças viverem nos dias de hoje, enquanto tudo ao redor (personagens, cenários, figurinos, adereços, iluminação) está preso à década de 1950. Intencional? Não sei não. Outra é a fotografia estourada, que, em boa parte, parece fora de foco, como se captada em 16mm e copiada em 35mm (ou será problema de projeção?). Esquisitices (?) que podem ficar no inconsciente dos espectadores, mas não incomodar a compreensão da história que combina aventura, ação, e um romance juvenil que pode ir além de uma boa noite de sonhos.

2 comentários:

  1. Olá!

    Meu nome é Natália, faço parte da equipe de divulgação online do filme Eu e meu Guarda-Chuva, que estreou no dia 8.

    Estamos realizando um concurso cultural em parceria com a TIM. A idéia é que os interessados em participar respondam a uma pergunta que tem a ver com a temática do filme usando texto, foto ou vídeo. Serão vários prêmios para os primeiros lugares, inclusive um super celular Samsung C3510 Star Lite Touch Screen!

    Como o seu blog divulga notícias, novidades e curiosidades sobre filmes (e já vi que você já comentou sobre o Eu e meu Guarda-Chuva =D) achei legal lhe propor essa parceria.

    Seria super legal se você divulgasse o concurso e o site dele ((www.euemeuguardachuva.com.br/concurso) no seu blog - lhe passarei flyers e todo o regulamento do concurso para que você possa postar direitinho - assim como no twitter. Enviarei também 8 ingressos do filme para você. Aí você pode fazer o que quiser com esses convites =P

    Gostaríamos de saber se você tem interesse em participar e de saber mais sobre a nossa ação.

    Caso ainda não tenha visto o trailer do filme, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=J8D303ugEb8

    Estamos esperando!

    Beijos,

    Natália (oficial.euemeuguardachuva@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natália.
    Mande o material que divulgo aqui.

    Abração.
    T+
    Joba

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...