terça-feira, 31 de agosto de 2010

Crítica: Karate Kid


Karate Kid

Ao ouvir falar de refilmagem, muitos cinéfilos ficam de cabelo em pé. Principalmente os que ainda têm pelos na cabeça. Karate Kid, “releitura” do filme homônimo de 1984 (dirigido por John G. Avildsen), poderia ser mais uma bomba caça-níquel do gênero “não vale a pena ver de novo”, mas acabou provando o contrário. Quero dizer, continua um caça-níquel, porém, relevando os excessos em mais de duas horas de projeção, ele é um ótimo programa para (quase) toda a família.

Karate Kid (The Karate Kid, EUA, 2010), dirigido por Harald Zwart, com roteiro de Christopher Murphey, tem o mesmo começo chato, muda apenas o cenário. Se, anteriormente, Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe, Lucille Larusso (Randee Heller), saiam de Nova Jersey para o sul da Califórnia, agora, Dre Parker (Jaden Smith) e sua mãe, Sherry Parker (Taraji P. Henson), saem de Detroit para Pequim, na China. Ontem e hoje, porém, Daniel e Dre não se adaptam à nova realidade; se interessam por uma bela garota Ali Mills (Elisabeth Shue) e Mei Yin (Wen Wen Han) atraem a ira de um ex-namorado Johnny Lawrence (William Zabka) e um pretendente Cheng (Zhenwei Wang), com as suas devidas gangues; apanham um bocado e (para se verem livres dos meninos malvados) conseguem ajuda de mestres de artes marciais: Miyagi (Pat Morita), no Karate, e Mr. Han (Jackie Chan), no Kung Fu. O interessante, nessa troca do japonês Morita pelo chinês Chan, é que o Karate (ou Caratê) tem a sua origem na China, mas foi aprimorado em Okinawa, no Japão. Coincidência?

Na China ele recebeu o título Kung Fu Kid, o que (me parece) é mais correto, já que Dre aprende e luta kung fu. As lutas e os ataques da gangue de Cheng são bem violentos, pode incomodar os mais sensíveis, principalmente na competição final. Fora isso, entre uma pancada e outra, a história se espalha (como se tivesse todo o tempo do mundo) e se estica (além da conta) em cenas turísticas, romance, treino, diversão, brigas, preconceito..., num drama juvenil que deve agradar fácil aos fãs (antigos) e fazer novos. O elenco está muito bem ensaiado e traz um Jackie Chan dramático, contido, talvez em sua melhor atuação. Numa divertida sequência, ao ser atacado por um grupo de garotos perturbados, ele desenha uma coreografia maluca, fazendo com que os meninos lutem entre si, sentindo no próprio corpo a dor que infligem (sem culpa e com determinação) em pessoas inocentes. Aparentemente há (ali) apenas humor, nonsense. No entanto, por trás de cada gesto, há uma lição clara sobre o autocontrole.


Apesar de extenso, o filme (que começa insosso, mas logo ganha ritmo) é bem realizado e emociona, com a sua mensagem de superação física e espiritual: “A vida pode te derrubar, mas você é quem decide se quer se levantar ou não.” Um dos bons momentos (o mais marcante), que sintetiza essa filosofia, se dá quando Dre (discípulo) e Han (mestre) são obrigados a enfrentar os seus próprios “demônios” e descobrem que um depende do outro, para se levantar e caminhar com as próprias pernas, ou continuar sendo um boneco. A construção de toda a sequência é de uma ternura e de uma ludicidade pouco vistas (com tanta força simbólica). A cena do solidário “treino” das sombras (realmente) é de arrepiar!

Tenho vagas lembranças do Karate Kid original. Não quis rever (ôps!) para fazer comparações, já que esta narrativa superou minhas expectativas. Se bem que, se “perdesse” (pelo menos) meia hora seria muito melhor. Recontar (no cinema) várias vezes a mesma história (mudando o sexo, a cor ou a cidade dos personagens) é algo que os norte-americanos não abrem mão. O chato é que, dependendo do gênero, assim que um filme começa a gente já sabe como termina. O bom é que, entre dúzias de diretores medíocres, um ou outro acaba escapando da peneira e dá conta do (velho) recado como se fosse novo. Foi o que aconteceu com este Karate Kid. Já que perguntar não ofende: Será que vai virar moda os longuíssimos metragens, mesmo sem ter cacife, estofo, material, história, roteiro para tanta lenga? Porque, a cada estréia, aparece um filme mais longo que o outro!

12 comentários:

  1. Eu fui assistir com um pé atrás, ainda há pouco tempo havia revisto em DVD o original. Mas este remake não decepcionou. Embora Jaden Smith não consiga representar a fragilidade como fazia Ralph Macchio, mesmo o primeiro apanhando bastante. Jackie Chan não é Pat Morita, mas tem o seu melhor desempenho dramático. Quanto a metragem é um pouco demais, mas temos de levar em conta que este filme também é feito de encomenda para os chineses, que apreciam filmes longos. Aposto que lá eles teve ter achado o fime até curto. Mas ainda assim é uma excelente sessão da tarde.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Antunes.
    O filme é muito simpático.
    Muita gente que já se preparava pra lançar pedras, as guardou (de volta) no bolso.
    Gostei muito do Jackie Chan.
    Mas o que me emocionou mesmo (confesso) foi a cena do treino (no jogo) das sombras.
    Metáfora perfeito ao teatro de bonecos.

    Grande abraço.
    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que deviam deixar o original em paz. Para que refilmar? para desmoralizar o anterior. A namoradinha chinesa é uma graça, os menininhos malvados parecem muito mais predadores, parecem aqueles veloceraptors do Parque dos Dinossauros, o novo Miaguy-Han parece mais abatido pela vida e portanto muito mais sábio, muito melhor de porrada e por fim o herói é novo demais, sem estatura muscular para aqueles golpes de Mortal Combat, mas suficientemente inexperiente para arregalar o olho diante da capacidade dos chineses em surpreender, como a dancinha Lady Gaga da menina. Portanto para que reciclar com tanta capacidade de realizar? Falta de boas idéias? Se for isso então o filme é ruim! Porque é justamente da boa idéia se inicia um bom filme! O resto é legal-legalzinho. Seu Joba, para de se entregar aos velhos truques, veja lá, heim!!! E "metáfora perfeita ao teatro de bonecos"?...hummm.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Myashiro. O filme tem provocado diferentes (re)leituras dos espectador. Eu realmente gostei desta (re)versão do Karate Kid. E, principalmente, do treino "das sombras".

    Abração.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ver o filme sem intenção de comparar com o original. Apesar da história ser a mesma, os personagens não tem as mesmas caracterísitcas.

    Esse novo filme ficou muito bom, e Jackie Chan conseguiu a primeira atuação que me agradou de verdade. Jaden Smith me surpreendeu. Difícil não se emocionar com a cena do treino das sombras.

    Não seria justo comparar este Karate Kid com o original. Cada um tem sua particularidade.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Eduardo.
    Fui pra cabine pronto mais uma decepção. Logo comecei a relaxar e a curtir o filme.

    Acho (realmente) que ele surpreende (Jackie Chan), incomoda (violência das lutas) e emociona (relações de amizade).

    Quando se trata de refilmagem é praticamente impossível não comparar. Mas, por sorte (?), Karate Kid, caminhou, praticamente, com seus próprios pés.

    Abs.
    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  7. eu e meu filho de 6 anos amamos o filme, achei encantador, linda fotografia, a cultura da CHINA. Recomento: meu filho aprendeu que lutar não é só bater, kung fu é disciplina. Recomendo

    Angela e Caio

    ResponderExcluir
  8. Olá, Angela e Caio.
    Karate Kid, apesar da pancadaria pesada, tem mesmo uma mensagem muito positiva. Que bom que o Caio, o seu garotão, tenha aprendido algo mais sobre a disciplina no Kung Fu, que se estende (na luta) pela vida afora (e adentro).

    Abração a ambos.
    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  9. Meus filhos, 7, 6 e 3 adoraram, têm um novo ídolo. Eu me emocionei bastante, o filme apresentava mensagens para crianças e principalente para os adultos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcelo Braga.
    Karatê Kid realmente emociona e cativa o espectador "desarmado" para uma viagem interior a sós ou em família.

    Abração.
    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  11. Fui também com um pé atrás, para não me decepcionar, mas amei essa versão. Realmente me questionei sobre o título ser Karatê Kid, já que era Kung Fu. Só que depois me lembrei que o Karatê veio do Kung Fu. Então... Mas valeu a pena!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Anônimo.
    Seja bem-vindo.
    Karate Kid (ou Kung Fu Kid) continua conquistando platéias e até mesmo os fãs (radicais) do original.

    Abração.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...